Pages

sábado, 26 de novembro de 2011

PREFEITURA INICIA DECORAÇÃO NATALINA


Uma das novidades será a implementação do presépio natalino na casinha dos aposentados e a casa do Papai Noel, na Praça José de Barros.

Árvore de Natal na Praça José de Barros
Durante os próximos dias, profissionais se empenham na realização da ornamentação em pontos estratégicos do município. Este ano além das Praças José de Barros e da Cultura o Centro Cultural Rachel de Queiroz, Museu Histórico Jacinto de Sousa, Chalé da Pedra e Centro Administrativo e Financeiro ganharão decoração especial. Os trabalhos se iniciaram na segunda-feira (21/11). Na Praça José de Barros soldadores e metalúrgicos montam a estrutura da árvore de natal de aproximadamente 15 metros, a fase seguinte fica por conta de eletricistas e decoradores, que darão o toque final na decoração, prevista para estar pronta entre os dias 4 e 5 de dezembro, incluindo o tradicional símbolo natalino da Pedra do Cruzeiro.

Todos os trabalhos são realizados por profissionais experientes contratados pela empresa Cargo Locações e Serviços, e acompanhados de perto pela primeira-dama do município, Cristina Almeida. 

Para Cristina o momento é de reflexão e de renovação da fé em Cristo. “Estamos preparando uma grande confraternização para as famílias quixadaenses, com uma programação que visitará todos os bairros e distritos, levando a verdadeira mensagem do Natal, com renovação da esperança, realização de sonhos e incentivo a prática de novas atitudes, mas sempre com o olhar para o próximo, sem esquecer-se dos ensinamentos de Deus”, ressaltou. 

A expectativa é que a decoração supere a dos últimos dois anos. O prefeito Rômulo Carneiro lembrou que “A decoração, as luzes, todo esse brilho tem um único objetivo, a valorização da fé em Cristo e a celebração do dom da vida”, afirmou. 

Em breve programação completa do natal 2011 realizado pela Prefeitura Municipal de Quixadá.

FONTE:
PREFEITURA MUNICIPAL DE QUIXADÁ  

TORCIDAS ORGANIZADAS


Torcida organizada não é sinônimo de violência e sim de organização e torcer verdadeiramente pelo seu time
Torcida Flamenguista: A maior do Brasil
Torcida Flamenguista, uma das maiores do Brasil
Há poucos anos, a simples menção ao termo “torcida organizada” remetia automaticamente ao sentido de violência. O que a maioria das pessoas desconhece é o fato de que a primeira torcida organizada no Brasil foi feminina. Exatamente: No início das atuações do Atlético Mineiro, as mulheres iam aos estádios com bandeirinhas uniformizadas para acompanhar seus maridos. É obvio que nessa época a violência nem passava perto do estádio, o que significa que torcida organizada não é e não deve ser sinônimo de violência.

Aos poucos, torcedores passaram a agrupar, no sentido de organizar as torcidas para acompanharem seus times nos estádios. A primeira manifestação desse tipo – a exceção das mulheres portadoras de bandeirinhas – corresponde ao São Paulo Futebol Clube, em 1939. Logo em seguida, o Internacional, no Rio Grande do Sul, e o Fluminense, no Rio de Janeiro, também adotaram esse modelo.

Nesse sentido, nos moldes mais recentes, torcida organizada é definida como um grupo de torcedores que acompanham constantemente os times durante suas partidas no estádio, e se vestem e se comportam de maneira coletiva. É bastante óbvio que, inserido em universo capitalista e comportando um grande número de torcedores, os times e as associações responsáveis pelas torcidas organizadas passaram a comercializar produtos referentes aos times a um alto custo, fato que torna a massa das torcidas organizadas um meio altamente lucrativo.

Mas foi na década de 90 do século XX que as torcidas atuaram em episódios de extrema violência coletiva: casos de mortes eram constantemente relatados após os términos das partidas, quando as torcidas se encontravam. Ainda que muitas pessoas acreditassem que esse fosse um problema restrito às grandes cidades brasileiras, os hooligans, na Inglaterra, são um excelente exemplo de que o fanatismo esportivo está longe de ser característica tipicamente brasileira.

Em todo caso, brasileira ou não, a violência precisava ser combatida com políticas eficientes para esse propósito. E foi. O medo de ir ao estádio, nas grandes cidades, ainda ronda a maioria das pessoas. Porém, as organizadoras dos campeonatos têm oferecido melhores condições estruturais para os torcedores, além de incorporar iniciativas em conjunto com a Polícia Militar, para assegurar a entrada e saída dos torcedores. Fato que têm apresentado melhorias consideráveis na organização dos estádios e que, por consequência, permite maior segurança para os torcedores acompanharem os seus times de perto.

Por Paula Rondinelli
Colaboradora Brasil Escola

FONTE:
BRASIL ESCOLA

O MUNDO VIROU UM BAIRRO


Em diferentes listas sobre as pessoas mais inovadoras do mundo, aparece o engenheiro Salman Khan, que há pouco tempo ganhava a vida no mercado financeiro até que, por acaso, descobriu um talento.

Para ajudar uma sobrinha com dificuldades nas lições de matemática, ele postou vídeos na internet. Mais simples impossível: apenas sua mão rabiscando uma lousa. A experiência familiar se espalhou: hoje é a maior sala de aula do mundo, com 3 milhões de alunos aprendendo ciências nas mais diversas línguas, inclusive em português. Um software ajuda o aluno a aprender no seu próprio ritmo. Para completar: tudo de graça. As aulas são usadas tanto numa vila rural da Índia como nos bairros abastados dos Estados Unidos e da Inglaterra.
Estive, na semana passada, com Salman Khan, ex-aluno de Harvard, um jovem ainda com traços de adolescente, que reuniu um grupo de educadores para explicar seus planos. Contava, com entusiasmo juvenil, sem nenhum esnobismo acadêmico, como estava ajudando a fazer do mundo uma sala de aula.
Inventores do futuro como ele me submeteram, neste ano, a uma terapia intensiva de humildade, na qual temos de aprender a conviver com a nossa insignificância, por melhores que nos consideremos.
O encontro coincidiu com a semana de encerramento do meu primeiro ano em Harvard, onde vim desenvolver um projeto de jornalismo comunitário. Continuo nessa incubadora de projetos sociais no próximo ano, mas a maior parte do tempo em São Paulo, também em colaboração com o Media Lab (MIT).
Foi nesse encontro com Salman que defini o que vivi por aqui: uma terapia intensiva de humildade.
Ele conseguiu transformar uma lição de casa familiar num projeto global porque teve a ajuda de outro ex-aluno de Harvard e inventor do futuro. Bill Gates, que estava usando aquelas aulas gratuitas para ensinar matemática a um filho, decidiu investir no projeto.
As pessoas associam Bill Gates à criação de produtos de informática, mas isso é pouco em comparação com o que ele vem fazendo ao estimular inovadores como Khan. Em sua fundação, Gates está gastando bilhões para desenvolver soluções contra a pobreza, especialmente vacinas. Uma das vacinas que ele ajudou a desenvolver conseguiu reduzir pela metade a morte de crianças com malária na África.
A terapia de humildade intensiva não se restringe ao campus de Harvard, mas estende-se à cidade de Cambridge, onde está o MIT. Nessa pequena cidade, está a maior concentração de ganhadores do Prêmio Nobel por metro quadrado. Comendo uma pizza, você pode estar ao lado do cientista que criou o sal de reidratação oral, responsável por salvar milhões de vidas, ou do médico que descobriu que se pode ser um fumante passivo. Talvez esteja lá Tim Berners-Lee, também morador de Cambridge, o inventor da combinação de três letras que mudou nosso cotidiano: www.
Pode-se encontrar numa festa ou num parque o idealizador do projeto Genoma ou aquele que é considerado o pai da inteligência artificial. Talvez também o inventor do e-mail.
Neste ano em que estou aqui, vi nascer um centro de pesquisas cuja tarefa era encontrar melhores tratamentos para o câncer (ou a sua cura). Juntaram no mesmo prédio médicos e engenheiros. Num centro de pesquisas biológicas, conseguiram rejuvenescer um rato e ali se cultiva a hipótese teórica da imortalidade. Pode-se duvidar da imortalidade, mas o tal ratinho está lá.
Acompanhei a articulação, comandada por Harvard, de uma biblioteca universal, com todo o conhecimento relevante produzido pela humanidade – tudo gratuito.
Nesse ambiente, em que o cotidiano é feito de inventores do futuro, inconformados com as limitações do presente, não dá para saber se aquele ou aquela jovem num banco de jardim, lendo um livro, será um futuro presidente dos Estados Unidos ou do Chile, a primeira mulher a dirigir um país africano, um ganhador do Prêmio Nobel da Paz ou o inventor de uma Microsoft ou de um Facebook.
Ou ainda se, como Salman, filho de imigrantes de Bangladesh, vai fazer do mundo uma sala de aula.
PS – Muita gente, vinda de muitos lugares, passa por aqui, seja estudando, seja gerando conexões planetárias. Senti, muitas vezes, que o mundo, de tão próximo, parecia um bairro. Como este espaço é limitado para compartilhar meu aprendizado, preparei um pequeno e-book, com base nos meus textos deste ano, intitulado “O Ano em que o Mundo Virou um Bairro”. Está disponível na internet (www.catracalivre.com.br).
* Gilberto Dimenstein é colunista e membro do Conselho Editorial da Folha de S.Paulo, comentarista da rádio CBN, e fundador da Associação Cidade Escola Aprendiz.
** Publicado originalmente no Portal Aprendiz.
FONTE:
ENVOLVERDE

PEDIDO DE INDENIZAÇÃO PARA FILHOS DE EX-PACIENTES COM HANSENÍASE GANHA REFORÇO DA OMS



Embaixador da Organização Mundial da Saúde (OMS) para eliminação da hanseníase, Yohei Sasakawa,

Rio de Janeiro – Os filhos separados ainda bebês de pais internados compulsoriamente para o tratamento da hanseníase entre as décadas de 1920 e 1990 querem uma indenização do Estado por alienação parental. Eles cobram a instalação de um grupo de trabalho pela Presidência da República, que estabeleça o valor e as regras para o pagamento do benefício. O pedido terá o reforço, na próxima na segunda-feira (28), do embaixador da Organização Mundial da Saúde (OMS) para eliminação da hanseníase, Yohei Sasakawa, que fará o pedido da indenização à presidenta Dilma Rousseff, em Brasília.

Sasakawa é uma das principais lideranças no combate ao estigma da doença. Como presidente da Fundação Nippon, sediada em Tóquio, distribuiu medicamentos gratuitamente contra a doença para vários países entre a década de 1980 - quando a cura foi descoberta - e os anos 2000. Paralelamente, atuou pela aprovação da indenização concedida pelo Japão a ex-pacientes, o primeiro país no mundo a adotar a medida, seguido pelo Brasil. Lá, a extensão do benefício ou indenização aos filhos do ex-doentes não foi necessária porque as mães hansenianas eram obrigadas a abortar.

No Brasil, uma lei obrigou a internação contra a vontade de milhares de pessoas com hanseníase nos antigos hospitais-colônia até 1980. Elas tinham que entregar seus filhos a educandários. Ainda hoje, alguns desses hospitais funcionam parcialmente porque os ex-doentes, mesmo sem a obrigação de permanecer, não têm para onde ir. No Rio de Janeiro, onde estão duas ex-colônias, o embaixador da OMS Yohei Sasakawa se encontrará com 500 filhos de ex-pacientes hoje (26), em Itaboraí, na região metropolitana.

A indenização para os filhos de ex-pacientes consta de resolução do Comitê dos Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas (ONU) para enfrentar o preconceito contra hansenianos e suas famílias. Segundo o Movimento pela Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase (Morhan), no Brasil, os filhos de ex-pacientes somam de cerca de 20 mil pessoas, que pelos danos impostos com a separação das famílias reivindicam uma indenização de até R$ 50 mil por pessoa.

Segundo o coordenador nacional do Morhan, Artur Custódio, o benefício é uma forma de cobrar do governo desculpas "pela maior política brasileira de alienação parental" e de questionar atuais políticas sanitárias de segregação, como tratamentos para usuários de crack. "Vemos o que aconteceu com a hanseníase no passado se repetir com o crack. São filhos tirados dos pais e pais tirados de filhos em todo o país. É a mesma política higienista de segregação, de isolamento e de alienação", disse o coordenador.

O Morhan avalia que há disposição política do governo para estabelecer a indenização, que precisa ser enviada para a Casa Civil pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República.

A secretaria informou que é favorável à reivindicação e que espera os pareceres dos ministérios do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, do Planejamento, da Saúde e da Previdência Social, da Advocacia-Geral da União e da própria Casa Civil para criação do grupo de trabalho.

Na tentativa de encontrar irmãos que foram separados e de identificar filhos de ex-pacientes, o Morhan oferece exames de DNA gratuitos a partir da saliva. A divulgação da campanha é feita na página da internet da instituição e em antigos hospitais-colônia. Em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul, o programa já cadastrou cerca de nove mil pessoas em todo o país.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), apesar do esforço brasileiro para alcançar metas globais, o país é o único que ainda não atingiu o padrão de eliminação da hanseníase com menos de um doente para cada 10 mil habitantes. Segundo o Ministério da Saúde, o número de casos caiu 31,5% entre 2000 e 2010 e atualmente é de 1,56 para cada 10 mil pessoas.

Isabela Vieira
Repórter da Agência Brasil

Edição: Fernando Fraga

FONTE:
AGÊNCIA BRASIL

RELATOR CONFIRMA LIBERAÇÃO DE BEBIDA ALCOÓLICA NA COPA



O relator da comissão especial que discute a Lei Geral da Copa (PL 2330/11, do Executivo), deputado Vicente Cândido (PT-SP), confirmou nesta quinta-feira (24) que pretende alterar o projeto para incluir a liberação da bebida alcoólica nos jogos da Copa do Mundo de 2014. Ele acrescentará ao projeto alteração no Estatuto do Torcedor (Lei 10.671/03), que hoje proíbe a venda de bebidas alcóolicas durante as partidas. A ideia é que a liberação de bebida nos estádios passe a ser permanente, estendida para quaisquer jogos realizados no Brasil, inclusive no período posterior ao evento.

O deputado já havia defendido a liberação em audiência pública realizada pela comissão especial, na semana passada, na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul. De acordo com Cândido, serão detalhados no texto os locais do estádio onde a bebida poderá ser comercializada e consumida.


“Segurança diferenciada”

O presidente da comissão especial, deputado Renan Filho (PMDB-AL), acredita que a liberação não causará polêmica durante a votação da proposta. “Em todos os países onde já foi realizada a Copa, houve venda de bebida alcoólica”, destacou. “A Copa tem uma segurança diferenciada”, complementou.


Vicente Cândido pretende apresentar parecer à Lei Geral da Copa no dia 6 de dezembro, para que seja votado pela comissão especial no dia 8. A comissão realizará na próxima terça-feira (29) a última audiência pública na Câmara, com o ministro da Justiça, Eduardo Cardozo. Também está previsto, para a próxima semana, debate na Assembleia Legislativa de São Paulo.


Zonas de exclusividade

O texto da Lei Geral da Copa também deve ser alterado no que se refere à proteção de marcas relacionadas ao evento e à garantia de exclusividade na exploração comercial dos espaços de jogos e cerimônias. Conforme o relator, a Fifa (Federação Internacional das Associações de Futebol) está negociando mudanças no texto diretamente com os estados e municípios. Ele garantiu, porém, que não serão fechados estabelecimentos já existentes, como lanchonetes e lojas de artigos esportivos.


“Mas aqueles comerciantes que querem aproveitar a Copa do Mundo para se estabelecer em volta dos estádios não vão poder”, explicou o presidente da comissão. “Assim aconteceu em todos os países”, complementou Renan Filho.


Meia-entrada

Segundo o relator, a polêmica da meia-entrada para idosos e estudantes foi resolvida em negociação com a Fifa. Em audiência pública na comissão no dia 8 de novembro, a entidade propôs que 10% dos ingressos sejam vendidos a 25 dólares (cerca de R$ 43).



Venda avulsa garantida

O deputado Vicente Cândido também adiantou que não vê conflitos entre a Lei Geral da Copa e o Código de Defesa do Consumidor (CDC - Lei 8.078/90). Entidades de defesa do consumidor vêm criticando a proposta, acusando-a de ferir o CDC, por permitir a possibilidade de venda casada de ingressos pela Fifa (por exemplo, a aquisição dos bilhetes vinculada a outros serviços, como passagens aéreas e diárias de hotel) e por estabelecer penalidades para a devolução e o reembolso dos bilhetes. “Isso acontece também no setor aéreo, por exemplo”, disse o relator. Quanto à venda casada, ele afirmou que ela nem sempre é desvantagem. “O consumidor vai decidir o que é melhor para ele; mas a venda avulsa de ingressos está garantida”, complementou.

FONTE:

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

QUIXADÁ É O PRIMEIRO MUNICÍPIO NA REGIÃO CENTRO NO RANKING DO IDEB


Foto: Cleumio Pinto


A Terra dos Monólitos apareceu com o melhor índice de Desenvolvimento Municipal do Sertão Central, os dados foram divulgados pela Federação das Industrias do Estado do Rio de Janeiro (FIRJAN).


O órgão acompanha a evolução dos 5.564 municípios brasileiros e o resultado da gestão das Prefeituras, revelou nos dados de 2009 que o país tem 62,9% de cidades com desenvolvimento de moderado a alto; que o Centro-Oeste está bem próximo do patamar do Sudeste; e que o Norte e o Nordeste vão demorar, respectivamente, 20 e 10 anos para chegar à condição das regiões mais desenvolvidas. O levantamento tem periodicidade anual, recorte municipal e abrangência nacional, o IFDM considera três áreas de desenvolvimento – Emprego & Renda, Educação e Saúde – baseado em dados declarados pelas próprias Prefeituras ao Governo Federal. As estatísticas oficiais mais recentes são de 2009.

O Centro-Oeste se destacou ao aumentar sua participação entre os municípios com índice de desenvolvimento moderado (entre 0,6 e 0,8) e alto (acima de 0,8): de 50% em 2006 para 83,4% em 2009. A região se aproximou, assim, do Sudeste, que tem 86% de municípios nesse patamar (em 2006, eram 79%). Já o Sul consolidou sua posição privilegiada com 96,2% dos seus municípios com IFDM moderado e alto. 

O Nordeste revelou avanços, com aumento do índice de desenvolvimento em 74,8% dos municípios. A região passou de 7,7% de seus municípios na faixa acima de 0,6 para 24,6%. Mas a situação ainda preocupa, já que 382 municípios (21,3%), além de registrar redução de seus indicadores, apresentaram IFDM baixo (menor que 0,4) ou regular (entre 0,4 e 0,6). 

O Norte foi o que se desenvolveu em ritmo mais lento, subindo sua participação de 10% para 22,1% de municípios com IFDM moderado e alto. A região apresentou também desempenho regular ou baixo e redução de indicadores em 25,4% dos municípios. Em uma simulação de futuro, o Nordeste alcançaria a condição do Sudeste em 2019 (tendo como referência 2009), caso mantivesse o mesmo ritmo de desenvolvimento dos últimos anos. Enquanto isso, o Norte chegaria ao mesmo patamar em quase duas décadas (2028). 

Dos 1.668 municípios do Sudeste, 19% estão no grupo dos 500 maiores IFDMs ao lado de 11,7% dos 1.188 municípios do Sul e 6,5% dos 465 do Centro-Oeste. Sul e Sudeste, que reúnem 51% dos municípios brasileiros, predominam na lista com 91,2% de participação. O estado de São Paulo é o que tem mais representantes no ranking dos 500 melhores (261 municípios), seguido por Rio Grande do Sul (65), Santa Catarina (39), Paraná (35) e Minas Gerais (32). 

Apesar de ser a região com o maior número de municípios no país, 1.793, o Nordeste figura com a menor participação entre os 500 maiores IFDMs: 0,6%, atrás da região Norte, que aparece com 0,7% de seus 449 municípios. Apenas 13 municípios das duas regiões mencionadas, incluindo nove capitais, estão presentes na lista dos melhores. 

As regiões Norte e Nordeste, onde estão localizados 40% dos municípios brasileiros, surgem de forma maciça no quadro oposto: na lista dos 500 menores índices de desenvolvimento, com 94,4% de participação. A Bahia figura com mais representantes, 160 municípios, seguida por Maranhão (94), Pará (59) e Piauí (42). A região Norte predominou entre os 500 piores índices com mais de um quarto de seus municípios (26,5%) no grupo. O Nordeste aparece em seguida, com um quinto dos seus municípios (19,7%). Segunda maior região do país em número de municípios, o Sudeste tem 1,1% de participação entre os 500 piores índices, todos de Minas Gerais. O Centro-Oeste aparece com 1,3%, enquanto o Sul tem apenas um município nessa lista.

De acordo com a ordem divulgada pela Federação o município de Quixadá aparece em 35ª posição por Estado, configurando-se como a primeira cidade da região do Sertão Central, seguida de Solonópole (36ª), Pedra Branca (48ª), Senador Pompeu (80ª), Madalena (82ª), Canindé (83ª), Milhã (98ª)

Banabuiú (108ª), Deputado Irapuan Pinheiro (117ª), Piquet Carneiro (120ª), Quixeramobim (124ª), Paramoti (132ª), Itaitira (143ª), Choró (158ª), Ibicuitinga (159ª), Caridade (164ª), Boa Viagem (167ª), Ibaretama (177ª) e Mombaça (179ª).

FONTE: 


PROPOSTA ALTERA CLASSIFICAÇÃO PARA MUNICÍPIOS RURAIS E URBANOS



Tramita na Câmara o Projeto de Lei 1327/11, do deputado Wellington Fagundes (PR-MT), que cria nova classificação para municípios rurais e urbanos. De acordo com a proposta, a definição será feita por critérios populacionais, de densidade demográfica e de composição do produto interno bruto (PIB). A proposta altera o Estatuto das Cidades (Lei 10.257/01) e o Decreto-Lei 311/38, que dispõe sobre a divisão territorial do país.


De acordo com o texto, os municípios passarão a ser classificados como: 

– rural, quando a população for inferior a 50 mil habitantes, a atividade agropecuária representar mais de 1/3 do PIB municipal e a densidade demográfica for inferior a 80 habitantes por km²;
– relativamente rural, quando a população for inferior a 50 mil habitantes, atividade agropecuária representar entre 1/3 e 15/100 do PIB municipal e a densidade demográfica for inferior a 80 habitantes por km²;
– de pequeno porte, quando a população for inferior a 50 mil habitantes, a atividade agropecuária representar menos de 15/100 do PIB municipal e a densidade demográfica for superior a 80 habitantes por km²;
– de médio porte, quando a população for de 50 mil a 100 mil habitantes ou a densidade demográfica for superior a 80 habitantes por km² e população entre 20 mil e 50 mil habitantes;
– de grande porte, quando a população for superior a 100 mil habitantes.



Áreas rurais

Pela proposta, o território e a população dos municípios rurais ou relativamente rurais serão considerados rurais para fins estatísticos e de definição de políticas públicas. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) deverá obedecer à classificação e atualizar seus dados a partir desses parâmetros.

A divisão entre espaço urbano e rural estabelecida pelo Decreto-Lei 311/38 é feita pelo número mínimo de moradias tanto para sede de distrito como para sede de município e não existe referência a outro critério quantitativo ou qualitativo. Segundo Fagundes, parâmetros como número mínimo de habitantes, densidade demográfica mínima, proximidade e vinculação econômica a centros urbanos de maior porte não são mencionados.

“O objetivo da proposta é eliminar a distorção da ideia que temos do grau de urbanização do nosso País”, afirmou o parlamentar. Para ele, a nova classificação permitirá um melhor entendimento das reais necessidades de cada localidade. “Com esta compreensão, políticas públicas voltadas para a solução dos problemas urbanos e rurais poderão ser elaboradas com maior precisão, melhorando a eficiência na aplicação dos recursos públicos.”

Reportagem – Tiago Miranda
Edição – Marcelo Westphalem

FONTE: 

PESQUISADORES ESPERAM O NASCIMENTO DE MAIS DE 3500 FILHOTES DE TARTARUGAS NO AMAZONAS






Encerra-se no mês de dezembro o período de seca do médio Solimões, no Amazonas. Com isso, também chega ao fim o período de desova de tartarugas na região. Desde agosto, pesquisadores do projeto Conservação de Vertebrados Aquáticos Amazônicos (Aquavert), patrocinado pelo Programa Petrobras Ambiental, acompanham a temporada de reprodução de tartarugas-da-amazônia, tracajás e a iaçás, espécies de quelônios que desovam nas praias e nos lagos da Reserva Mamirauá, localizada na região do curso médio do rio Solimões. As espécies estão na Lista Vermelha da União Internacional para a Conservação da Natureza. A tartaruga-da-amazônia é classificada como dependente de programas de conservação, tracajás e iaçás como vulneráveis. 

A equipe do projeto já assiste aos primeiros nascimentos de filhotes. Até meados de dezembro, espera-se que mais de 3500 filhotes nasçam nos ninhos monitorados, sendo aproximadamente 1800 filhotes de tartaruga, 1100 de tracajás e 600 de iaçás. Nesta época de nascimentos, o trabalho de pesquisa é finalizado com a coleta de filhotes para mensuração e pesagem, verificação de deformidades e análise de amostras sanguíneas. 

Após a desova, as fêmeas também são marcadas. Os pesquisadores coletaram amostras de sangue ou de tecido das fêmeas. Esse material biológico será utilizado em testes de paternidade múltipla.  A bióloga Cássia Santos Camillo, responsável pelas pesquisas sobre quelônios no projeto Aquavert, explica que, entre os quelônios dessas espécies, é comum que vários machos fecundem uma fêmea e que ela gere filhotes de diferentes pais. "Se em um ninho vários machos fecundaram a fêmea, é sinal que a população está saudável", diz a bióloga.

O trabalho de aproximação do quelônio durante a desova exigiu muita cautela. A equipe precisava esperar que as fêmeas terminassem a postura dos ovos, para então coletá-las para a pesquisa. As fêmeas foram pesadas, medidas e marcadas com sinais no casco e com uma etiqueta plástica, que facilitará a identificação do quelônio em uma próxima captura.

Sobre o projeto Aquavert

Na região Amazônica, as tartarugas, tracajás e iaçás são espécies tradicionalmente utilizadas pelas populações locais como fonte de alimento. As espécies são pesquisadas pelo projeto Conservação de Vertebrados Aquáticos Amazônicos (Aquavert), desenvolvido pelo Instituto Mamirauá, com o patrocínio da Petrobras, por meio do Programa Petrobras Ambiental. Além dos quelônios, o projeto também desenvolve estudos que visam à conservação de jacarés e mamíferos aquáticos que habitam as Reservas de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá e Amanã.

FONTE:
AGÊNCIA PETROBRAS 

SENADOR INÁCIO ARRUDA APRESENTA EMENDA QUE PREVÊ ISENÇÃO FISCAL PARA CAJU



O Senador Inácio Arruda apresentou nesta quinta-feira (24) quatro propostas de emenda à Medida Provisória 549 que suspende a incidência da Contribuição para o PIS/PASEP e da Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social – COFINS. O texto pretende ampliar as isenções para quatro segmentos importantes para o desenvolvimento econômico e social do País: bicicletas, água mineral e produção de Caju e Carnaúba.

“No Nordeste, o Caju gera 25 mil empregos diretos, que por sua vez, adquire a matéria prima de cerca de 150 mil pequenos e médios produtores de uma área plantada que chega a 700 mil hectares. Isto espalhado em 400 municípios de todos os estados da Região”, ressaltou Inácio.
 
 A emenda apresentada tem por finalidade garantir subvenção econômica à cadeia produtiva da castanha de caju, seja na forma crua ou torrada, bem como, do líquido da casca da castanha do caju o LCC, aplicável na indústria de tintas e vernizes, automotiva, naval e química. “Este é um importante setor da economia nordestina capaz de contribuir na política de fortalecimento da nossa indústria, na geração de emprego e do desenvolvimento nacional”, garantiu o senador.
 
O prazo para encaminhamento de emendas à MP termina hoje (24), no Senado Federal. Em seguida, a matéria será analisada na Comissão Mista do Congresso Nacional, composta por Deputados e Senadores.
 

Fonte: 
Assessoria de imprensa do gabinete



CNJ: BALANÇO DE MUTIRÃO CARCERÁRIO CONTABILIZA LIBERAÇÃO DE 21 MIL PESSOAS QUE ESTAVAM DETIDOS ILEGALMENTE





Brasília – Balanço do mutirão carcerário feito pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), entre janeiro de 2010 e novembro de 2011, revela a libertação de 21 mil pessoas que estavam detidas ilegalmente em presídios, cadeias públicas e delegacias.

“Eu não conheço que exista coisa semelhante e análoga no mundo”, disse o presidente do CNJ, Cezar Peluso, ao relatar a manutenção de pessoas com penas provisórias vencidas ou tempo de condenação já cumprido.
Entre 2010 e 2011, o CNJ revisou 279 mil processos criminais em 24 estados e no Distrito Federal. Além das libertações, foram concedidos 41,1 mil benefícios, como a progressão de pena, “que não eram garantidos nas execuções penais”.

Segundo Peluso, medidas de ressocialização dos presos como a capacitação para o trabalho e a escolarização, previstas em lei, são exceções nos presídios brasileiros. Apenas 14% dos detentos têm acesso a alguma atividade de trabalho e 8% a estudo.

Atualmente, são realizados mutirões em São Paulo (até agora 60,5 mil processos analisados), Rio de Janeiro (13,9 mil processos) e na Bahia (pouco mais de 7 mil).
O Brasil contabiliza cerca de 475 mil detentos. Desse total, 43% são provisórios. O déficit estimado de vagas é de 147 mil.

Gilberto Costa
Repórter da Agência Brasil

FONTE:
AGÊNCIA BRASIL 

MUTIRÃO PARA DETECTAR CÂNCER DE PELE SERÁ REALIZADO NESTE SÁBADO (25)



A Secretaria da Saúde do Estado (Sesa) participa neste sábado (26), da Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer de Pele, promovida pela Sociedade Brasileira de Dermatologia, com a realização de mutirão de atendimento no Centro de Referência Nacional em Dermatologia Sanitária Dona Libânia (Rua Pedro I, 1033 - Centro) e no Hospital Geral de Fortaleza (HGF), das 9 às 15 horas. A expectativa é de que os cerca de 50 dermatologistas participantes do mutirão avaliem mais de mil pacientes com suspeita de câncer de pele. Os casos confirmados serão encaminhados para procedimento cirúrgico durante a semana.

O câncer da pele é o mais frequente no Brasil, correspondendo a 25% dos tumores malignos registrados no país pelo Instituto Nacional do Câncer (Inca). Embora seja o tipo de câncer mais freqüente, correspondendo a cerca de 25% de todos os tumores malignos registrados no Brasil, quando detectado precocemente este tipo de câncer apresenta altos percentuais de cura.

Existem basicamente dois tipos de câncer de pele: o não-melanoma, que é o mais comum e raramente pode causar a morte do paciente, e o melanoma, que é o mais raro, mas é responsável por três em cada quatro mortes por câncer de pele. As neoplasias cutâneas estão relacionadas a alguns fatores de risco, mas principalmente à exposição aos raios ultravioletas do sol.

O câncer de pele é mais comum entre pessoas com com mais de 40 anos, sendo relativamente raro em crianças e negros, com exceção daqueles que apresentam doenças cutâneas prévias. Pessoas de pele clara, sensível à ação dos raios solares, ou com doenças cutâneas prévias são as principais vitimas do câncer de pele.

Sintomas

Manchas que coçam, ardem, escamam ou sangram, sinais ou pintas que mudam de tamanho, forma ou cor, feridas que não cicatrizam em 4 semanas e mudança na textura da pele ou dor são características do câncer de pele que o próprio portador dos sintomas pode detectar.

Estimativa do Inca para 2012 aponta uma incidência, no Ceará, de 48,74 casos de câncer não-melanoma por 100 mil homens e 53,05 casos por 100 mil mulheres. Em números absolutos, a estimativa do Inca é a ocorrência de 2.160 casos de câncer de pele entre homens e 2.460 casos entre as mulheres no Ceará no próximo ano.

FONTE:
Assessoria de Imprensa da Sesa
Selma Oliveira ( selma.oliveira@saude.ce.gov.br / 85 3101.5220)

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

DEPUTADO OSMAR BAQUIT, EXPLICA AUSÊNCIAS E CONTESTA TENTATIVA DE AFASTA-LO DA COMISSÃO


DEPUTADO OSMAR BAQUIT (PSD)
O deputado Osmar Baquit (PSD) afirmou, nesta quinta-feira (24/11) durante a sessão plenária, que não poderia ser excluído da Comissão de Direitos Humanos e Cidadania sob alegação de que teria cinco faltas consecutivas no colegiado, porque durante o período em que foi considerado faltoso estava de licença para interesses particulares. 

A questão foi levantada durante reunião do colegiado realizada ontem à tarde, no Complexo de Comissões Técnicas.

O parlamentar explicou ainda que se sentiu constrangido ao saber da suposta impossibilidade de participar da reunião, fato que teria sido comunicado pela presidente da comissão, Eliane Novais (PSB). Segundo Baquit, o Regimento da Casa diz que a retirada de um parlamentar de uma comissão decorre por decisão do presidente da Assembleia. 

Osmar Baquit revelou que considerou o fato uma agressão moral, notadamente porque o deputado Augustinho Moreira (PV), também presente na reunião, disse que o posicionamento de Baquit seria em decorrência de interesses eleitorais. O deputado avisou que nunca tratou os demais parlamentares dessa maneira, e queria para si o mesmo respeito. 

Em aparte, Augustinho Moreira pediu desculpas, e avisou que a sua postura foi decorrente do desejo de aprovar o requerimento para a realização de uma audiência pública e deixar transparente a questão dos empréstimos consignados, que têm gerado polêmicas na Assembleia. 

O deputado José Sarto (PSB) informou que a Mesa Diretora vai se reunir extraordinariamente para tratar e deliberar sobre o mérito da substituição de parlamentares nas comissões permanentes da Assembleia.
JS/CG



PROCON ALERTA CONSUMIDORES SOBRE CUIDADOS NAS COMPRAS DE NATAL FEITAS PELA INTERNET



Imagem Google

São Paulo – O comércio eletrônico deve movimentar R$ 2,6 bilhões no Natal deste ano, o que representa um crescimento nominal de 20% em comparação a 2010. A expectativa é da e-bit, empresa especializada em informações sobre o setor de e-commerce, como é chamado o comércio eletrônico. Segundo a empresa, o número de pedidos também será maior este ano em comparação ao ano passado, com crescimento estimado de 25%.


Com o crescimento no número de pedidos, os órgãos de defesa do consumidor estimam que também deva aumentar o número de queixas contra as lojas virtuais. Segundo o ReclameAQUI, um dos principais sites de reclamações do país, as cinco lojas virtuais mais reclamadas do país – Americanas.com, Submarino, Compra Fácil, Shoptime e Walmart – acumularam 69 mil queixas só nos últimos 12 meses.

Entre as principais reclamações, de acordo com o site ReclameAQUI, estão o atraso na entrega, entrega de produto com defeito, dificuldade de contato com a empresa, cobrança indevida e mau atendimento no Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC). “Os maiores problemas que temos identificado na Fundação Procon é com relação à entrega dos produtos adquiridos pela internet”, disse Andrea Sanchez, diretora de Programas Especiais da Fundação Procon-SP, em entrevista à Agência Brasil.

Segundo ela, o consumidor deve estar atento ao fazer uma compra pela internet, principalmente durante o período de Natal, em que o volume de pedidos e a ocorrência de problemas na entrega são maiores. “Primeiro, o consumidor deve observar se se trata de um site seguro, com uma chave de segurança normalmente representada por um cadeado no pé do site. E tentar evitar comprar em sites que tenham domínio fora do país, sem o ponto com ponto br [.com.br]”, disse.

Andrea também alerta o consumidor para verificar nas redes sociais e no próprio portal do Procon se os sites de compras virtuais estão gerando reclamações e como eles estão procedendo para solucionar esses problemas. “Os problemas vão existir em todos os segmentos, mas o diferencial é a ação do site para a solução deles”, observou. “O consumidor que comprou pela internet tem o direito, garantido pelo Código de Defesa do Consumidor, de arrependimento pelo prazo de sete dias da data da contratação”, alertou Andrea.

No caso de sites de compras coletivas – aqueles em que são apresentadas ofertas de produtos e serviços com valores mais baixos que no mercado e cujas compras só se validam após a aquisição de cupons por um determinado número de pessoas – a diretora do Procon orienta o consumidor a observar os prazos dados para utilização ou entrega do produto ou do serviço adquirido.

Segundo ela, é preciso também observar as condições da oferta, o período da entrega e as condições de devolução. “Se o consumidor não tiver mais interesse porque passou o prazo ou porque não interessa usufruir daquele produto ou serviço após aquela data, ele pode rescindir o contrato e a restituição paga será devolvida, inclusive com atualização monetária”, explicou.

No começo do mês, a Fundação Procon-SP pediu a suspensão das atividades de três lojas virtuais, todas pertencentes à B2W Companhia Global do Varejo – Americanas.com, Shoptime e Submarino. A motivação do Procon para o pedido de suspensão foi o fato de as empresas reincidirem na prática de não entregar os produtos aos consumidores. Segundo o órgão, a B2W teve um aumento de 146% no número de reclamações feitas por consumidores ao Procon, passando de 1,47 mil queixas, no segundo semestre de 2010, para 3,63 mil, no primeiro semestre deste ano.

No dia 7 de novembro, o Procon também autuou os sites de compras coletivas Groupon, Click On e Peixe Urbano por prática de condutas em desacordo com o Código de Defesa do Consumidor, tais como não garantir a qualidade dos serviços oferecidos e negar a devolução dos valores nos casos de não prestação de serviço.

Elaine Patricia Cruz
Repórter da Agência Brasil

Edição: Lana Cristina

FONTE:
AGÊNCIA BRASIL

ROCK IN RIO SELECIONA "UNIMASC" EM PROJETO SOCIAL



Quixadá – Conhecida mundialmente por seus belos “MONÒLITOS”, onde serviram de fundo para várias produções cinematográficas e programas de televisão. Cidade polo do Sertão Central, com um grande desenvolvimento cultural e artístico, que encantou uma das maiores escritoras brasileira a saudosa Raquel de Queiroz, como também o violeiro e cantador Cego Aderaldo que ao chegar a Quixadá fez-se filho de coração e permaneceu no “curral de pedras”, carinhosamente chamada por seus moradores em decorrência da muralha de montanhas que circunda todo o município.

A veia artística do Quixadaense é deveras muito inspiradora, vejamos hoje a Associação de Teatro Amador de Quixadá – ATAQ fundada por jovens artistas que faziam teatro por amor a cultura,  na época realizaram vários festivais e ainda hoje são referência no estado nas artes cênicas. Temos o Cineasta Clébio Ribeiro  produtor de vários filmes na terra de origem, “O GATO PRETO”,  filme em fase de conclusão nos cenários locais.

A música já demonstrou que é capaz de mudar o futuro dos jovens, apesar de que aqui é diferente nós temos um grande celeiro de excelentes  músicos e cantores, espalhando muita alegria pelo o Brasil em grandes Bandas. No tempo em que era “Conjunto” contamos com dois: “Os Dragões e Os Monólitos”, este segundo chegou a gravar. A Banda de Música de Quixadá chegou a ser a Segunda melhor em festivais nacionais. Uma das maiores Bandas que o Ceará já conheceu, com músicos gabaritados foi “Black Banda” uma verdadeira avalanche de fãs acompanharam por muitos anos estes Quixadaense em sua jornada musical.

Edina Lticia e Guaracy Freitas

Em 2005 surge pela necessidade dos músicos que não partiram e continuaram tentando realizar seus sonhos de promoverem a música na terrinha querida, uma ONG para mudar o cenário na área musical alternativa e assim poder fazer com que bandas e músicos independentes consigam divulgar e mostrar seus trabalhos. O Jovem músico Guaracy Freitas, defensor deste movimento artístico em Quixadá juntamente com uns amigos fundam a UNIÃO MUSICAL ALTERNATIVA DO SERTÃO CENTRAL – UNIMASC, com o objetivo promover projetos sociais, de acolher crianças e jovens através da musica, apoiando e promovendo eventos que fortaleçam a cena da música alternativa.

Guaracy preside a ONG por dois anos passando para a produtora Edna Leticia que ao chegar ao final de sua gestão com o dever cumprido e acima de tudo com projetos realizados. Estúdio Popular UNIMASC, proveniente  do Projeto BNB Cultura 2008/2009. Onde recebe varias bandas alternativas que ensaiam diariamente, hoje este estúdio funciona na CASA DA JUVENTUDE. Na sua despedida da Presidência da ONG, Edna Leticia consegue mais uma grande conquista. “UNIMASC participa do ‘ROCK IN RIO”. Através do projeto social do evento onde são doados instrumentos musicais para entidades que trabalham com música pelo Brasil sem fim lucrativo, após o festival que reúne os maiores nomes do Rock Mundial são selecionados as entidades para receberem os instrumentos e a UNIMASC estar entre as selecionadas para receber estes instrumentos que ira atender a músicos em suas apresentações e desenvolvimento profissional.

"FECHO MINHA GESTÃO COM CHAVE DE OURO, POR MOTIVOS DE COERENCIA NÃO PRESIDIREI A UNIMASC DURANTE OS PROXIMOS 2 ANOS, MAS ESTOU PRESENTE NA ONG E PRETENDO CONTINUAR DANDO TODO APOIO QUE EU PUDER". Se despede Edina Leticia Uchôa.

No biênio 2012/2013 a ONG será presidida por Joanna Matias, eleita esta semana em assembleia pelos sócios da UNIMASC.

FONTE:
UNIMASC

ESQUENTA CLIMA NA CÂMARA MUNICIPAL, CAIXA PRETA DO PT PODE SER ABERTA


Clima politico na Câmara de Quixadá deverá mudar rotina de vereadores.
FÁBIO DE OLIVEIRA
Kleber_junior-vereador-pv
O clima esquentou de vez na Câmara Municipal de Quixadá, durante sessão na manhã desta quinta-feira (24), com declarações surpreendentes da vereadora Edi Leal(PT) que numa audiência específica sobre assédio moral, tentou incluir o prefeito de Quixadá Rômulo Carneiro no tema, ao dizer que diretores de escolas municipais ligados ao ex-prefeito Ilario Marques, estão sofrendo pressões politicas em suas funções. Também questionou a viagem do prefeito a São Paulo, que supostamente deveria ser averiguada as contas dessa viagem para uma especialização de estudo.

Isso irritou profundamente o presidente da Câmara de Quixadá, vereador Kleber Júnior, irmão do prefeito, que pediu licença aos vereadores e os presentes no plenário, em tom de desabafo e ao mesmo tempo ameaçador, desferiu acusações seríssimas contra o Partido dos Trabalhadores, ao qual recentemente teve que pedir desfiliação por motivos de interferências do ex-gestor que comanda o PT.

Kleber Júnior se dirigiu a vereadora Edi Leal contestando seu comportamento ao tentar ligar uma audiência a acusações contra sua família. Segundo o presidente, Edi esqueceu de quando era Secretaria de Educação, ao afirmar que antecedendo as eleições, a vereadora procurava os gestores e professores da educação municipal pedindo apoio e assediando-os moralmente em detrimento ao cargo que exercia.

Relatou também o caso do petista Nilton Cesar, da localidade de Juá. Afirmou que o petista foi punido pela secretária Edi Leal,  com demissão por tentar participar das eleições do PED no PT. Segundo Kleber, o professor Nilton e seus três filhos passaram necessidade. Foi mais além, disse que essas manifestações da vereadora tem caráter politico por influencias diretas de Ilário Marques.

Kleber Júnior garantiu que se querem abrir as “mascaras” do prefeito Rômulo. Também irá abrir as verdadeiras “mascaras” da Edi, do Ilario e de outros políticos que falam muito em ética, mas que na calada da noite negociam situações nada éticas.

Citou exemplos do ex vice-prefeito Cristiano Goes que foi cobrado pelo Ilário parar ser vice do partido há época no valor de R$ 70.000 mil reais. Disse ainda que Cristiano não tinha o dinheiro e que a família Carneiro financiou esses recursos.

Acusou ainda o Partido dos Trabalhadores na campanha de Ilário Marques a 8 anos atrás, faltando cinco dias para as eleições, houve um saque na Caixa Econômica Federal no valor de R$ 100.000 mil reais, no mesmo período que todos os bandos estavam em uma greve geral e não havia possibilidades de retiradas emergenciais, mas o dinheiro apareceu.

Declarações 

Kleber Júnior:  - Não adianta melar o rabo de mel, pois ao balançar vai melar todo mundo”, ou “devemos tirar as máscaras, a minha, a do Rômulo, da Edi, do Ilário...” disse ainda, “essas eleições vão ser bem diferente das outras, vocês podem esperar. Querem as verdades? Elas irão aparecer.

Kleber Júnior: - Não tenho medo de ser preso, mas não vou sozinho, vai vereador, vereadora, prefeito, ex-prefeito. Estão falando que o prefeito fez uma viagem a São Paulo por 5 dias e ele não pode como prefeito? Mas o Ilário viajou o mundo como prefeito e ninguém fala, foi muitas vezes a São Paulo, fazer escrituras, comprar apartamentos, visitar o filho, mas isso vocês não falam?

Kleber Júnior: - O Rômulo como prefeito não tem condições de ir a São Paulo, mas tem vereador como o Ivan que mantem um filho no curso de medicina pagando mais de 5 mil reais por mês. Ate agora só abri a caixa da minha família, mas vamos também abri a caixa do PT!. o Ilário fica por trás de tudo e todo mundo. Fica com essas pessoas ai, mas querem a verdade? Vamos pra verdade. Estamos cansados de tanta tortura. A população precisa sair da emoção e vir para o nível real. Todo mundo sabe que o Rômulo foi manipulado pelo Ilário, não há mais nada a esconder. Finalizou.

Na semana passada a vereadora Edi já tinha se envolvida em discussão com o vereador Pedro Baquit, disse em alto e bom som que agora seria oposição, coisa que a câmara não tinha. 

FONTE:
REVISTA CENTRAL

CCJ APROVA PROPOSTA QUE PROÍBE A SUSPENSÃO DO REPASSE NA EDUCAÇÃO


Projeto tramita em caráter conclusivo e seguirá para o Senado, a menos que haja recurso para que seja analisado pelo Plenário da Câmara.


Imagem Google
A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) aprovou nesta quarta-feira (23) proposta que proíbe a suspensão do repasse de recursos de programas federais na área de educação, em caso de inadimplência de governadores e prefeitos, nos três primeiros meses do primeiro ano de mandato. O prazo, porém, não vale para os casos de reeleição.

A proposta evitará prejuízos ao novo prefeito ou governador cujo antecessor tenha deixado de cumprir com as obrigações legais relativas aos programas na área de educação. Além disso, evitará que crianças e jovens sejam prejudicados pela suspensão de repasses em razão da falta de compromisso de gestores públicos.
A CCJ aprovou parecer do relator, deputado João Paulo Lima (PT-PE), favorável à constitucionalidade e juridicidade do Projeto de Lei 7104/02, do deputado licenciado e atual ministro do Turismo, Gastão Vieira, e do substitutivo da Comissão de Educação e Cultura, que restringiu a proibição do repasse aos primeiros três meses de gestão.

Segundo o texto, a proibição de corte de repasse também vale para os recursos dos programas federais de renda mínima associados a ações socioeducativas.

O substitutivo estabelece que, durante o prazo de três meses, o novo mandatário deverá adotar as necessárias providências para a regularização das condições de execução do programa federal em sua esfera de competência. Aquele que permanecer inadimplente estará sujeito a punição por ato de improbidade administrativa.

Além disso, segundo o texto, a instância federal executora deverá imediatamente instalar inquérito administrativo ou tomada de contas especial contra os responsáveis por atraso, ausência de iniciativa ou por qualquer outro tipo de inadimplência na implementação dos programas de educação nos estados e municípios.

“O projeto pretende aperfeiçoar a legislação, de modo a preservar os benefícios recebidos pelas famílias, ao mesmo tempo em que as instâncias federais possam adotar as providências cabíveis contra os gestores responsáveis”, disse o relator.

FONTE:

HOLANDA E FINLÂNDIA RECEBEM WORKSHOPS SOBRE O CEARÁ COMO DESTINO TURÍSTICO

Praia de Quixaba e suas falésias brancas em Aracati
Nos dias próximos dias 23 e 24 de novembro, a Secretaria do Turismo do Estado (Setur) realiza dois workshops na Europa, nas cidades de Helsink (na Finlândia) e Amsterdam (na Holanda), respectivamente. O evento, realizado em parceria com a TAP Linhas Aéreas, visa promover o destino Ceará para agentes de viagens destes dois países, além de estabelecer canal direto com quem compra ou vende turismo no Brasil.

Visando receber as principais agências e operadoras europeias de turismo, a Setur disponibilizará aos participantes do workshop materiais informativos sobre as ações que promovem o destino Ceará naquele mercado. Divulgar e fortalecer ainda mais o voo realizado pela Companhia TAP, trecho Lisboa - Fortaleza, também é um dos objetivos do evento.

Durante os workshops, haverá apresentações de filmes e slides para divulgar os novos equipamentos e projetos que já se encontram em fase de construção no Ceará.

FONTE:
Assessoria de Comunicação da Setur
Carmen Inês / Mara Cibely ( ascom.setur@setur.ce.gov.br / 85 3101.4669 - 3101.4661)
Twitter: @seturceara

CURSO DE MEDICINA DA UECE É DESTAQUE NO EXAME NACIONAL DO ENSINO


Uece_Fachada_1
Saiu o resultado do Exame Nacional de Desempenho do Ensino Superior (Enade) 2010, realizado pelo MEC.

 O resultado foi divulgado no 49º Congresso Brasileiro de Educação Médica, em Belo Horizonte. Na nota final, considerando os ingressos e egressos, o curso de Medicina da Uece obteve nota 5, a nota máxima, com pontos brutos de 4,3, o que a coloca no conceito máximo.

De acordo com o ranking, o curso de Medicina da Uece está na 13ª posição do País. No Ceará, a que mais se aproximou desse resultado foi a Universidade Federal do Ceará, UFC, de Barbalha, na 26ª posição nacional, seguida da UFC de Fortaleza, na 32ª posição e na 36ª posição, a UFC de Sobral.

Para a médica Ivelise Brasil, coordenadora da Unidade de Transplantes Hepáticos do Hospital Geral de Fortaleza e professora do Curso de Medicina da Uece, "todo o corpo docente e discente estão de parabéns, além dos professores de Práticas Médicas e a Rede de Hospitais do Estado que são nossos Hospitais Escola e a todos que lutam por um ensino de qualidade".

O curso de Medicina da UECE, hoje coordenado pela professora Cristina Micheletto Dallago, foi criado em 2002, sendo reconhecido pelo Conselho de Educação do Estado do Ceará no dia 30 de dezembro de 2008.

A seguir a link com o ranking das Escolas Médicas. http://www.escolasmedicas.com.br/news_det.php?cod=1549 

Coordenação do Curso de Medicina da UECE – (85)3101-9793

FONTE:
Assessoria de Imprensa da UECE
Fátima Serpa ( fatima.serpa@uece.ce.gov.br / 85 3101.9605)

CRIANÇAS BALEADAS POR ENGANO

O alvo dos criminosos era um homem que havia praticado um homicídio. As crianças brincavam no momento do ataque

As crianças estão assustadas com o fato. Duas têm balas alojadas no corpo, mas não correm risco de morte
As crianças estão assustadas com o fato. Duas tem bala alojada no corpo mas não correm riscos de morte.

Quixadá. Três crianças foram baleadas em um atentado ocorrido na noite da última terça-feira (22), na Rua dos Crentes, Campo Novo, um dos bairros mais populosos de Quixadá. Os pistoleiros tinham como alvo um homem acusado de homicídio. Por volta das 19 horas, um grupo de, aproximadamente, dez crianças brincava na calçada quando foi surpreendido por seis disparos de arma de fogo. Os tiros tinham como destino o pedreiro Luiz Ernandes Ventura Alves, 39, conhecido como ´Luizinho´, mas os meninos estavam na linha de fogo e três deles foram atingidos.


As vítimas foram socorridas por mototaxistas e levadas para o Hospital Maternidade Jesus Maria José. Após serem medicadas, retornaram para casa e nenhum deles corre risco de morte. Mesmo assim V.S.M., de 11 anos, está com um projétil alojado no braço esquerdo. Ele também foi atingido na perna.



O caso mais delicado é de D.S.R. oito anos. Além de ser atingido na coxa direita ele está com uma bala alojada nas nádegas. Tem dificuldade para andar e se queixa das dores. O irmão dele, C.M.R. um ano mais novo, teve mais sorte, uma das balas passou de raspão na testa dele, por centímetros não morreu. Eles, outros dois primos e mais nove crianças moram com a avó, Maria de Fátima Silva Morais, 56 anos, tia do verdadeiro alvo dos criminosos.



Segundo a avó, em setembro de 1994 seu sobrinho cometeu um homicídio naquele bairro. Luiz Ernandes ficou mais de seis anos preso. Ganhou liberdade recentemente e passou a trabalhar em outra cidade. Resolveu visitar os parentes e conversar com o restante dos familiares. Ele não imaginava que depois de tanto tempo ainda existisse desejo de vingança na família de Francisco Cláudio da Silva, na época do crime com 21 anos.



Um dos irmãos de Cláudio foi detido por equipes da 2ª Companhia do 1º Batalhão (Quixadá) juntamente com outro suspeito. Uma testemunha disse ter reconhecido a dupla, mas na presença do delegado Leonardo Ferreira mudou a versão.



O ex-presidiário confirmou não ter inimigos, exceto os familiares do rapaz que assassinou. "Apesar de terem me perseguido, batido em mim, quebrado meu nariz, meus dentes e até me esfaqueado, apenas me defendi e matei um deles. Paguei pelo meu erro e quero paz. Não é justo que, mesmo assim, ainda não estejam satisfeitos. Mas atirar em pessoas indefesas, inocentes, já é um absurdo". disse ´Luizinho´, preocupado com a segurança dos meninos e meninas criados pela tia. "Se soubesse não teria ido até a casa dela. Foram momentos horríveis".



Os dois suspeitos foram liberados por falta de provas, mas as diligências continuam. Até ontem, a arma de fogo e a moto utilizada na fuga não foram localizadas. O delegado Leonardo Ferreira, titular da Delegacia Municipal de Quixeramobim, respondendo pela Delegacia Regional de Quixadá, investigará o caso.



ALEX PIMENTEL
COLABORADOR

FONTE: 
DIÁRIO DO NORDESTE
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...