Pages

sábado, 14 de janeiro de 2012

QUIXADÁ RECEBE NÚMERO RECORDE DE PROFETAS NO 16° ENCONTRO


Os Profetas atento ouvindo as previsões dos colegas - Fotos Cleumio Pinto 


Quixadá – Cidade situada a 158km da Capital Cearense, recebe mais uma vez a maior concentração de profetas já vista reunidos em um só lugar. Os Profetas da Chuva como são conhecidos os homens e mulheres em sua grande maioria da zona rural que elaboram previsões de tempo e clima, baseados em observações das mudanças da natureza. Alguns profetas de baseiam em sonhos, em rituais religiosos que se misturam com crenças indígenas ou outras formas de conhecimento. As previsões em geral são produzidas antes e durante a estação chuvosa, que ocorre em diferentes momentos para cada região do sertão semiárido. As práticas, as observações na natureza e conhecimentos empíricos envolvidos nessas previsões são, em geral, de natureza oral, e costumam ser transmitidos de geração a geração dentro do meio familiar, ainda que alguns dos profetas afirmem ter desenvolvido suas técnicas de previsão a partir de sua própria experiência com a natureza.

Profetas de várias cidades do Ceará presentes 

Neste ano, o Décimo Sexto evento realizado nas proximidades do centenário Açude do Cedro, trazendo os profetas para seu habitar e assim terem como demonstrar suas experiências mais próximo do que conseguem no seu dia a dia no campo. Com a presença de 40 profetas, o número recorde desde quando se iniciou este encontro em 1997. Várias cidades além de Quixadá estiveram representadas por seus profetas, Quixeramobim, Ibaretama, Banabuiú, Choró, Itatira, Morada Nova, Limoeiro do Norte, Monsenhor Tabosa, Piquet Carneiro entre outras.

A fidelidade dos profetas que ficam na expectativa do encontro, os meios de comunicação que cobrem o evento, as autoridades e pessoas que tem a curiosidade de conhecer os profetas e como eles diagnosticam a chegada da chuva. O Engenheiro Químico Elder Cortez um dos idealizadores deste evento afirmou que cerca de 88% das previsões do ultimo encontro em 2011 foram corretas, técnicos de centros de observação costumam acompanhar o encontro e ficam admirados da forma como homens e mulheres sem estudo consegue dar uma previsão tão precisa só com a experiência adquirida no campo.

João Soares entrega aparelho de pulvímetro para o profeta José Augusto  

João Soares – Presidente Instituto de  Pesquisa de Violas e Poesia Cultural Popular do Sertão Central, com grande dificuldade estamos realizando 16° Encontro, apesar de ter uma repercussão muito grande não temos apoio só os amigos que ajudam para um evento de porte internacional e  que traz um conhecimento cultural do homem do campo muito grande.

Gerente da CEF e Cristiano Goes

Cristiano Goes (Ematerce) – O resgate da Cultura Popular que ano após ano vem tendo uma credibilidade maior, os técnicos e estudiosos estão aceitando inclusive o diagnostico pluviômetro dos profetas  que trazem através da experiência e vão perpetuando suas previsões mostrando que o homem do campo apenas com a natureza ao seu redor consegue prever o inverno e prepara o campo para se plantar. O grande gol de placa foi trazer este evento para o Cedro onde os agricultores sentem-se mais em casa.

José Maria Pimenta, Presidente da EMATERCE

José Maria Pimenta (Ematerce)  – É o povo movido pela sua Cultura, o homem da caatinga que traz uma tradição milenar,  com a chegada de novas tecnologias e até escola para ensinar como prever a chegada da chuva não permite que técnicos traga a morte desta tradição de se ouvir estes trabalhadores do campo . Em 16 anos nunca perdeu um só e acredita fielmente nas previsões dos agricultores.

Aldênio Morais - Secretário de Agricultura de Quixadá esteve representando o Prefeito Municipal Rômulo Carneiro, Quixadá hoje é detentora de uma das maiores riquezas da Cultura Popular, este evento que acontece anualmente e agora nas margens do Açude Centenário do Cedro, tem o reconhecimento de todos e esperamos que seja um patrimônio cultural do Brasil.

Comitiva da cidade de Itatira com um dos idealizadores do encontro João Soares 

Raimundo Lino de Itatira prevê a quadra chuvosa através dos astros, no mês de Setembro, os cinco primeiros dias forem quentes no ano seguinte não tem inverno. Para este ano a previsão do Sr. Raimundo Lino é de que será um bom inverno a partir de Março. Já José Augusto tem sua experiência através da observação das arvores se for uma boa florada será bom de chuva, para este ano o profeta que também é de Itatira prevê um bom inverno, porém chegará mais tarde. A cidade de Itatira sempre vem participando do evento, a Secretária de Agricultura e Recursos Hídricos, Claudia Guerra, representando o Prefeito veio com uma delegação de 18 pessoas entre técnicos e agricultores vieram cinco profetas, para a três deles pela primeira vez conseguiram ver a amplitude do encontro onde troca-se experiências com outros agricultores.

Américo Barreiro com a previsão através dos cupins - Foto Cleumio Pinto 
Américo Barrero através do Cupinzeiro ele determina a sua experiência, e conforme sua previsão será de bom inverno neste ano. Entre outros profetas que encontraram na natureza do campo a sua forma de explicar o inverno que tanto gera expectativa nos agricultores,  muitos ficam aguardando o diagnóstico dos profetas para começarem a preparação da terra e assim trabalharem com mais tranquilidade.

Radialista Wanderley Barbosa com os radialistas e repórteres recebendo a comenda  

A imprensa teve seu papel muito importante, como sempre mostrando que estes profetas representam um verdadeiro  documento vivo para nossa cultura popular e que nos próximos eventos tenha um apoio maior do governo. Vários pessoas foram homenageadas, o radialista Wanderley Barbosa um dos agraciados que aproveitou os companheiros de imprensa e convidou para junto com ele receber esta comenda, dividiu com os colegas presente a satisfação da homenagem.

MATÉRIA 
CLEUMIO PINTO


PROJETO PREVÊ ISENÇÃO DE IR SOBRE REMUNERAÇÃO DE PROFESSORES



Está em análise na Câmara o Projeto de Lei 2607/11, do deputado Felipe Bornier (PSD-RJ), que concede isenção do Imposto de Renda da Pessoa Física sobre a remuneração de professores. Pela proposta, para ser beneficiado, o profissional precisa estar em efetivo exercício na rede pública de educação infantil, fundamental, média e superior.
O autor do projeto entende que cabe ao poder público criar mecanismos que incentivem o maior número possível de pessoas a exercer o magistério. “Ao longo dos anos, percebemos o quanto o professor tem sido sacrificado, não só no aspecto salarial, como também na tributação de seus ganhos. Educar é uma arte. Mas também é um trabalho de grande impacto social, com repercussão no desenvolvimento do País”, argumenta.
Administração pública
O deputado cita como exemplo da importância da carreira o fato de que muitos juízes, legisladores e altos funcionários da administração pública já foram professores e usam a experiência adquirida na relação com os alunos para o desempenho de suas funções públicas.
“O magistério já é, por si mesmo, sacrificante, exigindo dedicação absoluta de quem o exerce. É justo que se dê aos profissionais dessa área um tratamento condigno”, avalia Bornier.

FONTE:

quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

CAS DEVE DISCUTIR APLICAÇÃO DE EXAMES PARA CONCESSÃO DE REGISTRO PROFISSIONAL


Plenário do Senado Federal - Foto: Rose Brasil - ABr

Projeto de lei que permite aos conselhos profissionais realizar exame de proficiência como condição para a concessão do registro (PLS 152/2011) aguarda votação na Comissão de Assuntos Sociais (CAS). A proposta, do senador João Durval (PDT-BA), receberá decisão terminativa da comissão.
De acordo com a proposta, os conselhos de fiscalização do exercício de profissões regulamentadas são autorizados a realizar exames de proficiência para medir conhecimentos técnicos mínimos necessários à concessão do registro profissional.
Ao justificar o projeto, João Durval ressaltou que, apesar de os exames de proficiência servirem para comprovar a capacidade do profissional, sua instituição pelos conselhos é contestada na Justiça com a alegação de ausência de previsão legal. Assim, a proposta supriria lacuna na legislação, para permitir que os conselhos, se considerarem necessário, realizem os exames.
O projeto recebeu parecer pela sua rejeição, do senador João Vicente Claudino (PTB-PI), na Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE). Na CAS, a matéria ainda aguarda parecer do senador Paulo Paim (PT-RS).
De acordo com o relatório em exame na CAS, a proposta poderá criar dificuldades, ao afrontar o princípio constitucional do livre exercício profissional. Para o relator na CE, é um "equívoco" desconsiderar a qualificação obtida durante os estudos de nível superior. A realização de exames, na visão do senador João Vicente, não apenas ameniza o dever do Estado em relação à oferta de ensino de qualidade, como estimula a formação negligente e a proliferação de cursos preparatórios.
"A nosso ver, a mera expectativa de desempenho nesse tipo de prova não implica melhoria na formação profissional. Ao contrário, ao desencadear uma mudança de foco na formação, negligenciada para ceder lugar à preparação específica para os exames, esse tipo de exame pode fazer florescer um novo mercado, o de cursos preparatórios", observou João Vicente Claudino.
O senador, em seu relatório, sugeriu que os conselhos realizem testes em âmbito interno, com adesão voluntária dos profissionais, e distribuam um selo de qualidade aos que consigam demonstrar desempenho apropriado. Essa medida, ressaltou, não encontra impedimento legal.
FONTE:
AGÊNCIA SENADO

PREFEITO DECRETA LUTO OFICIAL PELA MORTE DO SECRETÁRIO JEAN SILVA


Secretário Jean Silva entrega o troféu de campeão ao atleta Nem, da Equipe do Primavera - Foto: Liga Quixadaense de Desportos 

É com extremo pesar, que a Prefeitura Municipal de Quixadá, comunica o falecimento do Secretário Municipal de Participação Popular, Esporte e Juventude, José Jean da Silva Pereira,  no último dia 12 de Janeiro de 2012.

Há três anos, Jean Silva estava à frente da Secretaria Municipal de Esporte, e também era suplente de vereador licenciado. O Prefeito Municipal de Quixadá, Rômulo Nepomuceno Bezerra Carneiro, através do decreto de N° 120102/2012, institui por um período de três dias, luto oficial em todo município. O Prefeito também comunica, que todos os eventos e solenidades oficiais municipais, desta, e da próxima semana, estão cancelados. O velório acontecerá no Polo do Bairro Campo Novo, bairro do coração de Jean. 

Lamentamos o ocorrido e oferecemos aos familiares e amigos nossas condolências, bem como nossos mais estimados préstimos.

FONTE:
Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Quixadá

SECRETÁRIO DE ESPORTE E JUVENTUDE DE QUIXADÁ É ASSASSINADO APÓS DISCUSSÃO


Levantamentos apontam, que, o crime por ter sido por questão financeira.
Foto: Blog do Diário do Nordeste
A violência na cidade de Quixadá, no Sertão Central cearense, continua sem limite, na tarde desta quinta-feira, 12, foi assassinado com cinco tiros de arma de fogo o vereador licenciado e atual Secretário Municipal de Esportes e Juventude, José Jean da Silva Pereira, 34 anos. Levantamentos apontam que o crime ocorreu após uma discussão banal entre a vítima e o acusado, mas polícia quer saber o verdadeiro motivo que levou o assassino a disparar com tanta brutalidade no político que era bastante querido no município.
De acordo com o Inspetor Civil Marcelo Lima, lotado na Delegacia Regional de Polícia Civil em Quixadá, o acusado do crime trata-se do motaxista Francisco Reginaldo Feitosa Sousa, 39 anos, mora no Campo Novo, mesmo bairro onde a vítima residia. Eles eram amigos, mas meses atrás haviam discutido, sendo que recentemente a amizade tinha sido reatada.
Jean Silva era filiado ao Partido Verde, antes de entrar na política ganhava a vida como vendedor ambulante (galego). Pelo seu carisma e por ser um líder em seu bairro, conseguiu mesmo sem gastar muito dinheiro entrar em uma das vagas na Câmara Municipal, foi convidado pelo prefeito Rômulo Carneiro para assumir a Secretária de Esportes e Juventude em 2009.
O Secretário saia de uma reunião em um apartamento na Avenida José Caetano, quando o acusado abordou o político, uma discursão iniciou, momento que o acusado sacou da arma, o secretário correu cerca de 100 metros, mas foi atingido por cinco tiros e morreu em um terreno baldio na Travessa José Caetano, no bairro da Rodoviária. Pelas circunstancias do crime, o acusado queria alguma coisa, pois sabia onde o político estava naquele momento. Tudo indica ainda que houve premeditação por parte do acusado que foi armado para possivelmente fazer uma cobrança.
Após o crime, curiosos foram ao local e mais uma vez dificultaram o trabalho da Polícia e do perito. Foi preciso à polícia agir com rigor para que o povo deixasse o rabecão do Instinto Medico legal –IML se aproximar do corpo, que foi levado para necrópsia em Quixeramobim. 
De acordo com o Comandante do 11ª Batalhão Provisório da Polícia militar de Quixadá, Tenente-Coronel Edvar Azevedo Rocha, o acusado está foragido, mas está acontecendo diligencias com objetivo de prender o assassino. Este é o segundo crime com armas de fogo na semana e o terceiro do ano em Quixadá. Sendo o oitavo na circunscrição do batalhão.
As investigações serão comandadas pelos Delegados Dr. Marcos Sandro de Lira, Títular da Delegacia Regional e pelo Delegado Leonardo Ferreira, plantonista.

FONTE:
REVISTA CENTRAL

quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

XVI ENCONTRO DOS PROFETAS POPULARES DA CHUVA


O evento acontecerá no próximo dia 14 de janeiro, das 8h as 12h, na ACOCECE - Associação dos Criadores de Ovinos e Caprinos do Estado do Ceará.



Em 2012 a atividade será realizada pela Prefeitura Municipal de Quixadá em parceria com o Instituto de Pesquisa e Viola Cultura do Sertão Central, e patrocinado pela Petrobras e Banco do Nordeste.


O Encontro dos Profetas da Chuva, evento que já se tornou uma tradição em nosso município, em 2012 será sua XXI edição. Sempre no inicio de cada ano e as vésperas da quadra invernosa, o evento tem desde sua gênese, o encontro de personagem que tem a vida ligada ao campo, a agricultura e a pecuária, dentre estes, destacam-se os famosos profetas populares, que neste encontro faz uma leitura tradicional das mais variadas formas de contemplar e entender a natureza.



Além dos profetas populares, o encontro reúne pessoas que representam os vários segmentos da sociedade e da economia, comerciantes, estudantes, servidores públicos, professores, produtores rurais, pesquisadores, técnicos das mais variadas áreas, entre outros, que param naquela manhã para ouvirem e apreciarem as profecias relatadas pelos profetas populares.



Os profetas populares, fazem uma leitura comparativa e decifram os fenômenos da natureza, com muita sabedoria, o que na maioria de suas falas, se concretizam, a prospecção de futuro e anúncio das chuvas se confirmam, e no momento é relatado as profecias do ano anterior. 



O evento aglomera pessoas de todos os lugares do nordeste e Brasil, pesquisadores internacionais, mídias televisivas, escritas e radiofônicas, nacionais e regionais, assim como instituições ligadas a economia. Como Petrobras e BNB que também patrocinam o evento.



Para o prefeito de Quixadá, Rômulo Carneiro, o encontro se tornou marco importante na tradição e no comportamento do sertanejo. “A partir deste momento, muitos se preparam para o cultivo e plantio da terra, aquecendo a economia nordestina, e valorizando o comercio, haja vista que há um aumento na demanda com o advento da quadra chuvosa”.



Segundo os organizadores, o Empresário João Soares, e o Historiador Osmundo Costa, neste ano teremos uma expectativa de público de aproximadamente mil pessoas.

FONTE:
PREFEITURA MUNICIPAL DE QUIXADÁ 

APOSENTADO QUE RETORNAR AO TRABALHO PODERÁ TER MAIS BENEFÍCIOS


A Câmara analisa o Projeto de Lei 2567/11, do Senado, que concede novos direitos aos aposentados que permanecerem ou voltarem ao trabalho em atividades regidas pelo Regime Geral da Previdência Social.
Pela proposta, esses profissionais passarão a desfrutar de benefícios que deixaram de receber em razão da aposentadoria. Assim, eles voltarão a receber o auxílio-doença, o auxílio-acidente e o apoio do serviço social. Atualmente, os aposentados que continuam trabalhando têm direito apenas ao salário-família e à reabilitação profissional.
Segundo o autor da proposta, senador Rodrigo Rollemberg (PSB-DF), os aposentados que trabalham sofrem discriminação com as atuais restrições. “Eles contribuem como os demais trabalhadores, mas não recebem dois dos auxílios de que mais precisam, já que em função da idade estão mais predispostos a doenças e acidentes”, afirma.
FONTE:

ÁGUAS RESIDUAIS SÃO TRANSFORMADAS EM PAPEL COM MÉTODO ISRAELENSE


Utilizar as águas residuais de zonas residenciais para produzir papel é o principal objetivo de um novo método desenvolvido em Israel.


A novidade criada pelo médico Rafi Aharom, da região de Tzur Yigal, contribui com o meio ambiente e ajuda a baratear o preço da água e do papel.

O responsável pela criação garante que o processo utiliza um recurso inovador de aproveitamento do material sólido, que é retido nos filtros das plantas urbanas de reciclagem e que são ricos em celulose. “Da mesma forma que fazemos com o plástico, não há nenhuma razão para não fazer essa reciclagem”, destacou Aharom ao jornal Yedioth Ahronoth.
Ele explicou que 99,9% das águas que saem das casas são compostas por material líquido, sendo que apenas 0,1% pode ser considerada matéria sólida. Para o especialista, esse pequeno percentual é muito aproveitável porque contém celulose proveniente de alimentos, além de papel higiênico.

O método reduz pela metade o material sólido e, por isso, a unidade de reciclagem precisa de menos eletricidade e produtos químicos para descontaminar a água, o que significa economia para os consumidores.

Depois de serem secos e purificados, os restos podem ser vendidos para empresas de papel a um preço inferior ao do papel reciclado comum. O sistema já foi instalado no Sul de Israel, lugar onde existem grandes quantidades de celulose.

* Com informações da EFE.
** Publicado originalmente no site EcoD.
(EcoD)

FONTE:
CIFLORESTAS

PROJETO QUALIFICA E CONCEDE AUXILIO FINANCEIRO A JOVENS ARTISTAS E ATLETAS



A Câmara analisa projeto que prevê a criação do Projovem Artista e do Projovem Atleta com o objetivo de qualificar jovens nas duas áreas. Pela proposta (Projeto de Lei 2523/11), do deputado Valadares Filho (PSB-SE), o Projovem Artista atenderá a jovens com idades entre 18 e 29 anos, que tenham concluído ao menos o ensino fundamental. O projeto prevê a qualificação artística do jovem por meio da participação em cursos ministrados por entidades reconhecidas. Já o Projovem Atleta atenderá a jovens com idades entre 18 e 29 anos, que tenham concluído ao menos o ensino fundamental, e visa à qualificação atlética do beneficiário, mediante a participação em atividade esportiva.
O projeto altera a lei do Programa Nacional de Inclusão de Jovens (Lei 11.692/08), que criou o Projovem destinado a outras parcelas da população entre 18 e 29 anos, como o trabalhador e o que vive no campo. O texto proposto por Valadares Filho inclui entre os beneficiários do programa os artistas e atletas e autoriza a União a lhes conceder auxílio financeiro de R$ 200 mensais. Os recursos serão provenientes do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), segundo estabelece a proposta.
Arte elitizada
De acordo com o autor, a formação dos dois segmentos abarcados pelo projeto, artistas e atletas, é bastante carente de aporte de recursos. “A arte tem sido vista como algo de elite. E só aqueles bem aquinhoados de recursos podem dispor das condições materiais e afetivas para desenvolver-se como artistas”, observa o deputado, lembrando que os recursos são necessários para o pagamento de conservatórios e academias e para a compra de material.

Já em relação ao esporte, Valadares Filho ressalta que o atleta precisa de recursos para se alimentar e se deslocar, além da aquisição de vestuário e de equipamentos pessoais. “A participação em atividades esportivas é também altamente socializante, não apenas para os que participam de equipes, pois mesmo os atletas de carreiras individuais estão sempre envolvidos em competições”, ressalta ainda o autor. “Na disciplina e no respeito aos valores sociais reside outro fator de incentivo”, acrescenta o deputado.
FONTE:

ENCANTA QUIXADÁ, ABRE PROGRAMAÇÃO DO ENCONTRO DOS PROFETAS


A atividade cultural acontecerá a partir das 19h da sexta-feira, 13, na sede da Fundação Cultural (Praça da Cultura).

Foto: Edgardo Morais
Com um jeito simples, mas o coração e a mente fervilhando de versos e poesias baseados na sua grande maioria em fatos do cotidiano da sociedade. Sim, estamos falando dos violeiros e repentistas imortalizados na cultura popular nordestina, que pelo sexto ano consecutivo, se encontrarão no Encanta Quixadá, em um evento produzido pelo Instituto de Pesquisa de Viola e Poesia Cultural Popular do Sertão Central, e com total apoio da Prefeitura Municipal de Quixadá, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo e Fundação Cultural. 

Como forma de recepcionar os artistas visitantes, os violeiros da Terra dos Monólitos se revezarão em duplas nas sete apresentações previstas para a noite. 

Na opinião do presidente do Instituto, Sr. João Soares, o evento "contempla a participação efetiva dos artistas locais em um encontro direto com as famílias quixadaenses, ao mesmo tempo em que valoriza e incentiva a prática musical". 

O presidente da Fundação Cultural, Henrique Rabelo, reafirmou o compromisso da gestão com o evento. “O espaço do Centro Cultural Rachel de Queiroz estará sempre de portas abertas para todas as manifestações culturais”, ressaltou.

No sábado, 14, os violeiros e a população tem encontro marcado com as profecias populares das chuvas, no XVI Encontro dos Profetas Populares da Chuva, que em 2012 excepcionalmente acontecerá na sede da ACOCECE - Associação dos Criadores de Ovinos e Caprinos do Estado do Ceará, próximo ao complexo universitário na estrada de acesso ao Açude Cedro. A organização do evento disponibilizará transportes saindo da Praça da Cultura, no Centro da Cidade.

FONTE:
PREFEITURA MUNICIPAL DE QUIXADÁ 

PORTO ITAPOÁ É O TERMINAL MAIS ÁGIL E EFICIENTE DO BRASIL




Seguindo um ritmo surpreendente nesta última semana, o Porto Itapoá registrou no sábado, dia 31, a incrível marca de 136 MPH (movimentos por hora) na operação do navio Santa Rita, do armador Hamburg Sud.

Há uma semana, na operação do navio Leblon, o Terminal já havia registrado 130 MPH, e no dia 27, no Cap San Lorenzo, chegou a 128 MPH.

O índice alcançado em Itapoá é o recorde de movimentação de contêineres na América do Sul, posicionando o mais novo Porto brasileiro como o mais ágil e eficiente do continente.

Patrício Junior, Superintendente do Porto Itapoá, confirma a rápida evolução do Terminal. "Para todos nos aqui de Itapoá, este índice mostra como uma empresa consolidada e focada em resultados pode contribuir para o cenário logístico brasileiro. Em sete meses de operação já somos o Terminal mais eficiente da América do Sul, e o mais importante é o fato de alcançarmos este resultado sem nenhum acidente com nossos colaboradores e nenhum contratempo operacional. Fechamos o ano com chave de ouro", finaliza o Superintendente.

Movimentos por Hora - MPH

Este índice e utilizado no meio portuário para medir a produtividade dos terminais. Quanto maior o índice de MPH, mais rápido acontece a operação e menos custo é gerado para armadores, exportadores e importadores.

A agilidade de um Terminal é um de seus principais diferenciais competitivos. Ainda mais em tempos de gigantescos gargalos de infraestrutura enfrentados pelo Brasil nas últimas duas décadas, aumentando significativamente o Custo Brasil no mercado internacional.

Para o Gerente de Operações do Porto Itapoá, Sergni Rosa, que já atuou em alguns dos principais portos do Brasil, além de prestar serviços de consultoria de sistemas operacionais em diversos terminais do mundo, "esta marca de 136 MPH só pode ser alcançada por Terminais modernos, com equipamentos e sistemas operacionais de última geração, como é o caso do Porto Itapoá".  (Com Informações da Assessoria de Imprensa)

FONTE:
NEWSCOMEX

KODAK ANUNCIA CÂMERA CAPAZ DE COMPARTILHAR IMAGENS NA INTERNET


Com um simples botão, a Easyshre envia suas fotos para o Flickr e Facebook

Imagem de Divulgação

Mesmo com os rumores de que a Kodak está prestes a declarar falência, a empresa anunciou uma novidade bastante interessante durante a CES 2012. A câmera wireless Kodak Easyshare M750 foi desenvolvida, como o nome sugere, para facilitar o compartilhamento das fotografias que você tira.

Para isso, a câmera dispõe de um botão “Share” (compartilhar), a partir do qual o fotógrafo poderá facilmente realizar o upload de suas imagens e vídeos para diversos serviços e redes sociais como o Flickr, Facebook, Kodak Gallery, YouTube ou para o seu email.

Caso você esteja longe de uma conexão Wi-Fi, a Kodak desenvolveu um aplicativo para Android e iOS que utiliza a conexão 3G ou 4G dos telefones para transferir as imagens. Além disso, o aplicativo também oferece opções para facilitar a transferência, como o redimensionamento de imagens.

Enquanto a empresa não informou uma data de lançamento, a Easyshare deve custar US$ 169 (cerca de R$ 300) quando chegar aos Estados Unidos. Mais detalhes técnicos a seu respeito podem ser encontrados logo abaixo:
  • 16 megapixels
  • Lente ótica Retinar HD 5X
  • Grava vídeos HD em até 720p a 30 fps
  • Conexão wireless
  • Disponível nas cores prata, azul-petróleo e vermelha
FONTE:
TECMUNDO 

SUS VAI BANCAR A TROCA DE PRÓTESES DE SEIO ROMPIDAS DAS MARCAS PIP E ROFIL


Brasília – O Sistema Único de Saúde (SUS) irá bancar a troca de próteses de silicone de seios que estejam rompidas de mulheres com implantes das marcas francesa Poly Implant Protheses (PIP) e da holandesa Rofil. Serão atendidas pacientes que fizeram o implante para uma reconstrução mamária ou por fim estético nas redes pública ou particular.

O Ministério da Saúde já havia informado que o atendimento estava garantido para as pacientes com problemas nos implantes desde que não fosse por motivos estéticos. A rede pública faz cirurgias de implantes de silicone nos seios somente para reparação.

A determinação é da presidenta Dilma Rousseff, segundo o diretor-presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Dirceu Barbano.

“A partir do momento que se identifica a ruptura do implante, é entendida como uma cirurgia reparadora. O SUS ampara e vai amparar as mulheres independentemente da origem da prótese”, disse Barbano, após reunião com representantes dos cirurgiões plásticos e mastologistas.

A rede pública irá financiar a retirada da prótese e também a colocação de outra, conforme Barbano. Estima-se que 12,5 mil brasileiras usam implantes da PIP e 7 mil da Rofil. As duas empresas usaram silicone industrial, não indicado para próteses de seio. O produto aumenta o risco de ruptura do implante ou vazamento o que provoca inflamação da mama ou outros problemas de saúde.

De acordo com Barbano, 39 mulheres enviaram queixas a Anvisa de ruptura da prótese da PIP desde abril de 2010. Elas relataram dores e deformidade no implantes e, após exames, foi constatada a ruptura. As usuárias, segundo o diretor, já fizeram a troca do implante.

A Anvisa e os médicos farão um rastreamento das pacientes para chamá-las para uma avaliação clínica. Ainda hoje, deve ser divulgado um protocolo e uma lista de quais exames as pacientes devem fazer e os serviços de saúde públicos a serem procurados.

A agência reguladora mantém a posição que o implante deve ser removido somente em caso de ruptura ou risco aparente e descarta uma retirada preventiva, como foi recomendada pelo governo francês e a Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética.

FONTE:
AGÊNCIA BRASIL

CINEMA FAZ PARTE DA PROGRAMAÇÃO DE FÉRIAS EM QUIXADÁ


O Cine Clube Mestre Adolfo inicia na quarta-feira, 10, a programação de férias da sala pública de cinema localizada na sede da Fundação Cultural, na Praça do Chalé.



As sessões gratuitas começam sempre a partir das 19h com filmes que contemplam adultos, jovens e crianças. 


Programação: 



Quarta-feira (11/12) 



Cilada.com 



Classificação 16 anos.



Sinopse: Bruno (Bruno Mazzeo) foi flagrado traindo sua namorada (Fernanda Paes Leme) durante uma festa de casamento e levou um pé na bunda. Por vingança, ela publicou na internet um vídeo seu transando com ele, que pagou o maior mico por causa de uma ejaculação precoce. As imagens viram um sucesso e Bruno uma celebridade, só que da pior forma possível. Agora, sua única saída é tentar provar para todo mundo



que é bom de cama. Ele passa a recorrer a antigas namoradas, no intuito de registrar declarações delas em vídeo, ao mesmo tempo em que tenta encontrar novas parceiras. Paralelamente, Bruno tenta conseguir o perdão de Fernanda.



Quinta-feira (12/12)



CHE II A Guerrilha 



Classificação 16 anos.



Sinopse: Após a Revolução Cubana, Ernesto "Che" Guevara (Benicio Del Toro) está no auge de sua popularidade e poder. Até que, repentinamente, desapareceu. Che ressurge incógnito na Bolívia, onde organiza um pequeno grupo de cubanos e bolivianos para dar início à grande revolução latino-americana.



Sexta-feira (13/12)



RIO 



Classificação Livre



Sinopse: Blu (Jesse Eisenberg) é uma arara azul que nasceu no Rio de Janeiro mas, capturada na floresta, foi parar na fria Minnesota, nos Estados Unidos. Lá é criada por Linda (Leslie Mann), com quem tem um forte laço afetivo. Um dia, Túlio (Rodrigo Santoro) entra na vida de ambos. Ornitólogo, ele diz que Blu é o último macho da espécie e deseja que ele acasale com a única fêmea viva, que está no Rio de Janeiro. Linda e Blu partem para a cidade maravilhosa, onde conhecem Jade (Anne Hathaway). Só que ela é um espírito livre e detesta ficar engaiolada, batendo de frente com Blu logo que o conhece. Quando o casalé capturado por uma quadrilha de venda de aves raras, eles ficam presos por uma corrente na pata. É quando precisam unir forças para escapar do cativeiro.



Contato: [88] 3414-4605


FONTE:
PREFEITURA MUNICIPAL DE QUIXADÁ

MÚSICA GOSPEL É RECONHECIDA COMO MANIFESTAÇÃO CULTURAL




Brasília - A partir de ontem (10), a música religiosa (gospel) é considerada manifestação cultural de acordo com lei sancionada pela presidenta Dilma Rousseff e publicada no Diário Oficial da União.

Com isso, cantores gospel e promotores de eventos com esse tipo de música poderão receber os benefícios da Lei Rouanet, de incentivo à cultura. No entanto, para receber os benefícios da lei, os eventos não podem ser promovidos pelas igrejas.

A canção gospel agora é também um gênero musical oficial, como samba, rock, ou sertanejo.  Agora os cantores, padres, pastores, grupos, evangélicos e católicos que entoam estes cânticos e hinos de louvor cristão poderão ser contratados como artistas.


FONTE:
AGÊNCIA BRASIL

INADIMPLÊNCIA DO CONSUMIDOR BRASILEIRO SOBE 21,5% EM 2011



São Paulo - A inadimplência do consumidor brasileiro no ano passado foi 21,5% maior do que em 2010, segundo a empresa de consultoria Serasa Experian. Esta foi a maior elevação anual verificada desde 2002, quando houve um crescimento de 24,7% ante 2001.

O valor médio dos débitos não bancários, como cartões de crédito, financeiras e lojas em geral, apresentou uma queda de 17,3% em 2011 ante 2010, passando de R$ 387,55 para R$ 320,63. As dívidas com bancos tiveram redução de 0,7% e ficaram em R$ 1.302,12, valor ligeiramente abaixo dos R$ 1.311,71 registrados no ano anterior.

Já os títulos protestados e cheques sem fundos fizeram o movimento contrário e apresentaram elevação em seus valores médios de um ano para o outro, com altas de 16% e 8,4% respectivamente. Os protestos subiram de R$ 1.183,50 para R$ 1.372,86 e os cheques passaram de R$ 1.254,44 para R$ 1.359,19.

No comparativo mensal, o número de pessoas que não honraram suas dívidas caiu 2,5% em dezembro ante novembro. Se considerado o mesmo mês do ano anterior, o indicador apresentou alta de 13,1%.

Segundo os economistas da Serasa, o aumento da inflação reduziu o rendimento do trabalhador e os juros ainda elevados afetaram a capacidade de pagamento do consumidor diante de um endividamento crescente em 2011. Eles destacam que o acumulo de dívidas, de médio e longo prazos, vem desde 2010, ano em que as condições de crédito e do orçamento do consumidor foram mais favoráveis do que em 2011.

FONTE:
AGÊNCIA BRASIL
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...