Pages

terça-feira, 8 de dezembro de 2009

8 DE DEZEMBRO, 29 ANOS SEM JOHN LENNON

No dia 8 de dezembro de 1980, o músico inglês John Lennon foi alvejado a tiros diante do prédio onde morava em Nova York. Levado ao hospital às pressas, o astro dos Beatles morreu ainda na ambulância.


Mark David Chapman já estava esperando algumas horas diante do prédio onde moravam John Lennon e Yoko Ono, diretamente no Central Park em Nova York. Pouco antes das 23 horas daquele 8 de dezembro, Chapman disparou cinco vezes sua pistola contra Lennon, então com 40 anos, quando este desembarcou do carro e caminhava em direção ao prédio. Era o fim de um ídolo que determinou a vida e o modo de pensar de gerações.
A admiração em todo o mundo pelo compositor e cantor, entretanto, nunca cessou. Pelo contrário, foi mitificado e teve sua vida explorada comercialmente de todas as formas possíveis. Em 1962, havia surgido o single Love me do dos Beatles e três anos mais tarde os quatro "rebeldes" já eram o maior fenômeno do século, como escreveu o autor pop britânico Nic Cohn.
Distanciamento do público
Milhões de fãs os recebiam aos gritos nos aeroportos, uma histeria em massa sem precedentes, da qual Lennon começou a se isolar cada vez mais. O ex-estudante de Artes em Liverpool sonhava com os primeiros shows do grupo, com os primórdios do rock e as primeiras apresentações na Alemanha.
Em 1970, o conjunto se dissolveu num clima não muito amigável. Lennon estava casado pela segunda vez, com a artista japonesa de vanguarda Yoko Ono. Ambos se engajavam politicamente; Lennon começou a enfocar a paz e a tematizar sua infância triste, a morte prematura da mãe e a ausência do pai.
Lennon passou a ser visto com maior frequência no Central Park, empurrando um carrinho de bebê, enquanto a esposa administrava a fortuna de 500 milhões de dólares. No final de 1980, lançou o disco Double Fantasy, gravado com Yoko. Para 1981, estava marcada uma turnê mundial, que não chegou mais a acontecer.

Jens Thurau (rw)

FONTE: DW-WORLD.DE

DECADA ATUAL É A MAIS QUENTE DE TODOS OS TEMPOS, ALERTA A ORGANIZAÇÃO


Brasília - Durante o segundo dia da 15ª Conferência das Nações Unidas Sobre Mudanças Climáticas (COP-15), a Organização Mundial de Meteorologia alertou que esta é a década mais quente desde que o registro começou a ser feito, em 1850. As informações são da agência portuguesa Lusa.De acordo com a organização, 2009 poderá ser considerado o ano mais quente de todos os tempos, com destaque para localidades como a África e a Ásia Central. Os dados definitivos só serão conhecidos em março do próximo ano.De acordo com a BBC Brasil, o período de 2000 a 2009 superou em 0,40 grau Celsius (°C) a média de 1961 a 1990, de 14ºC. Para a organização, os dados mostram que o argumento de que o aquecimento global foi interrompido é “falho”.Segundo o estudo, 2009 foi um ano de temperaturas acima do normal na maioria dos continentes. Na América do Sul, na Austrália e no Sul da Ásia, ocorrências de calor extremo chamaram a atenção. Entre março e maio, foram registradas temperaturas diárias que chegaram a 30ºC e a 40ºC e que bateram recorde diversas vezes.

AGÊNCIA BRASIL

ESTADOS UNIDOS CONSIDERAM BRASIL PARCEIRO ESTRATÉGICO PARA PRODUÇÃO DE BIOCOMBUSTIVEIS

Roberto Maltchik - Enviado especial


Copenhague (Dinamarca) - Em evento patrocinado pelo Brasil para analisar o impacto dos biocombustíveis na emissão de gases do efeito estufa, a chefe da Agência Norte-Americana de Proteção Ambiental, Lisa Jackson, garantiu que os Estados Unidos têm interesse em uma parceria estratégica com o Brasil no setor.
“Brasil e Estados Unidos juntos podem trabalhar para o desenvolvimento desse tipo de energia, que protege o meio ambiente”.
Lisa Jackson foi a representante dos Estados Unidos que anunciou ontem (7), em Washington, que o governo de Barack Obama passou a considerar danosos à saúde seis gases que provocam o efeito estufa, o que causou grande repercussão no segundo dia da Conferência Mundial do Clima, na capital dinamarquesa.
A delegação da Suécia, outro país interessado no mercado de biocombustíveis, defendeu o etanol brasileiro como a principal fonte disponível hoje para reduzir o impacto do transporte no aquecimento global.
A meta da Suécia é alcançar em 2030 um padrão econômico capaz de tornar o país independente do uso de combustíveis fósseis.
Segundo o Itamaraty, a participação do Brasil com o evento sobre biocombustíveis não visa criar mercado para o produto brasileiro, mas oferecer uma alternativa ao mundo de energia limpa e renovável.


FONTE: AGÊNCIA BRASIL

domingo, 6 de dezembro de 2009

PREFEITURA INAUGURA SEDE DO PROGRAMA BANCO DE ALIMENTOS

As famílias quixadaenses receberam um novo equipamento. Trata-se da sede do Programa Banco de Alimentos.


Quixada - A iniciativa, uma ação do Governo Federal em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SDS), teve sua cerimônia de inauguração da sede realizada na noite do dia 2 de dezembro. O Banco de Alimentos promete revolucionar os hábitos alimentares da população quixadaense.
Através da arrecadação de alimentos doados por empresas e instituições. Para fortalecer a ação também foi implantado no município o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). As duas iniciativas vão fortalecer as políticas na área de segurança alimentar e nutricional. Além disso, o Banco de Alimentos assegura capacitações, treinamentos e acompanhamento nutricional as pessoas beneficiadas pelos projetos sociais mantidos pela Prefeitura.. “Nós estamos no processo de mobilização social, não somente para geração de renda, mas também de segurança alimentar. O PPA traz ainda, uma prática benéfica a nossa população. O nosso agricultor vai ter a oportunidade de permanecer em sua comunidade, produzir, colher e depois vender o seu produto”, lembrou a titular da SDS, Rosa Buriti.
A estrutura para a sede do Banco de Alimentos ficou por conta do poder Executivo municipal, que investiu R$ 93 mil no empreendimento. Já o Ministério do Desenvolvimento Social disponibilizou R$ 110 mil nos equipamentos para seleção e separação dos alimentos, uma vez que os produtos serão recebidos, selecionados, embalados e distribuídos gratuitamente aos diversos projetos sociais mantidos pela governo municipal e entidades assistenciais, como forma de complementação às refeições diárias das pessoas atendidas. Em contrapartida, as entidades atendidas pelos Bancos de Alimentos participam de atividades de capacitação em educação alimentar, para que o conhecimento seja repassado à comunidade.
Dentre as pessoas presentes a cerimônia de inauguração da sede, estava a deputada estadual Rachel Marques. Ela parabenizou o municípes, lembrou que Quixadá tem muito a ganhar com a implementação do Banco de Alimentos e ressaltou a importância da Lei Federal 11.947, que trata da aquisição de produtos para a alimentação escolar. “De acordo com esta nova lei, pelo menos 30% dos produtos adquiridos para alimentar os estudantes com recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) deve vir da agricultura familiar. A ação, uma iniciativa do governo Lula, fortalece a nossa produção agrícola”, comentou Rachel.
A maioria dos secretários municipais também compareceu ao evento, dentre eles o procurador-geral Ilário Marques, que havia chegado de uma viagem a São Paulo. Lá ele proferiu palestra sobre o modelo quixadaense de gestão pública. Já o vice-prefeito Airton Buriti, representou o prefeito Rômulo Carneiro (o chefe do Executivo foi ao estado do Paraná receber um premio pelas conquistas no setor de Educação). “Esse nosso projeto é a prova de um amor que nós temos pelo outro. É com trabalho digno que estamos construindo um mundo e uma Quixadá melhor”, disse Airton Buriti.

FONTE: PREFEITURA MUNICIPAL DE QUIXADÁ

I SALÃO DE DEZEMBRO


O I Salão de Dezembro da Camara Municipal de Quixadá, reunirá exposições de fotografia, pintura, literatura e música nos dias 9 a 12 de dezembro das 5 da tarde às 10 da noite. A sede da Câmara será dividida em quatro instalações.

Na área destinada à fotografia, serão expostas obras de Edgardo Morais, Ednardo, Neném, Masinha e Lázaro. O espaço homenageará a fotógrafa Inez Souza. (Articulador:Edgard Moraes)

Na instalação de pintura, Izidoro será o homenageado. Vinte e quatro quadros de artistas irão compor a exposição.(Articulador: Walker)

No espaço dedicado a literatura que homenageia Alberto Porfírio. Livros de 18 escritores serão apresentados.(Articulador:João Eudes Costa)

O espaço das apresentações musicais será em homenagem á Nabor Crebilon.(Articulador:Edna Letícia Uchôa)

Guaracy Freitas receberá o Título de “Benfeitor Quixadaense José Barros Ferreira” e Dudú Viana receberá o título de “Cidadão Quixadaense”.Apresentações musicais

09/12 – Voz e Violão (MPB) - Perucio Torres, Inês Bandeira, Guaraci Freitas, Neto Inácio, Irlaylton Tirolês, Dudú Viana, Ronaldo e Steffany Maciel, Tiago Inácio e Gledson Nogueira, Rômulo SantaRay, Marcélio Amaro e Django.

10/12 – Orquestra de Sopro Maestro Zé Pretinho (instrumental), Banda Aura (Rock), Banda Malafaya (Reggae), Banda Swing Mulek (Swingueira/Pagode) e Banda Dose de Amor(Forró)

11/12 - Show gospel da Banda Ieron, Rogério Arruda, Centro Evangélico Universitário, Francisca Elizamar, Lidiane Souza, Eridan, Dário Queiroz e Grupo Hosana.

12/12 – Violeiros / Seresteiros e Emboladores – Pinto Branco e Canarinho, Sebastião Cantador, Oserli.
FONTE: EDNA LETICIA

"AUTO DA CAMISINHA" É APRESNTADO AO PÚBLICO QUIXADAENSE

Praça lotada, muita atenção e risadas escutadas ao longe foi o percebido por quem se aproximava da Praça da Cultura na noite da quinta-feira, dia 2 de dezembro.


O filme Auto da Camisinha gravado no distrito de Juatama levou várias dezenas de quixadaenses a embarcarem no caminho da cultura e da educação sexual. O trabalho foi adaptado do cordel de José Mapurunga. Parte do elenco esteve na sede do município e no local de gravação para exibição do trabalho.
A película alerta, com bom humor, para um assunto que atinge 33,4 milhões de pessoas no mundo: a Aids. Com uma pitadinha de vários ingredientes, dentre eles inocência, carinho e amor, a trama consegue manter a atenção do público em cenas bastante engraçadas, sobretudo pela forma como é tratada a prevenção contra as doenças sexualmente transmissíveis e a Aids. Lançado na semana do Dia Mundial de Combate a enfermidade, o filme conta à história de um matuto que não sabe o que é camisinha. “O Mapurunga foi muito feliz no texto dele, pois o estilo utilizado foi a forma encontrada para se chegar mais rápido a população. A comédia e uma forma de se chegar mais facilmente a comunidade. O Auto da Camisinha também é fundamental para conscientização da mulheres que tem medo de sair com a camisinha no bolso ou dentro da bolsa”, comentou a atriz Nadia Aguiar. Ele interpreta Lionor, uma das personagens principal.
Em trechos do Auto da Camisinha, o matuto, vivido pelo ator quixadaense Brasilino Freitas, quer se relacionar sexualmente com a mulher amada, mas para conseguir o tão sonhado momento de amor, sua namorada impõe uma condição, o uso da camisinha. O inocente matuto não tinha idéia do que se tratava e então foi até a casa de sua madrinha, uma costureira, e pediu que ele fizesse uma camisinha para ele. Sua madrinha foi generosa e o presenteou com o preservativo, porém ele não sabia como usar. Para resolver o problema pediu ajuda ao padrinho (personagem do humorista Chico Anysio), que atendeu o pedido.
O trabalho, gravado durante 11 dias, foi marcante para o professor Rômero Ramone Costa Holanda. Ele ficou na praça até o longa terminar e aplaudir de pé. “Gostei da animação. O filme utiliza bastante a nossa arborização, as paisagens são muito bonitas. Alem disso, adorei ver Juatama na telona, eu vivi parte da minha vida lá”, disse o educador do ABC Baviera de Carvalho.
Quem também compareceu as duas sessões de o Auto da Camisinha foi a presidente da Fundação Cultura, Sandra Venâncio. Ele informou que a Prefeitura colaborou com o longa-metragem investindo R$ 5 mil. “O público presente as duas exibições foi muito bom. O texto também é muito bom e atuação dos atores e atrizes de nossa terra foi destaque. Antes nossos atores já haviam trabalhado a peça o Auto da Camisinha e os dois trabalhos tratam muito bem a arte e a educação”, afirmou Sandra.

FONTE: PREFEITURA MUNICIPAL DE QUIXADÁ

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...