Pages

sábado, 21 de maio de 2011

DE VIRADA VASCO PARA CARROÇA DESEMBESTADA

Atacante Elton (esquerda), do Vasco, tenta proteger a bola do zagueiro Cleber, do Ceará, que levou a melhor no duelo, inclusive marcando um gol na partida realizada no estádio Presidente Vargas, em Fortaleza, mas não evitou a derrota do time cearense; FOTO:LC Moreira/AE/AE
Não foi a estreia que o torcedor do Ceará esperava nesse Brasileirão. Jogando no PV, o Vozão foi superado, de virada, pelo Vasco da Gama. O Alvinegro chegou a fazer 1 a 0, mas acabou derrotado por 3 a 1.

Cléber abriu o marcador para o Vovô, mas Bernardo (2) e Jéferson deram a vitória ao time carioca.

 
O jogo

O Vasco começou melhor na partida. Nos primeiros 20 minutos criou algumas situações de gol, enquanto o Ceará não produzia nada em termos ofensivos.

Aos poucos, a equipe da casa foi se encontrando, mesmo ainda sem criar perigo à meta de Fernando Prass. Só mesmo no final da primeira etapa que o Ceará ensaiou uma pressão. Na melhor chance de gol. Ernandes chutou forte, mas o goleiro vascaíno conseguiu defender em dois tempos.

O segundo tempo começou como terminou o primeiro, com o Ceará melhor. O alvinegro cearense pressionava. Júnior perdeu gol incrível, quase na grande área, em lance que teve incrível defesa de Fernando Prass, aos 3 minutos.

O primeiro gol do jogo saiu apenas aos 20 minutos. Após cobrança de escanteio, o zagueiro Cléber finalizou meio desequilibrado. A bola bateu em Fernando Prass, na trave, novamente no goleiro e entrou, 1 a 0.

O gol fez o Ceará recuar, e a reação vascaíno não tardou. Aos 32 minutos, Élton tabelou com Bernardo, que recebeu na área e chutou cruzado, 1 a 1.

Dois minutos depois, trombada em frente da área do Ceará. A bola sobra para Bernardo que chuta de primeira, marcando um golaço. Era a virada carioca.

Já com alguns titulares em campo, como Geraldo e Nicácio, o Ceará passou a pressionar. No entanto, foi o Vasco quem voltou a marcar.

Em contra-golpe rápido, Ramon recebe próximo à área, rola para Jéferson, que solta a bomba, sem chances para Adílson, 3 a 1, placar final.

Próximas partidas

As duas equipes voltam a campo no meio da semana, pelas semifinais da Copa do Brasil. Ceará e Vasco jogarão fora de casa, diante de Coritiba e Avaí, respectivamente.

Outros jogos*

Nos outros jogos deste sábado, o Flamengo fez 4 a 0 no Avaí, enquanto o Atlético Mineiro venceu o xará paranaense por 3 a 0.

FONTE:
PORTAL VERDES MARES

FOTÓGRAFO RESISTRA INSETO QUE SE DISFARÇA DE ORQUÍDEA E OUTROS MESTRES DA CAMUFLAGEM

Este um louva-a-deus orquídea. (Foto: Alex Hyde / Barcroft)
O fotógrafo Alex Hyde especializou-se em registrar animais e insetos que fazem uso de camuflagem para sobreviver.

Várias das fotos de Hyde foram capturadas em Madagascar, como esse pequeno lagarto se camufla no tronco de uma árvore. (Foto: Alex Hyde / Barcroft).

Professor de fotografia biológica na Universidade de Nottingham, na Grã-Bretanha, Hyde viajou a Madagascar para pôr seu conhecimento à prova.

 Esse sapo da floresta Kirindy, no oeste de Madagascar, vive em meio a folhas secas. (Foto: Alex Hyde / Barcroft)
 O desmatamento das florestas do país está dificultando a luta pela sobrevivência. Só 7% da vegetação original da ilha na costa oriental da África está intacta.
Este lagarto do parque Masoala, em Madagascar, costuma viver entre folhas de palmeiras mortas, onde caça invertebrados à noite. (Foto: Alex Hyde / Barcroft)
Hyde também fotografa animais e insetos na Grã-Bretanha e no seu estúdio.
Essa mariposa parece confundir-se com o pedaço de folha seca que carrega. (Foto: Alex Hyde / Barcroft)

FONTE:
BBC BRASIL

RECEITA FEDERAL SIMPLIFICA IMPRESSÃO DE CMPROVANTE DO CPF


Brasília – O contribuinte que emitir o Cadastro de Pessoa Física (CPF) não precisará mais entrar no Centro de Atendimento Virtual da Receita (e-CAC) para imprimir o comprovante que atesta a autenticidade do documento. Desde a última quarta-feira (18), a impressão pode ser feita numa área da página da Receita Federal na internet, com senhas e códigos simplificados.

De acordo com a Receita, o objetivo da medida é facilitar a emissão do comprovante, que também serve como segunda via do CPF. O e-CAC está disponível apenas para quem tem o código digital de acesso, cuja emissão exige o número do recibo das duas últimas declarações do Imposto de Renda (IR), ou certificação digital, ferramenta que custa R$ 300 a cada dois anos. Dessa forma, quem não declara IR ou não tem título de eleitor só podia obter o comprovante em uma unidade da Receita.

Essa restrição prejudicava principalmente os contribuintes de baixa renda, isentos da Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física. Agora, eles poderão obter o comprovante apenas com o papel que receberam nas agências da Caixa Econômica Federal, do Banco do Brasil e dos Correios. Basta digitar a data de nascimento, o local e o dia do atendimento, além do código recebido nas agências na seção CPF – Comprovante de Inscrição, na página da Receita.

Na nova modalidade, o contribuinte não precisa entrar no e-CAC para obter o comprovante. No entanto, a atualização de dados cadastrais do CPF continua disponível apenas no Centro Virtual de Atendimento da Receita.

Desde agosto do ano passado, o CPF é emitido instantaneamente nos dois bancos oficiais e nos Correios. O cartão magnético, que levava até uma semana para chegar à casa do contribuinte, foi abolido. Agora, o titular do documento sai da agência com o número do documento e um código impressos em papel térmico (usado nos extratos bancários).

A Receita ainda está desenvolvendo a emissão do CPF diretamente pela internet, sem a necessidade de o contribuinte ir às agências. Depois de pelo menos dois anos de pesquisa, o serviço ainda não tem data para começar. O Fisco alega que os postos de atendimento conveniados, principalmente as entidades públicas que emitem o documento de graça (como secretarias de governos estaduais e unidades regionais do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária), precisam ser adaptados para que o documento possa ser obtido no computador.

Wellton Máximo
Repórter da Agência Brasil
Edição: Juliana Andrade

FONTE:
AGÊNCIA BRASIL

quinta-feira, 19 de maio de 2011

MATRICULAS NO CURSO TÉCNICO EM ENFERMAGEM DA UAB EM QUIXERAMOBIM

Até o próximo dia 24 de maio, o Pólo da Universidade Aberta do Brasil (UAB), em Quixeramobim, receberá as matrículas dos 25 alunos classificados no vestibular promovido pela Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP-CE) para o Curso Técnico de Enfermagem.

Os classificados devem se dirigir a UAB munidos da seguinte documentação: Ficha de Inscrição do Curso (presente no pólo); Xerox autenticada do certificado de conclusão do ensino médio; Xerox autenticada do histórico escolar; Foto ¾; e Xerox autenticada do RG.

FONTE:
QUIXERAMOBIM AGORA

quarta-feira, 18 de maio de 2011

CRIANÇA DE NOVE MÊS É MALTRATADA ATÉ A MORTE



Dia 17.05.2011, por volta das 10h30min, na localidade de Sitio Tabuleirinho, zona rural de Morada Nova-CE, a criança JOSÉ LUAN DA SILVA, 09 nove meses de idade, filho de José Francineudo da Silva e Maria Claudia da Silva, residente na localidade acima, foi encontrada pelo o tio Francisco Lindomar da Silva, 42 anos, irmão do pai da criança, chorando no chão dentro de casa. A criança foi socorrida para o hospital de Jaguaribara-CE, onde foi constatado traumatismo craniano e uma lesão em uma das mãos, sendo que pouco tempo depois o mesmo veio a óbito. Policiais militares atenderam a ocorrência e conduziram os pais da criança a USI, onde por volta das 20h00, a autoridade policial autuou em flagrante MARIA CLAUDIA DA SILVA, 34 anos de idade, natural de Morada Nova, mãe da referida criança, como sendo a autora das lesões que levaram o mesmo a óbito. Vale salientar que de acordo com o pai da vitima sua esposa atualmente encotrar-se fazendo tratamento psiquiátrico.

Para quem teve a oportunidade de ver como se encontrava a criança depois do homicídio ficou chocado com a tamanha brutalidade com um ser humano indefeso, mordidas no braço da criança, manchas de hematomas espalhados pelo o corpo, no pescoço dava parecer de que a vitima tinha sido enforcado com um cadaço de sapato ou cordão de rede ou coisa parecida.

FONTE:
MORADA NOVA ONLINE

HONDA DEMITE 400 FUNCIONÁRIOS NO INTERIOR DE SÃO PAULO



São Paulo – A montadora japonesa Honda anunciou hoje (18) a demissão de 400 funcionários da fábrica localizada em Sumaré, interior paulista, o que representa 12% do efetivo da unidade. Segundo a empresa, o tsunami ocorrido no Japão em março afetou os fornecedores de componentes eletrônicos, itens que não puderam ser substituídos.

“A partir de junho, a empresa terá de reduzir em 50% sua produção de automóveis, de 600 para 300 unidades diárias. Com isso, a unidade de Sumaré, que atualmente opera em três turnos, passará a trabalhar em dois turnos, e esta situação acarretará na ociosidade de aproximadamente 1,2 mil colaboradores”, informou a nota divulgada pela fabricante.

De acordo com a Honda, a decisão foi tomada após se esgotarem as opções negociadas com o Sindicato dos Metalúrgicos de Campinas e Região. A empresa afirmou ainda que “tão logo a situação se regularize, espera poder retomar seu ritmo normal de atividade”. Agora, a empresa estuda “alternativas para os demais funcionários que estarão ociosos no período de redução da produção”.

A reportagem da Agência Brasil não conseguiu contato com os representantes do Sindicato dos Metalúrgicos de Campinas e Região.
 

Daniel Mello
Repórter da Agência Brasil
Edição: Rivadavia Severo

FONTE:
AGÊNCIA BRASIL

ENEM PODE TER 6 MILHÕES DE INSCRITOS ESTE ANO



Brasília – O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) confirmou hoje os detalhes da aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2011, marcado para os dias 22 e 23 de outubro. As inscrições começam na próxima segunda-feira (23) e, segundo a presidenta do instituto, Malvina Tuttman, o número de participantes pode chegar a 6 milhões, cerca de 1 milhão a mais que no exame do ano passado.

As inscrições serão feitas via internet a partir das 10h do dia 23 até o dia 10 de junho. O valor da taxa continua o mesmo de 2010: R$ 35. Estudantes que estão concluindo o ensino médio em escola pública não pagam.

O edital da prova será publicado amanhã (19) no Diário Oficial da União. A partir do ano que vem, a prova terá pelo menos duas edições por ano, uma no primeiro semestre e outra no segundo. A primeira edição de 2012 já está confirmada para os dias 28 e 29 de abril.

Em 2009, o MEC deu início a um projeto de substituição dos vestibulares tradicionais pelo Enem. A partir do resultado da prova, os alunos se inscrevem no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e podem pleitear vagas em instituições públicas de ensino superior de todo o país. No ano passado, foram ofertadas 83 mil vagas em 83 instituições, entre elas, 39 universidades federais.

A participação no Enem também é pré-requisito para os estudantes interessados nas bolsas do Programa Universidade para Todos (ProUni). Os benefícios são distribuídos a partir do desempenho do candidato no exame do ensino médio e podem ser integrais ou parciais, dependendo da renda da família.

Amanda Cieglinski
Repórter da Agência Brasil
Edição: Vinicius Doria

FONTE:
AGÊNCIA BRASIL

APENAS 29% DOS TRABALHADORES DOMÉSTICOS TEM CARTEIRA ASSINADA

Seminário na Câmara discutiu situação da categoria que, segundo representante de ONG Instituto Doméstica Legal, pode ser melhorada com a aprovação de cinco projetos em tramitação no Legislativo.

Dep. Luciano Moreira (1º Vice-Presidente da CFT), dep. Flávia Morais (membro da CTASP), dep. Vitor Paulo (presidente da CLP), min. Delaíde Alves M. Arantes (do Tribunal Superior do Trabalho - TST) e dep. Dr. Paulo César (2º Vice-Presidente da CSSF)
Seminário discutiu as condições do trabalho doméstico no País.
Dos 7,2 milhões de empregados domésticos brasileiros, apenas 29% contam com carteira assinada. Para os trabalhadores em geral, o índice chega a 70%. Os dados foram apresentados pelo presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), Márcio Pochmann, durante o seminário “O futuro do emprego doméstico no Brasil”, realizado nesta quarta-feira na Câmara.

Na opinião do presidente do Ipea, a única forma viável de aumentar a formalização do trabalhador doméstico é prever sua contratação por meio de empresas. Segundo o especialista, essa mudança é necessária porque a ocupação tem a especificidade de ser realizada dentro dos domicílios, que “ainda se revestem de uma cultura que se origina na colônia, nas relações autoritárias de patriarcalismo, mantida até os dias atuais”.

Direitos negados

Ter a carteira assinada também não garante aos empregados domésticos todos os direitos trabalhistas. Conforme destacou a ministra do Tribunal Superior do Trabalho, Delaíde Alves Miranda Arantes, o recolhimento do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), por exemplo, é opcional para a categoria. “Essa é a única lei de que tenho conhecimento no mundo de aplicação optativa”, ressaltou.

O coordenador-geral de Políticas Sociais da Secretaria de Políticas Especiais do Ministério da Fazenda, Arnaldo Barbosa, disse, por sua vez, que a ampliação dos direitos trabalhistas pode resultar em demissões. De acordo com o especialista, um aumento de R$ 55 nos custos do empregador reduziria a demanda por trabalhadores domésticos em 9,41%.

Na concepção do presidente do Instituto Doméstica Legal, Mario Avelino, a aprovação de cinco projetos de lei já aprovados no Senado e em análise na Câmara – PLs 6465/09, 6707/09, 7082/10, 7156/10 e 7279/10 – pode levar à formalização de cinco milhões de trabalhadores domésticos em apenas em 120 dias.

De acordo com Avelino, uma das propostas mais importantes é o PL 7082/10, que prevê a redução das contribuições para o INSS tanto para empregadores quanto para empregados. Para o patrão, a contribuição passaria de 12% a 6%, e para o funcionário, de 20% a 12%.

Remuneração

A média de remuneração dos domésticos também encontra-se abaixo do salário mínimo. Em 2009, últimos dados disponíveis, a média salarial da categoria foi de R$ 386,45, quando o mínimo era de R$ 475, segundo Pochmann.

A desigualdade racial é expressiva nesse grupo de trabalhadores. Segundo o presidente do Ipea, em 2009, enquanto as trabalhadoras brancas recebiam, em média, R$ 421, às negras eram pagos R$ 365, na média.
O presidente da Comissão de Seguridade Social e Família, deputado Dr. Paulo César (PR-RJ), disse ainda que é preciso incluir o trabalhador doméstico na luta pela redução da jornada de trabalho de 44 para 40 horas semanais. O deputado Luciano Moreira (PMDB-BA) ressaltou que outra característica do trabalho doméstico é a prevalência absoluta de mulheres (são 93% do total).

Tendências

A principal tendência do setor, segundo os especialistas, é o crescimento do número de diaristas, que já respondem por um terço dos trabalhadores domésticos. Se por um lado essa mudança é positiva, uma vez que esse tipo de empregado tem mais autonomia e melhores rendimentos – cerca de quatro vezes mais que o dos domésticos –, por outro há em consequência um aumento da informalidade.

Os participantes do seminário afirmaram acreditar que, no futuro próximo, esse tipo de trabalho será mais valorizado. Conforme lembrou o presidente da Comissão de Legislação Participativa, deputado Vitor Paulo (PRB-RJ), a escassez crescente de mão de obra vai valorizar esse profissional.

Já o secretário-executivo da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Mário Lisboa Theodoro, ressaltou que a melhoria das políticas educacionais proporciona aos jovens melhores oportunidades de emprego.

Reportagem – Maria Neves
Edição – Ralph Machado

FONTE:

COMUNIDADE CATÓLICA SHALON COMEMORA 20 ANOS

Ontem aconteceu uma Missa Solene de ação de graças na igreja do alto São Francisco.
A Comunidade Católica Shalom é uma entidade filantrópica sem fins lucrativos, nascida sob o pontificado de João Paulo II (desde o último dia 01/05/2011 proclamado beato pelo Vaticano), no dia 09/07/1982 em Fortaleza, por 5 jovens universitários, tendo à frente Moysés Louro de Azevedo Filho.
O único desejo destes jovens era evangelizar aqueles que estavam afastados da Igreja, e que, não viam a ela, mas que, não negariam um convite a degustar um sanduíche e refrigerante, por isso, toda o Centro de Evangelização Shalom tem uma lanchonete (cantina).
Em Quixadá, a Comunidade se estabeleceu nesta Diocese, em 17/05/1991 convidada pelo então Bispo Diocesano, Dom Adélio Tomasin, se unindo assim, aos outros Carismas (Vocações) já presentes, para cooperar na tarefa incansável de toda a Igreja: a evangelização (o anúncio de Jesus Cristo).
Hoje, a Comunidade está presente em todo o Brasil e espalhada por diversos países, tais como: Israel, Madagascar, Argélia, França, Itália, Inglaterra, Portugal, Guiana Francesa, Suiça, Uruguai, Chile, Tunísia, Canadá e Holanda.
Na história destes 20 anos de missão em Quixadá, e, quase 30 anos de fundação do Carisma em Fortaleza, bem como, celebrando os 40 anos da nossa Diocese, sabemos que muitos desafios foram vividos, porém, superados com a Graça de Deus!
“Queremos neste espaço, registrar as maravilhas do Senhor em nossa vida, e, convidar a você, querido leitor do portal Revista Central, a celebrar conosco este tempo de festa, lhe convidando a comparecer nestes dois momentos fortes durante esta semana”, destacou Rodielson Silva Bispo, coordenador de eventos.
Ontem aconteceu uma Missa Solene de ação de graças na igreja do alto São Francisco.Quinta-feira,17, confraternização e festa, as19h00min, no quinta Qstação Buffet, próximo a rodoviária.
Mais informações:
Rodielson Silva Bispo
Coordenador de Eventos
88-34144887/99520567/34144533/99999677
eventosquixada@comshalom.org
FONTE:
IBARETAMANET

BRASIL PROMOVE BELEZAS NATURAIS PARA COMBATER TURISMO SEXUAL

As Cataratas do Iguaçu são realmente espetaculares e são um patrimônio não só do Brasil mas da Natureza!!!

Um país bonito e moderno, com um povo simpático e hospitaleiro, grande diversidade cultural, e ao sabor de uma culinária deliciosa e original - esses são alguns dos conceitos com os quais o Ministério do Turismo e o Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur) trabalham a imagem do Brasil no exterior. O objetivo é tentar afastar o clichê de país da sensualidade que atrai estrangeiros interessados em fazer programas, inclusive exploração sexual de crianças e adolescentes.

A informação é da secretária nacional de Políticas de Turismo, Bel Mesquita. Segundo ela, o combate à exploração sexual é conteúdo das capacitações por que passam as pessoas que atendem turistas. Cerca de 100 mil profissionais já foram capacitados em 165 seminários promovidos em todo o País para treinar desde taxistas, recepcionistas e guias até agentes de viagem para atender os visitantes estrangeiros que virão ao Brasil nos próximos anos, em especial por causa da Copa de 2014.

“A sensibilização é no sentido de que a exploração sexual é crime e deve ser denunciada”, diz referindo-se à necessidade de registrar os casos na polícia e também de encaminhá-los ao serviço telefônico Disque 100, da Secretaria de Direitos Humanos (SDH). “Não queremos pessoas que se dizem turistas, mas na verdade são criminosas”, salienta Bel Mesquita ao lembrar que as crianças e adolescentes explorados são “jovens em situação de vulnerabilidade”.

Segundo a secretária, o governo discute a possibilidade de criar uma logomarca contra a exploração sexual para incluir na propaganda de turismo. “Não temos estudo concreto se isso teria carga positiva ou negativa”, diz.

Na semana passada, ao participar de audiência pública na comissão parlamentar de inquérito (CPI) do Senado que investiga o tráfico de pessoas, a advogada Andreza Smith, da organização não governamental (ONG) Sodireitos, chamou a atenção para a ligação entre esse tipo de crime e a exploração sexual. Ela alertou para o risco dos casos de violência sexual aumentarem durante o Mundial. “Você já pensou em um jogo em Manaus? Quem é que vai fiscalizar o rio?”, perguntou ao fazer referência a programas sexuais em barcos que trafegam nos rios Negro e Solimões.

O combate à exploração sexual foi mote de campanha da SDH durante o Carnaval deste ano em 17 capitais brasileiras, com o slogan “Tem coisas que não dá para fingir que não vê. Violência sexual contra crianças e adolescentes é crime. Denuncie. A bola está com você”.

Em outubro do ano passado, o Brasil foi elogiado em relatório da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre ações de combate à venda de crianças, prostituição e pornografia infantil. De acordo com a relatora, Najat Maalla M’jid, o Brasil se tornou uma referência internacional por causa do Disque 100 e pela organização do 3º Congresso Mundial da Criança (2008).

A SDH divulga nesta quarta-feira (18), às 14h, no Palácio do Planalto, o novo levantamento sobre as denúncias de violência sexual infantojuvenil, com base na Matriz Intersetorial de Enfrentamento à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes, elaborada pela Universidade de Brasília (UnB). 
Ao longo da tarde, estudantes do Centro de Excelência em Turismo da UnB participarão de uma mobilização na Esplanada dos Ministérios. Eles vão afixar nos carros adesivos com a frase “Exploração sexual de crianças e adolescentes não é turismo. É crime.”

GOVERNO LANÇA PROGRAMA DE RECUPERAÇÃO DE ESTRADAS



O Governo do Estado inicia na próxima terça-feira (24) um pacote de ações para recuperar as rodovias estaduais. Intitulado Proestradas II, o programa prevê investimentos estimados em R$ 70 milhões para as obras.  Segundo dados do Departamento Estadual de Rodovias (DER), ligado à  Secretaria da Infraestrutura (Seinfra), dos aproximadamente 7.300  quilômetros de rodovias estaduais, em torno de 530 quilômetros (7,2% do total) estão com problemas de trafegabilidade. As intervenções terão início imediato.

Parte das rodovias estaduais ficaram danificadas devido ao aumento do  fluxo de veículos pesados, como carretas e caminhões,  que tiveram de  intensificar o fluxo pelas CEs devido ao péssimo estado das BRs; e ao volume das chuvas em algumas regiões. Em uma primeira fase o  Governo do Estado realizará ações de tapa-buraco, limpeza das margens,  e outros serviços que possam vir a receber tratamentos emergenciais  nas vias.  A segunda fase compreenderá intervenções mais complexas,  como a restauração de trechos mais longos que não podem ser tratados  com o serviço de tapa-buraco. Para iniciar os trabalhos de recuperação é necessário aguardar o início do período de estiagem para o procedimento dos trabalhos.

Em algumas intervenções o Estado não terá custos para a recuperação da  malha viária, como é o caso de parte da CE-168, trecho que liga  Itapajé a Itapipoca, entre outras obras entregues e dentro do prazo  contratual de recuperação. A CE-168, entregue em março, encontra-se  com parte de seu revestimento asfáltico danificado e, como os  problemas apareceram dentro do tempo da garantia contratual, sua  recuperação não trará custos ao Estado.

Números

7.300 - Dimensão aproximada da malha viária do Estado
530 - Total de quilômetros que apresenta maior número de problemas
70 milhões - Estimativa de investimentos com o Proestradas II

FONTE:
Assessoria de Imprensa da Seinfra
Marcos Cavalcante e Luiz Guedes ( marcos.cavalcante@seinfra.ce.gov.br Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. / 085 3216.3764 - 8878.8835)

CRIANÇAS & ADOLESCENTES

Quixadá
Dezenas de crianças, jovens e adultos saíram em marcha pela ruas de Quixadá nesta manhã. Participavam da passeata do Dia Nacional de Luta Contra o Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, 18 de maio. Até lembrava o Dia da Independência, não fosse a animada charanga da turma do Projovem. Faixas, cartazes, alguns bem interessantes, com bilhetinhos colados em cartolinas. Um deles me chamou a atenção: "Eu sei que um dia vou me tornar gente grande e sei que quando eu crescer vou ser mais fraca do que agora, então eu peço para todo mundo deixar de crescer, pelo menos por dentro. Pelo menos uma coisa a gente vai ter certeza, vamos continuar anmando uns aos outros". Não deu para ver de quem foi a autoria. A menina que segurava o cartaz parecia estar com pressa de acompanhar a marcha, ou de crescer. 

Apesar do esforço da Secretaria de
Desenvolvimento Social de Quixadá, sinceramente, esperava-se mais gente. Pelo menos a metade do número de pessoas que foram para a festa de Quixeramobim, na inauguração da Escola Estadual de Educação Profissional Dr. José Alves da Silveira. Juntaram os políticos, agregados e os admiradores dos Solteirões do Forró. A festa foi em dose dupla, já que a terra de Antonio Conselheiro conquistou também o Hospital Regional do Governo do Estado, cuja construção deve começar ainda este ano. Não foi informado ainda se haverá alguma ala infantil, porque era essa a preocupação de quem marchou em Quixadá nesta manhã.  No ano passado, mais de 70 crianças e adolescentes foram vítimas de algum tipo de violência nesta cidade. 




MAIS INFORMAÇÕES 

Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica)
(88) 3412 1786
 
 
 
 
 
FONTE:
SERTÃO EM REVISTA

MAPA ALERTA CONTRA A EXPLORAÇÃO SEXUAL


A Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR) divulga nesta quarta-feira (18), em Brasília (DF), um novo levantamento sobre as denúncias de exploração sexual contra crianças e adolescentes. A apresentação da Matriz Intersetorial de Enfrentamento à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes foi elaborada pela Universidade de Brasília (UnB).

 Neste 18 de maio – Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes - diversas atividades serão realizadas pela Comissão Intersetorial de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, formada por integrantes do governo federal, da sociedade civil organizada e de organismos internacionais.

Confira aqui a programação completa.

Disque 100

O serviço telefônico Disque 100, mantido pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, registrou, entre 2003 e março de 2011, 52 mil denúncias de violência sexual (abuso e exploração comercial) contra crianças e adolescentes de todo o País. Oito em cada dez vítimas são meninas. O serviço funciona 24h e nos sete dias da semana.

De janeiro a março deste ano, o Disque 100 contabiliza 4.205 registros de violência sexual. No ano passado, foram mais de 12 mil registros. A média diária de denúncias aumentou de 84, em 2010, para 103 nos três primeiros meses de 2011.

Segundo a SDH, o Nordeste é a região de onde veio a maior parte das denúncias (37%). Em seguida vêm o Sudeste (35%), Sul (12%), Norte e Centro-Oeste (8%, cada um). Em termos relativos (denúncia por número de habitantes), o Rio Grande do Norte é o estado com o número de registros no primeiro trimestre de 2011. De janeiro a março, foram 13,29 denúncias para cada 100 mil habitantes.

MEDICAMENTOS ILEGAIS SÃO APREENDIDOS

Foi abordado pela Polícia Rodoviária Federal, na manhã desta terça-feira, 17/05, na BR-020, na altura do Km 310, o VW/GOL de placas HVP6556-CE, transportando 840 comprimidos de AMOXICILINA e 500 comprimidos de IBUPROFENO, totalizando 7220 comprimidos.


O motivo da apreensão foi por não portar documento fiscal nem, tão pouco, ter autorização da Vigilância Sanitária para o devido transporte, visto que se tratavam de comprimidos para o uso hospitalar.
Conduzia o veículo o Sr. FRANCISCO FREITAS DOS SANTOS, de 27 anos. Os medicamentos e o condutor foram encaminhados à Vigilância Sanitária e posteriormente à SEFAZ.

Fonte: PRF
FONTE:
CANINDÉ NOTICIAS

segunda-feira, 16 de maio de 2011

MANO MENEZES CONVOCA SELEÇÃO COM DESPEDIDA DE RONALDO


O técnico Mano Menezes vai convocar na próxima quinta-feira, às 12h, no Rio de Janeiro, a seleção brasileira que vai disputar os amistosos contra Holanda e Romênia. Os jogadores chamados pelo treinador vão enfrentar primeiro os atuais vice-campeões do mundo no estádio Serra Dourada, em Goiânia, no dia 4 de junho.

Já no dia 7 de junho, o jogo contra a Romênia, no Pacaembu, em São Paulo, servirá também como a despedida de Ronaldo com a camisa da Seleção. No dia 27 de junho o Brasil viaja para a Argentina, onde será realizada a Copa América. A seleção brasileira está no grupo B, junto de Equador, Paraguai e Venezuela. O time de Mano Menezes estreia contra os venezuelanos, no dia 3 de julho, no estádio Ciudad de La Plata.

Veja a programação do Brasil:

Brasil x Holanda - 4 de junho, no Serra Dourada, às 16h
Dia 1 de junho - apresentação em Goiânia
Dias 1, 2, e 3 - treinos na parte da tarde no Estádio Serra Dourada

Brasil x Romênia - 7 de junho, no Pacaembu, às 21h50
4 de junho - viagem após o jogo contra a Holanda, de Goiânia para São Paulo
5 de junho - treino no CT do Corinthians à tarde
6 de junho - treino no Pacaembu à tarde

Copa América 2011
20 e 21 de junho - exames médicos no Rio de Janeiro
21 de junho - viagem do Rio de Janeiro para Buenos Aires, com concentração em Los Cardales

Redação: Renan Falcão

PREFEITO DE IBICUITINGA ENTRE OS 50 MELHORES DO PAÍS

Os prefeitos foram escolhidos em pesquisa nacional de opinião pública realizada em 564 municípios que estão se destacando no país nas áreas de educação, saúde e infra-estrutura, e alguns dos critérios utilizados para a seleção dos municípios foram merenda escolar, saneamento básico e qualidade total dos serviços municipais.

Através de um mandato sério e competente, pautado na participação popular, no diálogo e na construção de um momento novo, o prefeito de Ibicuitinga, José Edmilson Gomes (PSDB), vem se destacando a frente do Poder Executivo. Nos últimos dias o prefeito esteve participando juntamente com a população de Ibicuitinga das festividades alusivas aos 23 anos de emancipação política. 

Prefeito Deca e equipe presente ao evento em Brasília.

 O prefeito Deca como é conhecido pelo seu povo, foi o primeiro gestor municipal no ano de 1988 e reeleito em 2008, e alcançou a lista dos “50 melhores prefeitos do Brasil” por ter obtido classificação em Pesquisa Nacional de opinião pública realizada pela União Brasileira de Divulgação (UBD), entidade que monitora administrações municipais em todo país com a finalidade de divulgar o turismo e eventos das regiões brasileiras através de pesquisas interativas, destacando as melhores administrações. 

A solenidade de condecoração dos agraciados com o prêmio dos Melhores Prefeitos do Brasil, aconteceu ontem dia 12 maio em Brasília e o prefeito participou Juntamente com o Assessor Jurídico Dr. Manassés e sua esposa Junice e da Secretária de Gabinete Zilderlânia Pereira. A União Brasileira de Divulgação foi criada com a finalidade de divulgar o turismo e eventos das regiões brasileiras através de pesquisas interativas, destacando as melhores administrações municipais do Brasil. 

O procedimento de escolha que definiu os homenageados foi desenvolvido em pesquisa anualmente da instituição, realizada em todos estados do País, sendo classificados os cinquenta melhores prefeitos, com as melhores notas para receber a premiação, em que cada prefeito é aprovado por sua própria gente, já que a pesquisa é feita em seu Município, este receberá além da homenagem, um troféu e o selo Certificado de Qualidade total IS0 9001. 

FONTE:
IBICIDADE.COM

IBARETAMA TEM AGORA O DIA DO EVANGÉLICO

Foto: Chico Javalí
Os vereadores de Ibaretama, no Sertão Central cearense, aprovaram por unanimidade o projeto de lei 004/2011 que institui o “Dia do Evengélico” no município, a ser comemorado sempre no terceiro sábado do mês de agosto. Neste dia o poder público deverá promover eventos com as entidades ligadas aos religiosos.
O autor do pojeto foi do vereador Carlos Augusto de Freitas, o Carlinhos, de acordo com ele, muitas cidades tem criado leis para homenagear os crentes.
Também foi aprovado o projeto de lei que dispõe sobre a instalação de Sistema de Segurança e Monitoramento por Câmaras de vídeos na cidade, exemplo a cidade de Banabuiú que conta com mais de 10 câmaras instaladas na zona urbana.
Foi também criado o dia da leitura em Ibaratema, que será comemorado anualmente no dia 10 de outubro. Neste dia terá exposição de livros, peças teatrias, concurso de redação, de poesia e de desenho, al´me de leituras das histórias escritas por autores da literatura brasileira.
Por último foi aprovado um projeto que concede a Prefeitura Municipal a cooperar com a Secretária de Segurança Pública do Estado todos os meses. Nesta parceria a prefeitura fornecerá R$ 3.500 reais para manunteção da frota policial.
O presidente da Câmara Francisco Carliando, disse que o Poder Legisvativo de Ibaretama tem conseguido efetuar vários projetos de leis nos últimos meses, “temos aprovados diversos projetos de leis em prol da população, além do mais temos realizado debates com participaçãod e convidados”, destacou.
Mais informações:
Câmara Municipal de Ibaretama
(88) 3439 1059
FONTE:
IBARETAMANET.COM

TÉCNICO ADMINISTRATIVO PODE FAZER FORMAÇÃO A DISTÂNCIA

Estados e municípios têm prazo até o dia 31 para inscrever funcionários de escolas públicas no Programa de Formação Inicial em Serviço dos Profissionais da Educação Básica dos Sistemas de Ensino Público (Profuncionário). O programa oferece curso de educação a distância em nível médio a trabalhadores que exercem funções técnico-administrativas nas escolas de educação básica das redes públicas estaduais e municipais.

A formação compreende as habilitações em secretaria escolar, alimentação escolar, multimeios didáticos e meio ambiente e infraestrutura escolar. Cada uma delas é composta por seis módulos de formação pedagógica e dez de formação específica. Como cada módulo equivale a 60 horas, chega-se a um total de 360 de formação pedagógica e 600 de formação específica. A essas 960 horas dos módulos somam-se 300 de prática profissional supervisionada. Ou seja, 1.260 horas de curso.

De acordo com a diretora de fortalecimento institucional e gestão educacional da Secretaria de Educação Básica (SEB) do Ministério da Educação, Maria Luiza Martins Alessio, a formação fortalece a integração dos funcionários como educadores e permite a participação qualificada na gestão democrática da escola. Ela também destaca a possibilidade de fortalecimento da política de valorização dos profissionais da educação, que tiveram as diretrizes da carreira estabelecidas recentemente pelo Conselho Nacional de Educação (CNE).

Para a adesão ao Profuncionário, as unidades da Federação devem atender 70% da rede municipal de ensino e 30% da estadual. A inscrição pode ser feita no Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle do Ministério da Educação (Simec).

Mais informações sobre o curso no endereço eletrônico Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. do Profuncionário ou pelos telefones 61 2022-8370, 2022-8369 e 2022-8449.
FONTE:
Assessoria de Imprensa da SEB

PROJETO PREVÊ VENDA DE ENERGÉTICO APENAS EM FARMÁCIAS

O Projeto de Lei 419/11, do deputado Aureo (PRTB-RJ), determina que os energéticos (chamados tecnicamente de “compostos líquidos prontos para consumo”) só poderão ser vendidos em farmácias e drogarias. Pelo texto, os comerciantes devem expor o produto em balcão, estante ou gôndola exclusiva e afixar advertências ao consumo em local de fácil visibilidade.

Regulamentação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) – Portaria 868/98 – define “compostos líquidos prontos para consumo” como bebidas com alta concentração de cafeína (até 350 ml/l, mesma quantidade encontrada em um café expresso) e aminoácidos (até 250 mg/100 ml).

Aureo destaca que, em doses elevadas e contínuas, a substância “pode levar à intoxicação aguda e à dependência”. Na intoxicação aguda, segundo ressalta o deputado, a pessoa pode apresentar crises de ansiedade, agitação psicomotora, dor de cabeça, tremor, insônia, problemas gastrintestinais e taquicardia. “Há relatos, felizmente mais raros, de episódios convulsivos, acidentes vasculares cerebrais e morte”, acrescenta.

Contudo, para o parlamentar, o maior perigo do consumo de energéticos é a sua associação ao álcool. “Existem evidências de que a dobradinha cafeína-álcool pode mascarar os sintomas de embriaguez, levando a um consumo ainda maior de álcool e a comportamentos de risco”, afirma.

Tramitação

A proposta será analisada em caráter conclusivo pelas comissões de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio; de Seguridade Social e Família; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Íntegra da proposta:

Reportagem – Maria Neves
Edição – Daniella Cronemberger
 
FONTE:

REINICIADA OBRAS NA PRAÇA DA ESTÁTUA DE SÃO FRANCISCO

Na manhã desta segunda-feira, a equipe de reportagens do Portal Canindé esteve visitando o canteiro de obras da Estátua de São Francisco e pode constatar que as obras da praça no entorno da estátua foram reiniciadas. 
 
No momento a empresa responsável pela obra está construindo o muro de contenção em redor do pedestal, mas segundo moradores próximos ao local, os trabalhos ainda caminham de forma muito lenta, mas a expectativa da população é de que as obras ganhem um ritmo mais acelerado a ponto de estarem concluídas antes do início da próxima Festa de São Francisco, que este ano acontecerá de 24 de setembro a 4 de outubro.
 
FONTE:
CANINDÉ NOTICIAS

BC PUBLICA CIRCULAR COM NOVAS REGRAS PARA DEVOLUÇÃO DE CHEQUES E COMPENSAÇÃO POR MEIO DE IMAGEM DIGITALIZADA

Brasília – Entraram em vigor hoje (16) as novas regras para devolução de cheques, aprovadas pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) em reunião, no final de abril.

A diretoria do Banco Central (BC) aprovou, na última sexta-feira (13) a Circular 3.535, com a regulamentação da decisão do CMN. A partir de agora, os bancos só poderão alegar falta de fundos ou conta encerrada na devolução de cheques quando não houver qualquer outro motivo que justifique o ato.
Caso haja outro motivo, como erro de preenchimento ou assinatura indevida, o banco deve anotá-lo como motivação da devolução. Com isso, deve cair o número de clientes que têm o nome incluído no cadastro de emitentes de cheques sem fundo, o que ocorre sempre que um cheque é devolvido por falta de dinheiro na conta, é reapresentado e novamente volta por não ter fundos.

A circular determina ainda que, a partir da próxima sexta-feira (20), entrará em vigor o novo sistema de compensação de cheques por meio de imagem digitalizada, salvo nos locais de difícil acesso ao sistema. Nesses casos, o BC dará 60 dias de prazo para que as agências bancárias se adaptem.

A autoridade monetária estima que o novo sistema de compensação vai permitir o desbloqueio do cheque em até dois dias, no máximo, em qualquer lugar do país. A previsão é um dia para cheques superiores a R$ 300 e dois dias para cheques inferiores a R$ 300.

Stênio Ribeiro
Repórter da Agência Brasil
Edição: Lana Cristina

FONTE:
AGÊNCIA BRASIL

DESMATAMENTO É FLAGRADO DURANTE SOBREVOO DE FISCALIZAÇÃO



Na última sexta-feira (13), no município de Guaiúba, na Região Metropolitana de Fortaleza, fiscais ambientais da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) multaram e embargaram o proprietário do Sítio São Gregório por estar desmatando parte daquela região com autorização do órgão responsável vencida. Na ocasião, a lenha oriunda da infração, foi apreendida.
 
Os fiscais tiveram acesso ao local através de um sobrevoo, de fiscalização de rotina da Coordenação de Fiscalização da autarquia. Segundo eles, foi fácil identificar o desmatamento. “Era bem nítida a região devastada. Nela, identificamos também homens tralhando com alguns equipamentos”, informaram os agentes.
O responsável pela infração, de inciais C. E. B. M., foi multado no valor de R$ 1.000, de acordo com o Decreto Federal Nº 6.514 de 2008, que estabelece infrações administrativas ambientais. A multa foi baseada no Artigo Nº 52 da legislação ambiental vigente, que determina o valor de um mil reais por hectare ou fração. Ao todo, foram 0,42 hectares de região desmatada.
O infrator tem até 20 dias para recorrer. Também dentro desse prazo, ele poderá ter 30% de desconto no valor da multa aplicada. Ainda de acordo com os fiscais, o responsável pelo sítio possuía licença de instalação do lugar. O proprietário apresentou uma autorização ambiental para desmatamento de parte daquela área, porém, a mesma encontrava-se com prazo de validade vencido.

FONTE:
Assessoria de Imprensa da Semace
Ana Luzia Brito ( Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. /85 3101.5554 – 8653.8337)
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...