Pages

sábado, 5 de maio de 2012

DIA NACIONAL DA COMUNICAÇÃO, 05 DE MAIO



BRASILIA – Hoje certamente muitos comemoram. Radialistas, blogueiros, jornalistas e outros que trabalham duro para levar as melhores informações aos cidadãos de todas as partes do Brasil e até mesmo do mundo.

Comunicação é o ato de trocar conhecimentos, de transmitir ou receber mensagens através de linguagem, podendo ser: falada, musical, escrita entre outras. É também comemorado o aniversario de Marechal Rondon, responsável pela instalação de mais de dois mil quilômetros de linhas telegráficas em nosso país expandido a comunicação no país e a partir de 1971 dedicou-se no Brasil este dia a Comunicação.

Os seres humanos se comunicam principalmente por meio da linguagem falada. Comunicar é o ato de trocar conhecimentos, divulgar uma ideia, notícia ou informação, tornando outras pessoas cientes de um determinado assunto. Para que aconteça a comunicação, é preciso que existam três elementos essenciais: um emissor, um receptor e a mensagem a ser transmitida. Durante a conversa as pessoas trocam os papéis, passam de emissores para receptores o tempo todo.

Nos tempos atuais, podemos nos comunicar instantaneamente com qualquer parte do mundo. Para isso dispomos de vários meios de comunicação: o telefone, o telegrafo, o correio, a radiodifusão, a televisão, a imprensa, bip, celular, pager, e-mail, recursos de comunicação eletrônica que tem revolucionado e aproximado mais o mundo nos últimos tempos.

A imprensa teve muita importância para o desenvolvimento cultural da humanidade. A imprensa surgiu na Alemanha, com Johannes Gutenberg, a quem se deve a invenção da tipografia. Gutenberg começou a imprimir livros por, volta de 1450. Os livros, que antes eram escritos à mão, passaram a ser feitos em série. Até 1890, o processo era manual. Hoje em dia, máquinas modernas imprimem rapidamente milhões de livros, jornais e revistas, e a imprensa transformou-se em importante veículo de informação e educação.

Além do rádio, da televisão e da imprensa, também o cinema integra os chamados meios de comunicação de massa, responsáveis por uma verdadeira revolução nas comunicações no início do século XX, que tornou possível a transmissão rápida de notícias e informações a uma quantidade muito grande de pessoas.

VEJA TAMBÉM:
www.brasilescola.com
iaracaju.infonet.com.br

sexta-feira, 4 de maio de 2012

O "OURO BRANCO" DE VOLTA AO SERTÃO CENTRAL



QUIXADÁ - A região do sertão central cearense em um passado não tão distante foi uma das maiores produtoras de algodão, sendo as cidades de Quixadá, Quixeramobim e Iguatu como sendo os municípios que mais produzia este tipo de cultura. Além disso, essa oleaginosa chegou a ser a principal fonte geradora de renda e emprego de toda uma região, Quixadá chegou a ter cinco indústrias de beneficiamento do produto.

Durante década se cultivou o algodão arbóreo o famoso “mocó”. O plantio era feito em conjunto com culturas de subsistência mais adaptada a região no caso o milho, feijão e pecuária bovina extensiva. Esse trio de atividades rurais permitiu que fossem cultivadas em áreas pouco dotadas e com baixo índice chuva, combinado com um solo de reduzida fertilidade. O “algodão mocó”, apesar de apresentar baixa produtividade em relação ao herbáceo, possibilitou a geração de receita, mesmo em anos de escassez de chuvas parecido com o que estamos vivenciando no momento.

Podemos apontar como as principais causas da baixa produtividade na época. o uso de sementes de baixa qualidade, ineficiência de combate às pragas e plantas daninhas que afetavam a cultura, falta de tecnologia, o próprio sistema de parceria em uso (meação) nas capoeiras de algodão, e para completar o pagamento injusto pelo produto por parte dos atravessadores que negociavam com os pequenos produtores rurais que não tinham logística para  trazer seu produto até as industrias.

Além de todas as desvantagens já citadas contra o pequeno agricultor, em 1985 foi o marco limitante do desempenho da cotonicultura quixadaense, apareceu à praga do bicudo (Anthonomus grandis, Boheman) do algodoeiro, praticamente dizimando o cultivo dessa cultura em todos os municípios da nossa região. Como de costume temos que sempre arranjar um culpado, a princípio se atribuiu ao "bicudo" toda a responsabilidade pela impetuosa queda na produção de algodão em toda região.

Mas, hoje chegamos a uma conclusão muito diferente, pois o que a referida praga causou, realmente, foi à descoberta de todas as mazelas que existiam e estavam escondidas desde o empréstimo no banco do Brasil até a venda do produto, porquanto, antes do aparecimento do referido inseto, os pesquisadores já estavam fazendo um estudo onde mostrava uma tendência de queda na produção de algodão ano após ano, e esse desestímulo por parte dos agricultores se dava por conta dos juros altos cobrado impiedosamente pelo o banco do Brasil e os famigerados atravessadores de plantão.

É claro que a praga apelidada de “bicudo” foi o tiro de misericórdia aos pequenos agricultores, elevou muito os custos de produção e teve uma participação decisiva para o processo de declínio do algodão em todo sertão central, mas é preciso considerá-lo apenas como mais um fator, dentre outros mais agressivos como os verdadeiros responsáveis pela queda de produção da cultura.

A revitalização da cotonicultura no Município de Quixadá e de todo sertão central vislumbra a recuperação da economia local, a geração de milhares de empregos diretos e indiretos, bem como a maior circulação de dinheiro na região. Entretanto, essa recuperação, para se tornar realidade, deve levar em consideração quatro pontos fundamentais: preço, produto, qualidade e apoio governamental. Pois o agronegócio do algodão é bastante competitivo perante o mercado externo.

Hoje também temos um grande motivo a mais, a unidade de biodiesel da Petrobras instalada em Quixadá, pois a mesma precisa de matéria prima de origem de oleaginosa para alcançar um dos seus principais objetivos, produzir biodiesel. A citada indústria foi desenhada para estimular principalmente a agricultura familiar em nossa região, mas devido à carência de matéria prima local, hoje é preciso trazer de outras regiões óleo de soja, garantindo assim emprego e desenvolvimento em outros estados.

Como quixadaenses e por ter vivenciado na minha infância e juventude a riqueza do “ouro branco”, tenho insistido em ressuscitar o ALGODÃO, acredito que se no passado, sem infra-estrutura nenhuma, pouco conhecimento técnico se gerava muitos empregos e tínhamos uma economia bastante forte para a época, por que então hoje não podemos ter a cotonicultura recebendo incentivo do governo, da mesma forma que é dado para a mamona?. Os nossos agricultores se recebessem o apoio dos governos federal, estadual e municipal e principalmente da Petrobras, certamente no futuro bem próximo não precisaríamos importar matéria prima para a nossa biodiesel, e o mais importante: estaríamos gerando milhares de empregos e renda em toda a região do sertão central. 






WANDERLEY BARBOSA
Jornalista e Radialista Profissional

"ÁREA Q" TRAZ REFLEXÃO DE INTERNOS EM PRESIDIO DE PACATUBA





PACATUBA – A Penitenciaria Francisco Hélio de Araújo, em Pacatuba traz a exibição do filme “ÁREA Q’, sessenta internos nesta quinta-feira  (03), recebera o privilégio de assistir o filme que teve suas locações no Sertão Cearense, principalmente nas  cidades do Sertão Central Quixeramobim e Quixadá que serviu de cenários para muitas locações cinematográficas.

A Secretaria de Justiça em uma parceria com a Estação Luz Filmes e além de ocupar a ociosidade dos detentos, promover a reflexão sobre valores e práticas salutares. O filme traz a mensagem de que a humanidade tem a necessidade de transformação, este é o contexto que estes internos terão durante a exibição do filme para poderem refletir sobre estas transformações em suas vidas.


Diretor da Estação Luz Filmes, Luis Eduardo Girão tem a convicção de que esta exibição trará uma reflexão diferente e uma forma de reeducar estes internos para ao saírem terem oportunidades de se permitirem mudar para uma melhor conduta. 




quinta-feira, 3 de maio de 2012

IBARETAMA COMEMORA 24 ANOS DE EMANCIPAÇÃO


Praça da Matriz em Ibaretama
IBARETAMA – Cidade do Sertão Central, 145 km da Capital cearense, foi distrito de Quixadá, em 1905 com doação das terras particulares, e nestas terras foi construído uma capela em homenagem a Nossa Senhora Auxiliadora no ano de 1909. Em 1911 passou a ser distrito com o nome de Serra Azul em homenagem a serra que existe no lugarejo, depois passou a se chamar São Luís e em 1938 finalmente Ibaretama.

Foi sempre distrito de Quixadá que fica a 24 km de distância, em maio de 1988 foi emancipado passando a ser um município independente. Este ano completa exatamente 24 anos de emancipado. Ibaretama vem do Tupi Guarani e significa Ibá: fruto arvore frutífera e retam: terra natal, pátria, região.

Com uma população estimada em 13.380 habitantes dados de 2005, sua economia basicamente do comercio e agricultura, vem se desenvolvendo ano após ano, com ampliação do comercio onde grandes empresas instalaram suas filiais em Ibaretama, permitindo um maior fluxo de transeuntes para serem atendidos na cidade através de lotéricas, posto avançado de banco, correios, rede de farmácias entre outros empreendimentos que avançam no município.

O 24° aniversário da cidade terá uma semana de comemorações envolvendo toda a população em uma grande festa, Programação consta Alvorada, Missa de Ação de Graças, Feira com prestação de Serviços, Esportes, Inaugurações e Homenagens as Mães concluindo com uma Festa na Praça da Matriz com Muito Forró.
   
Programação:

02 de Maio:
05h Alvorada de Abertura da Semana do Município
08h Abertura oficial no Paço Municipal
10h Missa de Ação de Graça
16h Feira de Artesanato, Comidas típicas e Stand de Serviços Governamentais na Praça da Matriz.

03 de Maio:
08h I Circuito Municipal de Esportes da Escola Municipais
08h I Circuito de Esportes Comunitários
18h IBA Arte e Cultura

04 de Maio:
Durante o dia inaugurações de Escolas, Cisternas Populares e Obras em Ibaretama.
20h Escolha da Miss e Mister Ibaretama 2012

05 de Maio:
8h Intercolegial das Escolas Municipais
20h Cine Ibaretama no Centro Paroquial Nossa Senhora Auxiliadora


05 e 06 de Maio:
8h às 18h Torneio da Semana do Município
Local: Estádio Municipal do Bonito

07 de Maio:
8h Homenagens as Mães de Ibaretama na Praça da Matriz
22h Festa Dançante com: Garota Safada, Solteirões e Forró da Curtição

08 de Maio:

Feriado Municipal da Emancipação de Ibaretama

quarta-feira, 2 de maio de 2012

DETENTOS TRANSFERIDOS APÓS REBELIÃO NA CADEIA DE QUIXADÁ

Fotos: Cleumio Pinto

QUIXADÁ – Manhã tensa desta quarta-feira (02), a Cadeia Pública de Quixadá passou por mais uma rebelião, após incêndio debelado pelo Corpo de Bombeiros do agrupamento de Quixeramobim cerca de 45 km de Quixadá, foi controlada pelos os Policiais Militares do 11° Batalhão e do Ronda Quarteirão. Com a chegada de reforço do Comando Tático Rural-COTAR e Grupo de Apoio Penitenciário-GAP a situação já controlada foi feito uma vistoria na área interna, já os familiares que estavam tensos no portão da penitenciaria desde as primeiras horas da rebelião conseguiram ver os seus parentes que se aglomeravam sob o teto do presidio. 

Iniciou-se por volta das 10:30min, em dia de visitas, os mais de 150 presos que se encontram recolhidos as celas da penitenciaria centenária de Quixadá, lembrando que a capacidade total é de apenas 80 detentos, atearam fogo nos colchões e abriram um buraco na lateral da Rua Dr. Eusébio de Sousa, a Escola que fica vizinho ao presidio foi esvaziada, hoje o prédio que abriga dezenas de detentos fica em uma área totalmente residencial próximo ao Hospital Municipal.


Na tarde chegaram reforços do Grupo de Apoio Penitenciário – GAP, uma ambulância com paramédicos e um ônibus penitenciário. Foram atendidos alguns presos com ferimentos leves, o atendimento ocorreu na própria ambulância. O coordenador do Sistema Penitenciário do Ceará, Dr. Laurindo Bento afirmou a esta reportagem que foi tudo controlado no inicio da tarde, a luz foi religada, os detentos feridos foram atendidos, não aconteceu fuga e a reivindicação dos mesmos além da superlotação, e referente a  comida, visitas e do banho de sol que serão avaliadas. “Estaremos sentando do judiciário e será realizada uma avaliação para termos uma diretriz nos procedimentos que devemos tomar”, afirmou o Coordenador. 

No final da tarde após uma reunião do judiciário com o coordenador do sistema penitenciário do Ceará, diretor do presidio local foram transferidos para outras unidades prisionais 24 detentos, após apuração feita os cabeças da rebelião. Dr. Laurindo Bento afirmou que o terreno doado pela Prefeitura Municipal de Quixadá para a construção de um novo presidio mais moderno que abrigará 250 encarcerados, tirando-os do centro da cidade e assim melhorar as condições prisionais já se encontra aprovado para iniciar a construção, com essa pressão da sociedade quixadaense que esta casa saia do meio das famílias e uma melhor condição aos detentos. A unidade que hoje abriga a Cadeia ficaria para atender os presos em regime aberto e semiaberto que não traz perigo a vizinhança.

REBELIÃO NA CADEIA PÚBLICA DE QUIXADÁ PARALISA CENTRO DA CIDADE

Fotos Cleumio Pinto
QUIXADÁ - Neste momento na cadeia pública de Quixadá acontece uma grande rebelião onde vários presos colocaram fogo em colchões e abriram um buraco na lateral do presidio, a policia encontra-se na parte externa e controlando o grande número de pessoas que chegam ao presidio, familiares, a imprensa e curiosos.

O Corpo de Bombeiros já chegou do município vizinho onde debelaram o incêndio com o apoio dos policiais. Parentes estão desesperados pois acontece tiros de advertência para não permitir a fuga. O Batalhão de Choque já encontra-se a caminho a qualquer momento chega para reforçar o policiamento. Foi fechado um deposito de Gás por segurança. Já aconteceu prisão de pessoas que exaltaram-se. A pouco tempo

Os comerciantes estão apreensivos nos bairros, com uma concentração de policiais no presidio os bairros ficam neste momento desguarnecidos. Dentro de momentos mais informações

IMPRENSA DO SERTÃO CENTRAL CRIA ASSOCIAÇÃO DE CLASSE

Foto: Cleumio Pinto 
QUIXADÁ – A imprensa do Sertão Central nos últimos meses vem passando por um processo de amadurecimento e qualificação. Através do Delegado Regional do Sindicato dos Radialistas do Ceará, Jornalista e Radialista WANDERLEY BARBOSA, que no final de 2011 conseguiu reunir 73 Radialista do Sertão Central, com a presença de nove cidades representadas por seus comunicadores. O Curso de Radialista Profissional (aptidão), realizado pelo Sindicato dos Radialistas do Ceará tem o objetivo de profissionalizar e regularizar a situação da classe que em sua maioria os profissionais não têm registro e exerce sua profissão a margem da lei.

Após este inicio de profissionalização e regulamentação dos Radialistas foi realizada uma reunião com a presença dos comunicadores de Quixadá e Ibaretama onde foi criada a Associação de Imprensa do Sertão Central AISC que irá abrigar todos que realizam o árduo trabalho de informar a população sobre os fatos que acontecem e em envolve de maneira direta o desenvolvimento da região.

O auditório  da CDL de Quixadá neste primeiro de Maio reuniu estes profissionais onde foram abordados vários tópicos, organização da classe, a diplomação dos comunicadores agora Radialistas Registrados e Reconhecidos como Profissionais de Rádio e TV em todo território nacional, conhecimento da Lei criada pelo Radialista e Deputado Estadual Ferreira Aragão (PDT) que dar livre acesso a locais públicos para o exercício da profissão, e formação da Diretoria Provisória da AISC, tem a finalidade de unir e defender os que fazem a imprensa do Sertão Central. 

- Organização da Classe, devendo ser mais unida e ter respeito por seus ouvintes, noticiar fatos e noticias verdadeira e respeitar a opinião de colegas bem como divulgar a fonte de matérias divulgadas em programas.

- A data de Diplomação do Curso, data prevista pelo Sindicato dos Radialistas segunda quinzena de Maio do corrente ano.

- Divulgação da Lei que tramita na Assembleia Legislativa em beneficio dos Radialistas em exercício da profissão, matéria idealizada e defendida pelo Radialista e Deputado Estadual Ferreira Aragão (PDT).

- AISC , formação da Diretoria fundadora e provisória indicada pelos os presentes na reunião, (todos os comunicadores de Quixadá receberam o convite). A AISC terá como membros os Radialistas, Jornalistas, Blogueiros e Revistas Eletrônicas. Os Radialista e Jornalistas obrigatoriamente deve ser registrado no entidade de classe e os Blogueiros bem como as revistas eletrônicas tem que comprovar sua exibição na web. 

segunda-feira, 30 de abril de 2012

ADAUTO LINO HOMENAGEADO COM NOME EM RUA NO BAIRRO CAMPO VELHO

Fotos Cleumio Pinto

QUIXADÁRua ADAUTO LINO DO NASCIMENTO, situada no bairro do Campo Velho, no inicio da Rua Francisco Bezerra de Figueiredo, seguindo em direção oeste-leste até o Parque Ecológico Municipal, Açude do Eurípedes. Denominada através da Lei N° 1.288, de 10.10.1988, registrada no livro N° 9 da Câmara Municipal, proposição do Vereador José Lopes Filho, sancionada pelo Prefeito Aziz Okka Baquit.

ADAUTO LINO DO  NASCIMENTO, Nasceu no dia 12 de Setembro de 1935, na região do Jatobá, distrito de Custódio, Município de Quixadá. Filho de Francisco Lino do Nascimento (Chico Efigênio) e Glicéria Tomé da Silva. Casou-se em Quixadá, com Maria Zilá de Menezes, no dia 07 de Fevereiro de 1957. Do matrimônio, nasceram quatro filhos: José Weimar, José Wanderley, Meyre Socorro e Marília.

Trabalhou na loja São Paulo do Sr. Zeque Roque, tendo seus pais agricultores veio para a cidade e trabalhando destacou-se com um dos melhores vendedores, comunicativo e com uma habilidade de convencimento adquiriu um grande numero de clientes, logo foi convidado por partidos políticos para ser candidato a vereador, nessa caminhada com o apoio da família e em  especial de D. Zilá sua esposa. O Patrão Sr. Zeque Roque, empresário de grande influência na sociedade contribuiu para sua primeira vitória em uma cadeira legislativa municipal.

Por cinco legislatura, de 1966 à 1988, passou duas vezes na presidência da Casa Legislativa, foi Secretario por varias administrações, ao falecer em 31 de Março de 1988 na frente da Secretaria de Obras na Gestão de Aziz Okka Baquit. Com este acontecimento triste,  por um politico atuante e popular toda a cidade consternou-se.  Desportista e torcedor vibrador do Canarinho do Sertão, foi dirigente do time do Jatobá lugar onde nasceu, participava atuante mente em ações da Prefeitura e sempre se descava com suas atuações, lutou em prol dos quixadaenses principalmente no setor agropecuário de onde viveu com os seus pais o drama do homem campo esquecido pelo poder público.
  

Uma rua pacata, onde os moradores conseguem sentar na calçada e colocar as novidades em dia com toda a vizinhança, localizar a rua através de placa de identificação é impossível, pois não existe, apena uma pequena placa em um dos cruzamentos que corta a rua. A comerciante Elianí Inácio, 48 anos, reside há 22 anos na Rua Adauto Lino, a homenagem mais que justa a um vereador que foi atuante quando era vivo, afirmar a comerciante.  Laurina, 29 anos, a mais de 8 anos reside no início da rua e tem o prazer de sentar-se na calçada para prosear com as vizinhas e olhar as crianças brincando na calçada. 

domingo, 29 de abril de 2012

CAVALCANTE ANUNCIA PROJETO DE INDICAÇÃO PARA RÁDIOS COMUNITÁRIAS


FORTALEZA - O deputado Delegado Cavalcante (PDT) apresentou um projeto de indicação na Assembleia Legislativa do Ceará que dispõe sobre o fomento à cultura através de incentivo às rádios, TV's e jornais comunitárias, por meio da destinação de parte da verba de publicidade do Governo Estadual.
A proposição foi anunciada pelo parlamentar em audiência pública que discutiu a necessidade de uma nova lei para as rádios comunitárias, promovida pela Comissão de Defesa Social, da qual Cavalcante é presidente, na tarde desta sexta-feira (27/04), no Complexo de Comissões Técnicas da Casa.
"O projeto de indicação tem como objetivo incentivar rádios, jornais e TV's comunitários no Estado do Ceará, para que possam desempenhar a contento o trabalho sério e comprometido com o social. De fato, os meios de comunicação comunitários têm um alcance inimagináveis sendo, de fato, veículos formadores de opinião e com grande poder de impacto social, comercial e comunitário”, considerou Cavalcante.
Durante a audiência pública, representantes de associações que tratam das rádios comunitárias destacaram as suas reivindicações. Rosa Gonçalves, conselheira da Associação Mundial de Rádios Comunitárias (Amarc), reclamou da legislação do País que, segundo ela, ainda discrimina as rádios comunitárias e trata os seus trabalhadores como transgressores. Rosa cobrou a aprovação de uma lei "que venha, de fato, ao encontro das necessidades das rádios comunitárias".
A presidente da Amarc, a chilena Maria Pía Matta, enfatizou a importância das rádios comunitárias para a consolidação da democracia nos países latino-americanos. "O rádio também é um suporte de liberdade de expressão", frisou. Para ela, essas rádios são perseguidas pelas grandes empresas de comunicação, por tentarem repassar a informação ao público de uma diferenciada.  "O problema da rádio comunitária não é só das pessoas que trabalham nela; é um problema de Estado", finalizou.
Por sua vez, a coordenadora legislativa da Amarc, Taís Ladeira, falou sobre a luta para a modificação da lei federal 9.612, de 19 de fevereiro de 1998, que criou o Serviço de Radiodifusão Comunitária. A reclamação da coordenadora é que a legislação trata a rádio comunitária como "serviço especial", não podendo, portanto, veicular propagandas comerciais.
Taís Ladeira apontou que uma das bandeiras da Amarc é pela regularização da propaganda comercial e de um fundo público para essas emissoras. O debate contou, ainda, com a participação de representantes de rádios comunitárias de todo o Estado.
Agência de Notícias da Assembleia Legislativa

1° DE MAIO, PREFEITURA REALIZA FESTA DE CONFRATERNIZAÇÃO DOS TRABALHADORES



QUIXADÁ – Em comemoração ao dia do trabalhador a Prefeitura mais uma vez vem junto com a população festeja  este momento de reflexão e homenagem aos homens e mulheres que constroem uma Quixadá melhor com a força do trabalho.

Na ultima quarta-feira (25) até ontem (27), foram exibidos filmes temáticos na Sala de Exibição Cine Clube Mestre Adolfo, na Fundação Cultural com uma grande participação do público iniciando as comemorações do dia primeiro.

No dia Primeiro de Maio, os trabalhadores quixadaenses sintam-se convidados para a grande festa que acontece em todo o município com inicio às 08h00min, no estádio Abilhão no Ginásio Coberto Gonzaga Mota, os desportistas quixadaenses tem um grande torneio de futebol entre outras modalidades. Já à tarde na “Praça do Povo”, a Praça José de Barros a partir das 16h00min será disponibilizada diversas prestações de serviços aos quixadaenses, massoterapia (massagens), saúde, embelezamento, emissão de carteira de identidade além de muita diversão para a criançada com brinquedos.

A população além de todas estas atividades será entregue pela administração pública de Quixadá para ter um atendimento mais eficaz e rápido uma ambulância nova, o Departamento de Transito Municipal (DMT) terá sua frota ampliada com uma viatura e mais quatro motos-patrulha onde intensificará a fiscalização melhorando o fluxo de veículos pelas ruas da cidade e combate aos excessos principalmente nos finais de semana.


Logo após, acontecerá o tradicional bingo do trabalhador, com distribuição gratuita de cartelas para toda a população, ação promovida e apoiada por alguns comerciantes locais. E para encerrar as festividades, haverá o show musical das bandas Caviar com Rapadura e Pau de Arara, que prometem animar a todos com muito forró.

PREFEITURA MUNICIPAL DE QUIXADÁ 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...