Pages

sábado, 5 de fevereiro de 2011

GOVERNO QUER AMPLIAR ACESSO E MELHORAR A QUALIDADE DA INTERNET NO BRASIL, DIZ MINISTRO


O ministro das Comunicações, Paulo Bernardo


Brasília - O ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, disse ontem (4) que, além de implantar o Plano Nacional de Banda Larga (PNBL), que pretende ampliar o acesso à internet a baixo custo, o governo vai trabalhar para melhorar a qualidade da internet que é oferecida no Brasil.
“Hoje nós temos apenas 34% dos lares do país com internet. Precisamos colocar esse serviço à disposição das pessoas, com preço baixo. Paralelamente a isso, precisamos discutir a implantação de cabos de fibra ótica por todo o Brasil, além dos que já existem, para termos condições de nos equipararmos com os grandes países avançados em termos de internet no mundo”, disse, em entrevista ao programa Bom Dia, Ministro, que é produzido pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, em parceria com a EBC Serviços.
Paulo Bernardo admitiu que a velocidade de internet que será oferecida por meio do PNBL, de 512 kilobites por segundo (kbps), já não é mais considerada banda larga em muitos lugares do mundo, que trabalham com velocidades de até 1 gigabit por segundo. “Está muito aquém do que precisamos e da conexão que é oferecida por empresas privadas, mas que ainda é muito restrita e muito cara.”
O ministro voltou a afirmar que o preço a ser cobrado pela internet por meio do PNBL deverá ficar entre R$ 30 e R$ 35, dependendo ainda de decisão dos estados que poderão optar por desonerar ou não o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). Segundo ele, o governo trabalha para, até maio, ter concluído todas as diretrizes do plano e, em quatro anos, ter oferecido acesso à internet a pelo menos 80% da população do Brasil.
Apesar de comemorar o resultado do programa Banda Larga nas Escolas, que já levou o acesso à internet a 95% das escolas públicas, Paulo Bernardo admite que é preciso investir na infraestrutura dos estabelecimentos de ensino. “Há casos em que, se colocar uma bancada com 20 computadores ligados, cai a luz da escola, porque não tem infraestrutura. Mas nós temos recursos no Ministério da Educação que têm sido passados para os estados e municípios para reformar a estrutura das escolas.”

Sabrina Craide
Repórter da Agência Brasil
Edição: Lílian Beraldo

FONTE:
AGÊNCIA BRASIL

MILITARES TRABALHAM NA CRIAÇÃO DE UM PARTIDO POLÍTICO


Agência Estado
O capitão da Polícia Militar de São Paulo, Augusto Rosa, está articulando a criação de um partido para abrigar militares e simpatizantes de suas causas, e que foi batizado de Partido dos Militares Brasileiros (PMB). O nome já criou polêmica porque militares das Forças Armadas não se sentem representados por Pms.
O capitão Augusto diz que já conta com 5 mil inscritos, sendo 70% deles das três Forças (Exército, Marinha e Aeronáutica) e metade destes, da ativa. Ser da ativa é um problema porque a legislação veta a militância partidária. O artifício usado para esconder a identidade é, quase sempre, mobilizar e inscrever as respectivas mulheres nas listas de apoio ao novo partido.
O militar será uma espécie de filiado "tipo 2", conforme explicou o capitão Augusto, o que significa, na prática, que ele só existirá nos registros secretos do partido. O ânimo do capitão, que acha que receberá o apoio para expansão do seu partido do pessoal do Exército, da Marinha e da Aeronáutica, não leva em conta que, militares das Forças Armadas não se integram a iniciativas lideradas por PMs, ainda mais por iniciativa própria. O PMB é pouco conhecido na cúpula das três forças e nos Clubes Militares, que costumam replicar as vozes da ativa das Forças Armadas.
Nesta sexta-feira (04), o único oficial da reserva (capitão do Exército) que ocupa uma cadeira no Congresso, deputado Jair Bolsonaro (PP-RJ), e está cumprindo seu sexto mandato, não foi convidado para integrar a nova legenda e já avisa que não trocaria de partido. "A intenção é boa, mas dificilmente terá um resultado satisfatório. O partido peca pelo nome", declarou Bolsonaro, acrescentando que a primeira ideia da população é achar que um partido com este nome será corporativista.
Democracia
Depois de explicar que este será um partido "extremamente democrático", que exigirá uma ficha "limpíssima" de seus filiados, que terá como pilar "os direitos humanos" e a democracia", o capitão Augusto disse que o partido quer ter candidatos a vereador e prefeito em 2012 e, em 2014, a presidente, governador, deputado estadual e federal e senador. Informou ainda que a filiação não será só de militares. Ele disse que uma das principais bandeiras do partido será a segurança pública.
A primeira convenção nacional do futuro Partido dos Militares Brasileiros (PMB) foi realizada online, no dia 29 de janeiro. "O novo partido já começará um gigante", avaliou o capitão Augusto, que dirige uma companhia da PM em Ourinhos (SP). Ele informou que, apesar de, para a criação do partido, serem necessários 120 mil filiados, em nove Estados, o PMN já conseguiu inscrição de cerca de 5 mil militares, nos 27 Estados.

FONTE: 
PORTAL VERDES MARES

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

JOVEM FILHO DE PM É EXECUTADO EM QUIXADÁ

Dois suspeitos foram detidos logo após o crime. 

A pistolagem mais uma vez fez vítima na cidade de Quixadá, no Sertão Central cearense, dessa vez foi o filho de um sargento da Polícia Militar de Quixadá, o jovem foi executado com aproximadamente cinco balaços no bairro Campo Velho, precisamente no Pólo do Eurípedes. O homicídio motivou a atenção de centenas de curiosos que foram ao local.
André de Oliveira Júnior, 22 anos, caminhava pelo calçadão do Pólo do Eurípedes, por volta das 17h desta sexta-feira, 4, quando dois homens armados de pistolas efetuaram aproximadamente cinco tiros, a maioria na cabeça, a vítima ainda tentou escapar dos pistoleiros, mas não resistiu as lesões, vindo a cair metros depois. André Júnior era filho de um sargento da PM, o mesmo era também acusado de ter praticados alguns homicídios no ano de 2008, no Distrito do Cipó dos Anjos.
André Júnior havia sofrido um atentado no dia 11 de novembro no bairro Alto Francisco, quando dois indivíduos circulando em um Celta dispararam sete tiros, sendo três tiros na cabeça, três no ombro e uma na mão, nesta ação a vítima saiu ilesa desse fato. Neste mesmo caso um mototaxista também levou um tiro no pescoço por uma bala ‘perdida’.
A reportagem do portal Revista Central, falou com o Sub-Comandante da 2º Companhia do 1º BPM, major Humberto de Oliveira, ele não descartou que seja o mesmo mandante da última tentativa, uma vez que na primeira ação delituosa foi frustrada, porém, não se sabe o verdadeiro motivo do homicídio. “A vítima de fato tinha passagem pela polícia e que recentemente sofreu uma tentativa de morte, sendo inclusive filho de um PM da nossa companhia”, destacou Humberto. Assim que aconteceu o fato, policiais se mobilizaram para tentar prender os homicidas, sendo que dois suspeitos foram detidos quando abasteciam uma moto em um posto de gasolina.
O fato atraiu uma multidão de curiosos que foram ver de perto mais um caso de violência na cidade de Quixadá. O corpo da vítima foi conduzido em uma viatura da Polícia Florence para procedimentos no Instituto Médico Legal de Quixeramobim.
Mais Informações

Delegacia Regional de Polícia Civil de Quixadá

Endereço: Rua Brasílio Pinto, 1445, Combate

Fone: (88) 3445.1047

FONTE: 
REVISTA CENTRAL

MINISTRO EXPLICA DESLIGAMENTO DE ENERGIA OCORRIDO EM OITO ESTADOS DA REGIÃO NORDESTE

Ministro Edison Lobão concedeu entrevista para explicar o desabastecimento de eletricidade na região Nordeste. Foto: Fábio Rodrigues Pozzebom/ABr/Arquivo

De posse de relatório (veja aqui em PDF) do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, explicou, na manhã desta sexta-feira (4/2), o desligamento automático de linhas de transmissão que provocou o desabastecimento em oito estados da região Nordeste. No documento, o ONS informou que as causas do acidente vem sendo investigadas e, além disso, o ocorrido será objeto de análise detalhada em reunião que acontecerá na próxima segunda-feira (7/2), no Rio de Janeiro.
A desligamento se deu aos 21 minutos desta sexta-feira e afetou o conjunto de empresas como Chesf,STN, ITN,TSN e todas as geradoras, transmissoras e distribuidoras dos estados do Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Piauí e Bahia. A primeira ocorrência, conforme relatório, aconteceu às 00h08m quando houve o desligamento automático da LT (Linha de Transmissão) 500 kV Sobradinho / Luiz Gonzaga C1 e da Barra 1 de 500 kV da SE Luiz Gonzaga. Além disso, a LT 500 kV São João do Piauí / Milagres se encontrava desligada desde às 17h25m do dia anterior para manutenção de urgência.
O documento divulgado pelo ministro Lobão informa que às 00h21m, durante tentativa de normalização da LT 500 kV Sobradinho / Luiz Gonzaga C1, ocorreu o desligamento automático da Barra 2 de 500 kV da SE Luiz Gonzaga, devido a anormalidade no sistema de proteção de falha de disjuntor desta instalação, e em função da configuração desta SE, os desligamentos automáticos da LT 500 kV Luiz Gonzaga/Milagres e da LT 500 kV Sobradinho/Luiz Gonzaga C2.
A partir daí e, em função destes desligamentos, iniciou-se um processo de oscilação de potência, culminando com os desligamentos automáticos das LTs 500 kV Teresina II/Sobral III C1 e C2 (interligação Norte/Nordeste) e LT 500 kV Rio das Éguas/Bom Jesus da Lapa II (interligação Sudeste/Nordeste), pelas atuações das proteções de Perda de Sincronismo (PPS). Estes desligamentos acarretaram a separação da Região Nordeste do restante do Sistema Interligado Nacional, permanecendo entretanto supridos radialmente pelo SIN as áreas Sudoeste (Sobradinho e Irecê- 230 kV) e Oeste (Teresina, Piripiri, Picos, Eliseu Martins e Boa Esperança -230 kV) da Região Nordeste, totalizando cerca de 800 MW.
O relatório diz que houve interrupção de 5.754 MW de cargas envolvendo os Estados do Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Piauí e Bahia, e que estes estados ficaram ilhados do SIN (Sistema Interligado Nacional), permanecendo uma carga suprida de 2.316 MW, que foi totalmente desligada à 00h29m, com a perda da geração remanescente, frente às condições degradadas de frequência e tensão.
Porém, a rápida ação dos técnicos posibilitaram o reestabelecimento de energia elétrica com a normalização total concluída às 04h39m em toda região Nordeste.

FONTE:
BLOG DO PLANALTO

DILMA PEDE MAIS RIGOR NA FISCALIZAÇÃO E MANUTENÇÃO NOS SERVIÇOS NO SETOR ELÉTRICO


A presidenta Dilma Rousseff determinou que o Ministério de Minas e Energia e a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) devem reforçar a fiscalização preventiva das empresas do setor, para evitar apagões como o que ocorreu na madrugada da última sexta-feira (4), que atingiu oito estados da Região Nordeste do País. 
A presidenta também determinou que as concessionárias devem ampliar a manutenção dos serviços. A informação foi transmitida pelo porta-voz da Presidência da República, Rodrigo Baena, em briefing no Palácio do Planalto. Segundo o diplomata, a presidenta quer que as providências sejam tomadas imediatamente. 
Com base em um relatório elaborado pelo Operador Nacional do Sistema (ONS), o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, explicou que houve um desligamento automático de linhas de transmissão, que provocou o desabastecimento em oito estados do Nordeste. 
No documento, o ONS informou que as causas do acidente estão sendo investigadas. 
O ocorrido será objeto de análise detalhada em reunião que acontecerá na próxima segunda-feira (7), no Rio de Janeiro. 
O desligamento ocorreu aos 21 minutos da sexta-feira e afetou o conjunto de empresas Chesf, STN, ITN,TSN e todas as geradoras, transmissoras e distribuidoras dos estados do Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Piauí e Bahia. A primeira ocorrência, conforme o relatório, aconteceu às 00h08m quando houve o desligamento automático da LT (Linha de Transmissão) 500 kV Sobradinho / Luiz Gonzaga C1 e da Barra 1 de 500 kV da SE Luiz Gonzaga. Além disso, a LT 500 kV São João do Piauí / Milagres se encontrava desligada desde às 17h25m do dia anterior para manutenção de urgência.

CEARÁ REALIZA 25° TRANSPLANTE DE MEDULA OSSÉA


Na manhã desta quinta-feira (3/02) mais uma paciente foi atendidapela equipe do Hemoce e do Hospital Universitário Walter Cantídio.  É o 25º transplante autólogo de medula óssea no Ceará, aquele em que a pessoa recebe células sadias da própria medula como forma de tratamento para alguns tipos de câncer. Para que essas células sejam retiradas do paciente, ele fica ligado a uma máquina através de uma veia periférica e o material é coletado do sangue, depois congelado. A meta é concluir 20 transplantes somente em 2011. No ano passado, foram outros 14.

Dessa vez foi a vez de uma senhora de 59 anos, portadora de mieloma múltiplo. Ela está internada em um leito isolado no Hospital das Clínicas e deve ficar lá pelas próximas duas semanas para total recuperação antes de receber alta. O
procedimento é simples: os médicos descongelam as células sadias da medula que
foram armazenadas e injetam na paciente, como se fosse uma transfusão de
sangue.

Todas as outras 24 cirurgias foram consideradas um sucesso pela equipe médica. O primeiro transplante autólogo do Sistema Único de Saúde no Ceará aconteceu no dia 26 de setembro de 2008 e a maioria dos pacientes já retornou às suas atividades normais, tendo alcançado a cura para o câncer através do procedimento. O resultado incentiva ainda mais a continuidade deste trabalho, que tem ajudado a salvar vidas.

O Transplante

A medula óssea é um líquido que fica armazenado dentro do "tutano" de alguns ossos do nosso corpo e que tem como função produzir as células do sangue. Quando um paciente tem algum tipo de doença no sangue (leucemias, linfomas, alguns tipos de anemias e outras doenças congênitas) e precisa de um transplante de medula, ele pode se submeter a dois tipos de transplante: o autólogo, quando ele recebe células sadias retiradas da própria medula; ou o homólogo, quando precisa receber células da medula de outra pessoa. Para isso, ele pode recorrer à compatibilidade entre familiares, especialmente irmãos; à rede de Bancos de Sangue de Cordão Umbilical e Placentário, a BrasilCord; e também ao Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea, o Redome. Esse último é a forma mais fácil de qualquer pessoa poder ajudar os pacientes que precisam de um transplante. Hoje, o nosso estado reúne mais de 85 mil cearenses cadastrados no Redome.

O cadastro de doadores de medula óssea é uma listagem feita em todos os hemocentros do país e reúne as pessoas dispostas a doar. Para participar, basta que o voluntário compareça ao hemocentro de sua região. Ele precisa estar saudável, ter entre 18 e 55 anos e apresentar documento de identificação com foto, como carteira de identidade, de motoristas ou de trabalho. O candidato preenche uma ficha com seus dados pessoais e colhe uma amostra de 10ml de sangue.

As informações armazenadas no Redome são pesquisadas na necessidade de um transplante. Os dados do paciente que precisa receber a medula são cruzados com os dos doadores que estão no Redome, para tentar identificar compatibilidade entre eles. A chance de encontrar uma medula compatível é de apenas 1 em 100 mil. Por isso, quanto mais doadores cadastrados no registro, mais chances essas pessoas têm de sobreviver.

No site do Hemoce (www.hemoce.ce.gov.br), é possível encontrar todas as informações sobre como se tornar um doador.

Outras informações:
- Hemocentro de Fortaleza - (85) 3101.2296 / 3101.2300
- Hemocentro de Sobral - (88) 3677.4624 / 3677.4627
- Hemocentro do Crato - (88) 3102.1260 / 3102.1261
- Hemocentro de Iguatu - (88) 3581.9409 / 3581.9408
- Hemocentro de Quixadá - (88) 3445.1006 / 3445.1010
- Hemonúcleo de Juazeiro do Norte - (88) 3102.1169 / 3102.1170
FONTE:
Assessoria de Hemoce
Sabrina Lima ( sabrina.lima@hemoce.ce.gov.br Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. / (85) 9148.8773 (85) 9996.0309)

POPULAÇÃO DE 36 MUNICÍPIOS RECEBERÁ MENSAGEM DE CELULAR ALERTANDO SOBRE A DENGUE

 
Mensagens de texto com orientações para combater a dengue serão enviadas para todos os celulares de pessoas residentes nos 36 municípios que apresentam maior risco de proliferação, em 11 estados. A estratégia do Ministério da Saúde começou na sexta-feira (04/02) e vai reforçar a estratégia de comunicação para o enfrentamento da doença.

Entre esses, 24 municípios estão em situação de risco de surto - apontados pelo alto índice de larvas do Aedes aegypti - e mais 12 cidades apresentaram incidência igual ou maior que 200 casos de dengue por 100 mil habitantes no último trimestre de 2010.

No total, a população residente nos 36 municípios chega a 6,2 milhões de pessoas. Os torpedos serão enviados para usuários de todas as operadoras e terão foco em informações sobre como manter residências e locais de trabalho livres do mosquito transmissor. A mensagem alertará sobre o risco de surto na região onde a pessoa mora e terá como complemento a frase “Cuide da sua casa, fale com seus vizinhos. Se você agir, podemos evitar a doença”.

A estratégia já foi adotada anteriormente, em campanhas da dengue e da gripe H1N1. Por ser mensagem de utilidade pública, o ministério tem autorização da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) para fazer o alerta chegar a todos os celulares disponíveis sem configurar spam.

Fonte: Secom - Governo Federal 
 
FONTE: 
BLOG JONAS MELO

HGF REALIZA OS DOIS PRIMEIROS IMPLANTES COCLEARES DO ANO


Jaqueline Bezerra, de 40 anos, perdeu a audição do ouvido direito ainda criança em consequência de uma caxumba. Aos 20 anos, sem entender a causa, perdeu a audição também do ouvido esquerdo. Já Graziele Ferreira, de 5 anos, nasceu com uma perda auditiva severa. O uso do aparelho amplificador não foi suficiente para garantir um bom desenvolvimento dela.

Na última quinta-feira (3), as vidas de Jaqueline e Graziele iniciaram um novo capítulo. Graziele terá a chance de ouvir pela primeira vez. Jaqueline terá a oportunidade de recuperar a audição após 20 anos de silêncio. As duas foram as primeiras pacientes a receber o implante coclear este ano no Hospital Geral de Fortaleza, HGF.

O HGF foi credenciado pelo Ministério da Saúde para realizar cirurgias para implante coclear em dezembro de 2009. Em 2010, o hospital realizou 24 implantes cocleares, meta estabelecida pelo Governo Federal. Segundo o chefe do Serviço de Otorrinolaringologia do HGF, Deodato Diógenes, para 2011, a previsão é ampliar o número de implantes realizados para 36. A proposta deve ser encaminhada em março para o Ministério da Saúde.

O implante coclear é realizado pelo SUS desde 2000 e o Ministério da Saúde investe R$ 45,8 mil para o atendimento de cada paciente. O Sistema Único de Saúde (SUS) fornece o ouvido biônico, uma prótese que é implantada por meio de cirurgia no ouvido de pacientes com deficiência auditiva. O equipamento auxilia o cérebro a interpretar os estímulos sonoros, devolvendo o sentido ao paciente. Já há 17 unidades de saúde com capacidade para realizar o procedimento. Além do Ceará, elas estão no Distrito Federal e nos estados da Bahia, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Rio Grande do Norte, São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Pará, credenciado em dezembro de 2010.

Um ouvido artificial

O implante coclear é um equipamento computadorizado colocado dentro da cóclea, na parte interna do ouvido. Ele capta os sons e os transforma em sinal elétrico, que é interpretado no cérebro como estímulo sonoro. Além do dispositivo, o aparelho é composto por um processador de fala que fica fora do ouvido. É como se fosse um microfone captando o som do ambiente. O funcionamento do implante coclear é diferente do Aparelho de Amplificação Sonora Individual (AASI), uma vez que ele cria a possibilidade de o usuário perceber o som em vez de só aumentá-lo.

FONTE:
Assessoria de Imprensa do HGF
Gilda Barroso ( gildabarroso@gmail.com Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. / 3101.7086)

PROPOSTA FACILITA IMPORTAÇÃO DE PRODUTOS DE USO VETERINÁRIO


A Câmara analisa o Projeto de Lei 7827/10, do Senado, que acaba com a obrigatoriedade de fabricação integral no País dos produtos de uso veterinário importados. Atualmente, a legislação sobre o assunto (Decreto-Lei 467/69) obriga o importador a produzir internamente esses produtos após um prazo de três anos, contados da licença para sua comercialização, exceto quando se comprove a impossibilidade de fabricação nacional.
Além de acabar com a obrigatoriedade, o projeto estabelece validade de dez anos para a licença de comercialização dos produtos importados. Hoje, esse prazo já é válido para a produção brasileira.
Demanda interna
Segundo o autor da proposta, senador César Borges (PR-BA), a norma vigente é incompatível com o atual contexto industrial e comercial do Brasil e do mundo, que preconiza o livre mercado.
"Não há como manter a proibição de renovação de licença para importação e comercialização de produtos de uso veterinário. A falta deles poderia acarretar grandes dificuldades para suprir a demanda da cadeia produtiva brasileira de proteína animal, uma vez que ela necessita de complementação, que é conseguida pelo produto importado", explica o senador.
César Borges argumenta ainda que a exigência de fabricar no Brasil os produtos de uso veterinário importados é dificultada pela subjetividade da legislação. A regra atual, diz ele, não é clara em relação ao atestado de impossibilidade de fabricação nacional.
"O processo pode se tornar subjetivo, tornando-se passível de questionamentos jurídicos, até porque as razões da impossibilidade de produção no Brasil podem ter por base aspectos técnicos, operacionais, econômicos ou comerciais."
Tramitação
O projeto tramita em caráter conclusivoRito de tramitação pelo qual o projeto não precisa ser votado pelo Plenário, apenas pelas comissões designadas para analisá-lo. O projeto perderá esse caráter em duas situações: - se houver parecer divergente entre as comissões (rejeição por uma, aprovação por outra); - se, depois de aprovado ou rejeitado pelas comissões, houver recurso contra esse rito assinado por 51 deputados (10% do total). Nos dois casos, o projeto precisará ser votado pelo Plenário. e será analisado pelas comissões de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Íntegra da proposta:

Reportagem - Noéli Nobre
Edição - Pierre Triboli
 
FONTE:
AGÊNCIA CÂMARA

CONTA DE APOSENTADO DE BAIXA RENDA PODERÁ SER ISENTA DE TARIFA


O Projeto de Lei 7346/10, do deputado Neilton Mulim (PP-RJ), concede isenção de tarifas bancárias para aposentados, pensionistas, inativos e beneficiários de prestação continuadaBenefício no valor de um salário mínimo e pago mensalmente a pessoas idosas de 65 anos ou mais e portadores de deficiência incapacitados para a vida independente e para o trabalho. Em ambos os casos, os beneficiados devem pertencer a famílias com renda por pessoa inferior a 1/4 do salário mínimo. . Segundo a proposta, a isenção valerá apenas para quem receber até dois salários mínimos por mês, e será restrita às contas usadas para o pagamento dos benefícios.
"Esses cidadãos, em sua maioria, lutam para sustentar suas famílias com proventos irrisórios, quase sempre insuficientes para a sua sobrevivência", afirmou Mulim. De acordo com o parlamentar, a diminuição de despesas com tarifas bancárias poderia facilitar, por exemplo, a compra de medicamentos comuns à faixa etária dos beneficiários.
Multa
Segundo a proposta, o banco que não conceder a isenção ficará sujeito a multa de cinco vezes o valor cobrado indevidamente. No caso de reincidência, a multa será cobrada em dobro, além das sanções previstas no Código de Defesa do Consumidor (Lei 8078/90).
Tramitação
O projeto foi arquivado pela Mesa DiretoraA Mesa Diretora é a responsável pela direção dos trabalhos legislativos e dos serviços administrativos da Câmara. Ela é composta pelo presidente da Casa, por dois vice-presidentes e por quatro secretários, além dos suplentes de secretários. Cada secretário tem atribuições específicas, como administrar o pessoal da Câmara (1º secretário), providenciar passaportes diplomáticos para os deputados (2º), controlar o fornecimento de passagens aéreas (3º) e administrar os imóveis funcionais (4º). no dia 31 de janeiro, por causa do fim da legislaturaEspaço de tempo durante o qual os legisladores exercem seu poder. No Brasil, a duração da legislatura é de quatro anos. , mas poderá ser desarquivado pelo seu autor, que foi reeleito. Nesse caso, o texto será analisado pelas comissões de Defesa do Consumidor; de Seguridade Social e Família; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Íntegra da proposta:

Reportagem - Tiago Miranda
Edição - João Pitella Junior
 
FONTE:
AGÊNCIA CÂMARA

CID GOMES CONHECE NOVAS TECNOLOGIAS PARA TRANSPORTES URBANO


O governador Cid Gomes visitou nesta sexta-feira (04) a fábrica de trens AnsaldoBreda, em Pistoia, na Itália. Na linha de produção, Cid acompanhou de perto as novas tecnologias empregadas para a construção de trens de passageiros, que incluem até a operação de veículos sem comandante. Essas novas tecnologias poderão ser empregadas nos trens da Linha Leste do Metrô de Fortaleza e no Ramal Parangaba-Mucuripe. Neste sábado (5), Cid Gomes visitará a fábrica da AnsaldoBreda em Nápoles, também na Itália. É lá que estão sendo fabricados os trens da Linha Sul do Metrô de Fortaleza, sendo que duas das 20 unidades foram entregues, totalizando um investimento de R$ 240 milhões.

A Linha Leste terá início na estação central Xico da Silva, onde também se encontrarão as Linhas Oeste e Sul, no Centro de Fortaleza, seguindo pela região de bairros da Aldeota e Papicu, terminado na avenida Washington Soares. Já a Linha Parangaba-Mucuripe será de grande importância para a ligação entre o setor hoteleiro da orla de Fortaleza e o Centro da Capital a partir de sua integração com a Linha Sul. Atualmente, o ramal é operado somente por trens de carga, mas até a Copa de 2014 deverá passar a ter um fluxo misto, transportando também passageiros. A Linha será operada por Veículos Leves sobre Trilhos (VLTs), trens de superfície semelhantes aos usados na Europa, que oferece aos passageiros conforto e segurança. O projeto prevê ao longo dos 13 km, 10 estações de superfície, seis passagens subterrâneas, um elevado e um viaduto ferroviários, atendendo aos bairros Parangaba, Aeroporto, Montese, São João do Tauape, Dionísio Torres, Adeota, Papicu e Mucuripe.
No domingo (6), o Governador chegará  em Amsterdã, na Holanda, para no dia seguinte realizar visita ao maior porto marítimo da Europa, na cidade de Roterdã. Ainda na segunda-feira (7) , a comitiva seguirá para Copenhague, na Dinamarca, para, já na terça-feira (8), visitar a empresa de McGregor  de descarregadores, em Helsingborg, na Suécia.  Nesta semana, na Espanha, Cid Gomes visitou o Porto de Sevilha e a fábrica de trens Vossloh, em Valência. Fazem parte da comitiva, além do Governador e do  secretário da Infraestrutura; o presidente da Companhia Metropolitana de Trens Urbanos (Metrofor), Rômulo Fortes; e Luiz Hernane de Carvalho, da CearaPortos. Durante o período, assume o Governo o vice Domingos Filho.
Sobre a Ansaldo Breda
A empresa fundada em 2001 é uma das maiores da Europa e é resultado da fusão entre Ansaldo Breda dell'AnsaldoBreda Transporte (fundada em 1854) e Sociedade Ernesto Breda, fundada em 1886. A integração tem permitido a partilha de conhecimentos com uma força mecânica, tornando AnsaldoBreda capaz de projetar e construir de forma independente do sistema do veículo completo: projeto e fabricação de peças mecânicas, tais como dinheiro e carro, design e construção de equipamentos de tração elétrica e auxiliares actividades de serviços, bem como a concepção de sistemas de engenharia de todo o veículo. A empresa fornece trens para a Euopa e América do Norte.


FONTE:
Coordenadoria de Imprensa do Governo do EstadoCasa Civil ( comunicacao@casacivil.ce.gov.br Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. / 85 8878.8462)

PREFEITO DE QUIXADÁ NA ABERTURA DA CÂMARA MUNICIPAL

Após o recesso parlamentar a Câmara Municipal de Quixadá voltou as suas atividades normais.

Retorno dos Trabalhos na Câmara de Quixadá. Fotos: Edgardo Moraes
QUIXADÁ - A primeira sessão do ano aconteceu na manhã da quinta-feira, 3, e contou com as presenças de todos os vereadores (a), do prefeito Dr. Rômulo Carneiro, vice-prefeito Airton Buriti e de secretários (a) da gestão municipal. Populares, representantes de sindicatos, órgãos públicos e privados e a imprensa acompanharam a sessão no Plenário Antônio Fontenelly.

O presidente da Câmara, vereador Kleber Junior, dispensou algumas formalidades e logo deu início a sessão convidando o grupo musical “quarteto vocal quatro”, da Igreja Adventista que executou hinos bíblicos. Já a leitura da palavra foi feita pelo Padre Adriano da diocese de Quixadá.

Em seguida o chefe do executivo, Dr. Rômulo Carneiro, usou o tempo cedido para fazer uma avaliação dos dois primeiros anos de sua gestão e citou ações importantes realizadas pelas Secretarias e Órgãos ligados a gestão pública municipal, dentre eles o prefeito enfocou a construção e reforma de escolas, creches e postos de saúde, o trabalho da ação social em garantir a sustentabilidade de programas como pro-jovem e o bolsa família que gera mais de 1 milhão de reais por mês, prêmios da educação, compromisso com o pagamento do piso salarial dos professores entre outros. Rômulo disse ainda que está trabalhando diuturnamente para garantir o bem estar das famílias quixadaenses e anunciou que grandes obras virão para Quixadá nos próximos meses, dentre elas está a construção de um terminal de carga e descarga da Ferrovia Transnordestina , o chamado “Porto Seco”, e a construção de mais duas creches do mesmo modelo das que estão em andamento nos bairros Centro e Campo Novo.

Os secretários de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, Carlos Augusto, Agricultura, Audênio Moraes, Saúde, Valeria Nepomuceno e Participação Popular, Esporte e Juventude, Jean Silva, enriqueceram a sessão com temas de interesse público, como por exemplo, as obras de infraestrutura que estão acontecendo no município e a operação tapa buraco, mobilização para vinda do Hospital Regional, apoio ao Quixadá Futebol Clube e a vinda do Centro Olímpico da Petrobras para o município.

Já os parlamentares Ivan Benicio, Maria Irisdalva, (Dadá) Pedro Baquit, Adriana Severo e Erení Lima (Capitão) se pronunciaram desejando boa sorte aos gestores para os próximos dois anos e reafirmaram o compromisso de cada um com a população.

Encerrando a sessão o Presidente Kleber Junior agradeceu a presença de todos e disse “Hoje estou no meu segundo mandato como presidente desta casa, e me sinto mais experiente, por isso todo e qualquer assunto de interesse do povo será debatido aqui, respeitando sempre o nível de responsabilidade e independência de cada vereador”, disse. Kleber revelou que sua relação profissional com o prefeito é institucional e se comprometeu em ajudar no que for preciso a gestão FelizCidade.


FONTE:
www.quixada.ce.gov.br


CINCO SUPLENTES TOMAM POSSE NA ASSÉMBLEIA LEGISLATIVA

A posse foi concedida durante a primeira sessão ordinária de 2011
A Assembleia Legislativa empossou nesta quinta-feira (03/02), durante a primeira sessão ordinária, os suplentes Professor Teodoro, pelo PSDB; Francisco Pinheiro (PT), Daniel Oliveira (PMDB), Inês Arruda (PMDB) e Antônio Carlos (PT).

Na ocasião, o presidente da Casa, deputado Roberto Cláudio (PSB), convidou os deputados Moésio Loiola (PSDB), Heitor Férrer (PDT) e Roberto Mesquita (PV) para conduzirem os suplentes empossados ao Plenário 13 de Maio, para a leitura do termo de compromisso.

A posse dos suplentes se deve à saída de deputados para secretarias do Estado. São eles: Gony Arruda (PSDB), Esporte; Camilo Santana (PT) Cidades; Mauro Filho (PSB), Fazenda; Ivo Gomes (PSB), Chefia de Gabinete do governador; e Nelson Martins (PT), do Desenvolvimento Agrário.

FONTE:
Coordenadoria de Comunicação Social
comunicacao@al.ce.gov.br

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

GOL PODERÁ ESTAR INTERESSADA NA PRIVATIZAÇÃO DA TAP

A companhia aérea brasileira poderá entrar na corrida pela TAP, juntamente com fundos de private equity, avança o jornal "DCI".

Brasília - A brasileira Gol poderá estar interessada em participar no processo de privatização da TAP, segundo o jornal "DCI". Incomodada com a associação entre sua grande rival, a TAM, e a chilena LAN, a Gol Linhas Aéreas estuda adquirir a empresa portuguesa de aviação, refere o mesmo jornal.

O governo português já manifestou interesse em vender no mercado uma parte da TAP, mas até agora ainda não encontrou uma conjuntura financeira favorável que lhe permitisse realizar o encaixe pretendido.

Segundo fontes da própria Gol, a família Constantino, que controla a companhia, vem mantendo contatos com o presidente da TAP, Fernando Pinto, brasileiro e ex-executivo da Varig.

No entanto, embora ainda não haja um valor para a operação, a Gol não parece disposta a entrar isolada na disputa. Os Constantino pretendem adquirir a TAP em conjunto com fundos de private equity, escreveu o "DCI".

A Gol não estará correndo só: a Qatar Airways, a Lufthansa e a International Airlines Group (IAG, fusão da British com a Iberia) também teriam sondado o governo português acerca da operação.

Do ponto de vista operacional, a compra da TAP colocaria a Gol em um patamar superior em termos de porte. A companhia - que hoje voa só para a América do Sul - teria enfim uma malha internacional de fôlego, e seguiria os passos da TAM.

A TAP voa para mais países do que a Gol. Além disso, atualmente a TAP é a transportadora aérea com mais rotas entre o Brasil e o continente europeu - geralmente mais lucrativas que as demais.

FONTE:
PORTUGAL DIGITAL

DILMA VAI ENVIAR AO CONGRESSO POLÍTICA DE LONGO PRAZO PARA REAJUSTE DO SALÁRIO MÍNIMO



Brasília – A presidenta Dilma Rousseff anunciou hoje (2), ao participar da abertura dos trabalhos do Congresso Nacional, que vai enviar ao Parlamento uma proposta de política de reajuste do salário mínimo de longo prazo.

Segundo a presidenta, a ideia da política é estabelecer regras estáveis para garantir que o salário mínimo recupere seu poder de compra e seja compatível com a capacidade financeira do governo.

A presidenta destacou que, com essa política, os trabalhadores terão ganhos reais acima da inflação. “Este é um pacto deste governo com os trabalhadores”, afirmou Dilma, ao ler a mensagem presidencial no Congresso Nacional.

Dilma reafirmou que o compromisso de seu governo é erradicar a pobreza extrema. “Não é uma missão que se restringe ao nosso governo, é uma missão de todos”.

A presidenta disse ainda que os pilares de sua gestão serão a política macroeconômica, o equilíbrio fiscal, o controle da inflação e o rigor com o dinheiro do contribuinte para que o Brasil tenha desenvolvimento sustentável.

Carolina Pimentel
Repórter da Agência Brasil 
Edição: Nádia Franco

FONTE:
AGÊNCIA BRASIL

ESTUDANTES DA REDE MUNICIPAL VOLTAM ÀS AULAS



E.E.F Padre Vicente, bairro Campo Velho. Foto: Alan Queiroz

As matrículas dos alunos foram concluídas, na quarta, 2 de fevereiro, mas continuam abertas até o dia 30 de março. A rede municipal possui 70 escolas e deverá contar com mais de 14 mil estudantes.
O ano letivo começa na quinta, 3 de fevereiro. Mas antes do primeiro dia de aula, os professores participam de encontros coletivos em todos os Distritos Educacionais. As reuniões tiveram o objetivo de elaborar o Plano de Curso (anual), o planejamento mensal, os projetos pedagógicos e os estudos sobre os indicadores dos Distritos relativos à aprendizagem dos alunos e metas para 2011.

O município é responsável pela Educação Infantil, Ensino Fundamental I (1º ao 5º ano) e Fundamental II (6º ao 9º ano) e Educação de Jovens e Adultos. Nas salas regulares, estão incluídos os alunos com deficiência.

Ao chegarem às escolas, os estudantes irão encontrar um ambiente mais aconchegante e agradável, pois a maioria delas passou por recentes reformas. Outra novidade é que as Escolas Nemésio Bezerra no Bairro Campo Novo e Benigno Bezerra Bairro Campo Velho que antes eram da rede estadual passaram a ser do município.

No decorrer do ano, além das aulas diárias, serão discutidos vários temas com os alunos, que também participarão de forma efetiva de todas as atividades educacionais curriculares e extracurriculares promovidas pelas entidades de ensino da Região. A realização de aulas de campo, jogos, feiras, oficinas, palestras, dentre outros eventos característicos da vida escolar, irão compor o calendário escolar.

A Secretaria de Educação também envolverá a comunidade estudantil na busca por prêmios importantes, como por exemplo, a “Escola Nota Dez”, programa do Governo do Estado que recompensa as melhores escolas públicas do Ceará, prêmio do Programa de Educação Contra a Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente – PETECA, entre outros.



 FONTE:
www.quixada.ce.gov.br 

METRÔ DO CARIRI É UM DOS 10 FINALISTAS DO PRÊMIO GREENBEST


A votação pela Internet para eleger o Metrô do Cariri como um dos vencedores do Prêmio GreenBest continua. O prêmio reconhece empresas, instituições, projetos, produtos e serviços que mais se destacaram no consumo ou em iniciativas sustentáveis. O projeto cearense está entre os 10 finalistas na categoria Transportes, do Grupo Inovação, Tecnologia e Infraestrutura. Os votos estão sendo computados no site www.greenbest.com.br.

Os vencedores do Prêmio GreenBest passarão a ser reconhecidos como os melhores do país em sua área de sustentabilidade, tornando-se ainda mais a referência nacional em relação a este importante tema. O GreenBest é realizado pelo Greenvana, empresa líder em sustentabilidade para o mercado de consumo no Brasil, e tem como presidente Marcos Wettreich, responsável pelo iBest, o "Oscar" da internet na década passada. De acordo com o regulamento, além da votação popular, os candidatos também concorrem à premiação por votação oficial da Academia GreenBest, formada por especialistas de cada área.

O gerente de Controle e Tráfego da Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos, Antonio Chalita de Figueiredo, diz que a indicação do Metrô do Cariri ao GreenBest reconhece o pioneirismo do Governo do Ceará em fazer um sistema de transportes de massa no interior do estado que reduziu a emissão de fases poluentes e a poluição sonora e é fruto de uma tecnologia desenvolvida no próprio Estado. Os veículos leves sobre trilhos (VLTs) que operam no Metrô do Cariri são fabricados pela empresa Bom Sinal, instalada em Barbalha.

Segundo Chalita, o empreendimento teve uma preocupação com a sua sustentabilidade já no seu planejamento. O sistema foi inaugurado em dezembro de 2009. "O Metrô do Cariri reutilizou grande parte de uma linha (via permanente) já existente e ociosa, o que repercutiu na não necessidade de se comprar muito mais dormentes de madeira, contribuindo com o não desmatamento", exemplifica.

Caso o VLT do Cariri seja eleito o melhor de sua categoria, receberá o troféu GreenBest e diploma, em cerimônia de premiação a ser realizada em 17 de maio. Também estão na disputa: Companhia Paranaense de Energia - Copel (Táxi Elétrico); CPFL Energia (Programa de Veículos Elétricos); DPaschoal (Economia Verde); Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo - EMTU/SP (Ônibus movido a hidrogênio); Ford (Ford Fusion Hybrid); Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia (Coppe) (Ônibus movido a hidrogênio); TAP Portugal (Programa de Compensação de Emissões); Volkswagen (Gol Ecomotion); e Zazcar (Compartilhamento de carro).

FONTE:
Assessoria de Imprensa do Metrô de Fortaleza
Viviane Lima ( viviane@metrofor.ce.gov.br Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. / 3101.7183 ou 8724.2147)

GOVERNO CONCLUI A RESTAURAÇÃO DA ESTRADA QUE LIGA PEDRA BRANCA À BOA VIAGEM

A população dos municípios de Pedra Branca e Boa Viagem, no Sertão Central, está sendo beneficiada com a restauração da rodovia CE-168, trecho que liga as duas localidades. Para a conclusão das obras o Governo do Estado, através do Tesouro Estadual, investiu R$ 19,8 milhões.
Na estrada foram realizados serviços preliminares, movimentos de terra, pavimentação e conservação do sistema viário, fundação e estrutura, sinalização vertical e horizontal, urbanização e paisagismo, obras d'arte correntes e especiais e aquisição de material betuminoso. O objetivo é dotar o Sertão Central de acessos mais seguros e confortáveis para o melhor deslocamento de pessoas e mercadorias na região.
A fiscalização das obras foi realizada pelo Departamento de Edificações e Rodovias (DER), órgão vinculado à Secretaria da Infraestrutura (Seinfra).
FONTE:
Assessoria de Imprensa da Seinfra
comunicacao@seinfra.ce.gov.br Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. / 85 3101.3764

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

ENTERRADO NO RIO O CORPO DO ATOR CEARENSE NILDO PARENTE, DE 76 ANOS

Nildo Parente nasceu em 1936, em Fortaleza (CE). Em mais de 40 anos de carreira, atuou em dezenas de novelas e filmes.
Foi enterrado no fim da tarde desta terça-feira (1º), no Cemitério São João Batista, em Botafogo, na Zona Sul do Rio, o corpo do ator Nildo Parente, de 76 anos. Ele tinha sofrido um AVC e estava internado há cerca de um mês no Hospital Silvestre, no Centro do Rio de Janeiro.
Em mais de 40 anos de carreira, Nildo Parente atuou em dezenas de novelas e filmes. Na televisão, ele participou do elenco de novelas como "Anos rebeldes", "O dono do mundo", "Paraíso tropical", "América", "Senhora do destino", "Celebridade" e outras, além de séries como "Malhação" e "Amazônia, de Galvez a Chico Mendes", da Rede Globo.
Recentemente, ele trabalhou em novelas da Rede Record e tinha planos de fazer uma participação na nova trama das 21h da Rede Globo, "Insensato coração".
No cinema, o ator atuou em "Chico Xavier", sucesso de bilheteria de Daniel Filho, lançado em 2010. Também trabalhou em clássicos do cinema nacional como "Memórias do cárcere" (1984), "Gabriela, cravo e canela" (1983), "São Bernardo" (1971) e em outras dezenas de produções.

FONTE:
G1.COM

NOVOS COMANDANTES ASSUMEM


Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) anunciou nesta segunda-feira (31), novos nomes para os comandos da Polícia Militar, Polícia Civil e Perícia Forense. Eles assumem os novos cargos a partir desta terça-feira (1º). Confira:

Batalhão de Polícia Comunitária (BPCOM)

Tenente-Coronel Gomes Filho

Perícia Forense (Pefoce)

Maximiano Leite

Comando de Policiamento da Capital (CPC)

Coronel Haroldo Silva Viana

Delegacia Anti-Seqüestro (DAS)

Delegado Rommel Kert

Delegacia de Roubos e Furtos (DRF)

Delegado Romério Moreira de Almeida

Delegacia de Narcótico (Denarc)

Delegado Pedro Viana

Delegacia de Roubos e Furtos de Veículos e Cargas (DRFVC)

Delegado Bruno Figueiredo

FONTE:
Assessoria de Imprensa da SSPDS
Henrique Silvestre e Joslen Herbster ( ascom@sspds.ce.gov.br Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. / 85 3101.6517 - 3101.6518)

ROBERTO CLAUDIO DIZ QUE SÍMBOLOS DA GESTÃO SERÃO DIÁGOLO, COOPERAÇÃO E RESPEITO

Assembleia empossa os 46 deputados eleitos para a 28ª Legislatura - Pres. Roberto Claúdio- Plenário - foto Máximo Moura - 01/02/2011
O presidente eleito da Assembleia Legislativa, deputado Roberto Cláudio (PSB), destacou em seu discurso de posse, nesta terça-feira (01/02), que os símbolos dessa gestão que se inicia serão o diálogo, cooperação e respeito. O deputado disse estar consciente das diversidades ideológicas que permeiam o Parlamento cearense e da nobre responsabilidade de conduzir o Legislativo estadual. “É uma tarefa complexa, desafiadora, mas que honra qualquer homem público que acredita radicalmente na democracia e entende o Parlamento como o mais sólido de seus pilares”, afirmou.

Roberto Cláudio afirmou seu compromisso com uma aproximação permanente e crescente com as organizações sociais e garantiu que elas terão espaço “para manifestarem suas lutas e interesses, independente de seu grau de poder político e econômico”. O parlamentar também reforçou o compromisso com uma relação harmônica entre os poderes, baseada na independência e respeito. Nesse sentido, anunciou que será criado cargo de assessoria especial de relações institucionais com os demais poderes, Executivo e Judiciário.

Outro ponto tratado por Roberto Cláudio foi a importância do trabalho da imprensa e a necessidade da manutenção de ampla liberdade de imprensa. “A imprensa tem exercido papel fundamental no aperfeiçoamento da democracia e esperamos que os atos da Assembleia tenham ressonância nas mídias, independente de nossa voz oficial”, afirmou, completando que a prestação de contas dos atos é mais do que obrigação legal e sim um imperativo ético.

Roberto Cláudio comprometeu-se também em continuar as obras iniciadas na gestão do ex-presidente Domingos Filho e defendeu a criação de um conselho consultivo especial para orientar ações da Mesa Diretora, formado pela Universidade do Parlamento, Comissões Técnicas, Conselho de Altos Estudos e Inesp.

O deputado afirmou ainda que dará ênfase na área da gestão, informatizando o processo administrativo e premiando os servidores pelo bom desempenho. Roberto Cláudio comprometeu-se a criar uma equipe técnica para discutir o Plano de Cargos e Carreiras dos servidores e disse que tratará da questão de forma franca e responsável com as finanças do Poder Legislativo. “Queremos uma Assembleia cada vez mais profissional, com qualificação permanente e reconhecimento e premiação dos bons resultados”, disse.

Para finalizar, o novo presidente agradeceu, visivelmente emocionado, à sua família, aos deputados que o elegerem, ao governador Cid Gomes, a seus eleitores e, de forma especial, ao ex-presidente Domingos Filho. “Quero deixar meu reconhecimento à marcante administração da Mesa Diretora presidida por Domingos Filho. Seu respeito e profundo apreço pelo Parlamento, sua capacidade de liderança política e administrativa certamente marcam sua administração como histórica para nossa Assembleia”, defendeu.

FONTE:
www.al.ce.gov.br

QUIXARAMOBIM FORMA PRIMEIRA TURMA DE TECNÓLOGOS EM AGRONEGÓCIOS

Foto:centec/ed.hermilton - Tecnólogos em Agronegócio


QUIXERAMOBIM - Os primeiros Tecnólogos em Agronegócio do Nordeste, acabam de concluir o curso pela Faculdade de Tecnologia do Sertão Central - FATEC Sertão Central. O grupo que realizou o vestibular em 2008, teve o privilégio de capacitarem-se qualificando para atuar em diversas áreas na cadeia produtiva do agronegócio.

Curiosidades

A história dos cursos de tecnologia no Brasil remonta o final dos anos 60 e início dos 70, no âmbito federal de ensino e no setor privado e público, na cidade de São Paulo, quando aconteceram as primeiras experiências nesse sentido.
O primeiro curso superior de tecnologia foi criado no Brasil no ano de 1969, na FATEC - SP, de Construção Civil, nas modalidades: Edifícios, Obras Hidráulicas e Pavimentação. Tais cursos foram reconhecidos pelo MEC em 1973.
Durante a década de 70, essa modalidade de ensino passou por um período de crescimento, quando em 1979, o MEC mudou a política de estímulo à criação de cursos de tecnologia nas instituições públicas federais, sendo, os mesmos, extintos a partir dos anos 80. Em 1998, com o presidente Fernando Henrique Cardoso, ressurgem os cursos superiores de tecnologia, com nova legislação, que respondia às necessidades e demandas educacionais na sociedade brasileira.
Na tentativa de aprimorar, fortalecer e dar mais prestígios aos cursos superiores de tecnologia, foi elaborado pelo Ministério da Educação, em 2006 o Decreto n° 5.773/06, que estabelece o Catálogo Nacional de Cursos Superiores de Tecnologia. Esse documento, elaborado por profissionais da educação serve como guia para estudantes, educadores, instituições ofertantes, sistemas e redes de ensino, entidades representativas de classes, empregadores e o público em geral.

Tecnólogo em Agonegócio

Tecnólogo em agronegócio é o profissional formado em curso superior de tecnologia em agronegócio, que se enquadra nos cursos da área de tecnologias relacionadas à produção animal, vegetal, mineral, aqüícola e pesqueira. Esse profissional é quem viabiliza soluções tecnológicas competitivas para o desenvolvimento de negócios na agropecuária a partir do domínio dos processos de gestão e das cadeias produtivas do setor. Também é de responsabilidade desse profissional prospectar novos mercados, analisar a viabilidade econômica de projetos, identificar alternativas de captação de recursos. O tecnólogo em agronegócio também estuda e realiza o beneficiamento, logística e comercialização dos produtos do agronegócio. É importante  que esse profissional esteja atento às novas tecnologias do setor rural, à qualidade e produtividade do negócio, a fim de definir investimentos, insumos e serviços visando à otimização da produção e o uso racional dos recursos.

Aréa de Atuação e Especialidades

Esse profissional trabalha no gerenciamento do processo produtivo agropecuário e na gestão de projetos ligados ao agronegócio. Geralmente, esse profissional atua em grande fábricas e corporações donas de marcas de produtos agropecuários, em fazendas, em centros produtores, institutos de pesquisas científicas e tecnológicas na área, em instituições de ensino superior como pesquisador ou professor universitário, como consultor de agronegócios, entre outros.

Mercado de trabalho

O mercado de trabalho para esse profissional é amplo, visto que, o Brasil é um país de economia muito baseada, ainda, nos produtos primários e na produção de alimentos. A crescente preocupação com a qualidade de vida e com a saúde também impulsionam essa área, bem como a busca pelo desenvolvimento de tecnologias sustentáveis.


Esta primeira tuma de 23 novos Tecnólogos em Agronegócios, que pretendem ser o diferencial neste Nordeste de muitas oportunidades e com uma base sólida realizada no berço leiteiro de Quixeramobim e com uma pespectiva de realizarem-se profissionalmente colocando em prática todas as teórias vista em sala de aula.


FONTE:
www.quixeramobim.ce.gov.br




FACULDADE VETENERINÁRIA GANHA NOVO CENTRO DE REFERÊNCIA EM PESQUISA



A Fazenda Guaiúba, que ocupa uma área de 300 hectares, localizada na Região Metropolitana, no município de Guaiúba, a 26 km de Fortaleza, abrigará o moderno Centro de Difusão de Biotecnologia Animal do Ceará (Nubace) da Faculdade de Veterinária (Favte), da Universidade Estadual do Ceará (Uece). Juntamente com o Nubace funcionará o Centro de Capacitação de Mão-de-obra Rural. Todo esse complexo deverá ser inaugurado dentro de 60 dias, aproximadamente. Os investimentos no projeto, no valor de R$ 2,2 milhões oriundos do Governo do Estado, são aplicados na reforma e ampliação das instalações existentes na Fazenda, e na implantação de alojamentos (masculino e feminino para alunos e para professores), refeitório, sala de Processamento de Alimentos, Câmara Fria, Centro de Processamento de Alimentos Alternativos para Animais, perfazendo um total de 14 setores.

Entre os 14 setores estão incluídos ainda, a instalação de laboratórios (Nutrição Animal, Bromatologia, Doenças Infecciosas, Biotecnologia da Reprodução Animal e Informática), um Sistema de Irrigação, Escola de Inseminadores, entre outros. A estrutura da Fazenda Guaiúba contará com um rebanho de bovinos, caprinos e ovinos que servirão como unidades demonstrativas para aulas práticas do Curso de Medicina Veterinária e nos cursos e treinamentos a serem realizados. Para o diretor da Favet, prof. Célio Pires Garcia, a Fazenda Guaiúba só trará benefícios para o agronegócio cearense, uma vez que a sua utilização será para fins didáticos, de pesquisa e de extensão. A Favet merece realmente ganhar um Centro de Referência em Pesquisa dessa natureza, o qual será muito bem utilizado para desenvolver as suas pesquisas de ponta.

A propósito, o Programa de Pós-Graduação em Ciências Veterinárias (PPGCV) da Uece alcançou conceito 6 em avaliação feita pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) - a melhor nota do Norte-Nordeste. Na área de Medicina Veterinária, o PPGCV, desde 2010, faz companhia a três das mais importantes universidades do Brasil: UFMG, UFRSM e USP. O resultado da avaliação, realizada a cada três anos, foi divulgado pela Capes no segundo semestre de 2010.

A Favet, através da Fazenda Guaiúba/Nubace, vai voltar parte de suas atenções, ou seja, estudos e pesquisas, na expansão do agronegócio. Para que isso aconteça, apostará nos seus projetos de qualificação e capacitação de mão-de-obra, que irão atender a nova realidade de mercado. Para tanto, serão criados cursos com turmas de 25 participantes, destinados aos produtores rurais, tratadores, profissionais (técnicos agrícolas, engenheiros agrônomos, médicos veterinários) e estudantes dos cursos de Veterinária, Agronomia e Zootecnia. Agindo assim, a Favet contribui para estimular o setor produtivo da pecuária, com capacitação do trabalhador rural que passa a ter novas perspectivas de melhoria da qualidade de vida e estimulo para a sua fixação no campo.

A direção da Favet formulou convite ao Reitor Assis Araripe, Pró-Reitores, diretores de Centros e Faculdades, ouvidor, professores e assessores para uma visita ao canteiro de obras da Fazenda Guaiúba. Na ocasião, conheceram todas as instalações do empreendimento e visitaram as construções antigas, como um silo para armazenamento de grãos e que foi construído em 1945 pelos americanos. As estruturas arquitetônicas dos setores antigos da Fazenda, como a casa sede, foram mantidas.

O diretor da Favet, professor Célio Pires Garcia, falou da concepção inicial do projeto Nubace para a Fazenda Guaiúba, que previa a implantação de Laboratório de Tecnologia do Sêmem e Inseminação Artificial (para caprinos e ovinos); Laboratório de Tecnologia de Embriões; Laboratório Integrado de Biologia Molecular; Laboratório de Diagnóstico de Doenças Infecciosas e Parasitárias; e Laboratório de Produtos Naturais. Essas unidades já existem na Faculdade de Veterinária da Uece e poderão ser utilizadas como suporte aos trabalhos desenvolvidos pelo Nubace, bem como, nos trabalhos de pesquisa, ensino e extensão.

Ao ser redimensionado, o Nubace, em suas novas instalações, permitirá a criação de uma unidade mais enxuta e com maior alcance social. O que viabiliza tal ação é o direcionamento do setor para a capacitação e preparação de mão-de-obra rural, sem, contudo, deixar em plano inferior um programa de educação continuada para médicos veterinários, engenheiros agrônomos, zootecnistas e técnicos agrícolas dos órgãos e empresas públicas e privadas. A reformulação do Nubace possibilitará treinar e capacitar a mão-de-obra rural de forma continuada, suprindo uma enorme lacuna existente no setor pecuário do Ceará. Isso também trará elevação dos níveis de produção e de produtividade tornando o setor mais rentável e mais atrativo para novos investimentos.

A nova estrutura do Nubace vai propiciar a implementação de cursos e treinamentos, e difusão de tecnologias além de aulas práticas. As ofertas de treinamentos vão atender alunos, profissionais (Médicos Veterinários, Agrônomos, Zootecnistas e Técnicos Agrícolas), trabalhadores e produtores rurais. Dentre os Cursos e treinamentos promovidos pelo Nubace  serão ofertados: Inseminação Artificial de bovinos, caprinos e Ovinos; Podologia e Casqueamento; Treinamento em Aplicação de Vacinas, Medicamentos e em Primeiros Socorros em Animais de Produção; Manejo e Conservação de Pastagens; e Bem Estar Animal.

A fazenda conta com uma reserva onde se encontra grande variedade de espécies vegetais como Sabiá, Angico, Aroeira, Pau Branco, Pau D'arco e outros. Para preservar todo esse patrimônio, o professor Célio Garcia informa que a administração superior da Uece, através da Segurança Patrimonial, sob o comando do coronel Adriano de Moura Soares, instalou um posto policial na Fazenda Guaiúba. Mediante essa atitude, todas as providências para reprimir roubos e saques de madeiras, bem como a caça predatória de animais já foram tomadas.

Contato: Diretor da FAVET, prof. Célio Garcia pelo telefone 3101-9831

FONTE:
Assessoria de Imprensa da Uece
Fátima Serpa ( mfserpa@uece.br Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. / 85 3101.9605)

QUIXERAMOBIM TEM INTERESSE DE SEDIAR HOSPITAL REGIONAL

Foto:Hermilton Reunião com equipe.
QUIXERAMOBIM - O município de Quixeramobim, mais antigo município do sertão central mantém seu interesse em sediar o Hospital Geral do Sertão, apresentando um conjunto de oportunidades viabilizadoras da obra em Quixeramobim, que embora se aqui construída beneficiará todos os municípios adscritos que compuserem a nova macro de saúde, o desafio do município anfitrião do equipamento macrorregional de saúde será prestar o melhor atendimento possível a todos os municípios integrantes. 

Sem clima de disputa intermunicipal mais em clima de construção de uma plataforma de serviços especializados em saúde que encurtem distância e resolva problemas de saúde até então encaminhados para Fortaleza.

Uma torcida coletiva municípios se unem em prol da vinda do equipamento que em muito minimizará os transtornos de saúde na região. 

É bom que se diga que esta decisão é única e exclusiva do conjunto de prefeitos e do governador.

FONTE:
www.quixeramobim.ce.gov.br 

SANTUÁRIO RAINHA DO SERTÃO INICIA FESTIVIDADES


Quixadá. Uma carreata abriu as festividades do Santuário de Nossa Senhora Imaculada Rainha do Sertão no fim da tarde de hoje. Seguir o percurso da Igreja Matriz ao platô da Serra do Urucu está se tornando uma tradição. Dezenas de veículos de Quixadá, cidades vizinhas e até de outros Estados são esperados para acompanharem a imagem da Santa do Sertão. No próximo dia 11, o Santuário erguido na Serra do Urucum, completa seu 16º aniversário.

Segundo a irmandade da Comunidade Mariana Oásis da Paz, responsável pela administração do Santuário, a festa tem início com a abertura do Novenário da Rainha do Sertão. Os cultos começam amanhã. Haverá celebrações às 7h, 9h, 11h, 15h e 19h. Seguem pelos próximos 10 dias.

A missa de encerramento será às 17 horas do dia 11. O bispo da Diocese de Limoeiro do Norte, dom José Haring, vai presidir o culto. Em seguida, arreamento da bandeira. Todas as paróquias da Diocese de Quixadá participam do Novenário. Caravanas de outras paróquias são esperadas. Fiéis de várias cidades organizam caravanas. O bispo emérito e responsável pela construção do Santuário, dom Adélio Tomasin, celebrará missa das 11h.

FONTE:
DIÁRIO DO NORDESTE
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...