Pages

sábado, 31 de março de 2012

UNIVERSITARIOS DE DIREITO DA FACULDADE CATÓLICA DE QUIXADÁ VISITAM O FÓRUM CLOVES BEVILÁQUA


 FORTALEZA – O projeto “O Fórum mais Próximo da Sociedade”, do Fórum Clovis Beviláqua na ultima quinta-feira (30), recebeu a visita de 22 universitários do Curso de Direito da Faculdade Católica Rainha do Sertão de Quixadá. Os alunos assistiram vídeos sobre a historia do Judiciário Cearense e conheceram o funcionamento da Justiça Estadual, Conselho Nacional de Justiça (CNJ), além do Projeto de Virtualização, em desenvolvimento no Estado.
Os futuros operadores do Direito estiveram nas Varas Criminais, de Família e da Fazenda Pública, onde observaram a tramitação processual eletrônica. Ao final, o juiz diretor do Fórum, José Krentel Ferreira Filho, motivou os estudantes a seguirem a carreira jurídica. “É uma área muito bonita e tem um leque de oportunidades imenso. Vocês poderão ser o que quiserem, só depende de vocês”.
Para participar do projeto, basta enviar e-mail para ctifor@tjce.jus.br ou ligar para (85) 3492.8060, solicitando o agendamento da visita e informando o número de participantes.
Fonte: Direitoce.com

PSD AGITA TERRA DOS MONÓLITOS COM DEMOCRACIA



QUIXADÁ – Mais um final de semana agitado na área politica, Quixadá recebe a caravana do PSD (55), o mais novo partido que nasceu grande no Ceará, com 40 prefeitos, centenas de vereadores,  segunda Bancada Estadual, a terceira maior Bancada Federal do Brasil e tem um número de pré-candidatos que deverá aumentar substancialmente esta representatividade nos municípios.

Com uma presença maciça de correligionários, militantes, simpatizantes e aliados nas dependências do Balneário Cedro Club foi realizado o encontro do PSD de Quixadá, vários deputados estaduais, secretários de estado, deputado federal, prefeitos, vereadores, juntos com o presidente do partido na terra dos monólitos o jovem médico cardiologista Ricardo Silveira.

O presidente do Partido estadual  Almicir Pinto lembra de grandes nomes da politica quixadaenses entre eles os ex-prefeitos Mesquita e o  Everardo Silveira que passou o legado ao filho primeiramente de médico e agora político, salienta que o partido é pautado em cima da honestidade, frisa, “poderíamos esta com muito mais prefeitos e vereadores, mas escolhemos os melhores”. Deputado Federal Domingos Neto reafirma o compromisso com o povo quixadaense que o elegeu,  defendera  emendas parlamentares para beneficiar seus eleitores e o apoio ao candidato da base aliada para prefeito local, sentaremos e ouviremos as reivindicações, o nome de Ricardo seria muito bom para Quixadá afirma o Neto.  Deputado Osmar Baquit, padrinho de Ricardo no Partido defende o nome de Ricardo Silveira como renovação para a politica de Quixadá, alianças com os partidos aliados, parcerias com quem quer o desenvolvimento é um dos nomes mais viáveis para este pleito.

Ricardo Silveira em seu discurso agradece a presença de Prefeitos da Região, Vereadores, do Deputado Cirilo Pimenta, do Projeto UNIDOS POR QUIXADÁ, de partidos aliados e simpatizantes a sua pré-candidatura,  seu pai presente ao evento recebeu o agradecimento do filho que hoje é um grande médico como o pai e espera ser na política o mesmo, usando de honestidade realizando sempre o bem do Povo de Quixadá. “Com a esperança da promessa de funcionamento do Hospital do Coração, espero que seja a redenção do município e toda região nos casos cardíacos de emergências, podendo assim diminuir sensivelmente a mortalidade cardíaca”. Afirma emocionado Dr. Ricardo Silveira, o médico do coração.


Presentes, os Prefeitos: Dé de Choro, Antônio Sales de Banabuiú, Deca de Ibicuitinga, William de Mombaça; os Deputados Estaduais:  Osmar Baquit, Cirilo Pimenta; Federal Domingos Neto, Secretario de Planejamento Eduardo Diogo, Cristiano Goes da SDA, Vereadores de diversas cidades da região, Delegado do Sindicato dos Radialistas do Sertão Central Wanderley Barbosa, o pré-candidato José Nilson entre outros presentes a grande festa da democracia, 


Para fechar o encontro Social Democrático um grande show de Forró com a Banda Junior e Forro do Gordinho de Ocara, uma banda de dois anos existência onde faz um verdadeiro sucesso por onde passa, ao toque da zabumba e o toque da sanfona muita gente democraticamente dividiu os salões do Balneário que recebeu este grande momento da politica Quixadaense. 




MAIS FOTOS DO EVENTO:





LARÁPIOS AQUÁTICOS LEVAM MOTO EM CANOA



Foto: Cleumio Pinto 
SENADOR POMPEU – Mais uma forma de assalto esta sendo praticado no interior cearense, chegando a surpreender a própria Policia que fica sem saber qual será o novo modo operante dos bandidos. Apesar da modernização que existe, lanchas super  potentes, jet-skis, os bandidos em Senador Pompeu na região centro realizaram nesta sexta-feira (30) em uma canoa transporte aquático utilizado por ribeirinhos e pescadores para pescar e transporte entre margens de rios e açudes.

Dois meliantes de posse de um revolver, assaltaram uma moto Honda, modelo NXR 150 BROS Mix ES, ano 2010, preta, placa NVF  8145. Nas proximidades do sitio Patú, zona rural de Senador Pompeu. Ao ser acionada a policia se dirigiu ao local e ao chegar se surpreendeu como os bandidos fugiram, em uma canoa levando a moto. Por não terem uma lancha ou outro transporte aquático os policiais fizeram a volta no açude Patú no intuito de prender os meliantes, quando a viatura e as motos patrulhamento chegaram a margem contraria não encontraram nem rastro dos larápios. Continuam sendo feito diligencias para localizar os bandidos aquáticos.

VEJA TAMBÉM

Comentem a matéria e compartilhe om os amigos no face book. 

TROCA DE COMANDO DO RONDA EM QUIXADÁ/QUIXERAMOBIM


Cap. Vidal, Cel. Gomes Filho e o Sub-Tenente Vilamar

QUIXADÁ – Mudou nesta sexta-feira (30), o Comando do XVIII Núcleo de Policiamento Comunitário Quixadá/Quixeramobim – RONDA DO QUARTEIRÃO, publicado no Boletim Interno do Comando Geral de PMCe. O Capitão Cavalcante que exercia o comando deixa a cidade  quixadaense onde desempenhou um grande trabalho em toda a periferia segurando o grande índice de violência em que se desencadeava na cidade.
               
Ao Capitão Vidal que já conhece a região, tem uma grande interatividade com os dois municípios passaram aos seus comandados toda a confiança e desempenhara um trabalho de muita labuta junto aos problemas existentes de violência, continuando o trabalho do comandante anterior e com a ajuda da comunidade conseguir trazer tranquilidade as maiores cidades do Sertão Central.

VEJA TAMBÉM 

FACULDADE CATOLICA DE QUIXADÁ REALIZA MAIS UM SUPERAÇÃO


QUIXADÁ - A população de Quixadá e cidades vizinhas está convida a participar de mais um evento da Faculdade Católica Rainha do Sertão, trata-se do “SuperAção”, evento social que oferece diversos serviços gratuitos aos participantes, tais como orientação jurídica, verificação de glicemia, higienização de pele, orientação vocacional, avaliação funcional e tantos ouros serviços que serão colocados a forma não remunerada a população.

supercao-2012-quixadaA programação faz parte de um rol de eventos em comemoração aos 8 anos da Faculdade Católica, hoje com mais de dois mil estudantes distribuídos em vários cursos. Para o Diretor Geral, professor Manoel Messias, a Católica tem dado um grande soltado de qualidade, “temos colocado muitos profissionais no mercado de trabalho, graça ao empenho de todos”, acrescentou ainda a realização de um antigo sonho dos acadêmicos, “estamos entregando a nova entrada, toda moderna e que sem sombra de dúvida vai melhorar a vida dos nossos alunos, pois havia uma grande reclamação da antiga entrada, em virtude de alagamentos”. Um estacionamento com capacidade para 80 veículos também foi construído.

O programa “SuperAção” será realizado na tarde do sábado, 31, a partir das 17 horas, no estacionamento da faculdade, agora na Avenida Plácido Castelo, próximo ao Hemocentro.

Mais Informações:
Faculdades Católica Rainha do Sertão 
Rua Juvêncio Alves, 660 - Centro – Quixadá
Fone: (88) 3412 6700


JAKSON PERIGOSO
Reportagem

Veja também :

SHOPPING DE CANINDÉ INAUGURA LOJA COM FESTA


Foto: canindénoticias


CANINDÉ – Noite de sexta-feira (30), uma grande festa foi realizada na inauguração de mais um empreendimento comercial em Canindé. As Óticas Diniz abre sua loja no Shopping Via Center o primeiro instalado na terra de São Francisco das Chagas, recebeu um grande publico nesta noite festiva onde a economia local mostra seu crescimento e a confiança de empresários no comercio local.

Um desfile foi realizado para abrilhantar mais ainda a festa que contou com toda a sociedade canindeense recepcionada com um coquetel e show do radialista e cantor Assis Vieira e sua Banda Outros Toques.  

CANINDÉ NOTICIAS

SÃO APROVADOS EM 14 ESTADOS, 81 PROJETOS QUE AUTORIZAM E RENOVAM CONCESSÕES DE RADIODIFUSÃO.


BRASILIA - A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania aprovou na quarta-feira (28), em caráter conclusivo, 81 projetos de decreto legislativo (PDCs) que autorizam ou renovam, pelo período de dez anos, concessões de serviços de radiodifusão em 14 estados. As propostas, apresentadas pela Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática, serão enviadas ao Senado.
GOIÁS
P1 Serviços de Comunicação Ltda. - Corumbaíba

MATO GROSSO 
Mar e Céu Comunicações Ltda. - Sinop

MATO GROSSO DO SUL 
Associação Comunitária dos Moradores e Amigos do Jockey Clube - Ponta Porã
Campo Grande Comunicação Ltda. - Glória de Dourados
Camy Telecomunicações Ltda. - Campo Grande
FM Corumbá Ltda. - Corumbá
Portal Comunicações, Rádio e Televisão Ltda. - Campo Grande
Sistema de Rádio e Televisão Vale do Sucuriú Ltda. - Ribas do Rio Pardo
Sociedade Campograndense de Radiodifusão Ltda. - Campo Grande
Xaraés Comunicações Ltda. - Brasilândia

MINAS GERAIS 
Associação Comunitária Cultural e Artística de Dionísio - Dionísio
Associação Comunitária Educativa Cristã - Goianá
Associação Comunitária Educativa e Social de Natalândia - Natalândia
Associação Comunitária de Radiodifusão de Ipiaçu - Rádio Cidade de Ipiaçu - Ipiaçu
Associação Comunitária de Radiodifusão de Rio Espera - Rio Espera 
Rádio Imparsom Ltda. - Governador Valadares
Rádio Montanhesa Menino Jesus de Praga Ltda. - Machado
Rádio Ultra FM Ltda. – Lajinha

PARÁ
Associação Comunitária e Cultural Alto Xingu - São Félix do Xingu
Empresa de Radiodifusão Alfa Centauro Ltda. - São Francisco do Pará
Rauland Belém Som Ltda. - Belém
Rede União de Rádio e Televisão do Pará Ltda. – Baião

PARAÍBA 
Associação Comunitária Cordeirense - São José dos Cordeiros

PARANÁ
Associação Comunitária de Radiodifusão de Pedra Lavrada - Pedra Lavrada
Associação Comunitária de Comunicação e Cultura de Porto Amazonas - Porto Amazonas
Associação Comunitária dos Radiodifusores de Cambira - Cambira
Associação Cultural e Educativa de Vidigal - Cianorte - Vila Vidigal 
Associação Cultural Portal - Clevelândia
Associação de Moradores do Bairro Jardim Primavera - Quatiguá
Associação de Radiodifusão Comunitária da Cidade de Alto Piquiri - Alto Piquiri
FM Rubi Ltda. - Medianeira
Fundação Nossa Senhora do Rocio - Curitiba
Fundação Nossa Senhora do Rocio - Curitiba
Gtoll Telecomunicações Ltda. - Formosa do Oeste
Radiodifusão Cidade de Palmital Ltda. - Palmital
Rádio Colombo do Paraná Ltda. - Colombo
Rádio FM Vale do Sol Ltda. - Santo Antônio da Platina
Rádio São João do Sudoeste do Paraná Ltda. - São João
Rádio Londrina S.A. - Londrina
Rádio Brotas Ltda. - Piraí do Sul
Super Rádio Deus é Amor Ltda. – Curitiba

PIAUÍ 
Associação de Vaqueiros de Cristalândia do Piauí - Cristalândia do Piauí
Associação União das Mulheres Florianenses - de Floriano 
Fundação Martinho Canuto de Melo - Coivaras
Rádio Imperial FM de Pedro II Ltda. - Pedro II
Rádio Itamaraty Ltda. - Piripiri
Star FM Ltda. - Bocaína

RIO DE JANEIRO
Associação de Rádio Comunitária de Miguel Pereira - Miguel Pereira
Associação Rádio Comunitária de Sambê - Rio Bonito
Associação Rádio Paraizo de Comunicação e Ação Comunitária - Barra do Piraí 
Fundação Rádio Educativa São Sebastião - Rio de Janeiro
Rádio Cidade do Rio de Janeiro Ltda., - Niterói
Rádio Difusora Boas Novas Ltda.- Petrópolis
Rádio Globo S.A. - Rio de Janeiro
Rádio Hit Parade Ltda. - Parati
Rádio Tribuna de Petrópolis Ltda. - Petrópolis

RIO GRANDE DO NORTE 
Associação do Bem Estar Sócio Econômico e Cultural Santanense - Riacho de Santana
Fundação Liderbrasil - João Câmara

RIO GRANDE DO SUL
Associação Comunitária de Radiodifusão Mares do Sul FM - Capão da Canoa Associação Comunitária e Solidária de Comunicação Social - Viamão 
Associação Comunitária Solidariedade - Novo Hamburgo
Associação Cultural de Difusão Comunitária Morro - Viamão 
Associação de Radiodifusão Comunitária Nova Era - Caçapava do Sul 
Associação Guaibense de Apoio Cultural e Comunitário - Guaíba
Conselho Cultural e Artístico Pedras Brancas - Guaíba
Fundação Padre Urbano Thiesen - Novo Hamburgo
Gazeta Comunicações Ltda. - Santa Cruz do Sul
Rádio Charrua Ltda. - Uruguaiana
Rádio Felicidade FM Ltda. - Ivoti
Rádio Itaí Ltda. - Guaíba
Rádio Pampeana Ltda. - Uruguaiana
Rádio Província FM Ltda. - Tenente Portela
S.P.S. Rádio e Publicidade Ltda. - Torres
Topsports Ventures S.A. - Jaguarão

SANTA CATARINA
Rádio Sentinela do Vale Ltda. - Gaspar

SÃO PAULO 
Mercom Brasília Comunicação Ltda. - Guaraci
Rádio Estéreo Show Ltda. - São José do Rio Preto
Sistema de Radiodifusão Luth Ltda. - Urânia
Sistema Sintonia de Comunicação Ltda. - Brotas

SERGIPE 
Associação de Radiodifusão Comunitária da Cidade de Feira Nova Sergipe - Feira Nova
Associação de Radiodifusão Comunitária da Cidade de Moita Bonita/Sergipe - Moita Bonita


DEPUTADO ELY AGUIAR (PSDC) ELOGIA CONSTRUÇÃO DE ESCOLAS PROFISSIONALIZANTES


Dep. Ely Aguiar (PSDC)
Dep. Ely Aguiar (PSDC) - Foto: Paulo Rocha 
FORTALEZA – O Deputado Ely Aguiar (PSDC) fez pronunciamento nesta sexta-feira (31) no Plenário da Assembleia Legislativa, para elogiar o programa de construção de escolas profissionalizantes do Governo do Estado. Segundo ele, esses equipamentos farão verdadeira revolução no Ceará, se constituindo em obras mais importantes do que outras como o Centro de Feiras de Eventos ou o Aquário.
De acordo com Ely Aguiar, 28 mil alunos em todo o Estado estão sendo beneficiados com as 83 escolas já construídas  em diversos municípios. Isso possibilitará que os jovens enfrentem o mercado de trabalho bem capacitado. Conforme esclareceu, nas unidades são oferecidos cursos técnicos de hotelaria, turismo, computação, comércio e enfermagem.

Ainda lembrou, os grandes empreendimentos que estão se instalando no Ceará como a refinaria da Petrobrás e a usina siderúrgica irão necessitar de mão de obra capacitada. E esta qualificação vem sendo proporcionada por meio do ensino profissionalizante. A educação deve ser prioritária para todos os candidatos a prefeito de Fortaleza e principalmente do interior cearense, em resposta ao atual quadro da educação, que aponta índices inferiores à média do Estado. 
  
Deputada Dra. Silvana (PMDB) considerou, em aparte, que o pronunciamento trouxe a verdade. “O que vai transformar esse Estado é o Ensino”, afirmou. O Deputado Roberto Mesquita (PV) disse que algumas ações governamentais merecem críticas, mas a construção de Escolas Profissionalizantes será um marco na administração. “Com estes investimentos, em 10 anos teremos um outro Ceará”.

Agência de Noticias da Assembleia Legislativa 

sexta-feira, 30 de março de 2012

SECRETÁRIO DE SAÚDE ARRUDA BASTOS PROMETE AGILIZAR ABERTURA DO HOSPITAL DO CORAÇÃO


Visita ao Hospital do Coração
QUIXADÁ – Uma verdadeira batalha o médico Cardiologista Ricardo Silveira, idealizador do complexo hospitalar do coração em Quixadá. Nesta manhã foi grande a expectativa da visita do Secretario Estadual de Saúde, Arruda Bastos que conheceu as dependências do novo empreendimento hospitalar.

Arruda Basto que veio prestigiar o Primeiro Simpósio de Cardiologia do Sertão Central realizado em Quixadá sob o comando do Cardiologista Ricardo Silveira, fez visita ao complexo do coração acompanhado do idealizador Ricardo Silveira, a coordenadora da Saúde, Dra. Benedita, representantes do Hospital Maternidade Jesus, Maria e José, Dr. Marciano e a Irmã Anamaria . O Secretario sai impressionado com a estrutura que encontrou disponível para abrigar a unidade cardiológica, sensibilizado com a urgência no funcionamento comprometeu-se intensificar o credenciamento junto ao SUS, assim desafogando o Instituto do Coração em Messejana.  Além disso o Secretário disse que “Com o Hospital do Coração, Quixadá será o grande centro de referência cardiológica do Sertão Central”.

Por esse motivo, a meta preliminar do Hospital do Coração será o atendimento de 1.200 consultas e realização de 150 seções de cateterismo por mês. Entretanto, o complexo cardiológico terá capacidade para atender muito mais. O objetivo é atender a demanda pelo serviço de toda a região Centro do Estado

Quixadá será a terceira cidade do Interior do Ceará a contar com um centro especializado de assistência cardiológica. Conforme Ricardo Silveira além de Fortaleza, apenas Sobral e Juazeiro do Norte

O centro de cardiologia possui 56 leitos de enfermaria, 10 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), oito semi-intensivos. O corpo médico será auxiliado por 100 profissionais da saúde. Resta apenas instalar o equipamento de exame de cateterismo. Este deverá chegar ao Hospital do Coração tão logo o credenciamento do SUS seja concretizado.

Mais informações:

Hospital do Coração de Quixadá
Av. Francisco Pinheiro de Almeida, 2268 - Centro
Sertão Central
Telefone: (88) 3412.2281

Imagens : monólitos post / blog diário do sertão central

ANUNCIADO MAIS UMA FACULDADE PARA QUIXADÁ


QUIXADÁ – Na casa do povo, onde são discutidos os destinos da cidade e dos quixadaenses, através dos seus representantes legais o vereador Wellington Xavier “CI”, em seu pronunciamento nesta quinta-feira (29), surpreendeu mais uma vez aos presentes no plenário, ouvintes e internautas que acompanham as secções do legislativo municipal com mais um empreendimento educacional firmando Quixadá como polo universitário.

Cí informou em caráter extraoficial que mais uma vez o Bispo emérito de Quixadá, Dom Adélio Tomasin toma a decisão de investir na cidade, lembrando que com a visão de empreendedor ele trouxe duas obras que alavancaram a economia do município. O Santuário Rainha do Sertão vislumbrando o turismo religioso, onde ficamos no centro do estado e somos passagem entre os centros religiosos do estado, Juazeiro do Norte no Cariri e Canindé no Sertão Central.   
Na da educação a Faculdade Católica, esta trouxe dividendos e uma agitação na economia municipal, verdadeiramente transformou Quixadá em um centro de estudantes universitários que invadem a cidade com sede de conhecimentos. A luta pela Faculdade de Medicina continua e agora ganha mais um reforço, Dr. Ricardo Silveira com a chegada do Hospital do Coração. E por ultimo o anuncio de mais uma Faculdade em parceria com o Empresário José Nilson Ferreira, firmando o município de vez como polo universitário.

Além da Faculdade Católica, temos  UFC Universidade Federal de Ceará (Campus de Quixadá), Faculdade de Educação Ciências e Letras do Sertão Central – FECLESC, Instituto Centro de Ensino Tecnológico – CENTEC, Instituto Federal do Ceará – IFCE entre vária entidades de ensino superior que mantem em Quixadá faculdades tecnológicas atendendo aos alunos que buscam qualificação profissional.  

quinta-feira, 29 de março de 2012

PARCERIA ENTRE ANIGER NORDESTE E ESCOLA Dr. JOSE ALVES DA SILVEIRA


QUIXERAMOBIM - A EEEP Dr. José Alves da Silveira, Quixeramobim - CREDE 12, através da Coordenação do Curso de Edificações, recebeu a doação de uma máquina de costura industrial, da empresa CALÇADOS ANIGER NORDESTE LTDA.

A referida máquina será utilizada pelos alunos do Projeto: ISOLAMENTO TÉRMICO: SOLUÇÃO ECONÔMICA E ECOLÓGICA, na costura das mantas de embalagens tetra pak que serão utilizadas no forro das residências e também na confecção de sacolas ecológicas e protetores usados em para-brisas de veículos.

A empresa está sediada no município de Quixeramobim há mais de 15 anos e oferece mais de quatro mil empregos diretos e indiretos. O setor administrativo da empresa ANIGER, tomou conhecimento dos projetos desenvolvidos pela Escola e demonstrou interesse na parceria, inclusive viabilizando campo de estágio para os alunos da escola.

Com informação da Diretora Professora Josimar Saraiva.
Crisanto Teixeira – Historiador – Jornalista e Radialista.

MAGISTÉRIO: PISO DOS PROFESSORES DA REDE ESTADUAL SERÁ DE R$ 1.451,00


FORTALEZA - A Assembleia Legislativa aprovou em sessão desta quarta-feira (28) o Projeto de Lei do Governo do Estado que altera o piso do magistério e que garante o reajuste automático desse valor. Conforme a matéria, o valor do piso fica definido em R$ 1.451,00, atendendo a Lei Nacional do Piso do Magistério. Dessa maneira, nenhum professor da rede pública do Governo do Estado receberá vencimento baixo do valor definido pela Lei Nacional. A matéria prevê que o reajuste será retroativo ao mês de janeiro de 2012. Em fevereiro pasado, o Congresso Nacional aumentou o piso nacional do magistério de R$ 1.187,00 para R$ 1.451,00.  

Segundo dados da Secretaria da Educação (Seduc), serão beneficiados 6.894 professores que tinham vencimentos de 1.270,00 ( maior que o piso anterior, mas inferior ao piso definido pelo Congresso).  Dessa forma, o Governo do Estado garante que nenhum professor terá vencimento abaixo do piso, de acordo com a Lei Nacional. Além disso, o Governo do Estado, por meio da Secretaria da Educação, já iniciou o estudo para a implantação progressiva do regime que reserva 1/3 da carga horária do professor para as tarefas de planejamento, já a partir do segundo semestre de 2012 e seguirá  de forma escalonada até 2014.


Assessoria de Imprensa da Seduc
Jacqueline Cavalcante – jacquelinec@seduc.ce.gov.br 
85  3101-3972 ou 3957

DEPUTADO ARTICULA CRIAÇÃO DA FRENTE PARLAMENTAR DE COMBATE À TUBERCULOSE


BRASILIA - O deputado Antonio Brito (PTB-BA) disse nesta terça-feira que está colhendo assinaturas de apoio à criação da Frente Parlamentar de Combate à Tuberculose. O anúncio foi feito durante audiência pública da Comissão de Seguridade Social e Família. O objetivo do evento, que integrou a programação relativa ao Dia Mundial de Combate à Tuberculose (24 de março), foi dar visibilidade à doença como problema de saúde pública no Brasil.
A cada ano, 70 mil pessoas contraem tuberculose no País, o que provoca 4.300 mortes anualmente, ou seja, 12 por dia. Além disso, estima-se que 45 milhões de pessoas carreguem o bacilo de Koch, a bactéria que provoca a maioria dos casos de tuberculose.
A doença ataca principalmente os pulmões, mas pode ocorrer em outras partes do corpo, como ossos, rins e meninges – as membranas que envolvem o cérebro. Os principais sintomas são tosse por mais de três semanas, com ou sem catarro, acompanhada ou não por febre no fim do dia.
Abandono do tratamento
Antonio Brito destaca que um dos maiores problemas para o combate à doença é o abandono do tratamento pelo paciente antes de seis meses, em razão da melhora no estado de saúde.

“Com isso, o bacilo se torna resistente, acometendo outras pessoas nas quais a medicação já não fará efeito. É preocupante também o fato de a tuberculose ser a principal causa de morte das pessoas acometidas por HIV/aids", afirmou.
O tratamento da tubeculose é feito gratuitamente no Sistema Único de Saúde (SUS), onde o paciente também recebe os medicamentos, que devem ser tomados sem interrupção por seis meses.
Redução de casos
O secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Jarbas Barbosa, destacou, durante a audiência, que os casos de tuberculose vêm diminuindo nos últimos anos.

Apesar disso, segundo Jarbas Barbosa, ainda há muito a ser feito, uma vez que a tuberculose atinge principalmente uma faixa da população que muitas vezes não consegue acessar os serviços de saúde.
"Atualmente, a tuberculose está muito concentrada em algumas áreas e populações: nas periferias das grandes cidades, nas prisões, nas áreas indígenas e entre as pessoas que vivem em situação de rua. O esforço hoje é saber como chegar a essas populações mais vulneráveis", afirmou.
Acolhimento inadequado
O vice-presidente do Grupo de Apoio à Prevenção da Aids (Gapa) do Rio Grande do Sul, Carlos Alberto Duarte, já se tratou por duas vezes de tuberculose pelo SUS. Ele afirma que um dos motivos de a população abandonar o tratamento da tuberculose é a falta de acolhimento adequado por parte dos profissionais de saúde que lidam com os doentes.

O secretário-executivo do Fórum ONGs Tuberculose, Carlos Basília, alertou para o desconhecimento da população e até dos médicos sobre a tuberculose. Ele citou pesquisa segundo a qual 49% dos entrevistados desconhecia a doença e 70% dos médicos foram incapazes de citar os principais sintomas de doenças como a tuberculose, a doença de Chagas e a hanseníase. Por isso, de acordo com Carlos Basília, as campanhas de informação sobre a tuberculose são tão importantes.

quarta-feira, 28 de março de 2012

CRESCE O NÚMERO DE BENS DURÁVEIS NAS RESIDÊNCIAS CEARENSES



FORTALEZA – Com o passar dos anos a vida melhorou para os cearenses, o poder aquisitivo tem acrescido, os bens  duráveis nos domicílios é mais presente facilitando e dando um maior conforto. O número de bens duráveis na ultima década (2000/2010), superando a média do Nordeste e do Brasil. Conforme os dados demográficos no censo de 2010.

Com os programas de Luz para Todos, a Bolsa Família vem incentivando o cearense a gastar mais com o conforto, geladeira, máquina de lavar e rádio, por exemplo, apresentou crescimento, o mesmo vem acontecendo com a existência de motocicleta por residência do Ceará. Já a  presença de microcomputadores, bem como o acesso à internet, passou por incremento.

Os dados constam o Ipece/Informe nº 27, que tem como título “Análise da Evolução das Características dos Domicílios Cearenses em Termos da Existência de Bens Duráveis na Década de 2000”, que vai ser lançado e disponibilizado (www.ipece.ce.gov..br) nesta quinta-feira (29), às 10 horas, pelo Instituto. O novo trabalho do Ipece foi realizado com base nos dados do Censo Demográfico 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Assessoria de Imprensa do Ipece
Pádua Martins ( padua.martins@ipece.ce.gov.br / 85 3101.3508)
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...