Pages

sábado, 13 de novembro de 2010

CIRO GOMES É COTADO PARA ASSUMIR BNDES

De acordo com fontes com acesso à presidente eleita, o deputado federal pelo PSB já teria sido sondado - e aceitado o convite. O PT, entretanto, estaria reticente com possibilidade

Começa a ganhar força nas discussões da montagem do novo governo da presidente eleita Dilma Rousseff (PT) a indicação do nome do deputado Ciro Gomes (PSB) para assumir a presidência do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). De acordo com uma fonte com acesso à Dilma, mesmo depois de ter sido alijado da disputa presidencial a pedido do presidente Lula, Ciro continuou um aliado fiel e no segundo turno atuou na coordenação política da campanha da petista. Por isso, deve ser contemplado com um cargo na nova administração.
De acordo com esse interlocutor, a presidente eleita também acredita que Ciro possa dar uma contribuição ao setor, pois tem boa formação e pulso firme, qualidades consideradas necessárias para gerir o órgão. Além disso, é adepto da linha desenvolvimentista, perfil que Dilma pretende buscar na composição de seus colaboradores. De acordo com uma liderança do PSB, Ciro foi o único com quem Dilma se reuniu e ofereceu a chance de escolher o que quisesse fazer em seu governo. E ele escolheu o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, complementou o líder. No governo Lula, o PSB de Ciro Gomes detém o ministério da Ciência e Tecnologia e a Secretaria Especial de Portos.
FONTE: ESTADÃO.COM

HORTAS URBANAS ALIVIAM A CRISE

Manuel Baptista tem uma horta em Leça da Palmeira, Matosinhos
Foto: Lisa Soares/Global Imagens

Será a crise nas mãos de cada cidadão capaz de pegar numa enxada e de amanhar a terra? As hortas comunitárias e biológicas, que surgem por todo o país, não serão o milagre das tesourarias domésticas, mas é certo que fazem muito bem aos espíritos.
Em Vila Real, a Câmara anunciou há dias a criação de hortas urbanas para servir 26 famílias carenciadas. Na Trofa, a Misericórdia inaugurou uma horta social.
No Grande Porto, os municípios congregados na Lipor (gestão, valorização e tratamento de resíduos sólidos urbanos) estão há anos envolvidos no projecto Horta-à-Porta, nascido essencialmente para a educação ambiental (16 hortas e 429 talhões para promover a agricultura biológica e a compostagem dos resíduos domésticos). Em Lisboa, a Câmara investe três milhões de euros na remodelação de espaços agrícolas para ceder aos munícipes...
O levantamento, a nível nacional, não está feito, mas o fenómeno vai ganhando foros de moda, embora não possa ser directamente associado, na maior parte dos casos, ao combate às dificuldades económicas que afectam cada vez mais portugueses.
No terreno - nunca a expressão foi tão adequada -, visitámos alguns exemplos e falámos com quem trabalha a terra. Gente dinâmica, nuns casos, falta de gente, noutros, como na horta urbana de Aldoar, no Porto, em que há talhões praticamente a monte.
Mais do que ver a crise financeira, vimos o bem-estar emocional que o contacto com a terra proporciona. E a promoção da alimentação saudável, com produtos biológicos, o que já não é pouco.

Pedro Olavo Simões

FONTE: JORNAL DE NOTICIAS PT

ALUNO QUEIMA O ROSTO EM EXPERIÊNCIA ESCOLAR


Está internado nos Hospitais da Universidade de Coimbra um jovem de 17 anos que ficou com o rosto queimado em resultado de uma experiência com gasolina levada a cabo com dois colegas, nos balneários da Escola Secundária de Esmoriz, em Ovar.
Tudo aconteceu anteontem de manhã, durante um intervalo, nos balneários da Escola Secundária de Esmoriz. João Carlos Silva Oliveira, de 17 anos, mais dois amigos, alunos do curso de jardinagem, resolveram levar a cabo uma experiência que envolveu uma lata de salsichas com um pouco de gasolina.
Ateado fogo ao combustível, os jovens ter-se-ão assustado com as chamas e o instinto foi tentar apagá-las com água, o que as intensificou.
"Como o meu filho estava mais perto apanhou com o fogo na cara e começou a arder. Mas ele foi inteligente porque despiu logo a camisola e apagou as chamas, só que ao fazer isso rebentou as bolhas que já se tinham formado e arrancou a pele", contou, ao JN, a mãe do jovem, Fátima Ferreira.
Alertados os Bombeiros Voluntários de Esmoriz, estes depararam com o jovem consciente, mas com queimaduras de 1º e 2º graus no rosto, peito e vias respiratórias. João Oliveira foi levado para o hospital da Feira de onde foi transferido de helicóptero para os Hospitais da Universidade de Coimbra, fazendo a viagem em coma induzido e entubado.
"Duas professoras levaram-me a Coimbra e lá eu pude falar com o meu filho, que já estava acordado, e ele contou-me o que se passou. Ninguém lhe atirou com a gasolina à cara. Foi só uma experiência", explicou Fátima Ferreira.
"Deus esteve do nosso lado porque se fosse uma quantidade maior de gasolina, se calhar tinham lá ficado os três, mas felizmente o caso não é tão grave como ao princípio se pensou. O João está bem, não tem qualquer problema nos olhos. Tem a cara em carne viva, mas nem vai precisar de enxertos", continuou.
Fátima Ferreira não responsabiliza a escola: "Ainda não sei como é que eles arranjaram a gasolina, mas não posso culpar as professoras. Elas têm sido incansáveis. Se não fossem elas, eu nem sequer tinha tido condições financeiras para ir ver o meu filho".

FONTE: JORNAL DE NOTICIAS PT

REFERENDO NO ARIZONA APROVA LEGALIZAÇÃO DA MACONHA MEDICINAL

Fica autorizado o consumo de 70 gramas a cada duas semanas.
Paciente pode plantar erva em casa se morar longe de farmácia autorizada.

A partir deste sábado (13), o uso medicinal de maconha é legal no estado americano do Arizona. A apuração de votos de um referendo sobre o tema terminou neste sábado (13), com a vitória dos apoiadores da proposição 203 ("Arizona Medical Marijuana Act"), que legaliza o consumo de maconha exclusivamente para fins medicinais.
O "sim" venceu por uma diferença de 4.341 votos. Na contagem de votos, o apoio à proposição 203 superou a rejeição pela primeira vez ontem (12).
Com a decisão, o Arizona torna-se o 15º estado americano a permitir o uso medicinal de maconha.
Fica autorizado o consumo de aproximadamente 70 gramas a cada duas semanas.
A cada 10 farmácias, uma poderá vender maconha, contra apresentação de prescrição médica.
Quem mora a 40 quilômetros ou mais da farmácia autorizada mais próxima, poderá plantar maconha, desde que tenha uma receita médica válida.

FONTE: G1.COM

FORÇA NAVAL DA ONU COMANDADA POR BRASILEIRO NO ORIENTE MÉDIO


A Força Interina das Nações Unidas no Líbano, (Unifil, na sigla em inglês) foi criada em 1978 pelo Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) após a invasão israelense no Líbano. O objetivo da missão é garantir o fim das hostilidades no Líbano e a segurança na região sul do país, fronteiriça com Israel.
Com o encerramento da Guerra do Líbano em 2006, a Unifil tem se dedicado a manter a paz na região, ajudar na distribuição de ajuda humanitária aos civis e favorecer a volta dos refugiados. O mandato da Força Interina, que conta com cerca de 15 mil soldados de mais de 30 países, expira em 31 de agosto de 2011.
De acordo com informações do Ministério das Relações Exteriores, o Brasil participa, atualmente, de nove operações de manutenção da paz com cerca de 2200 militares e policiais.
Missões
Desde 1948, o Brasil participou de mais de 30 operações de manutenção da paz, com mais de 17 mil homens. Integrou operações na África (entre outras, no Congo, Angola, Moçambique, Libéria, Uganda, Sudão), na América Latina e Caribe (Haiti, El Salvador, Nicarágua, Guatemala), na Ásia (Camboja, Timor-Leste) e na Europa (Chipre, Croácia).
Embora tenha enviado militares e policiais em diversos casos, o Brasil cedeu tropas apenas a cinco operações, isto é, unidades militares formadas: Suez (Unef I), Angola (Unavem III), Moçambique (Onumoz), Timor-Leste (Untaet/Unmiset) e Haiti (Minustah). 

O Brasil foi convidado pela ONU e aceitou a missão de liderar uma Força Naval multinacional em substituição à Itália. Os primeiros oficiais deverão partir rumo a Beirute, capital libanesa, nas próximas semanas. Além dos oficiais da Marinha, fuzileiros navais e soldados do Exército deverão integrar o grupo.


INCÊNDIO EM ZOOLÓGICO NA ALEMANHA MATA 26 ANIMAIS

Causas do incêndio que atingiu o zoológico ainda não foram descobertas
Foto: Uli Deck/ AFP
Um incêndio matou hoje 26 animais no zoológico de Karlsruhe, no sudoeste da Alemanha, segundo informações da polícia local.

Entre os animais mortos estão pôneis, bodes, ovelhas e uma lhama. De acordo com a polícia, elefantes e hipopótamos foram retirados a tempo de seus locais de confinamento, que ficam próximos à parte do zoológico dedicada a animais mais dóceis, que foi destruída pelo fogo.

Cerca de 100 bombeiros enfrentaram fortes ventos, que ameaçavam espalhar as chamas para estruturas próximas.

Autoridades abriram uma investigação mas ainda não determinaram a causa do incêndio. O zoológico está temporariamente fechado ao público. As informações são da Associated Press.


FONTE: PORTAL VERDES MARES

PROJETO DO GOVERNO PREVER FIM DE PROPRIEDADE DE RÁDIO E TV POR PARLAMENTAR


Anteprojeto de lei para regulamentar a convergência na área de comunicação pode tornar explícita a proibição de deputados e senadores serem proprietários de emissoras de rádio e TV. Texto, que deve ser concluído até o fim do ano, também pode proibir monopólios e oligopólios na mídia.
O anteprojeto de lei que o Executivo prepara para regulamentar as comunicações pode proibir explicitamente a propriedade de emissoras de rádio e televisão por parlamentares. O anúncio, que foi feito pelo ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, Franklin Martins, no "Seminário Internacional Comunicações Eletrônicas e Convergências de Mídias", promovido pelo governo nesta semana, já provoca divergências na Câmara sobre a necessidade de a lei prever essa proibição.
O líder do DEM, deputado Paulo Bornhausen (SC), avalia que a Constituição já impede parlamentares de serem sócios de rádio e TV. “Basta cumprir as regras existentes”, disse. De acordo com a Constituição, deputados e senadores são proibidos de serem proprietários, controladores ou diretores de empresa que goze de favor decorrente de contrato com pessoa jurídica de direito público. Como rádios e TVs são concessões públicas, alguns constitucionalistas acreditam que o impedimento já está suficientemente claro.
Porém, segundo o relatório final da Subcomissão Especial de Outorgas e Concessões de Radiodifusão, que funcionou entre 2007 e 2008, esse não tem sido o entendimento das autoridades. Por isso, o colegiado sugere a criação de uma proposta de emenda à Constituição (PEC) que proíba, expressamente, parlamentares e outros ocupantes de cargos públicos de ter empresas de radiodifusão. O texto também recomenda, por exemplo, a adoção de uma série de iniciativas para tornar mais transparente o processo de outorga para canais de rádio e TV.
A deputada Luiza Erundina (PSB-SP), que presidiu a subcomissão, é favorável a essas medidas e acredita que, ao elaborar o anteprojeto, o Executivo deve levar em conta as sugestões do Congresso. “O governo deve estar atento às discussões iniciadas no Legislativo.” Para ela, o anteprojeto deve contemplar também as diretrizes aprovadas na I Conferência Nacional de Comunicação, realizada em dezembro de 2009.

Convergência tecnológica
O anteprojeto vai propor uma lei geral para o setor de comunicações, incluindo rádio, televisão e telecomunicações. O texto, que está sendo escrito por grupo de trabalho interministerial, será finalizado ainda neste ano e entregue à futura presidente da República, Dilma Rousseff. “Ela irá decidir se abre consulta pública ou se envia a proposta imediatamente ao Congresso Nacional”, explicou o ministro Franklin Martins.
Durante o seminário, que serviu para fornecer subsídios ao anteprojeto, o ministro adiantou que a nova norma procurará se adaptar à convergência tecnológica. “Nossa legislação é absolutamente ultrapassada”, disse. O Código Brasileiro de Telecomunicações (Lei 4.117/62), que regula atualmente a radiodifusão (rádio e TV aberta), foi feito quando não havia, por exemplo, satélites ou internet. Já a Lei de TV a Cabo (8.977/95), apesar de mais moderna, não abarca, por exemplo, a possibilidade de empresas de telefonia oferecer o serviço – hoje possível graças ao processo de convergência. Já a Lei Geral de Telecomunicações (9.472/97), por sua vez, não contempla regras para a massificação da internet de banda larga.
Segundo Martins, uma das prioridades da nova lei será regulamentar os dispositivos constitucionais referentes às comunicações, como o que prevê o estímulo à produção de conteúdo audiovisual nacional, regional e independente; e o que proíbe monopólios e oligopólios na mídia.

Produção nacional
O deputado Paulo Henrique Lustosa (PMDB-CE) considera positiva a iniciativa do governo. Para ele, é essencial que o anteprojeto trate as comunicações de forma convergente, a fim de trazer benefícios para o consumidor. Conforme Lustosa, a possibilidade da regulação de conteúdos é uma questão “sensível” e deve estar restrita a pontos específicos, como impor limites à publicidade e estimular a produção nacional. O parlamentar foi o relator do Projeto de Lei 29/07, que propõe um novo marco legal para a televisão por assinatura. O texto já foi aprovado pela Câmara e, atualmente, está em análise no Senado (PLC 116/10).
Para o deputado Jorge Bittar (PT-RJ), o anteprojeto do Executivo deve ter como prioridades regulamentar a produção nacional independente de conteúdo audiovisual e atualizar a Lei Geral de Telecomunicações, para que esta dê conta do desafio de massificar a internet de banda larga. O substitutivo aprovado ao PL 29/07 já prevê o fomento à produção nacional e independente de conteúdo e o estabelecimento de cotas para esse tipo de conteúdo na TV paga. “O PL 29/07 estabeleceu um novo paradigma, que pode servir de base para a regulação desses pontos também na TV aberta”, disse Bittar.

FONTE: AGÊNCIA CÂMARA

GOVERNO ADMITE POSSIBILIDADE DE ELEVAR VALOR DO SALÁRIO MÍNIMO PARA R$ 550,00

Centrais sindicais, pelo menos por enquanto, não aceitam esse aumento e continuarão defendendo R$ 580



A negociação em torno do salário mínimo para o próximo ano está longe de chegar ao fim. Apesar da proposta orçamentária prever um mínimo de R$ 540, o governo já admite a possibilidade de elevar esse valor para R$ 550. As centrais sindicais, pelo menos por enquanto, não aceitam esse aumento e continuarão defendendo R$ 580. Atualmente, o salário mínimo é de R$ 510.
Nesta semana, os ministros Paulo Bernardo (Planejamento) e Carlos Eduardo Gabas (Previdência) se reúnem para debater com as centrais sindicais, além do relator-geral do Orçamento, o senador Gim Argello (PTB-DF), para tentar desenrolar o debate em torno do reajuste mínimo e das aposentadorias acima de R$ 510 do próximo ano.
O deputado federal Paulo Pereira da Silva (PDT-SP), o Paulinho da Força Sindical, afirmou que o valor de R$ 580 é para ser negociado. "Mas não dá para ser R$ 550. Se tiver dificuldade para negociar um valor maior, vou insistir na minha emenda para que o salário mínimo chegue a R$ 580", frisou Paulinho. "O governo colocou a pior pessoa para negociar", reclamou o deputado, referindo-se ao ministro Paulo Bernardo.
O aumento real do salário mínimo é um compromisso da presidente eleita, Dilma Rousseff. Além disso, o presidente Lula não quer deixar o governo sem oferecer um ganho acima da inflação para os trabalhadores. O problema é que quanto mais elevado for o reajuste mais despesas terão que ser cortadas. Para cada R$ 1 a mais concedido ao mínimo, as despesas do governo com o pagamento de benefícios previdenciários e assistenciais vinculados ao piso nacional aumentarão em R$ 286,4 milhões, segundo cálculos do Ministério do Planejamento.
No ano passado, o mínimo foi reajustado com base na inflação e no crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) de dois anos atrás. Por esse mecanismo, o valor para 2011 seria R$ 538,15, mas no orçamento esse montante foi arrendado para R$ 540. Mas as centrais sindicais querem o reajuste do próximo ano considere expansão do PIB verificada em 2010. Somente dessa forma, os trabalhadores teriam um ganho acima da inflação. Com o reajuste para R$ 550, o governo, de certa forma, quer antecipar uma elevação mais forte do salário mínimo em 2012. Isso porque, o cálculo incluiria um PIB de mais de 7%.
Equipe de transição. O senador Gim Argello incorporou uma novidade no relatório preliminar de orçamento. Pelo texto, a equipe de transição de Dilma Rousseff poderá apresentar, em caráter oficial, para a peça orçamentária de 2011. "Será um canal direto entre o relator e a equipe de transição para que sejam incluídos propostas prioritárias do próximo governo no orçamento", disse Argello. A expectativa de Argello é de que o relatório seja aprovado na terça-feira à tarde, mesmo que não haja definição sobre o novo valor do mínimo.
Edna Simão - O Estado de S.Paulo

FONTE: ESTADÃO.COM

COMISSÃO APROVA INTERDIÇÃO DE LOCAL QUE EXPLORA MENOR


A Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio aprovou, na quarta-feira (10), a interdição imediata do estabelecimento ou instituição que facilite ou promova a exploração sexual comercial e o aliciamento de crianças e adolescentes.
A medida está prevista no Projeto de Lei 7269/10, do deputado Wellington Fagundes (PR-MT). O autor da proposta argumenta que se deve “intensificar o combate desta prática por meio de legislação mais rígida e fiscalização mais presente”.
Em caso de flagrante, de acordo com a proposta, o estabelecimento será lacrado e impedido de funcionar. Além disso, o proprietário ficará proibido de participar de sociedade em quaisquer outros estabelecimentos comerciais, se comprovada sua responsabilidade em decisão judicial transitada em julgado.
Caráter civilizatório
O relator, deputado Dr. Ubiali (PSB-SP), defendeu a aprovação afirmando não haver dúvida quanto ao “mérito intrínseco e caráter civilizatório” do projeto. Na avaliação do parlamentar, é inadmissível que uma sociedade possa permitir o avanço de uma prática “tão hedionda” quanto a exploração sexual de crianças e adolescentes, “com o vil objetivo de auferir lucros”.
Dr. Ubiali ressalta que uma sociedade que se preserva e mira o bem estar de seus participantes “não pode se edificar abandonando os valores mais elementares de convivência, se omitindo diante da barbárie que torna os mais frágeis um mero instrumento de enriquecimento de alguns”.
Tramitação
Sujeito à apreciação conclusivaRito de tramitação pelo qual o projeto não precisa ser votado pelo Plenário, apenas pelas comissões designadas para analisá-lo. O projeto perderá esse caráter em duas situações: - se houver parecer divergente entre as comissões (rejeição por uma, aprovação por outra); - se, depois de aprovado pelas comissões, houver recurso contra esse rito assinado por 51 deputados (10% do total). Nos dois casos, o projeto precisará ser votado pelo Plenário., o projeto segue para as comissões de Seguridade Social e Família; e de Constituição e Justiça e de Cidadania (inclusive para análise de mérito).

Reportagem - Luiz Claudio Pinheiro

FONTE: AGÊNCIA CÂMARA

PROJETO PROÍBE CHAMADA ANÔNIMA DE CELULAR

Sueli Vidigal: o bloqueio facilita a ação de presidiários.
A Câmara analisa o Projeto de Lei 6907/10, da deputada Sueli Vidigal (PDT-ES), que proíbe o serviço de bloqueio de identificação em chamadas de telefone celular.
A proposta prevê que o desrespeito à regra poderá provocar multa de até 3 milhões de Ufir às operadoras de telefonia (aproximadamente R$ 3,19 milhões).
Segundo a deputada, o serviço tem facilitado a ação de criminosos detidos em presídios (principalmente a extorsão mediante simulação de sequestros) e a prática de trotes de mau gosto por "pessoas desocupadas".

Tramitação
O projeto tramita apensadoTramitação em conjunto. Quando uma proposta apresentada é semelhante a outra que já está tramitando, a Mesa da Câmara determina que a mais recente seja apensada à mais antiga. Se um dos projetos já tiver sido aprovado pelo Senado, este encabeça a lista, tendo prioridade. O relator dá um parecer único, mas precisa se pronunciar sobre todos. Quando aprova mais de um projeto apensado, o relator faz um texto substitutivo ao projeto original. O relator pode também recomendar a aprovação de um projeto apensado e a rejeição dos demais. ao PL 3288/04, do deputado José Carlos Araújo (PDT-BA), que tem o mesmo teor. A proposta foi aprovada pela Comissão de Defesa do Consumidor e rejeitada pela Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática e aguarda análise da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania. Depois, seguirá para o Plenário.

Reportagem - Rodrigo Bittar 

FONTE: AGÊNCIA CÂMARA

FERIADÃO DEVE MOVIMENTAR 150,1 MILHÕES NA ECONOMIA CEARENSE

Foto: SETUR
Segundo o Núcleo de Estudos e Pesquisas da Secretaria do Turismo do Ceará (Setur), no período entre os dias 12 e 16 de novembro, que inclui o feriado do dia 15, são esperados 63.542 turistas no Estado. O valor deve responder por 27% do total de turista que deram entrada no Ceará, via Fortaleza, em todo o mês de novembro de 2009.

Para a economia estadual, a Setur prevê um impacto de R$ 85,8 milhões de receita direta, o que deve resultar em R$ 150,1 milhões de renda gerada na cadeia produtiva do turismo. Já a ocupação da rede hoteleira da Capital deve atingir 94,2%, distribuída em flats (95,5%), seguida por hotéis (94,4%), pousadas (91,9%) e Albergues (78%). A pesquisa identificou, ainda, que na grande maioria dos hotéis, as taxas de ocupação chegam a 100%. O resultado deixou empresários do setor satisfeitos com a previsão de visitas turísticas para o período.

Feriado 15 Novembro de 2010
Agregados do Turismo no Ceará via Fortaleza - Período 12 a 16 de novembro de 2010
Agregados Turísticos
Feriado
15 novembro
. Taxa de Ocupação Hoteleira (%)
94,2
. Demanda Hoteleira (Fortaleza)
38.125
. Demanda Turística via Fortaleza
63.542
. Gasto Percapita (R$)
1.350,00
. Receita Turística (R$ milhões)
85,8
. Renda Gerada (R$ milhões)
150,1
SETUR/CE
Nota: a) Receita Turística obtida pelo produto entre demanda turística e o gasto per capita; e c) Renda gerada obtida pelo produto entre a receita turística e o multiplicador dos gastos turísticos no valor de 1,75.

Em relação aos locais mais procurados pelos turistas, a Praia de Jericoacoara liderara o ranking, com 94,5% da preferência, seguida por Canoa Quebrada (93,5%) e Cumbuco (83%).

Taxa de Ocupação Hoteleira de Fortaleza
(período 12 a 16 de novembro)
Categoria
(%)
Fortaleza (média)
94,2
. Hotéis
94,4
. Pousadas
91,9
. Flats
95,5
. Albergues
78,0
Principais Destinos
92,6
. Jericoacoara
94,5
. Canoa Quebrada
93,5
. Cumbuco
83,0
. Porto das Dunas/Prainha
96,9
. Praia das Fontes/Morro Branco
95,0
Fonte: SETUR/CE: Pesquisa direta (Posição em 12/11/2010)

Para o Secretário Bismarck Maia, esses números representam o resultado de um trabalho constante de promoção do destino Ceará, nos mercados prioritários, nacionais e internacionais. “A Setur tem fortes ações de promoção e marketing”, diz Bismarck.


Assessoria de Imprensa da Setur
Mara Cibely de Oliveira ( mara.cibely@setur.ce.gov.br Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. / 85 3101.4661 - 8783.5126)

FONTE: GOVERNO DO ESTADO CEARÁ

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

A FORÇA JOVEM DE TRABALHO

44% dos jovens da Região Metropolitana de Fortaleza estão inseridos no mercado de trabalho
71,4% dos jovens inseridos no mercado de trabalho, encontram-se na condição de assalariados, 17% trabalham como autônomos e uma parcela de 8,1% deles está inserida no trabalho doméstico. Dentre os jovens com carteira assinada, 71,2% têm ensino médio, 16,8% estão no ensino fundamental e 11,8% cursam ou possuem o ensino superior.

Segundo o estudo População e Mercado de Trabalho – Olhares sobre a Região Metropolitana de Fortaleza, divulgado hoje (10/11), pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS) e do Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (IDT), estas oportunidades surgem com mais intensidade entre as micro e pequenas empresas, apesar de se reconhecer a importância das médias e grandes na geração de empregos para os jovens.
A condição de frequencia à escola revela que 54,1% dos jovens estão ausentes da sala de aula e apenas 45,8% frequentam uma escola. Considerando as atividades juvenis, registra-se que 33% dos jovens apenas estudam, 32% apenas trabalham, 12% trabalham e estudam e 23% não trabalham e não estudam.
Neste sentido, o presidente do IDT, Francisco de Assis Diniz, ressalta os diversos Programas e Projetos desenvolvidos pelo Governo do Estado para esta parcela da população, tais como os ProJovens Urbano, o Primeiro Passo e o Juventude Empreendedora, que oportunizam vivências e conhecimentos que possibilitam agregar mais ferramentas para o mercado de trabalho.

FONTE: INSTITUTO DE DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO - IDT

FAMILIAS: AUMENTA O NÚMERO CHEFIADO POR MULHERES

Brasília – O número de famílias chefiadas por mulheres aumentou nos últimos nove anos segundo análise feita pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) dos dados da Pesquisa Nacional por Amostragem de Domicílio (Pnad). No estudo, divulgado ontem (11), concluiu-se que o número de famílias nas quais a mulher é a chefe subiu de 27% em 2001 para 35% em 2009, o que representa 21.933.180 famílias.
De acordo com a chefe de Pesquisa do Ipea, Natália Fontoura, esse fenômeno tem a ver com a maior participação das mulheres no mercado de trabalho. "O mais importante talvez seja a participação das mulheres no mercado de trabalho. Mas também a forma como as mulheres estão se inserindo nos diferentes espaços públicos e as mudanças culturais em relação aos lugares ocupados por homens e mulheres na sociedade".
Com o nome Primeiras Análises: Investigando a Chefia Feminina de Família, o estudo é o quarto da série de análises do Ipea sobre a Pnad, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O aumento das famílias chefiadas por mulheres teve crescimento em todas as regiões: na Sul, foi constatado o maior avanço, passando de 24,4% para 33%, de 2001 a 2009. No Sudeste, a região com o segundo maior crescimento no número de famílias chefiadas por elas, o avanço foi de 28% para 36%.
Grande parte dessas famílias é composta por mulheres sem cônjuge, o que representa 49,3%. As famílias chefiadas por elas são 17,3 % do total das famílias brasileiras. A Região Nordeste foi a que apresentou a maior proporção desse tipo de família, 19,5%, seguido pela Região Norte, com 18,8%. A Região Sul apresentou o menor percentual, 13,9%. No caso dos casais com ou sem filhos chefiados por mulheres, a Região Norte tem 10,4%, o que supera a média nacional, de 9,2%.
A análise mostra ainda que, nas famílias chefiadas por mulheres sem cônjuge, 59,1% delas têm emprego e as mulheres chefes de família com cônjuge e que estão empregadas representam 55,6%. Na comparação com os homens chefes de família, mais de 80% deles, em ambos os casos, estão trabalhando.
Outro dado destacado pelo Ipea é o de que 50,4% das mulheres chefes de família sem cônjuge têm ocupações de melhor qualidade do que os homens. Enquanto nas famílias chefiadas por mulheres que têm cônjuge, 43,9% delas têm uma ocupação de melhor qualidade

Roberta Lopes
Repórter da Agência Brasil

FONTE: AGÊNCIA BRASIL

SENADORES HOMENAGEIAM RAQUEL DE QUEIROZ

A escritora cearense Rachel de Queiroz na fazenda Não me Deixes em Quixadá, setembro de 1998
 Foto: Eder Chiodetto/Folhapress

Os senadores vão comemorar no período do expediente que antecede a sessão plenária deliberativa de quarta-feira (17), às 14h, o centenário de nascimento da escritora Rachel de Queiroz. O requerimento solicitando a homenagem é do senador Inácio Arruda (PCdoB-CE).
Primeira mulher a ingressar na Academia Brasileira de Letras (ABL), Rachel de Queiroz foi, além de escritora, tradutora, romancista e jornalista, tendo desempenhado importante papel na dramaturgia brasileira. Foi também a primeira mulher a receber o prêmio Luis de Camões, instituído pelos governos do Brasil e de Portugal e concedido a autores que contribuíram para o enriquecimento do patrimônio literário e cultural da língua portuguesa. Para Inácio Arruda, a escritora é motivo de grande orgulho para o Ceará e para o Brasil.
A homenageada nasceu em Fortaleza no dia 17 de novembro de 1910. Foi a quinta filha de Daniel de Queiroz e Clotilde Franklin de Queiroz. Sua bisavó materna, conhecida como dona Miliquinha, era prima do escritor José de Alencar.
Em 1917, em razão de forte seca no Ceará, a família de Rachel mudou-se para o Rio de Janeiro e logo depois para Belém (PA). "Esse fato marcou sua vida de tal forma que serviu de inspiração para a criação de O Quinze", observou Inácio Arruda, referindo ao livro de estréia de Rachel de Queiroz.
Publicado em 1930, O Quinze alcançou lugar de destaque na literatura brasileira. Nesse romance, a autora conta a luta do povo nordestino contra a seca e a miséria, demonstrando preocupação com questões sociais e desenvolvendo habilidosa análise psicológica de seus personagens.
"Com vinte anos apenas, projetava-se na vida literária do país, agitando a bandeira do romance de fundo social, profundamente realista na sua dramática exposição da luta secular de um povo contra a miséria e a seca", ressalta o senador, lembrando que a consagração de O Quinze veio com o prêmio da Fundação Graça Aranha.
Em 1932, Rachel publicou novo romance, intitulado João Miguel, e, em 1937, escreveu Caminho de pedras. Dois anos depois, conquistou o prêmio da Sociedade Felipe de Oliveira com o romance As Três Marias. Em 1950, publicou em folhetins, na revista O Cruzeiro, o romance O galo de ouro.
Entre suas obras também são destaque Memorial de Maria Moura (1992), sobre a história de uma mulher no sertão nordestino que é levada pelas circunstâncias a liderar um bando de aventureiros que praticam roubos e vivem de forma desregrada; Tantos anos (1998), autobiografia; e Não me deixes: suas histórias e sua cozinha (2000), que trata de suas memórias gastronômicas.
Inácio Arruda lembra que Augusto Frederico Schmidt, Graça Aranha, Agripino Grieco e Gastão Gruls foram os principais críticos que avaliaram sua obra.
Rachel foi também autora de mais de duas mil crônicas, compiladas nos seguintes livros: A donzela e a moura torta; 100 Crônicas escolhidas; O brasileiro perplexo e O caçador de tatu. No Rio, onde voltou a residir em 1939, colaborou no Diário de Notícias, em O Cruzeiro e em O Jornal.
Foi ainda autora de três peças de teatro: Lampião, de 1953; A Beata Maria do Egito, de 1958, laureada com o prêmio de teatro do Instituto Nacional do Livro; e O padrezinho santo, peça que escreveu para a televisão, inédita em livro. No campo da literatura infantil, escreveu O menino mágico, inspirado nas histórias que contava para os netos de sua irmã, Maria Luiza.
Em suas atividades como tradutora, Rachel trabalhou com cerca de 40 volumes traduzidos para o português, entre os quais Mansfield Park, de Jane Austen; Humilhados e ofendidos, Os demônios e Os irmãos Karamazov, de Fiódor Dostoiévski; A mulher de trinta anos, de Honoré de Balzac; e A mulher diabólica, de Agatha Christie.
A escritora também fez parte do Conselho Federal de Cultura, desde a sua fundação, em 1967, até sua extinção, em 1989. Participou ainda da 21ª Sessão da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), em 1966, onde serviu como delegada do Brasil, trabalhando, especialmente, na Comissão dos Direitos do Homem. Em 1988, iniciou sua colaboração semanal no jornal O Estado de S. Paulo e no Diário de Pernambuco.
Rachel casou-se com o poeta José Auto Oliveira, em 1932, com quem teve uma única filha, Clotilde, nascida no ano seguinte, mas que faleceu com apenas um ano e meio de idade devido a uma septicemia. Em 1939, a escritora se separou do marido, casando-se, posteriormente, com o médico Oyama de Macedo. A autora morreu no dia 4 de novembro de 2003, dormindo em sua rede, na cidade do Rio de Janeiro, a 13 dias de completar 93 anos de idade. 

Helena Daltro Pontual/ Agência Senado

FONTE: AGÊNCIA SENADO

CONCURSO: MAIS 482 APROVADOS SÃO CONVOCADOS PARA SECRETARIA DE SAÚDE

A Secretaria da Saúde do Estado conclui a convocação dos 4.079 aprovados no concurso realizado em 2006. Nesta sexta-feira, 12 de novembro, será publicada no Diário Oficial do Estado a última convocação de aprovados, os 482 profissionais de 12 diferentes categorias de nível superior: assistente social, nutricionista, biólogo, cirurgião dentista, farmacêutico, farmacêutico-bioquímico, farmacêutico industrial, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, médico veterinário, psicólogo, terapeuta ocupacional.

Os profissionais devem se apresentar a partir desta terça-feira, 16, na Sesa, que fica na Avenida Almirante Barroso, 600, Praia de Iracema, das 8 horas às 12 horas e das 13 às 17 horas, no bloco B. O prazo para apresentação e entrega de documentos, de acordo com o edital, é de 30 dias. O edital traz a relação dos documentos e exames necessários. Os profissionais irão trabalhar no nível central da Sesa e nos hospitais e unidades da Capital e no Interior do Estado.

Com as convocações dos 482 profissionais de nível superior, a Secretaria da Saúde encerra a convocação de aprovados do concurso feito há quatro anos. Primeiro foram chamados os 995 médicos aprovados. Logo em seguida 2002 profissionais de nível médio foram convocados ao trabalho. Os 600 enfermeiros aprovados foram chamados e estão sendo lotados.

Assessoria de Imprensa da Sesa
Selma Oliveira ( soliveira@saude.ce.gov.br Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. / 85 3101.5220)

FONTE: GOVERNO DO ESTADO DO CEARÁ

PERÍODO COM FERIADO PROLONGADO TERÁ MAIS MOVIMENTO NA ROVIÁRIA

(Foto: Luciano Paulo)
Com o feriado na próxima segunda-feira, dia 15, em que o Brasil comemora a Proclamação da República, o movimento das linhas intermunicipais, no terminal rodoviário Engenheiro João Tomé, no período de 12 a 16, contará com 5.650 passageiros (uma média de 1.100 passageiros/dia). O Detran, por meio da Diretoria de Transportes, estima que nesse período haverá 180 viagens a mais (média de 36 viagens/dia) do que nos dias normais, que é de 1.490. Com isso, as empresas vão acrescentar mais 20 veículos no período (média de 4 por dia). Os destinos mais procurados são as regiões praianas de Jericoacoara e Canoa Quebrada, Paracuru e Beberibe, os sertões de Sobral e Iguatu, e a região serrana de Baturité-Guaramiranga.
  
Assessoria de Imprensa e comunicação do Detran.CE
Paulo Ernesto Saraiva Serpa ( pauloernesto@detran.ce.gov.br Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. / Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. 85 3101.5813)

FONTE: GOVERNO DO ESTADO DO CEARÁ

HGF REALIZA CIRURGIAS DE PERDA AUDITIVAS EM CRIANÇAS

FOTO: KIKO SILVA

João Lucas tem  8 meses de vida. Ele nasceu no centro obstétrico do Hospital Geral de Fortaleza, HGF, no dia 1º de março de 2010. Por conta de apresentar alguns problemas de saúde, ele precisou ficar na UTI- Neonatal por um período de 1 mês e 9 dias. Após a alta hospitalar, ele passou a fazer o acompanhamento no ambulatório de Follow Up – serviço que faz o seguimento de bebês egressos da UTI Neo-Natal. Lá, passou por vários testes: o do olhinho, da orelhinha e ultrassom transfontanelar (cabeça). No 1º teste da orelhinha, o resultado foi negativo. O mesmo teste foi repetido por duas vezes com o mesmo resultado. A partir do resultado, não havia dúvida. A indicação era de prótese auditiva.

No último dia 29, João Lucas voltou ao setor de Otorrino do HGF para receber a prótese.  Em casa, a vida  de João Lucas já  mudou. A mãe, Jamille Vasconcelos, de apenas 16 anos, percebe os resultados. “Antes, ele nem se assustava com os barulhos. Hoje, ele olha quando a gente bate palma. Presta atenção quando eu converso”, afirma toda orgulhosa. “Ele às vezes quer arrancar fora o aparelho, mas eu tenho o maior cuidado. Tomara que ele se acostume logo.”

O HGF foi autorizado pelo Ministério da Saúde a incluir no Programa de Prótese Auditiva crianças de zero a 3 anos em maio do ano passado. A entrega das próteses  começou em novembro. De lá até outubro de 2010, 36 crianças de zero a 3 anos receberam o Aparelho de Amplificação Sonora Individual. João Lucas é o mais novo paciente atendido no programa, o que mostra a importância de acompanhar esses pacientes desde cedo. O serviço de Follow Up – Seguimento de Bebês – atende hoje cerca de 430 crianças no Hospital Geral de Fortaleza.

A equipe é formada por 3 pediatras, duas enfermeiras, uma terapeuta ocupacional, uma fisioterapeuta, uma fonoaudióloga e uma neuropediatra. Os atendimentos ocorrem de segunda a sexta-feira pela manhã, das 7 horas às 12 horas e nas tardes de quarta-feira, de 13 horas às 16 horas.

Assessoria de Imprensa do HGF
Gilda Barroso ( gildabarroso@gmail.com Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. / 85 3101.7086)

FONTE: AGÊNCIA BRASIL

FARC AFIRMAM QUE DILMA TERÁ PAPEL DETERMINANTE NA "PAZ REGIONAL"


Bogotá, 12 nov (EFE).- Em comunicado divulgado nesta sexta-feira, as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia afirmaram que a presidente eleita do Brasil, Dilma Rousseff, terá um "papel determinante" para a "paz regional" e para a "irmandade dos povos do continente", ao destacarem sua trajetória "sempre ligada à luta pela justiça".
"Presidente Dilma, para a senhora o nosso aplauso e reconhecimento", diz a nota assinada pelo Secretariado do Estado-Maior Central das Farc e divulgado nesta sexta-feira pela "Agência de Notícias Nova Colômbia" (Anncol), simpática à guerrilha.
"Permita que ecoemos a justificada alegria do grande povo de Luís Carlos Prestes (líder comunista brasileiro, comandante da Coluna Prestes e uma das figuras mais perseguidas pelas ditaduras da América Latina), diante do fato relevante de terem, pela primeira vez na história do Brasil, uma mulher sempre ligada à luta pela justiça na Presidência", assinala o grupo guerrilheiro.
O comunicado também ressalta a "pública convicção" de Dilma sobre a "necessidade de uma saída política para o conflito interno da Colômbia" e acrescenta que sua vitória multiplicou a esperança das Farc "na possibilidade de alcançar a paz pela via do diálogo e da justiça social".
"Temos certeza que a nova presidente do Brasil terá um papel determinante na construção da paz regional e na irmandade dos povos do continente", conclui a nota.
Em setembro passado, quando ainda era candidata a presidente, Dilma declarou que o Brasil só intermediaria em uma eventual negociação de paz com as Farc caso fosse um pedido do Governo colombiano.

FONTE: DW-WORLD-WELLE

VOLUMES DE VENDAS NO COMÉRCIO CRESCE 0,4% EM SETEMBRO EM RELAÇÃO AO MÊS ANTERIOR

Foto: Cleumio Pinto

Rio de Janeiro - O volume de vendas do comércio varejista brasileiro cresceu 0,4% em setembro deste ano, em relação ao mês anterior. Já a receita nominal teve um aumento de 0,9%. Em agosto, o crescimento havia sido de 1,9%, tanto no volume de vendas quanto na receita. Os dados constam na Pesquisa Mensal de Comércio (PMC), divulgada hoje (12) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Apesar do resultado positivo em setembro, apenas quatro das dez atividades pesquisadas apresentaram aumento no volume de vendas: equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (5,6%); outros artigos de uso pessoal e doméstico (2,8%); móveis e eletrodomésticos (1,1%) e combustíveis e lubrificantes (1,0%).
Já os setores que apresentaram redução no volume de vendas são hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (-0,1%); tecidos, vestuário e calçados (-0,2%); material de construção (-0,2%); livros, jornais, revistas e papelaria (-0,7%); veículos e motos, partes e peças (-0,8%) e artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (-1,2%).
Comparando setembro deste ano com setembro de 2009, o crescimento foi de 11,8% no volume de vendas e de 15,2% na receita nominal. No acumulado do ano, os aumentos foram respectivamente de 11,4% e 14,4%. Já no acumulado de 12 meses, o volume de vendas cresceu 10,7% e a receita, 13,7%.

Vitor Abdala
Repórter da Agência Brasil

FONTE: AGÊNCIA BRASIL

G20 ANUNCIA ACORDO SEM RESOLVER "GUERRA CAMBIAL"


Muitas propostas colocadas por líderes do G20 não foram atendidas
Rogério Wassermann
Enviado especial a Seul

 


A reunião de cúpula do G20 (grupo das 20 principais economias do planeta), terminou nesta sexta-feira em Seul, na Coreia do Sul, sem conseguir dissipar completamente as disputas sobre desequilíbrios cambiais que vinham dominando as discussões entre países membros nas últimas semanas.
O acordo apresentado pelos líderes ao final do encontro de dois dias reconhece as disputas e pede que os países se abstenham de promover as chamadas "desvalorizações competitivas" (perda do valor da moeda para favorecer os produtos de exportação do país).
Também reconhece o direito dos países emergentes, como o Brasil, de adotar políticas emergenciais para mitigar os efeitos de desvalorizações nas moedas dos demais países e sugere a adoção do câmbio flutuante como melhor sistema.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva deixou Seul imediatamente após o final da reunião e não deu declarações, mas o ministro da Fazenda, Guido Mantega, se disse satisfeito com o acordo, apesar de reconhecer que ele não acaba com a chamada "guerra cambial".
Acordo ignorado
Os presidentes do Brasil, Lula e Obama
Há dúvidas sobre o que acordo
 pode fazer para reduzir guerra cambial
O acordo final da cúpula de Seul não difere substancialmente da resolução adotada após a reunião entre ministros de Finanças e presidentes dos Bancos Centrais do G20, no mês passado, também na Coreia do Sul.
O entendimento firmado após a reunião ministerial preparatória não impediu, porém, que o Fed (o banco central americano) anunciasse, na semana passada, a injeção de US$ 600 bilhões para aquecer a economia local, o que pode levar a um enfraquecimento do dólar em relação às demais moedas.
O anúncio do Fed colocou os Estados Unidos na linha de tiro das críticas na guerra cambial, papel antes reservado à China, criticada por adotar uma política de câmbio controlado vinculado ao dólar.
Países como o Brasil criticam a decisão americana por entender que, sem uma política de investimentos e incentivo ao consumo interno, ela levará ao aumento do fluxo de recursos para os países emergentes, que oferecem juros mais altos e rentabilidade maior nas bolsas, provocando pressões para a elevação do valor da moeda e da inflação.
Os emergentes, muitos dos quais possuem hoje grandes quantidades de reservas internacionais em dólar, reclamam também que uma desvalorização da moeda americana reduz por consequência o valor de suas reservas.
Guerra não acabou
"Absolutamente não acabou a guerra cambial, mas pelo menos ela passou a ser discutida, coisa que não era, e com isso poderemos usar instrumentos para mitigar seus efeitos", afirmou Mantega, primeiro nome de peso internacional a usar o termo "guerra cambial" para se referir às disputas, em setembro.
Apesar do elogio do ministro ao texto final da cúpula, não chegaram a ser discutidas propostas anunciadas pelo governo brasileiro nos últimos dias, como o abandono do dólar como moeda de referência para as transações internacionais ou a criação de um índice do FMI (Fundo Monetário Internacional) para medir possíveis manipulações para desvalorizações cambiais.
"Absolutamente não acabou a guerra cambial, mas pelo menos ela passou a ser discutida, coisa que não era, e com isso poderemos usar instrumentos para mitigar seus efeitos. "
Guido Mantega, ministro da Fazenda do Brasil
O acordo também não contemplou a proposta que havia sido feita pelos Estados Unidos, de que a questão fosse discutida pelo lado de seus efeitos no comércio - o governo americano queria o estabelecimento de limites para os superávits e déficits comerciais dos países.
A proposta americana tinha grande oposição da China e da Alemanha, os dois maiores exportadores do mundo e países com grandes superávits.
Num dos poucos avanços nesse ponto, apesar da resistência chinesa, o acordo estabeleceu um prazo até o final do próximo semestre para que os países indiquem suas medidas para buscar a redução dos desequilíbrios entre superávits e déficits.
"É importante que os conflitos foram reconhecidos, principalmente dos desequilíbrios das balanças de pagamento entre os países e os desequilíbrios de câmbio. Isso foi reconhecido oficialmente e é um avanço muito grande", afirmou Mantega.
Rodada Doha
Apesar do fracasso na questão cambial, houve mostras de consenso na cúpula sobre uma possível conclusão da rodada Doha para a liberalização do comércio internacional, paralisada desde 2008.
Os líderes concordaram com a existência de uma "janela de oportunidade" para um acordo global na Organização Mundial do Comércio (OMC) em 2011.
Segundo fontes que acompanharam os debates, vários líderes discursaram com entusiasmo a favor de um acordo, que segundo eles poderia ajudar na superação da crise global por meio do aumento do comércio internacional.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva teria apontado o fato de que um acordo esteve muito próximo de ser fechado em 2008, mas acabou não acontecendo por causa das resistências da Índia e dos Estados Unidos.
Já o líder americano, Barack Obama, afirmou porém que está pronto para fazer as concessões necessárias para que o acordo da rodada Doha seja fechado.
O premiê britânico, David Cameron, por sua vez, teria citado estudos que mostrariam um incremento anual de US$ 170 bilhões nas trocas internacionais com um possível acordo para afirmar que a rodada Doha deve ser concluída o quanto antes, se possível até mesmo antes do prazo colocado no comunicado do G20.
'Consenso de Seul'
Apesar da sensação de fracasso expressa por muitos em relação à cúpula de Seul, o ministro Guido Mantega disse não considerar que o G20 viva um momento de crise pela falta de consenso entre os países-membros em relação aos principais temas de discussão.
"Lógico que existem arestas, pontos de vista diferentes, mas por meio do diálogo se chega a pontos em comum", afirmou.
Segundo ele, "o G20 é uma grande novidade, o fórum internacional mais importante que se constituiu nos últimos tempos e mostrou sua eficácia". "Os países querem que ele permaneça, há o desejo de todos para que ele permaneça", afirmou.
Mantega se disse otimista em relação ao G20. "Não viajamos 30 horas (do Brasil à Coreia do Sul) só para perder tempo em reunião. No momento, acredito que ainda há vigor no G20", disse.
Outro ponto positivo do documento destacado pelo ministro brasileiro é o "Plano de Ação de Seul", uma série de sugestões de caminho para a retomada do crescimento da economia mundial.
Entre os pontos de ação sugeridos está o estímulo à demanda doméstica para o aumento do consumo interno.
A sugestão atende o desejo dos países emergentes, que argumentam terem conseguido resistir à crise global com essa receita e que mercados consumidores deprimidos nos países desenvolvidos podem levar a uma nova crise.
O plano exposto no documento final da cúpula já vem sendo chamado de "Consenso de Seul", em referência ao Consenso de Washington, adotado nos anos 1990, e que pregava as privatizações e a redução do Estado como motores do crescimento econômico.

FONTE: BBC BRASIL

TRABALHO E NECESSIDADE DE QUALIFICAÇÃO LEVAM MULHERES A ADIAR A MATERNIDADE, DIZ IBGE


Rio de Janeiro - As brasileiras estão tendo filhos cada vez mais tarde. Embora a faixa entre 20 e 24 anos ainda concentre o maior percentual de nascimentos, ele caiu de 30,5% em 1999 para 28,3% em 2009. Por outro lado, os grupos etários acima de 25 anos tiveram aumento na proporção, principalmente na faixa de 30 a 35 anos, que passou de 14,8% para 16,8% em uma década. Já entre as mais novas, com idades entre 15 e 19 anos, os registros de nascimento caíram de 20,8% para 18,2% no mesmo período.
A constatação faz parte da pesquisa Estatísticas do Registro Civil de 2009, divulgada hoje (12) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
O mapa revelado pelo estudo, no entanto, encontra disparidades entre os estados. No Sul e no Sudeste, estados como São Paulo, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, além do Distrito Federal, a faixa etária de 25 a 29 anos já lidera a proporção de nascimentos. Além disso, há uma concentração maior de nascimentos no grupo de 30 a 34 anos do que os relativos às adolescentes.
Para o gerente da Pesquisa do Registro Civil do IBGE, Adalton Bastos, esse movimento está diretamente ligado à entrada da mulher no mercado de trabalho e à crescente necessidade de qualificação, especialmente nas regiões onde o nível de escolaridade e a renda são mais elevados.
“Com certeza tem ligação com o mercado de trabalho, porque as mulheres, principalmente nas regiões Sul e Sudeste, precisam se qualificar mais para ocupar um posto de trabalho e acabam transferindo as uniões e a maternidade mais para frente. Os números mostram que há no país uma tendência de deslocamento da maternidade para as idades mais avançadas”, afirmou.
É o caso da empresária carioca Márcia Bittencourt. Grávida do primeiro filho aos 33 anos, ela conta que preferiu ampliar sua qualificação e tocar seus negócios antes de decidir aumentar a família.
“Num mercado tão competitivo como o de eventos, em que atuo, é preciso ter muita dedicação. Por isso, preferi me qualificar e garantir uma maior estabilidade na minha empresa para só depois engravidar. E hoje eu vejo que valeu a pena, foi na hora certa”, afirmou.
Por outro lado, no Maranhão e no Pará a proporção de nascimentos no grupo etário de 20 a 24 anos e de 15 a 19 anos foram os mais elevados. No primeiro estado, 35,5% dos nascimentos registrados diziam respeito a mães com idade entre 20 e 24 anos, e 23,9% a adolescentes. No Pará, o primeiro grupo respondia por 33,7% dos nascimentos e o segundo, por 24,3%.
No Rio de Janeiro, em Minas Gerais e no Espírito Santo, a realidade também era diversa da média nacional, tendo o grupo de mulheres com idades entre 30 e 34 anos registrado mais nascimentos do que o das adolescentes (de 15 a 19 anos). Mas a faixa que mais registrou nascimentos foi a de 20 a 24 anos, tendo sido de 26,1% no Rio de Janeiro; de 26,7% em Minas Gerais e de 28% no Espírito Santo.

Thais Leitão
Repórter da Agência Brasil

FONTE: AGÊNCIA BRASIL

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

QUIXADÁ SEDIA FÓRUM SOBRE PEDAGOGIA

Em sua terceira edição, encontro segue até o próximo sábado com expectativa de reunir dois mil participantes
Pesquisadores e estudantes de Quixadá e de países como Portugal e El Salvador se preparam para encontro 
FOTO: ALEX PIMENTEL
Quixadá. A formação dos professores no contexto contemporâneo, a dimensão pedagógica na formação das profissões, educação, meio ambiente e dilemas urbanos. Esses e mais 32 temas serão discutidos por professores universitários, pesquisadores e profissionais da educação no III Fórum Internacional de Pedagogia (Fiped). 

O espaço de discussão será aberto amanhã na Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central (Feclesc) e seguem até sábado. Segundo os organizadores, o III Fiped contará com mais de dois mil participantes.

De acordo com o diretor da Feclesc e coordenador do III Fiped, Jorge Alberto Rodriguez, o evento constitui-se, também, em um espaço para apresentação das pesquisas que estão sendo desenvolvidas no âmbito da graduação em Pedagogia e demais áreas envolvidas com a educação. O Fórum mantém sua atenção centrada na figura dos graduandos e, por meio das atividades, procurará apresentar aos participantes alternativas de inserção no mundo da pesquisa e da extensão.

Comitivas das universidades estaduais e federais do Piauí, da Paraíba, do Rio Grande do Norte e da Bahia e representações da Universidade Federal do Ceará, Urca e Fafidam já confirmaram participação. Delegações de El Salvador e de Portugal também entraram na lista. 

O professor José Alberto Correia, da Universidade do Porto, em Portugal, fará a palestra de abertura às 19 horas, no ginásio esportivo Governador Gonzaga Mota, ao lado da Feclesc. Conforme o coordenador do Fiped, o espaço é aberto ao público.

A partir do dia 11, os grupos de trabalho se reúnem em três unidades de ensino deste Município, em oficinas e mesas redondas. Os trabalhos prosseguem na sexta-feira. O diretor da Feclesc ainda destaca uma homenagem especial a Aderaldo Ferreira de Araújo, mais conhecido como "Cego Aderaldo". 

Segundo o pesquisador João Eudes Costa, autor de estudo sobre Cego Aderaldo, nas andanças pelo Brasil, juntamente com o também poeta Rogaciano Leite, foi aplaudido pelo cantor Sílvio Caldas, que ouviu várias de suas cantorias. Uma das homenagens ao cantador é a estátua, na rodoviária de Quixadá.

Conhecimento

"O intercâmbio internacional, principalmente na área do conhecimento, é muito importante"

Jorge Alberto Rodriguez
Diretor da Feclesc

MAIS INFORMAÇÕES 

III Fórum Internacional de Pedagogia - Feclesc - Quixadá
De 10 a 13 de novembro
(88) 3445.1039

ALEX PIMENTEL
COLABORADOR

FONTE: DIÁRIO DO NORDESTE

TIRIRICA FAZ TESTE DE LEITURA E DITADO PARA TENTAR PROVAR À JUSTIÇA ELEITORAL QUE NÃO É ANALFABETO


São Paulo - O deputado federal eleito Francisco Everardo Oliveira Silva, o Tiririca (PR-SP), passou hoje (11) por um teste de alfabetização no Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP). O teste foi aplicado durante a análise do processo que apura a denúncia de crime de falsidade ideológica. O Ministério Público acusou Tiririca de ter forjado uma declaração de alfabetização para se candidatar na última eleição. Segundo o presidente do TRE-SP, desembargador Walter de Almeida Guilherme, Tiririca conseguiu ler e escrever o que lhe foi pedido.
Tiririca passou, pela manhã, por um teste de ditado. Foi solicitado ao deputado eleito que escrevesse uma frase extraída do livro Justiça Eleitoral: uma Retrospectiva. Depois, Tiririca teve que ler, em voz alta, o título e o subtítulo de duas reportagens publicadas por um jornal de grande circulação. Segundo o desembargador, Tiririca escreveu a frase ditada e leu os dois trechos solicitados. Entretanto, o magistrado afirmou que é do juiz responsável pelo caso a decisão de atestar ou não se Tiririca é alfabetizado e se ele cometeu crime de falsidade ideológica. “É ele que vai chegar à conclusão de que a declaração [de alfabetização assinada pelo deputado eleito] é falsa ou não”, disse o desembargador. De acordo com ele, a decisão será dada antes da diplomação do candidato, marcada para 17 de dezembro.
O desembargador informou ainda que foi solicitado ao deputado eleito que ele conferisse a declaração de alfabetização entregue à Justiça Eleitoral para atestar a própria autoria. Mas o candidato se recusou. Segundo o juiz, a atitude está dentro das prerrogativas legais, pois ninguém é obrigado a produzir provas contra si mesmo.
Vinicius Konchinski

Repórter da Agência Brasil
FONTE: AGÊNCIA BRASIL

XXI FEIRA DE NEGÓCIOS DA REGIÃO CENTRO DO ESTADO - FENERCE


Quixadá - Neste final de semana será realizada o maior evento de negócios da região centro, a 'XXI FEIRA DE NEGÓCIOS DA REGIÃO CENTRO DO ESTADO - FENERCE. Sobre a coordenação do SEBRAE  que irá administrar os 71 Stand's, com 14 municípios representados na Praça da Cultura onde uma equipe de aproximadamente 80 profissionais ira  proporcionar um maior conforto aos expositores e em especial aos visitantes.

A analista do Sebrae Fabiana Gisele lembra que além do suporte técnico comercial que vem sempre sendo realizado nas feiras anteriores, muitas atrações culturais para os visitantes divertirem-se e os empresários realizarem grandes negócios. A expectativa são das mais favoráveis, espera-se que no final dos três dias seja feito um volume superior a 150 mil reais, abrindo-se assim novos horizontes comerciais e que Quixadá venha figurar entre uma das maiores feiras realizadas pelo SEBRAE. 

Foto: Cleumio Pinto 
O comércio sendo a maior força da economia quixadaense, o SEBRAE vem fazer um diferencial neste ano. Montando um Mercadinho Conceito onde os comerciantes venham ser inspirados e com o apoio dos técnicos a levar esta idéia para o seu negócio. Com isso o consumidor final é quem sai ganhando e conseqüentemente consumindo mais, pois será atraído pelo conforto e organização, além de um atendimento especializado e diferenciado.

O SEBRAE fomenta um maior número de empresas na apresentação de seus produtos ao público presente na feira. Apresentações Culturais, Palestras direcionadas aos Expositores e Consultoria. O artesanato presente destacando os trabalhos em pedra sabão, rendas , bordados, pinturas e artista presentes com suas produções artísticas. A indústria e  a agricultura fazem-se presentes mostrando seus bens de consumo como mel de abelha. A Associação dos Mercadinhos de Quixadá - AMEQ junto com seus parceiros mostra o que os clientes são ainda a peça mais importante, os donos dos mercadinhos fazem questão de estar junto ao seus consumidores para atendo-los pessoalmente e assim aproximarem cada vez mais dos seus negócios.


PROGRAMAÇÃO 

XXI FEIRA DE NEGÓCIOS DA REGIÃO CENTRO DO ESTADO - FENERCE

DIAS 11, 12 E 13 DE NOVEMBRO DE 2010

LOCAL : PRAÇA DA CULTURA - CHALÉ DA PEDRA

HORÁRIO: 17:OOHS ÀS 23:00HS

REALIZAÇÃO SEBRAE 

APOIO PREFEITURA MUNICIPAL DE QUIXADÁ




   
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...