Pages

sábado, 12 de janeiro de 2013

QUIXERAMOBIM > Cinema vai até o povo


Quixeramobim – Amanhã domingo 13 e segunda feira 14, terá muita pipoca e diversão na praça principal de Quixeramobim enfrente a prefeitura e que recebe o monumento símbolo do centro do estado, sessões de cinema na praça para toda a população.

O município foi um dos contemplados a receber o Projeto Cinema no Ar, uma parceria entre o Ministério da Cultura, Caixa Econômica Federal e a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Cultura de Quixeramobim.

Onde filmes que foram sucesso nas telas pelo cinemas brasileiros agora chegam ao interior cearense em telão de cinema, projeção digital e som estéreo, farão a alegria da população  os filmes  “Eu e Meu Guarda Chuva 10 anos e Saneamento Básico, O Filme” 12 anos, Rio 10 anos e O Palhaço 12 anos sempre a partir das 18h00m. 



SOLONÓPOLE > Carona perigosa



Solonópole - Um estudante de 15 anos viveu momentos de desespero na madrugada deste sábado, 12, em Solonópole. O adolescente seguia para casa, na garupa de uma motocicleta pilotada pelo primo Francisco Mirton Brito Pinheiro, 22 anos, agricultor, quando foram surpreendidos por um homem que se encontrava a margem da estrada de acesso à localidade de Sítio Algodões, onde moram. Temendo tratar-se de um assalto o piloto acelerou a moto, todavia, foi atingido por um tiro a altura do peito esquerdo.
Alguns quilômetros depois Francisco Mirton desfaleceu. O estudante passou a pilotar a moto, conseguindo transportar a vítima até sua residência. Familiares socorrerem o agricultor até o hospital do Município, todavia ele morreu ao receber os primeiros socorros. O Centro de Operações Policiais Militares (Copom) de Quixadá ainda informou que a tentativa de assalto ocorreu na BR-226, a 6Km do Centro de Solonópole.
O Blog Pinto News é Associado a Associação da Imprensa do Sertão Central - AISC
Cleumio Pinto – Radialista Profissional DRT/CE 5687 – Matricula 7723
                                                                                                                                                                                      

PROFETAS DA CHUVA - Diagnósticos para periodo chuvoso no Ceará


Quixadá – Sábado 12, bastante quente com céu limpo, foi como aconteceu o XVII ENCONTRO DOS PROFETAS DA CHUVA, realização que acontece sempre no segundo sábado do ano com a presença de homens e mulheres que procuram através da experiência adquirida com os seus ancestrais prevenir em período de estiagem no sertão nordestino a chegada das chuvas.  

Este ano após uma estiagem onde os profetas erraram a previsão nos seus prognósticos pluviométricos, um pouco mais de 30% conseguiram diagnosticar a estiagem para o ano  passado. Com previsões mais otimistas os nossos profetas das chuvas acreditam em sua grande maioria em um inverno regular, mas houve profeta que previu mais seca durante o ano de  2013. Vamos aguarda a previsão cientifica em que a FUCEME divulga a quadra chuvosa para o Ceará e o governo do estado usa esta informação como base para ações na área.

Muitas autoridades presentes, o Prefeito João Hudson e sua comitiva com o Secretario de Agricultura Raimundo Damasceno, Francisco das Chagas Candido (Ticão), Vice-prefeito Antônio Wellington Xavier (Ci), Vereadores Aldênio Moraes, Laercio Oliveira, Louro da Juatama, Higo Carlos, Cristiano Góes da EMATERCE, José Maria Pimenta EMATERCE, Reitor da UNILAB Paulo, Ilário Marques representando a esposa a Deputada Estadual Rachel Marques, Presidente da CDL Junior Capistrano, e alunos das universidades;  Universidade  da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB) e Universidade Federal do Ceará (UFC), como a imprensa do Ceará mostrando os diagnosticos prefetisados pelos agricultores.  

Realização:
Prefeitura Municipal de Quixadá e Instituto de Pesquisas, Violas e Poesia do Saertão Central  com apoio da Associação da Imprensa do Sertão Central AISC. 

O Blog Pinto News é Associado a Associação da Imprensa do Sertão Central - AISC
Cleumio Pinto – Radialista Profissional DRT/CE 5687 – Matricula 7723


ALERTA em QUIXADÁ > Moradores preocupados com crise na Saúde


Quixadá > O tenso clima político na área da saúde pública de Quixadá na primeira semana do prefeito eleito, João da Sapataria, como o comerciante João Hudson Bezerra é mais conhecido, está preocupando parte da população desta cidade. Cinco dias após assumir o cargo de titular da Secretaria de Saúde o médico Ricardo Silveira foi exonerado. Aliando-se aos fatos do incêndio de medicamentos do estoque municipal no mês passado e a precariedade de funcionamento do Hospital Municipal Eudásio Barroso muitos aguardam um breve desfecho para os problemas. A dona-de-casa Maria Lúcia Ferreira é um deles. Procurou o hospital, mas não foi atendida. Não havia médico.
No dia anterior a sua exoneração Ricardo Silveira havia dado entrevista ao Diário do Nordeste. O médico havia definido a situação do Hospital Municipal como crítica. Segundo ele a unidade regional de assistência à saúde está parcialmente interditada pela Vigilância Sanitária do Estado. Também estavam faltando medicamentos. O estoque existente foi perdido no incêndio ocorrido no almoxarifado e na farmácia do anexo da Secretaria de Saúde, no mês passado. Para reduzir os riscos aos pacientes internados ele já estudava a transferência deles para o Hospital Maternidade Jesus Maria José.
Acerca dos problemas administrativos na saúde pública do Município, a enfermeira Lívia Mara Bezerra Pinto, a qual disse ter sido nomeada titular da Secretaria de Saúde, confirmou em parte as informações prestadas pelo médico. Ela discordou, porém, da informação de interdição do Hospital Municipal. “Não houve interdição e sim um Termo de Ajustamento de Conduta, firmado pela gestão anterior, com o Ministério da Saúde e a Vigilância Sanitária Estadual”, explicou. Ela também não confirmou como certa a transferência de pacientes para outro hospital em razão da necessidade de reforma da unidade medica municipal.
Veja a reportagem completa no Diário do Nordeste > Alerta na saúde pública de Quixadá.
O Blog Pinto News é Associado a Associação da Imprensa do Sertão Central - AISC
Cleumio Pinto – Radialista Profissional DRT/CE 5687 – Matricula 7723

TERRA do LEITE > Hospital e secretarias de Milhã podem ficar sem água e sem luz


Milhã > A Prefeitura de Milhã, uma pequena cidade do Sertão Central vocacionada à pecuária leiteira, poderia ficar sem energia elétrica e também teria sua água cortada até este fim de semana. Segundo o assessor jurídico da Prefeitura, advogado Sigeval Pinheiro, o corte só não ocorreu porque ele ingressou com mandado de segurança  para garantir os serviços essenciais. O Hospital Municipal e as Secretarias, de Saúde e de Educação também poderiam ficar as escuras sem a medida judicial.
Para agravar ainda mais o problema, ontem, dia 10, o repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) para Milhã foi bloqueado, em razão de dívidas com o INSS.
O radialista Antônio Elânio acompanha a situação do Município. Na avaliação dele está totalmente sucateado. Os transportes não funcionam; as obras estão paralisadas; os salários dos funcionários estão atrasados, falta inclusive material de limpeza. Embora o trabalho seja intensivo na limpeza da cidade, ainda resta muito lixo para ser recolhido. Os carros-pipas também ameaçam parar temendo não serem pagos. O Município se encontra totalmente descapitalizado. Diante desses obstáculos o prefeito Otacílio Pinheiro Macedo pensa em decretar o fechamento de toda máquina administrativa por 30 dias, deixando apenas os serviços essenciais, acrescentou.
Veja mais acessando www.solonopole.blogspot.com
O Blog Pinto News é Associado a Associação da Imprensa do Sertão Central - AISC
Cleumio Pinto – Radialista Profissional DRT/CE 5687 – Matricula 7723


SINDSEP – 8ª Entrega da Comenda Jacinto de Sousa


Quixadá – Em 2006, quando a Diretoria do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Quixadá e Região – SINDSEP idealizou a instituição da Comenda Jacinto de Sousa, que é o escultor da obra Monumento ao Trabalhador,  que está na praça do Ferreira no centro de Quixadá, um símbolo forte carregado de resistência e historicidade para homenageamos estes servidores que sempre tem contribuído para a construção de uma sociedade melhor a partir do trabalho.

Servidores associados ao SINDSEP estiveram presentes a oitava edição da comenda Jacinto de Sousa onde foram homenageados; Dom Edimilson da Cruz, Sindicalista José Fernandes Mendes, Servidora Maria Pereira Silva e o Deputado Federal José Artur Vieira Bruno pelos seus serviços prestados a sociedade neste ano de 2012.

Varias entidades representativas do movimento sindical estavam presentes, servidores dos municípios de Quixadá, Ibaretama, Choró, Ibicuitinga e Banabuiú além da Associação de Imprensa do Sertão Central – AISC. 

O Blog Pinto News é Associado a Associação da Imprensa do Sertão Central - AISC
Cleumio Pinto – Radialista Profissional DRT/CE 5687 – Matricula 7723

CANTO, VIOLA E ESPERANÇA > VII Encanta Quixadá


Quixadá > O Encanta Quixadá chegou a sua 7ª edição com novidades. Pela primeira vez o espetáculo popular foi apresentado do lado de fora da Fundação Cultural Rachel de Queiroz. O público pode assistir a disputa de violeiros repentistas no palco instalado ao lado do Chalé da Pedra, uma das atrações turísticas da cidade. Os idealizadores do evento, João Soares e Helder Cortez recepcionaram a plateia, cumprimentando quem chegava. Os profetas da chuva Jacaré, Paroara e Josúe fizeram questão de prestigiar o momento cultural dedicado a eles.
Outra novidade ocorreu na abertura do espetáculo, apresentado pelo jornalista e radialista Wanderley Barbosa. O prefeito João da Sapataria anunciou mudanças na sua equipe do seu primeiro escalão. O vice-prefeito, Welington Xavier, conhecido como “Cí”, deixou a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Turismo para assumir a Secretaria de Cultura do Município. Professor Damasceno assumirá a Secretaria de Desenvolvimento Rural. Na oportunidade o prefeito exaltou a importância da valorização e preservação dos costumes sertanejos e reafirmou seu compromisso com a cultural de sua terra natal. Depois, ao lado do público, assistiu e aplaudiu as disputas das duplas de viola em motes, sextilhas e temas livres.
O Blog Pinto News é Associado a Associação da Imprensa do Sertão Central - AISC
Cleumio Pinto – Radialista Profissional DRT/CE 5687 – Matricula 7723


quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

MUDANÇA DE SECRETÁRIOS > Gestão de João tem troca de gestores



Quixadá – Com 10 dias de administração do “João da Sapataria” três secretários pedem exoneração do cargo. Apesar de algumas pastas já iniciarem com atuação em todo o município e mostrando uma nova cidade aos quixadaenses.

Antônio Pádua da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente tem mostrado competência, limpando literalmente a cidade que estava submersa no lixo. Outra secretaria que vem mostrando ações é a de Participação Popular, Esporte e Juventude com o jovem João Luiz Queiroz Alencar (Janjão), estará realizando um curso de arbitragem, estara com a  Federação de Cearense de Futebol para a regularização do estádio Abilhão entre outras diversas realizações.

O Secretário de Agricultura Vereador José Kleber Carneiro Bezerra Junior, Secretário de Planejamentos e Finanças Marcos Alberto Rodrigues Bezerra e por ultimo o Secretario de Saúde Dr. Ricardo Silveira, entregaram suas pastas sem explicações para  a população. Aguarda-se um pronunciamento do prefeito João Hudson sobre as modificações que estão acontecendo e o anuncio dos novos gestores. 

O Blog Pinto News é Associado a Associação da Imprensa do Sertão Central - AISC
Cleumio Pinto – Radialista Profissional DRT/CE 5687 – Matricula 7723

quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

"NASCER FELIZ" > Projeto atende assegurar as mulheres humanização


Quixadá - A Secretaria Municipal de Saúde de Quixadá inicia nesta quinta-feira (10), a partir das 08hs no Distrito de Juatama, o Programa ‘Nascer Feliz’. Onde exames serão realizados nos distritos e localidades da cidade, para que toda população tenha acesso ao sistema de acompanhamento ao Pré-Natal. Segundo Dr. Ricardo Silveira, Secretário de Saúde do Município, as mulheres que se submeterão ao exame são pacientes atendidas nas unidades de saúde do Município e aguardam o exame há vários meses.

O secretario informou ainda que o Programa ‘Nascer Feliz’ consiste numa rede de cuidados que visa assegurar à mulher, o direito ao planejamento reprodutivo e à atenção humanizada à gravidez e ao parto, bem como à criança o direito ao nascimento seguro, crescimento e ao desenvolvimento saudável, o programa será para acompanhar as gestantes no inicio do período gestacional.

Dr. Ricardo Silveira informou ainda que esses exames vão ser realizados por um profissional especializado em Radiologia assegurando a qualidade e confiabilidade desses exames, tendo essa ação pioneira no Estado do Ceará, “é a primeira vez que presencio um especialista em Radiologia realizar esse tipo de exames nos distritos do nosso estado” afirma o Secretário. O calendário com os demais distritos estarão disponíveis na secretaria de saúde como também será divulgado pela imprensa local para que todas as gestantes possam se programar junto às agentes de saúde para que possam participar dos exames de ultrassom.

Edney Eslley
Assessor de comunicação - Saúde
(88) 9638.1045
edneypro@gmail.com

O Blog Pinto News é Associado a Associação da Imprensa do Sertão Central - AISC
Cleumio Pinto – Radialista Profissional DRT/CE 5687 – Matricula 7723

BASQUETE > Cearenses vencem no Palestra


Basquete Cearense vence a segunda fora de casa este ano e completa seis triunfos em dez jogos na competição


Em jogo apertado, o Sky/Basquete Cearense venceu ontem o Palmeiras fora de casa, pelo placar de 86 x 81, e conquistou sua segunda vitória em 2013.



A equipe nordestina chegou ao sexto triunfo em dez partidas no Novo Basquete Brasil (NBB), enquanto o Palmeiras amargou sua oitava derrota também em dez jogos.



O cestinha do Basquete Cearense foi o pivô Drudi, com 21 pontos. Outros três atletas da equipe visitante conseguiram dois dígitos de pontuação. O armador Matheus anotou 16, o ala/pivô Felipe marcou 12 e o ala Rogério terminou o jogo também com 12.


Já do lado palmeirense, o norte-americano Caleb Brown foi o cestinha do jogo com 23 pontos.

Nesta quinta-feira, 10, o Basquete Cearense volta a jogar em Fortaleza. No Ginásio da Unifor, os comandados de Alberto Bial terão pela frente o Paulistano. No mesmo dia, o Palmeiras, que possui apenas duas vitórias no NBB, visita a Liga Sorocabana.


O Blog Pinto News é Associado a Associação da Imprensa do Sertão Central - AISC
Cleumio Pinto – Radialista Profissional DRT/CE 5687 – Matricula 7723

SENADOR POMPEU > Funcionário é executado


Senador Pompeu – Funcionário público é morto com um tiro na cabeça no município de Senador Pompeu no bairro do Cruzeiro. Sales Rogério Martins da Silva, 31 anos, vai a óbito no local. Conforme informações repassadas pela policia a vitima tem envolvimento com drogas. O Corpo foi conduzido para o IML em Quixeramobim. A Policia iniciou investigações e até o fechamento desta edição não tinham identificado  a autoria do crime. 

O Blog Pinto News é Associado a Associação da Imprensa do Sertão Central - AISC
Cleumio Pinto – Radialista Profissional DRT/CE 5687 – Matricula 7723

terça-feira, 8 de janeiro de 2013

FARO FINO > Ladrões cassados pelo cheiro


Choró – Saír nesta manhã cheiroso em Choró é caso de policia. Um box do mercado público Milton Jucá, no centro da cidade foi arrombado e quase todo seu estoque de cosméticos foi levado por larápios fedorentos é o que se comenta nas calçadas da cidade.

O Box do mercado teve cerca de uma centena de perfumes roubados, sua proprietária que mora na zona rural acionou a policia para verificar o estranho desfalque das colônias. Arrombaram a grade do ponto comercial, as diligências são realizadas pela área e até o fechamento desta edição não foram identificados e nem tão pouco sentiu-se o cheiro dos mesmos. 

ASSEMBLEIA LEGISLATIVA > Após eleições apresenta nova composição




Fortaleza - As eleições municipais de 2012 provocaram mudanças significativas na composição da Assembleia Legislativa. Ao todo, três deputados deixaram as atividades legislativas, dois dos quais se candidataram a cargo eletivo. As alterações já começaram desde o dia 28 de dezembro de 2012, quando o então presidente da Casa, deputado Roberto Cláudio (PSB), renunciou ao mandato parlamentar para tomar posse como prefeito de Fortaleza no dia 1º de janeiro.
Até 1º de fevereiro, quando toma posse o novo presidente eleito, deputado José Albuquerque (PSB), o atual primeiro vice-presidente, deputado José Sarto (PSB) comanda a administração da AL.
Com a renúncia de Roberto Cláudio, efetivou-se no exercício do mandato o deputado Danniel Oliveira (PMDB).  Outro deputado que também renunciou ao cargo foi Moésio Loiola (PSD), que assumiu a Prefeitura de Campos Sales. A saída dele abre espaço para que o suplente deputado Professor Teodoro (PSD) tenha cadeira permanente. Já Ivo Gomes entrará na licença para ser secretário municipal da Educação.
Em decorrência da licença do deputado Mauro Filho (PSB), que exerce o cargo de secretário estadual da Fazenda, assumiu o exercício do mandato parlamentar a deputada Dra. Silvana (PMDB). Com a licença do deputado Gony Arruda, que está à frente da Secretaria de Estado do Esporte, ocupa a vaga o deputado Nenen Coelho (PSD).
Desde o dia 31 de dezembro a nova Mesa Diretora tem a seguinte composição: presidente, Dr. Sarto; na 1º Vice-Presidência, deputado Tin Gomes (PHS); 2ª Vice-Presidência, Manoel Duca (PRB); na 1ª Secretaria, deputado José Albuquerque (PSB); 2ª Secretaria, deputado Neto Nunes (PMDB), 3ª Secretaria, deputado João Jaime (PSDB) e 4º Secretaria, deputado Teo Menezes (PSDB).
Agência de Noticias da Assembleia Legislativa 

EDUCAÇÃO > Mais quadras esportivas e laboratórios para escolas


Brasilia - A Comissão de Educação e Cultura aprovou proposta que busca garantir ofertas de quadras esportivas cobertas em escolas públicas e privadas, além de laboratórios de ciências e informática. O texto prioriza a alocação de verbas públicas para desporto educacional, previstas na Constituição, em insumos e infraestrutura desportiva.
A proposta aprovada é um substitutivo do deputado Artur Bruno (PT-CE) ao Projeto de Lei2368/11, do deputado Osmar Júnior (PCdoB-PI). O projeto original determinava prioridade de recursos apenas para quadras esportivas.
Segundo o texto aprovado, a quantidade de quadras e laboratórios por escola deverá ser calculada a partir do custo mínimo por aluno para assegurar um ensino de qualidade, conforme a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB, Lei 9.394/96).
Reportagem – Tiago Miranda 
Edição – Daniella Cronemberger

PROFETAS > Previsões de esperança para o camponês


Quixadá – Com 16 anos, o encontro dos profetas tem sido referência para o inverno no Ceará. Vários estudiosos e cientistas costumam usar as profecias dos homens e mulheres simples que da forma mais primitiva acertam a chegada da chuva para banhar suas plantações e trazer fartura, em experiências passadas de pais para filhos no sertão através da natureza e suas dadivas.

Neste 17° aniversário teremos convidados especiais, sociólogos, doutores em Antropologia da Unicamp e do Canadá, imprensa, alé de admiradores daqueles que observam o tempo e fazem experiências com plantas, astros, insetos e animais para a previsão da quadra chuvosa. O  Instituto de Pesquisa, Violas e Poesia do Sertão Central a frente deste grande momento da cultura reveladora para o agricultor que espera ja iniciar o ano com grandes noticia de um bom inverno para lavrar as terras e plantar o seu sustento. 


PROGRAMAÇÃO

11/01 - SEXTA FEIRA - Fundação Cultural de Quixadá 19h - Abertura Oficial

20h - ENCANTA QUIXADÁ 2013 – Apresentação de Violeiros
 
12/01 - SÁBADO - ACOCECE

8h - Café da Manhã

9h - SOLENIDADE DE ABERTURA

- Vídeo institucional de abertura

- Apresentação de Violeiros

- Fala das autoridades

10h - Homenagens e Apresentação dos 30 Profetas da Chuva 

- Depoimento dos profetas

13h - Almoço

19h - Seminário sobre Convivência no Semi-árido, 

- Técnicas de armazenamento de água, Hábitos do sertão 

(Fundação Cultural)

21h - Apresentação artística - Forró pé de serra (Fundação Cultural)
 
 
 
13/01 - DOMINGO - ACOCECE 
 
8h - Café da Manhã; Exibição de fotos no telão

10h - Bate Papo com Profetas e avaliação com o Público presente;

12h – Encerramento - Apresentação de Reisado Boi Coração da 

Localidade de Boa'agua (Quixadá).



TV ESCOLA > Comissão aprova canal aberto obrigatório


Brasilia - A Comissão de Educação e Cultura aprovou o Projeto de Lei 3333/12, do ex-deputado Cabo Juliano Rabelo, que obriga a União a destinar um canal nacional para transmissão da TV Escola.
Pela proposta, deverá ser reservado espaço nos sistemas digital e analógico, a menos que não haja canal analógico disponível na localidade. Atualmente a TV Escola pode ser vista apenas em canais pagos ou de recepção por antena parabólica e pela internet.
O relator na comissão, deputado Paulo Rubem Santiago (PDT-PE), disse que o projeto contribui para ampliar a audiência da “excelente programação” da TV Escola com “grande proveito e repercussão nas salas de aula de todo o País”. A proposta foi analisada no dia 21 de novembro.
TV Escola
Emissora pública do Ministério da Educação, a TV Escola foi criada em 1996 com a finalidade de aperfeiçoar a formação dos profissionais de ensino.

O canal exibe 24 horas diárias de séries e documentários, geralmente de produção própria, para o enriquecimento do processo de aprendizagem e a melhoria da qualidade de ensino básico.
São cinco as faixas temáticas da TV Escola: Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio, Salto para o Futuro e Escola Aberta. A emissora destina ainda dois horários para os cursos de língua estrangeira (inglês, espanhol e francês).
Reportagem – Tiago Miranda 
Edição – Daniella Cronemberger

RECÉM NASCIDO > Identidade obrigatória para deixar a maternidade


Brasília - A Câmara analisa o Projeto de Lei 4410/12, do deputado Onofre Santo Agostini (PSD-SC), que torna obrigatória a confecção de carteira de identidade para recém-nascido pelos cartórios de registro civil. Pelo texto, o recém-nascido somente receberá alta médica mediante a apresentação desse documento.
De acordo com o projeto, a identificação será feita por foto e pela impressão digital dos pés da criança, além de outras formas de identificação.
O projeto isenta as pessoas comprovadamente pobres do pagamento da primeira via da carteira de identidade.
O autor argumenta que a proposta tem como objetivo equacionar um dos problemas existentes no País na identificação de crianças raptadas, ou trocadas em maternidades, por falta de um banco nacional de dados de recém-nascidos.
Reportagem – Oscar Telles 
Edição – Pierre Triboli


DIESEL S-10 > Petrobras lança para todo o Brasil


Rio de Janeiro - Em 1º de janeiro de 2013, a Petrobras lançou o Diesel S-10, com ultra baixo teor de enxofre, para todo o Brasil. O combustível, disponível em torno de 5.900 postos de serviço, sendo mais de 2.400 postos da Petrobras, substitui integralmente o Diesel S-50. Os benefícios ambientais do diesel com baixo teor de enxofre são mais efetivos nos veículos produzidos a partir de 2012. Esses veículos utilizam motores com tecnologia para redução de emissões veiculares atendendo a fase P7 do Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores (Proconve).

Além do  teor de enxofre ainda menor, o novo Diesel S-10 tem número de cetano (medida de qualidade de ignição) 48 contra 46 do Diesel S-50 com benefícios de melhor partida a frio, redução de fumaça branca, redução na formação de depósitos e aumento da vida útil do óleo lubrificante que podem ser facilmente percebidos pelos motoristas. Esses benefícios também podem ser observados inclusive nos motores de tecnologia anteriores a 2012.
  
O Diesel S-10 está disponível em 15 polos de venda e terá a oferta ampliada para 17 polos durante o primeiro trimestre de 2013, propiciando o abastecimento de 78 bases de distribuição espalhadas pelo país. A lista completa de postos Petrobras que comercializam o Diesel S-10, que inclui também os pontos de venda do Flua Petrobras (marca própria do Arla 32), está disponível no site www.br.com.br.



segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

COMISSÃO DE EDUCAÇÃO > Presidente declara-se satisfeita


A presidente da Comissão da Educação da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, deputada Rachel Marques (PT), declarou que encerra o ano satisfeita com o trabalho desenvolvido pelo colegiado.

De acordo com balanço realizado pela Comissão, foram realizadas oito reuniões ordinárias, cinco extraordinárias, nove audiências públicas e 29 visitas às escolas profissionalizantes por todo o Estado. Também foram aprovados sete projetos de indicação, um projeto de lei, 11 mensagens, 22 estudos técnicos e 25 requerimentos.
“Todo o nosso esforço nos debates do Plano Nacional de Ensino (PNE) mostrou resultados em 2012. A ampliação dos recursos voltados para a educação, saltando de 60% para 77%, e as negociações após as greves estão sendo cumpridas por parte do Governador, o que resulta na valorização dos profissionais da área”, declarou Rachel.
Um dos temas debatidos em audiência em 2012 foi o direito à educação infantil de qualidade que, de acordo com Rachel, é um dos setores mais importantes para a formação das crianças e dos adolescentes.
“Tudo o que a criança aprende na fase da educação infantil será decisivo para o restante da sua vida escolar e cidadã. Então, todo esforço nesse sentido será de total necessidade para transformar o futuro do nosso Estado”, considerou a parlamentar

Agência de Noticias da Assembleia Legislativa

IBICUITINGA > Casal de agricultores são alvo de pistolagem


Ibicuitinga – Casal de agricultores é atingido por tiros em uma ação ousada de pistoleiros na Zona Rural de Ibicuitinga. Conforme o Centro de Operações Policiais Militares (COPOM) de Quixadá o crime ocorreu por volta das 19h30 deste ultimo domingo dia 6, à margem da CE-265 (Quixadá-Morada Nova). Os dois elementos chegaram em uma motocicleta. Um dos indivíduos aguardou no asfalto enquanto o outro efetuou diversos disparos no casal.

Antônio Ginival Rodrigues, 29 anos, morreu ao chegar no Hospital Municipal de Ibicuitinga.
Keila de Paula Fernandes, 29 anos, a esposa,  transferida para o hospital municipal Dr. Eudásio Barroso em Quixadá em estado grave, encaminhada ao IJF na capital com risco de morte. Os criminosos não foram identificados e a policia faz diligências no intuito de desvendar o crime.

Mais Informações:

Quartel da Polícia Militar
(88)3445-1042  / 190

Destacamento Policial de Ibicuitinga
Rua José Rodrigues, 194 - Centro
(088) 3425-1060

REPÓRTER POLICIAL - WASHINGTON LUIS 

OPERAÇÃO LIMPEZA - Prefeito João quer limpar tudo em 10 dias



Quixadá – Uma força tarefa foi montada no primeiro dia administrativo de João Hudson o “João da Sapataria”, junto com o novo secretario de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente - SEDUMA, Antônio de Pádua da Silva e uma equipe de 120 operários para em 10 dias limparem a cidade. O lixo deixado pelo gestor anterior que reduziu em cerca de 40% a coleta na cidade para ajustes de contas do Ex-prefeito Rômulo Carneiro levando a população a riscos eminentes de saúde pública.
O primeiro bairro que recebeu a força tarefa foi o Triangulo, o prefeito juntamente com outros secretários e o vice prefeito presentes em um terreno que a 20 anos esta destinado a uma praça tomado por dejetos. O Prefeito juntamente com secretario da SEDUMA,  iniciaram a limpeza com uma retroescavadeira simbolizando o inicio da limpeza que dentro de 10 dias em referência ao número do partido de João.

Dias após a limpeza o lugar que antes era tomado por entulhos e sacos com detrito residencial foi substituídos por crianças em uma pelada de futebol, conforme o secretario Pádua pede a população para compreender que não deve ser colocado lixo em terrenos, mas no dia da coleta seletiva para o carro levar não colocando a saúde pública em risco.

A força tarefa e composta por: três retroescavadeiras, duas caçambas de seis metros cúbicos, outras cinco de 12 metros cúbicos e dois caminhões compactadores. Com o auxílio de 120 operários, aproximadamente 350 toneladas de lixo estão sendo removidas para o aterro sanitário da cidade. O Campo Velho e o Alto São Francisco são as áreas mais críticas.


domingo, 6 de janeiro de 2013

BASQUETE CEARENSE - Vence em São Paulo


São Paulo - Basquete Cearense vence o Suzano por 85 a 76, em partida realizada no Ginásio Paulo Portela. O jogo teve um atraso de 30 minutos devido à falta de uma ambulância e desfibrilador.

Fusco, do Suzano, foi o cestinha do jogo com 26 pontos. O cestinha do time cearense foi Felipe com 18 pontos.

Após o confronto deste sábado (5), o Sky/Basquete Cearense já volta suas atenções para a partida contra o Palmeiras, no Ginásio Palestra Itália, na próxima segunda-feira (7), a partir das 19h (horário cearense).


O Blog Pinto News é Associado a Associação da Imprensa do Sertão Central - AISC
Cleumio Pinto – Radialista Profissional DRT/CE 5687 – Matricula 7723
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...