Pages

sábado, 1 de agosto de 2009

LULA AMEAÇA IMPORTAR PC'S SE INDUSTRIA NÃO BAIXAR PREÇOS



BRASÍLIA/SÃO PAULO (Reuters) - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta sexta-feira que o governo importará computadores para distribuir a alunos de escolas públicas se a indústria nacional não reduzir os preços cobrados pelos equipamentos.
Lula participou da cerimônia de entrega de 6,2 mil notebooks no município de Piraí (RJ). Ele disse que o governo decidiu em 2007 distribuir 350 mil laptops para escolas de todo o país, mas até agora o programa tem problemas para sair do papel devido a disputas no processo de licitação.
Os computadores entregues foram produzidos pela Positivo Informática.
"Estamos querendo combinar uma redução de preço", discursou o presidente.
"Eu sou o maior defensor da indústria nacional, mas, se a indústria nacional não conseguir fazer a um preço acessível, nós vamos ter que importar alguns para fazer com que a política chegue à população mais pobre desse país", acrescentou.
Procurada, a Positivo Informática disse que não poderia se pronunciar sobre sua política de preços por estar no período de silêncio que antecede a divulgação de seu balanço.
Lula, que também se queixou do fato de ainda não ter sido lançado um notebook ao preço de 100 dólares, disse que o governo disponibilizará 600 milhões de reais para financiar programas de inclusão digital de prefeituras.
Segundo nota divulgada pelo Palácio do Planalto, os 6,2 mil notebooks distribuídos em Piraí custaram 5,3 milhões de reais. Do total, o governo do Rio de Janeiro custeou 4 milhões de reais, enquanto que a prefeitura da cidade arcou com 1,3 milhão de reais.
Quase um em cada cinco computadores vendidos pela Positivo Informática nos primeiros seis meses de 2009 foi destinado a clientes governamentais. De janeiro a junho, foram 142,6 mil máquinas aos governos, de um total de 765,6 mil desktops e laptops comercializados.
Segundo divulgou a empresa na semana passada, o volume de vendas aos clientes governamentais teria sido maior "não fosse a postergação do cronograma para alguns projetos".
A carteira contratada junto a governos para 2009 é de 322 mil computadores. A Positivo também já tem contratadas outras 94,0 mil unidades com previsão de entrega em 2010.
"Espera-se, ainda para 2009, leilões de volumes significativos para escolas e áreas administrativas do Ministério da Educação, para telecentros de inclusão digital do Minicom e de novos projetos de subsídio à compra de notebooks por professores", informou a empresa.
"Adicionalmente, o IBGE anunciou que licitará, também em 2009, netbooks a serem utilizados no Censo de 2010", completou.
(Reportagem de Fernando Exman e Cesar Bianconi)


FONTE: AGÊNCIA REUTERS

AÇUDE DO CEDRO NÃO MAIS ABASTECE QUIXADÁ

Sem renovação hídrica na estação das chuvas, o Açude do Cedro não oferece capacidade para continuar abastecendo o município de Quixadá

Quixadá. As águas do Açude do Cedro não serão mais utilizadas pela Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece). A decisão foi tomada na audiência pública promovida pela Câmara de Vereadores de Quixadá, evento promovido na última quarta-feira. Após ouvir as exposições dos representantes da Cagece e dos grupos a favor e contra o bombeamento da água do reservatório para a cidade, a plenária aprovou a utilização dos recursos hídricos apenas para as comunidades do entorno da represa hídrica.

A medida deverá afetar o abastecimento de pelos menos 25 mil consumidores. Atualmente, a água chega às torneiras dos imóveis por meio da adutora que liga o Açude Pedras Brancas à cidade. A rede de adução, construída há mais de uma década, não é suficiente para dar suporte aos bairros. Para evitar o colapso, a Cagece realiza manobras sistemáticas, suspendendo provisoriamente o abastecimento numa área para suprir outra. Alguns bairros passam uma semana inteira sem água.

O gerente regional da Cagece, engenheiro Christian Quezado, chegou a defender a proposta de liberação de pelo menos 40m³/s para suprir a carência enquanto a nova adutora não é construída. O técnico se baseou nas projeções da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), cujos estudos apontam que a liberação da água do Cedro para o consumo doméstico representaria a redução de apenas 1,8m na lâmina d`água do açude. Quezado acrescentou que 1,2m se perdem todo ano com a evaporação no período da estiagem.

Complementando sua exposição, o gerente da unidade de abastecimento de Quixadá destacou não haver prejuízo para o turismo e nem para os ribeirinhos. Mas também revelou que a paralisação da captação em setembro do ano passado ocorreu por conta dos índices de poluição da substância líquida mineral. A água não estava apropriada para o uso na clínica de hemodiálise do Centro Regional de Hematologia e de Hemoterapia (Hemoce).

Entorno do reservatório

Os esclarecimentos técnicos fortaleceram o posicionamento da presidenta do Poder Legislativo Municipal, professora Edi Leal, e da maioria dos participantes da audiência, membros do Comitê Gestor dos Recursos Hídricos da Bacia do Banabuiú, ao qual o Cedro é integrado, a reivindicarem o uso restrito dos recursos exclusivamente para o entorno do açude. Além da exploração turística, apenas a agropecuária e a pesca de subsistência estão liberadas.

Segundo dados da Cogerh, atualmente, o mais antigo reservatório público do Brasil conta com 47,79 milhões de metros cúbicos de água. Esses números representam 37,97 % da capacidade total do açude, estimada em 126 milhões de metros cúbicos. A lâmina d`água atinge hoje 9,42m. Antes do início da quadra invernosa o nível não passava de 2,95ms. Dos 18 açudes da bacia hídrica do Banabuiú, sete ainda estão com sua capacidade máxima. O Cedro ainda apresenta o nível mais baixo.

Mais informações:

Câmara de Vereadores de Quixadá(88) 3412.2285

Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos, (85) 3218.7020

ALEX PIMENTEL

COLABORADOR

FONTE: DIARIO DO NORDESTE

I FEIRA TERRITORIAL DA AGRICULTURA FAMILIAR E EMPREENDIMENTOS SOLIDÁRIOS



QUIXADÁ - Fortalecer políticas públicas da agricultura familiar e empreendimentos solidários dos municípios do Sertão Central cearense. Esse é o objetivo da I Feira Territorial da Agricultura Familiar e Empreendimentos Solidários do Território da Cidadania do Sertão Central. O evento ocorrerá nos dias 07 e 08 de agosto no Parque de Exposição Moisés Ferreira (Feira dos Animais), situado na Avenida Presidente Vargas, nº 231, no bairro Campo Novo, no município de Quixadá. Entre as atividades acontecerão oficinas, apresentações culturais e palestras.
Haverá palestra dos professores do Campus Quixadá, do Instituto Federal do Ceará (IFCE), Joselito Brilhante Silva, sobre o agronegócio familiar, e Débora Regina Garcia Pinto, sobre turismo rural. Também serão realizadas palestras sobre agricultura familiar, cooperativismo e associativismo, programa nacional de produção e uso do biodiesel, algodão orgânico, conquistas das mulheres na economia, comércio justo e economia solidária, juventude refletindo o meio rural.
Serão realizadas oficinas sobre o beneficiamento do pescado e a rede produtiva das mulheres. Haverá entrega de premiação à barraca mais criativa de gastronomia típica, da mamona com mais frutos e da cabra que produz mais leite. Acontecerá desfile de moda dos Empreendimentos Solidários e da Agricultura Familiar e os visitantes poderão conferir forró pé de serra, rodas de cordéis, repentistas e manifestações da cultura popular. Poderá ser visto o trabalho da Cooperativa Sócioambiental de Reciclagem de Quixadá e de entidades ligadas à piscicultura.
A Feira é organizada pela Prefeitura Municipal de Quixadá, em parceria com o Comitê Setorial de Mulheres no Território da Cidadania do Sertão Central, Coordenadoria de Políticas para as Mulheres, Cooperativa de Agricultores e Criadores de Banabuiú, Federação das Associações Urbanas e Rurais de Quixadá, Sindicato dos Técnicos Agrícolas de Nível Médio do Estado do Ceará (Sintace), Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Quixadá, e tem o apoio do Campus Quixadá do Instituto Federal do Ceará (IFCE).


Obs: Durante a feira será realizada uma pesquisa com o objetivo de verificar o grau de satisfação, volume de negócios, impactos e perspectivas para 2010.
Local do evento: Parque de Exposição Moisés Ferreira (Feira dos Animais), situado na Avenida Presidente Vargas, nº 231, no bairro Campo Novo, Quixadá.


FONTE: CENTRAL DE NOTICIAS

quinta-feira, 30 de julho de 2009

UFC TERÁ CURSO DE JORNALISMO PARA ASSENTADOS


“A Universidade Federal do Ceará (UFC) vai oferecer, a partir de janeiro, o primeiro curso de jornalismo no Brasil voltado para estudantes ligados ao Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). O curso, segundo a professora Márcia Vidal Nunes, coordenadora de pós-graduação da área de comunicação social da universidade, já foi aprovado pelo Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera), ligado ao Ministério do Desenvolvimento Agrário. Ainda de acordo com a professora Márcia Vidal, serão ofertadas 60 vagas anuais. O curso terá duração de quatro anos e o acesso será feito por meio de vestibular.
As aulas serão ministradas pelos próprios professores do curso de comunicação da Federal do Ceará. Além das disciplinas comuns, os jovens ligados ao MST terão matérias voltadas para temas da área rural. Parte das aulas será ministrada na universidade e parte, nas comunidades dos assentados. Instituído em 1998, o Pronera se destina a estimular a educação nas áreas de reforma agrária em todo o País. Inicialmente era voltado sobretudo ao combate ao analfabetismo. Mais tarde passou a apoiar o ensino profissionalizante e a formação universitária.
A criação dos cursos especiais, porém, tem sido cada vez mais contestada. Em junho, a Justiça Federal determinou a extinção do curso de direito agrário da Universidade Federal de Goiás, destinado só para assentados. De acordo com a decisão do juiz Roberto Carlos de Oliveira, da 9ª Vara Federal, o curso especial, com critérios diferenciados de seleção dos candidatos, feria “os princípios da igualdade, legalidade, isonomia e razoabilidade do direito brasileiro”.
(Agência Estado)
VAMOS NÓS - E precisa desse tipo de curso? Isso acaba criando guetos e não o investimento no profissionalismo que se deseja. Por que só para assentados? Isso cheira a cota.

FONTE: BLOG DO ELIOMAR

E-MAIL SOBRE GRIPE SUÍNA PODE INFECTAR COMPUTADOR

Postado em 30 de julho de 2009 por Michel Victor
Circula pela Internet um falso e-mail sobre o vírus Influenza A (H1N1) alertando os sintomas da doença. O e-mail traz um link com um suposto “Manual de Prevenção” para ser baixado. Quando copiei o link, percebi que o mesmo tinha um endereço muito estranho, contendo palavras, por exemplo, como Air France.
Não cliquei, afinal seria incômodo infectar meu computador para dizer o que acontecia. Mas fica o alerta. O link é um vírus, por isso não clique.
Abaixo, o texto original do e-mail:

“Contaminação”
Influenza A (Gripe Suína H1n1) está causando preocupações no Brasil.
Com isso, até agora, 45 pessoas morreram
Veja sintomas que está levando a morte Descubra se você está com vírus!
sintomas mulher grávida sintomas insuficiência respiratória sintomas da gripe
Baixar Manual de Prevenção
(Colaborou Fábio Marques)

FONTE: O POVO ONLINE

ANATEL RECONHECE FALHAS PARA REPRIMIR PROBLEMAS DE ATENDIMENTO AOS CONSUMIDORES

Sabrina Craide

Repórter da Agência Brasil


Brasília - A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) encaminhou hoje (30) uma nota ao Ministério da Justiça, reconhecendo os problemas apontados pelo ministério em relação às reclamações dos consumidores sobre as empresas de telecomunicações. A agência informou que pretende discutir o aprimoramento dos processos de punição para quem descumprir as normas de atendimento ao consumidor.

O órgão reconheceu que os mecanismos adotados atualmente não são suficientes para reprimir as infrações e informou que pretende alterar seus regulamentos de fiscalização e de aplicação de sanções administrativas. Segundo a agência, o número de reclamações recebidas é superior ao apontado pelo Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor, o que revela que “as empresas têm muitas vezes persistido no descumprimento de suas obrigações legais e regulamentares”.

Na última terça-feira (28), ao divulgar um balanço da mudança na regra dos call centers, o Ministério da Justiça informou que as empresas de telefonia foram responsáveis por 57% das queixas de consumidores, entre dezembro do ano passado e maio deste ano.

Na nota, a Anatel informou que segue buscando resultados mais eficazes na prestação de serviços e quw “não hesitará em tomar novas e mais severas iniciativas na apuração e punição de infrações aos direitos do consumidor”. Segundo a agência, todas as falhas nos serviços e no atendimento aos usuários que chegam ao seu conhecimento são devidamente investigadas e sancionadas. Segundo a agência, desde 1997, a União arrecadou mais de R$ 380 milhões, resultantes de multas aplicadas pela Anatel.

Na nota, a Anatel destacou que tem desenvolvido várias atividades para a proteção do consumidor, muitas delas em parceria com o Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC) do Ministério da Justiça. Entre as ações, a agência destacou os canais de atendimento aos usuários, a realização de audiências e sessões públicas para discutir temas relevantes e a reativação do Conselho Consultivo da Anatel.

Ibicuitinga, não é unica em questão de problemas telefonicos, a maioria das cidades da região faltam antenas de algumas operadoras, não existe escritóriode atendimento próprio ficando o consumidor a ter que enfrentar varios minutos conversando com uma máqina que nem sempre soluciona as duvidas e os problemas das inhas telefônicas.

FONTE: AGÊNCIA BRASIL

IBICUITINGA TELEFONIA MÓVEL, FORA DO AR

FOTO: ADRIANO SILVA


IBICUITINGA - Desde que foi implantado o sinal de telefonia móvel na cidade, usuários tem tido em alguns momentos dificuldades para usar o sinal da operadora claro. Mensagens do tipo Rede Ocupada, serviço Indisponível ou impossibilidade de completar chamadas tem sido freqüente na vida de quem deseja fazer uma chamada de um telefone móvel.

O serviço de telefonia móvel oferecido pela operadora Claro no município de Ibicuitinga tem cada vez maior número de reclamações por parte dos usuários. A operadora iniciou seu trabalho de telefonia móvel no dia 02 de junho e em menos de dois meses tem sido motivo de insatisfação por seus usuários.

Na manhã de hoje (30/07) a nossa equipe entrou em contato com o serviço de atendimento da operadora e a resposta foi de que o sinal está funcionando perfeitamente em nossa cidade. Ainda na manhã de hoje eu conversava com um usuário que me informou que por várias vezes ligou reclamando dos serviços mais em algumas vezes foi informado de que a rede estaria ainda em manutenção.
Concluímos que apesar de em ibicuitinga ser complicado o sinal da operadora é a única forma de comunicação além do telefone fixo e internet, o serviço de atendimento fica muito a desejar, com tanta tecnologia e evolução ficamos com a famosíssima musica melodiosa que passa de um para outro e nunca atende o usuário.

FONTE: IBICIDADE.COM

CINE CEARÁ: BRILHO, NOSTALGIA E APLAUSOS NA ABERTURA

Por: Marcus Vinícius, direto do 19º Cine Ceará


A 19ª edição do Cine Ceará teve início ontem, 28, no nostálgico Centro Cultural Sesc Luiz Severiano Ribeiro com uma solenidade para convidados e tendo como grande destaque a pré-estreia do longa “Che - A Guerrilha”, segunda parte do filme dirigido por Steven Soderbergh.



LUIS GARCIA GUTIERREZ, TESTEMUNHA VIVA DA HISTÓRIA

Além disso, a cerimônia de abertura do Cine Ceará - Festival Ibero-Americano de Cinema contou com a presença de importantes personalidades como o senador Inácio Arruda, Luis Garcia Gutierrez, que é a única testemunha viva da história, e do ator do longa Santiago Cabrera. Todos estiveram presentes nesse importante evento do cinema nacional.

SANTIAGO GABRERA (ATOR)

O festival teve início com a entrega do certificado de conclusão dos alunos do Curso de Animação, fruto da parceria entre a Casa Amarela Eusélio de Queiroz e a Coelce. Logo em seguida, a exibição de um vídeo institucional do Projeto Cine Coelce e o curta “O Som da Floresta”.

A grande atração da noite foi antecedida pelas breves palavras de Luis Garcia Gutierrez, que testemunhou a história contada no filme, e do ator Santiago Cabrera. Depois disso, os presentes puderam conferir a saga de Che Guevara, suas lutas, suas lições de vida, até a sua morte.

“Melhor início impossível”. Essas foram as palavras de um dos convidados para o evento. O estudante de História Aristides Barbosa não poupou elogios e disse que o evento tinha começado da melhor forma. Ele ainda disse que sempre gostou de estuda a vida de Che Guevara e por isso tornou-se seu fã e apreciador de sua história de vida.

E assim, com muitos aplausos, a primeira noite do Cine Ceará chegou ao fim com a promessa que vem muita coisa boa por aí durante o festival, e quem quiser conferir é só trocar 1 kg de alimento por credenciais no próprio Cine São Luiz.

FONTE: CINEMA COM RAPADURA

MERCADO FUNERÁRIO MOVIMENTA 1,5 BILHÃO

O evento, que ocorre no Sebrae, estima reunir cerca de 500 pessoas durante os dois dias de sua realização


IMAGEM GOOGLE

Enterrando os velhos conceitos sobre a atividade, o setor funerário apresenta suas novidades ao público cearense durante a I Feira Funerária do Ceará. O evento que tem início hoje, no Centro de Negócios do Sebrae, segue até amanhã com acesso gratuito. ´O tema não é tão atrativo, mas acaba despertando a curiosidade de muita gente´, observa a presidente do Sindicato das Empresas de Funerárias do Estado do Ceará (Senfec), Maria Iracema Sales Nobre, prevendo a visitação de pelo menos 500 pessoas durante os dois dias da Feira.
Anualmente, segundo a Associação Brasileira de Empresas e Diretores Funerários (Abredif), o mercado funerário movimenta aproximadamente R$ 1,5 bilhão no País. Em Fortaleza, embora não hajam dados precisos, o setor congrega cerca de 100 empresas.
O objetivo dos organizadores do evento é promover uma troca de experiências entre os empresários para resultar na qualificação do setor. Atualmente, somente os estados de São Paulo e Minas Gerais realizam encontros semelhantes.
Embora ainda mais lento em relação aos centros urbanos maiores, hoje, já existe um movimento de modernização no mercado cearense, que passa a oferecer novos serviços, como apoio psicológico na hora da perda de um ente querido e cerimonial para a organização do sepultamento, das missas de corpo presente e de 7º dia. O catálogo de serviços ofertados pelas funerárias se diversificou. Maquiagens especiais, cremações ecológicas, acompanhamento pós-morte, além de velórios modernos com buffet de comidas, efeitos especiais e transmissão via internet.
Conforme a presidente do Senfec, atualmente, um funeral tradicional realizado no Ceará pode custar entre R$ 1.500 e R$ 5 mil. Mas, para quem já se programou em vida, pagando um plano de assistência, o valor é diluído em prestações mensais a partir de R$ 19,00.
Segundo Iracema, apesar do setor vir crescendo no Estado, muitas pessoas ainda tem certo preconceito com a morte. ´Apesar que já evoluiu muito, principalmente depois de as empresas passarem a comercializar planos funerários e as pessoas irem vendo que esta, na verdade, passou a ser uma comodidade´, comenta a representante do setor.
Durante a Feira serão apresentadas também as mais modernas práticas de tanatopraxia, técnica que higieniza e prepara o corpo para uma boa apresentação no velório. As técnicas de reconstituição, tiram o aspecto cadavérico do corpo e o mantêm em bom estado por até 40 dias.
I Feira Funerária do CearáNo Centro de Negócios do Sebrae - Av. Monsenhor Tabosa, 777 (Praia de Iracema).
Dia 30 - das 11h às 18h.
Dia 31 - das 8h às 18h.
Acesso gratuito. http://www.sefec.com.br/
LÍVIA BARREIRA
Repórter
FONTE: DIÁRIO DO NORDESTE

AUTORIDADES ALEMÃS QUEREM ABOLIR COM SISTEMA "OPEN BAR"

Modelo "all inclusive" sugere a exploração sexual de mulheres e viola a dignidade das prostitutas, afirmam autoridades.

Prostituta do Pussy Club em Schönefeld, perto de Berlim

"Pagamento único e tudo incluído – sexo com todas as mulheres, pelo tempo que você quiser e quantas vezes você quiser": é assim que a rede de bordéis Pussy Club busca atrair os fregueses aos seus clubes nas cidades de Stuttgart, Heidelberg, Wuppertal e Schoenefeld, nas proximidades de Berlim.
Os clientes pagam um ingresso único que custa entre 70 euros (durante o dia) e 100 euros (à noite). Além de sexo, o sistema, chamado na Alemanha de flat rate, inclui comida e bebida à vontade, massagens, acesso a saunas e hidromassagem e até televisão com programação esportiva.
Algumas autoridades alemãs não gostaram nada da novidade, como o ministro da Justiça de Baden-Wüttemberg, Ulrich Goll, deixou claro em entrevista à revista Der Spiegel: "Ao olhar para a forma como esses bordéis fazem propaganda, nota-se uma violação da dignidade humana das prostitutas que trabalham lá".
O ministro do Interior de Baden-Wüttemberg, Heribert Rech, reiterou que "os preços sugerem que as mulheres estão sendo exploradas".
Neste domingo (26/07), policiais e oficiais de Justiça fizeram uma operação de investigação nos bordéis da Pussy Club. Segundo as autoridades, há suspeita de fraude previdenciária, emprego de prostitutas estrangeiras sem permissão e desrespeito a normas de higiene.
Em nota publicada no site da Pussy Club, a gerente da rede, Patrícia Floreiu, defendeu o sistema de preço único adotado. Ela afirmou ainda que as mulheres podem se negar a manter relações sexuais com um cliente.
"O sistema simplesmente atrai mais consumidores. Dificilmente alguém consegue fazer sexo mais de duas vezes. Assim, o sistema flat rate acaba sendo principalmente para a cerveja", afirmou.
Um grupo de 77 prostitutas que trabalham na rede divulgou um abaixo-assinado defendendo o modelo. Elas afirmam que a campanha das autoridades é apenas uma maneira de banir bordéis de um modo geral. A prostituição é uma atividade legal na Alemanha.

FONTE: AGÊNCIA DW -WORLD.DE

PROJETO PUNE JUIZ E PROMOTOR QUE IGNORAREM DIREITOS DE PRESOS

Dr. Talmir critica omissão de juízes e integrantes do MP.

IMAGEM GOOGLE


Tramita na Câmara o Projeto de Lei 5261/09, do deputado Dr. Talmir (PV-SP), que pune com prisão de três a cinco anos e multa o juiz de execução penal que deixar de conceder ao preso os benefícios a que ele tiver direito - progressão de regime, detração, remição ou liberdade condicional.

A mesma pena será aplicada ao integrante do Ministério Público (promotor ou procurador) que não requerer os benefícios para o preso, quando o direito a eles for adquirido. A omissão será considerada crime de prevaricação, que significa retardar ou deixar de praticar ato de ofício. A proposta altera o Código Penal e a Lei de Execução Penal.

O deputado cita estimativas do Departamento Penitenciário Nacional segundo as quais mais de 10% dos 420 mil presos brasileiros já cumpriram pena e ainda seencontram detidos, ou têm direito aos benefícios previstos na Lei de Execução Penal, que, contudo, deixam de ser concedidos em razão da deficiente atuação dosdefensores públicos, juízes e integrantes do Ministério Público.

Mais rigor

O projeto cria uma nova modalidade do crime de prevaricação, com pena mais rigorosa: em vez de detenção, esse tipo de prevaricação prevê pena de reclusão; e a pena mínima, em vez de três meses, é de três anos.

O projeto também estabelece que juízes e integrantes do Ministério Público poderão ser julgados por crime de responsabilidade administrativa (civil) se não concederem ou encaminharem pedidos de concessão de benefícios para os presos, ou deixarem de retirar da cadeia condenados que tiverem cumprido integralmente a pena.

A proposta do deputado Dr. Talmir traz ainda outra novidade, ao estabelecer que qualquer pessoa poderá fazer, diretamente ao juiz de execução, o pedido de concessão dos benefícios a que o preso tem direito. Hoje, esse pedido está a cargo das defensorias públicas, órgãos que, segundo o deputado, estão sobrecarregados e não conseguem atender toda a demandas das penitenciárias.

Tramitação

O projeto será analisado pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania. Se aprovado, irá para o Plenário.

Íntegra da proposta:- PL-5261/2009

FONTE: AGÊNCIA CAMARA

AGÊNCIA DO BRADESCO EM QUIXADÁ É SURRUPIADA

Quixadá - Nesta Quarta-Feira (29/07) – Por volta das 14:00hs a Agência do Brasesco, situada à Travessa Tiradentes, 230 no Centro de Quixadá, foi furtada por dois elementos que usando de ousadia, um dos elementos escondeu-se no banheiro do Banco e sem que percebem sua presença conseguiu subtrair o valor de R$ 7.000,00 ( sete mil reais).
O Gerente o Sr. José Luiz Olandini após ter ocorrido a subtração acionou a policia, os policiais Cab PM Marinho, Cab PM André, Cab PM Marques Cab PM Araújo, atenderam a ocorrência onde após verificar as câmeras e indentificar os indivíduos a Viatura VTR 1412 diligenciam na captura dos elelmentos até o momento não obteve-se êxito.

FONTE:BLOG COVIL DOS LOBOS

FECLESC PARALISA AULAS APÓS CONFIRMADOS 4 CASOS DA GRIPE "A"

Procura por máscaras nas farmácias e boatos deixam moradores de Quixadá com medo da pandemia atingir a cidade


Diante da confirmação dos casos de gripe A na cidade de Quixadá, aumentou a procura no município pela máscara cirúrgica descartável nas farmácias. Foi necessário fazer pedido do produto para atender os clientes (Foto: Alex Pimentel)


Quixadá. Menos de 24 horas após a divulgação de três casos na primeira cidade do Interior do Ceará contaminada pelo vírus Influenza A (H1N1), mais um é confirmado pela Secretaria de Saúde de Quixadá. Trata-se de mais uma aluna da Faculdade de Educação Ciências e Letras do Sertão Central (Feclesc). Ela mora na residência universitária, vizinho ao posto de saúde do Combate. A paciente foi transferida para Fortaleza com febre alta e dores no corpo. As aulas foram paralisadas no campi avançado da Universidade Estadual do Ceará (Uece).


O diretor da Feclesc, Jorge Rodriguez, informou que a decisão foi tomada com a confirmação feita pela equipe da rede de atenção básica do município. A faculdade tem cerca de 1,4 mil estudantes de 12 municípios da região. Com a continuidade das aulas, os riscos de contaminação poderiam subir. A preocupação aumentou com a notícia do primeiro óbito de um dos participantes do congresso de Saúde promovido pela Universidade de Brasília (UnB). A morte foi registrada na Paraíba.


Segundo ele aproximadamente cinco mil congressistas de todos os cantos do País estiveram em Brasília. Além dos alunos da Feclesc, acadêmicos da Faculdade Católica Rainha do Sertão e da Universidade Federal do Ceará (UFC) participaram do encontro. Na Feclesc as aulas continuavam por conta da necessidade regularização dos semestres, afetados pelas greves no ano retrasado. Os portões do campus devem ser abertos no dia 4 de agosto.


Um dos moradores da residência estudantil da Feclesc, Jonatan Rodrigues, lamenta a situação e a forma como os colegas estão sendo tratados. Os dois residentes que contraíram o vírus H1N1 estiveram no encontro promovido na UnB. Estão recebendo tratamento e tomando os cuidados necessários para evitar o contágio de outras pessoas. Mesmo assim, os exageros persistem. Partem de quem tem pouca formação ou desconhecimento sobre a gripe, comenta o universitário. Embora as aulas tenham sido interrompidas, a coordenadora da Atenção Básica no município, Liana Cavalcante, assegura que o quadro é de normalidade. Não há motivos para pânico. Mas não é isso o que se vê e se ouve nas ruas. Começou a procura por máscaras nas farmácias e também a boataria pela cidade. Muitos acreditam que a primeira vítima do Influenza H1N1 no Interior do Ceará, o estudante do campi da UFC morreu na noite da última terça-feira. A coordenadora contesta informando manter contato constante com o universitário e os outros pacientes.


Além do monitoramento contínuo, panfletos são distribuídos. O carro de som passa por todos os bairros pedindo calma e que atendam às recomendações contra a doença. A Secretaria de Saúde de Quixadá já traçou um plano de ação e hoje o problema será discutido em seminário promovido com profissionais da saúde e da educação. O quadro será avaliado e por meio dele definido se haverá necessidade de adiamento do início das aulas nas escolas de Ensino Fundamental e Médio.


A auxiliar de serviços, Zulene Silva, não pretende deixar o neto de 5 anos ir para a aula enquanto a situação não estiver normalizada em Quixadá. O calendário escolar do semestre está previsto para a próxima semana. Ela chegou a chorar ao comentar sobre o contato da criança com uma amiga da família que esteve na companhia da aluna da Feclesc encaminhada para Fortaleza. Nervosa, confessa a preocupação com a possibilidade dele contrair a gripe. Ela trabalha no posto de saúde situado ao lado da residência estudantil universitária. Usa máscara fornecida pela Secretaria de Saúde. Pretende comprar a proteção para o resto da família.


Segundo o gerente farmacêutico, Marciano Lima, o estoque de máscaras já acabou. A procura tem sido grande desde a divulgação do primeiro caso da gripe A em Quixadá. O preço do protetor facial varia entre R$ 0,30 e R$ 0,50. Mas as farmácias não estavam preparadas para atender a acentuada demanda. O jeito foi realizar pedido de urgência para atender os clientes. Outra opção tem sido as máscaras usadas na construção civil e marcenarias. Entretanto, pouco se vê pessoas usando o artefato.


FIQUE POR DENTRO


Dicas para evitar a contaminação


A enfermeira Liana Cavalcante, especialista em epidemiologia, explica que somente os pacientes com algum tipo de patologia ou doença crônica respiratória correm risco de morte ao contraírem a gripe. O risco se estende as pessoas com imunidade baixa, crianças com até dois anos e idosos. Hipertensos, diabéticos, cardiopatas e portadores do HIV estão incluídos no grupo de risco. Mesmo assim, adotar os cuidados necessários, lavando bem as mãos, não compartilhar alimentos, talheres, copos e objetos de uso pessoal, ajudam a evitar a doença. Adoecendo, procurar o médico o mais rápido possível e informar o histórico de contato com doentes e roteiro de viagens recentes. A automedicação pode agravar a doença.


Mais informações:


Secretaria de Saúde de Quixadá (88) 3412.3245,


Disk Gripe A - Quixadá, (88) 3414.4743


ALEX PIMENTEL COLABORADOR


FONTE: DIÁRIO DO NORDESTE

quarta-feira, 29 de julho de 2009

FHC CHAMA PAC DE LULA DE "ORÇAMENTO FANTASIADO"

O ex-presidente da República, Fernando Henrique Cardoso, classificou de “propaganda” o novo PAC que o presidente Lula promete lançar no início de 2010.

(Foto - Paulo Moska)

Ao desembarcar em Fortaleza, nesta tarde de quarta-feiria, para compromissos políticos e conferência, FHC não poupou:
“É propaganda. Vai lançar um, dois três…é PAC, PAC e fala, fala e repete…O Brasil precisa ter objetivos bem mais definidos. O PAC é o orçamento fantasiado. Todo mundo gosta de fazer um pouco de onda..”
Indagado sobre a crise no Senado e a atitude tomada pelo PSDB de apresentar representações ao Conselho de Ética da Casa contra o presidente José Sarney, FHC não quis comentar: “Isso eu vou analisar amanhã!”
Nesta quinta-feira, no Gran Marquise Hotel, o ex-presidente dará coletiva às 9 horas e, em seguida, falará sobre Conjuntura Política e Econômica no Brasl e no Mundo, devendo, em seguida, almoçar, no mesmo local, com lideranças empresariais e políticas.
Ainda nesta quarta-feira, FHC aproveita para gravar entrevistas para a TV Jangadeiro e para o programa que o CIC mantém na TV Ceará.

FONTE: BLOG DO ELIOMAR

MICHAEL SCHUMACHER, VOLTA A F-1 SUBSITUINDO MASSA

da Folha Online


Diego Azubel/Efe

Schumacher (dir.) como consultor da Ferrari ao lado de Massa no GP da Austrália deste ano

Michael Schumacher, 40, único heptacampeão mundial de F-1, que se aposentou da categoria em 2006, anunciou nesta quarta-feira que vai voltar a guiar a Ferrari em substituição ao brasileiro Felipe Massa, que sofreu um acidente no último sábado durante o treino classificatório para o GP da Hungria e está se recuperando.
A informação foi divulgada pelo próprio alemão em seu site oficial e confirmada pela escuderia italiana. Segundo a equipe, Schumacher iniciará nos próximos dias o período de preparação e voltará às pistas já no GP da Europa, na cidade espanhola de Valência, no dia 23 de agosto.
"A escuderia Ferrari-Marlboro decidiu confiar a Michael Schumacher o carro de Felipe Massa até que o piloto brasileiro possa voltar a correr", anunciou a equipe.
Schumacher vinha atuando como "conselheiro" da Ferrari desde que deixou as pistas.
"Eu estive reunido com Stefano Domenicali e Luca di Montezemolo e juntos decidimos que eu ocuparei a vaga de Felipe. Apesar de ser verdade que o capítulo F-1 foi fechado completamente para mim há muito tempo, também é verdade que por lealdade ao time eu não posso ignorar essa situação desafortunada. Como competidor que sou, espero ansiosamente para encarar isso", disse Schumacher em seu site.
Outros cotados para assumir o lugar do brasileiro eram o italiano Luca Badoer e o espanhol Marc Gené, pilotos de testes da Ferrari.

ANTIDERRAPANTE PODERÁ SER OBRIGATÓRIO EM OBRAS DE VIAS PÚBLICAS


FOTO GOOGLE



O Projeto de Lei 5150/09, do deputado William Woo (PSDB-SP), obriga o emprego de materiais com superfície antiderrapante quando, em decorrência de obras, houver necessidade de cobrir o asfalto de vias ou trechos de vias públicas. A proposta altera o Código de Trânsito (Lei 9.503/07).São comuns, diz o deputado, as obras nas vias públicas das grandes metrópoles feitas com materiais que, aplicados provisoriamente ao asfalto, podem provocar acidentes.Ele cita especificamente as chapas lisas de aço, as quais, adverte, colocam em risco motociclistas, motoristas e pedestres. "A situação se agrava nos dias chuvosos, nos quais é impossível frear uma motocicleta ou um automóvel sobre as famigeradas chapas metálicas", afirma.William Woo explica que o projeto busca tornar as vias públicas brasileiras mais seguras. "Não se almeja interromper ou dificultar o crescimento das cidades, mas torná-lo compatível com a segurança no trânsito", conclui.TramitaçãoO projeto será analisado de forma conclusiva pelas comissões de Viação e Transportes; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.Íntegra da proposta:- PL-5150/2009

FONTE: AGÊNCIA CAMARA

MOTOTAXI, MOTOBOY E MOTOVIGIA, LULA SANCIONA LEI QUE REGULAMENTA AS PROFISSÕES

O veto será ao parágrafo que trata do serviço de motovigia, informou o ministro da Cidades, Márcio Fortes, que se reuniu de manhã com Lula para tratar do assunto



IMAGEM GOOGLE

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai sancionar com um veto, ainda nesta quarta-feira, 29, a lei que regulamenta as profissões de motoboy, mototaxista e motovigia. O veto será ao parágrafo que trata do serviço de motovigia, informou o ministro da Cidades, Márcio Fortes, que se reuniu de manhã com Lula para tratar do assunto. A justificativa para o veto, segundo Fortes, é que a definição da atividade de motovigia deve ser tema de relação contratual, e não de lei. “Ela precisa ser estabelecido pela empresa que vai prestar o serviço de segurança com a comunidade interessada”, explicou o ministro, ao qual o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran). O texto vetado consta do parágrafo único do Artigo 3 º, que diz: “Quando solicitado para o serviço comunitário de rua, ao profissional caberá observar o movimento de chegada e saída dos moradores, acompanhar o fechamento dos portões do imóvel, comunicar aos moradores ou a polícia sobre qualquer anormalidade nos veículos estacionados da rua, comunicar aos moradores ou a polícia sobre a presença de pessoas estranhas e com atitudes suspeitas na rua”. A lei que Lula sanciona hoje vai ser publicado amanhã (30) no Diário Oficial da União. Ela estabelece que as profissões de motoboy, mototaxista e motovigia só pode ser exercida por pessoas com 21 anos completos, dois anos como condutor ou condutora de motocicleta e habilitação em curso especializado, a ser regulamentado pelo Contran. O curso será ministrado por autoescolas. Do motovigia, serão exigidos documentos usuais como a carteira de identidade, atestado de residência e certidão negativa de antecedentes criminais. Há também determinações relacionadas à segurança, como a de que os profissionais trabalhem com coletes com refletores e protetores de pernas. O prazo para que sejam feitas as adequações previstas e cumpridas as exigências da lei é de 365 dias. Quem não se adequar estará sujeito às infrações previstas no Código Brasileiro de Trânsito. A previsão da Federação dos Mototaxistas e Motoboys do Brasil (Fenamoto) é de que a regulamentação resulte na legalização de 1 milhão de trabalhadores. “Essa realidade já existe no país inteiro. Não há como não sancionar”, disse o ministro das Cidades.
FONTE: Agência Brasil

ESCOLA MIGUEL ARRAES CAPACITA SERVIDORES

SERVIDORES DO LEGISLATIVO QUIXADAENSE É CAPACIATADO PARA UM APERFEIÇOAMENTO NO ATENDIMENTO JUNTO A POPULAÇÃO

FOTO: Central de noticias

Uma escola que capacita servidores dos legislativos municipais para o melhor atendimento público. Desta maneira, os dez vereadores quixadaenses compreenderam a atuação da Escola do Legislativo Miguel Arraes de Natal, Rio Grande do Norte. A missão parlamentar aconteceu nos dias 21 a 23 de julho. Na capital potiguar, os parlamentares de Quixadá conheceram o funcionamento a unidade educacional que disponibiliza cursos de redação oficial, informática e políticas públicas. “Nosso objetivo é trazer também para a Câmara quixadaense uma escola semelhante”, revelou a presidenta Edi Leal (PT).Os vereadores também conheceram no legislativo de Natal “A Escola na Câmara”. O projeto consiste em apresentar para estudantes da 6º ao 9º ano do ensino fundamental a estrutura da Câmara natalense e o trabalho dos vereadores. “As visitas são realizadas duas vezes por semana”, explicou o diretor da Escola Miguel Arraes, Armando Junior. Os vereadores da Câmara de Quixadá avaliaram positivamente a missão parlamentar. “Poderemos através de um intercâmbio com Natal oferecer mais serviços aos quixadaense”, afirma o vice-presidente Kleber Junior (PT). “A educação é também um do legislativo quixadaense”, defendeu Audênio Moraes (PT).

FONTE: CAMARA MUNICIPAL DE QUIXADÁ

QUIXADÁ, POPULAÇÃO ALERTA QUANTO A GRIPE SUÍNA

GRIPE SUÍNA REGISTRA 1 CASO E 2 SUSPEITOS NA CIDADE.



Terra dos monólitos sobre ameaça da Gripe Suína Foto: Cleumio Pinto


Quixadá – A população encontra-se em estado de alerta com a Gripe Suína. A família do primeiro paciente do Interior do Estado a contrair a gripe, um estudante do campus avançado da Universidade Federal do Ceará (UFC), reside no bairro do Combate. No início do mês, ele havia participado de uma convenção na Universidade de Brasília (UnB). Na excursão foi contaminado com a gripe.
Além do estudante da UFC de Quixadá, outros dois universitários que participaram do encontro acadêmico na UnB apresentaram sintomas da doença. Uma jovem de 22 anos, aluna da UFC, e um rapaz da mesma idade, estudante da Faculdade de Educação Ciências e Letras do Sertão (Feclesc). Ela mora no bairro da Lagoa. Ele, outro morador do Combate. Todavia, conforme a coordenadora da Atenção Básica no município, Liana Cavalcante, o período de contaminação deles já passou.
A Coodenadora da PSF de Quixadá, Dra. Karina Matias, afirmou a nossa reportagem que o periodo de risco (contaminação), são de dez dias, ao decorrer este periodo o virus não mais contamina, porém em Quixadá não foi detectado a livre circulação do virus, mas os profissionais da saúde estao recebendo mascaras para protegerem-se de possiveis pacientes infectados.
A secretária afirma que não precisa a poplação estar com receio de uma epidemia na cidade, e sim casos isolados que estao sendo monitorados e acompanhados para um maior controle sem causar um risco do virus Influenza A (H1N1) circular pela cidade. A orientação é que as pessoas lavem bem as mãos com sabão, evitem ficar de frente a menos de um metro de quem estar gripado, no caso de supeita procurar um posto de saúde mais próximo para diagnosticar e tratar o mais breve possivel. Os profissionais de saúde de Quixadá receberam treinamentos e orientações de tecnicos da Secretaria de Saúde Estadual e estão habilitados a receberem os casos supeitos da Gripe Suína.
Quanto a pessoas que estão usando mascaras nas ruas de Quixadá, é uma opção pessoal, conforme Dra. Karina a secretaria não deu esta orientação pois não é necessário, como em outros países que existe uma livre circulação do virus, em nosso municipio apenas casos isolados que já estão sendo acompanhados de um grupo especifico de pessoas que estiveram em Brasilia e contrairam o virus. “Não tem motivo para pânico na cidade, esta sobre controle, a Secretaria de Saúde Muicipal divulgou os casos supeitos para que a população não receba de forma errada as informações e orienta a população para que fiquem em alerta, os postos estão orientados a receberem qualquer paciente que suspeite estar com o virus Influenza A (H1N1)"
Mais informações: Secretaria de Saúde de Quixadá (88) 3412.3245
Disque Influenza - Quixadá (88) 3414.4743

POPULAÇÃO DO INTERIOR TEME A NOVA GRIPE

Primeiro caso confirmado no Sertão Central e desencontro de informações deixam moradores apreensivos

Profissionais de saúde do município de Quixadá já estão adotando as ações de prevenção, seguindo as exigências do Ministério da Saúde, como o uso as máscaras protetoras para atender os pacientes (Foto: Alex Pimentel)

Quixadá. A confirmação do primeiro caso do Influenza A, no Sertão Central, está deixando a população da maior cidade da região, Quixadá, preocupada. A divulgação oficial foi feita na tarde da última segunda-feira, por meio do portal eletrônico da Secretaria de Saúde do Estado (Sesa). Mas somente na manhã de ontem a notícia se espalhou por emissoras de rádio da cidade, fazendo com que os moradores ficassem apreensivos.

Com a divulgação, começou a procura por máscaras nos postos de saúde da cidade, principalmente no Combate, um bairro da periferia de Quixadá. A família do primeiro paciente do Interior do Estado a contrair a gripe, um estudante do campus avançado da Universidade Federal do Ceará (UFC), reside naquela área. No início do mês, ele havia participado de uma convenção na Universidade de Brasília (UnB). Na excursão foi contaminado com a gripe.

Além do estudante da UFC de Quixadá, outros dois universitários que participaram do encontro acadêmico na UnB apresentaram sintomas da doença. Uma jovem de 22 anos, aluna da UFC, e um rapaz da mesma idade, estudante da Faculdade de Educação Ciências e Letras do Sertão (Feclesc). Ela mora no bairro da Lagoa. Ele, outro morador do Combate. Todavia, conforme a coordenadora da Atenção Básica no município, Liana Cavalcante, o período de contaminação deles já passou.

Quanto ao caso diagnosticado pela Sesa, a técnica em Saúde do município confirmou que o paciente esteve realmente em Quixadá, neste fim de semana, todavia não estava mais sob risco de transmissão da gripe. Os sintomas haviam surgido no último dia 12. No dia 20 ele esteve em Fortaleza, no Hospital São José, onde recebeu soro e foi encaminhado para casa. Retornou dois dias depois.

Preconceito

Liana ainda informou que falou com o paciente pelo telefone. Ele informou que já estava tudo bem. Demonstrou preocupação apenas com o preconceito. Ele mora com os pais. A casa deles estava fechada. Os avós moram próximo. Também não foram encontrados. A mesma situação enfrentam os outros estudantes. A técnica condena a postura dos vizinhos, no entanto, destaca que a gripe A é bem diferente do vírus HIV, onde o contágio ocorre geralmente por meio do contato íntimo, sendo possível manter-se anônimo.

O vigilante Jacinto Macedo mora a uma quadra da residência do primeiro paciente da cidade infectado pela gripe. Ele garante que viu o vizinho nos últimos três dias. Retornou para Fortaleza somente nesta segunda. Como não recebeu nenhuma orientação, não esconde a preocupação. Tem três filhos. O que ouve, é que a doença mata. Para ele, se preocupar com a família não é preconceito.

Apesar da aflição dos moradores, o presidente do Comitê Estadual de Prevenção e Controle do Vírus Influenza A, Manoel Fonseca, assegura que o quadro no Ceará é de tranqüilidade. Para se proteger, a população deve apenas atender as orientações padrão: lavar bem as mãos antes das refeições e após o contato com outras pessoas; manter distância mínima de um metro com quem estiver gripado ou tossindo; e usar máscara em áreas consideradas de risco. Segundo Fonseca, até o início da tarde de ontem, 36 casos da gripe A já haviam sido confirmados no Estado, a maioria na Capital. Mas em nenhum deles foi detectado dispnéia, aumento da freqüência respiratória ou pneumonia, considerados sintomas de gravidade da doença. Nenhum óbito foi registrado. Em Quixadá, a Secretaria de Saúde implantou um serviço de informação telefônica, o Disque Influenza. Iniciou a distribuição de máscaras para profissionais que trabalham em postos de saúde e hospitais. Não haverá distribuição gratuita do protetor.

Na próxima sexta-feira, médicos e enfermeiros receberão treinamento especial para tratamento da gripe. Também no Cariri, médicos, enfermeiros, farmacêuticos e técnicos da vigilância epidemiológica serão capacitados para o acompanhamento, diagnóstico e tratamento da Influenza A (H1N1). O treinamento seria realizado ontem no auditório do Hospital e Maternidade São Vicente de Paula, em Barbalha, com a participação de representantes das microrregiões de Juazeiro do Norte, Crato e Brejo Santo. No entanto, a secretária de Saúde do Crato, Nizete Tavares, recebeu um comunicado da Sesa informando que o treinamento foi adiado. A subsecretária, Aline da Franca Alencar, informou que está aguardando outro comunicado. Enquanto isso, segundo Aline, é realizado um trabalho educativo que foi iniciado durante a Expocrato.

Em Iguatu ainda não há casos suspeitos da gripe A, segundo informações do secretário de Saúde, Joab Soares. Nos últimos cinco dias surgiram rumores de que um paciente teria apresentado sintoma da doença e estaria internado no Hospital Regional. "Estamos monitorando a situação e alguns casos especulados não apresentam vínculo epidemiológico. Temos de tratar esse assunto sem alarde. Já conversamos com os médicos e outros profissionais de saúde e sabemos que a doença vai chegar à nossa cidade".

Em Sobral, onde quatro pacientes foram internados na Santa Casa de Misericórdia, com suspeita da gripe, três, entre eles o rapaz de Groaíras, já foram descartados. Conforme a coordenadora de Vigilância em Saúde de Sobral, Socorro Carneiro, esses estão completamente descartados. "Aguardamos apenas o resultado do exame de um estudante de Medicina, mas clinicamente o paciente não tem o síndrome gripal".

Mais informações:

Secretaria de Saúde de Quixadá

(88) 3412.3245

Disque Influenza - Quixadá

(88) 3414.4743
FONTE: DIÁRIO DO NORDESTE

terça-feira, 28 de julho de 2009

GRIPE SUÍNA EM QUIXADÁ, UNIVERSITÁRIO CONTRAI VIRUS EM BRASILIA

QUIXADÁ, ALERTA CONTRA GRIPE SUÍNA



Em três dias, seis novos casos de gripe suína foram confirmados no Ceará, aumentando de 25 para 31 o número de registros da doença no Estado. Um dos casos é de um homem de 31 anos que mora em Quixadá e contraiu o vírus em viagem a Brasília
Por Tiago Braga
Os 31 casos confirmados de gripe A (suína) no Ceará se espalham por 14 bairros de Fortaleza. O mais atingido é o Meireles, onde moram sete pessoas que contraíram o vírus H1N1. Também há casos na Aldeota (3), Centro (3), Cocó (2), Dionísio Torres (2), Mondubim (2), Cambeba (1), Cidade dos Funcionários (1), Joaquim Távora (1), Maraponga (1), Messejana (1), Papicu (1), Parquelândia (1) e Praia do Futuro (1).
Os quatro casos restantes foram de um homem de 31 anos que mora em Quixadá e de três pessoas que residem no Sudeste e estavam de férias em Fortaleza quando procuraram atendimento médico. O paciente de Quixadá contraiu o vírus em Brasília (DF), onde foi passar as férias. “Ele está em Fortaleza, onde também tem residência. Veio de Brasília direto pra cá. Nem chegou a ir a Quixadá”, explica o presidente do Comitê Estadual de Prevenção e Controle do Vírus Influenza A, Manoel Fonseca.
O homem de Quixadá está entre os seis novos casos confirmados no Ceará e divulgados ontem pela Secretaria da Saúde (Sesa). Em três dias, o número de registros da doença no Estado aumentou de 25 para 31. Segundo Fonseca, todos os pacientes passam bem, sem necessidade de internação hospitalar. O de Quixadá continua de quarentena, em sua residência na Capital. Ele só deve voltar para Quixadá quando estiver totalmente curado.
Os outros cinco novos casos são de pessoas que moram em Fortaleza e haviam viajado para Argentina, Brasília, Estados Unidos e São Paulo. Duas delas moram no Cocó e o restante nos bairros Cidade dos Funcionários, Centro e Parquelândia. Levando em conta todos os 31 casos, o que se nota é que a maioria das pessoas que contraiu o vírus é jovem (a média é de 26 anos) e havia viajado para o Exterior ou para outro estado do Brasil. “Os casos aqui têm sido leves. Até porque a maioria foi registrada em pessoas que estão fora do grupo de risco (idoso, gestante, criança ou doença pré-existente)”, lembra o presidente do comitê.
Embora o número de casos no Ceará aumente a cada novo boletim, Fonseca garante que a situação no Estado está sob controle. “A gente até esperava um número maior de casos no mês de julho, por causa das férias. E é bom ressaltar que no Ceará ainda não temos casos de transmissão sustentada (quando o vírus circula dentro do território)”, enfatiza. As três pessoas que contraíram o vírus em Fortaleza tiveram contato com pessoas já infectadas. “Nesses casos, a gente encontrou vínculo epidemiológico, não é transmissão sustentada”, diferencia.
Quem tiver suspeita de ter contraído gripe A deve procurar um posto de saúde ou um médico de sua confiança. Os casos mais graves são encaminhados para os hospitais. No Ceará, são duas unidades de referência: o Hospital São José (adultos) e o Hospital Infantil Albert Sabin (crianças). Dentre as principais recomendações para evitar o contágio da doença estão lavar as mãos regularmente, usar lenços descartáveis quando for tossir ou espirrar, não compartilhar objetos pessoais e evitar tocar nos olhos, boca e nariz.
E-MAIS
Vinte e um casos continuam em monitoramento no Estado. Você pode tirar dúvidas sobre a gripe suína no Disque Influenza A (0800 280 0808). Outra opção é acessar o site http://www.saude.gov.br/.
Segundo o presidente do Comitê Estadual de Prevenção e Controle do Vírus Influenza A, Manoel Fonseca, quem já contraiu o vírus da gripe suína fica imune a ele. O problema é que o vírus (assim como o da gripe comum) sofre mutações. “Se houver uma modificação (no vírus) a pessoa pode pegar de novo, só que lá pro próximo ano”, diz
A Influenza A é uma doença respiratória. A transmissão ocorre de pessoa para pessoa, como a gripe comum.
Das 45 mortes confirmadas no Brasil por causa da gripe suína, 20 foram em São Paulo, 16 no Rio Grande do Sul, cinco no Rio de Janeiro e quatro no Paraná.


FONTE: O POVO ONLINE


Secretária de Saúde Municipal de Quixadá em entrevista confirma o caso do homem que foi atendido no Hospital São José e mais dois suspeitos também que estiveram na excusão dos universitários em Brasilia, uma jovem que foi atendida no Hospital Eudasio Barroso, hoje (28/07) ainda encontrava-se em observação e o outro foi liberado porém recebeu todas as orientações que deve tomar e continua sendo monitorado pela Secretaria.


NOVA GRIPE: NOTA ORIENTA ESTABELECIMENTOS DE ENSINO NA VOLTA AS AULAS

Alunos da Universidade Autônoma do México assistam aulas de máscaras para evitar contágio de gripe suína Foto:Mario Guzmán/Efe

Com o cuidado de prevenir e proteger a saúde de estudantes e professores e de toda a população da nova gripe na volta às aulas, a Secretaria da Saúde do Estado elabora e divulga nota técnica aos diretores de estabelecimentos de ensino. Na nota, a Sesa recomenda que somente as pessoas com febre, tosse, dor de garganta e outros sintomas de gripe não devem retornar às aulas. Devem procurar assistência médica para avaliação e o caso deve ser comunicado à Secretaria de Saúde do Município. No caso de diagnóstico de influenza A(H1N1), devem evitar as aulas por um período de sete dias de transmissibilidade do vírus.
Veja abaixo a nota, na íntegra. No Ceará, hoje, 28 de julho, há 36 casos confirmados da doença. Desse número, 35 estão na Capital e 1 no município de Quixadá, no sertão central.
Informe técnico sobre influenza A (H1N1) aos diretores de estabelecimentos de ensino
A Secretaria da Saúde do Estado do Ceará, por meio da Coordenadoria de Promoção e Proteção à Saúde, em virtude da situação epidemiológica atual da Influenza A (H1N1) e considerando a necessidade de informar e orientar a comunidade escolar (creches, escolas e universidades) sobre a forma adequada de conduzir as atividades educacionais na volta às aulas, faz uma série de recomendações. A Secretaria da Saúde leva em consideração que a nova gripe tem alta transmissibilidade e que para este novo vírus (H1N1) a população não está imunologicamente protegida. Mas observa que na região Nordeste o período de maior incidência da gripe sazonal ocorre no primeiro trimestre de cada ano e portanto o risco de disseminação do vírus é menor no atual período. Até o momento a maioria dos casos tem evoluído para cura, características semelhantes a da influenza sazonal, com baixa letalidade.
Considerando que ações de prevenção e proteção podem contribuir para o controle da disseminação do novo vírus respiratório e que devem ser amplamente divulgadas entre as comunidades escolares, as recomendações são:
Não suspender ou adiar o início das atividades curriculares nas escolas
Pessoas gripadas devem ficar em casa no período de transmissibilidade, ou seja, 7 dias após o inicio dos sintomas. Devem aumentar a ingestão de líquidos e procurar assistência médica. Não utilizar medicamentos sem orientação médica, especialmente o Ácido Acetil Salicílico
As pessoas devem higienizar as mãos com água e sabão líquido antes das refeições, antes de tocar os olhos, boca e nariz e após tossir, espirrar ou usar o banheiro Proteger com lenços, preferencialmente descartáveis, a boca e nariz ao tossir ou espirrar para evitar disseminação das secreções (etiqueta respiratória)
As pessoas devem evitar compartilhar objetos de uso pessoal como: copos, pratos, talheres, canudos, toalhas.
Manter os ambientes arejados
Todos os estudantes que no retorno às aulas apresentarem febre, tosse, dor de garganta e outros sintomas gripais devem ficar ausentes das aulas e procurar assistência médica para avaliação, devendo o caso ser comunicado à Secretaria Municipal de Saúde e seguir as orientações médicas
Os alunos com diagnóstico de influenza A (H1N1) deverão evitar ir às aulas por um período de 7 dias (período de transmissibilidade)
Constatada a existência de surto (ocorre quando pelo menos três casos de síndrome gripal em ambientes fechados/restritos, com intervalo de até cinco dias entre as datas de início de sintomas), a direção dos estabelecimentos deve suspender as atividades somente após avaliação conjunta da situação pela Secretaria Municipal de Saúde e Secretaria da Saúde do Estado. No caso de Fortaleza, o telefone para contato é o 0800.2800808 Nos outros municípios, o contato é com as secretarias municipais de saúde.
Assessoria de Imprensa da Sesa:
Selma Oliveira (soliveira@saude.ce.gov.br - 31015221/ 31015220/ 88863907)

GRAVIDADE DOS CASOS DA GRIPE A (H1N1) E DA COMUM É SEMELHANTE

Dados indicam que abordagem clínica para diagnóstico, tratamento e internação deve ser a mesma para ambos os vírus, informa o diretor de vigilância epidemiológica




Dados divulgados pelo Ministério da Saúde nesta sexta-feira, 24 de julho, indicam semelhança entre a gravidade dos casos de influenza A (H1N1) e de gripe comum ou sazonal no Brasil. Dos 1.566 casos confirmados para a nova influenza A (H1N1) no país entre 25 de abril e 18 de julho deste ano, 14,2% apresentaram dificuldade respiratória moderada ou grave, além de febre e tosse — sintomas compatíveis com a definição de síndrome respiratória aguda grave. No mesmo período, das 528 pessoas com diagnóstico da gripe sazonal, 17% evoluíram para esse mesmo quadro. “No Brasil, podemos afirmar categoricamente que adoecer pela gripe comum ou pela H1N1 é muito semelhante do ponto de vista da gravidade dos casos. Isso indica que a abordagem clínica para diagnóstico, tratamento e internação deve ser a mesma para ambos os vírus”, afirmou o diretor de Vigilância Epidemiológica do MS, Eduardo Hage, em conversa com a imprensa. Não existem estudos que apontem como o novo vírus vai se comportar daqui para frente. De abril a julho, foram notificados 8.328 casos suspeitos de algum tipo de gripe no país, com maior concentração nas regiões Sul e Sudeste. Desse total, 1.957 casos foram descartados para qualquer vírus influenza e 4.277 ainda estão em estudo. Do ponto de vista da manifestação da doença por idade, também há semelhança entre os dois vírus. A análise epidemiológica realizada até o momento indica que a faixa etária mais acometida tanto pelo vírus H1N1 quanto pelo vírus da influenza sazonal é a de 20 a 49 anos, com mais de 60% dos casos. Por outro lado, desde abril, dos exames de diagnóstico com resultado positivo para algum tipo de vírus respiratório nos três laboratórios de referência do Brasil — Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz/RJ), Instituto Evandro Chagas (IEC/PA) e Instituto Adolf Lutz (SP) —, 60% foram para H1N1. No Chile e na Argentina, esse percentual já ultrapassa 90%. Segundo Hage, ainda é cedo para se confirmar, mas é possível que o novo vírus esteja substituindo o vírus da gripe comum. USO DO ANTIVIRAL - Eduardo Hage reiterou que o uso indiscriminado do antiviral fosfato de Oseltamivir (conhecido como Tamiflu) para todos os casos de gripe pode tornar o novo vírus A (H1N1) resistente ao medicamento, isto é, diminuir sua eficácia no tratamento da doença. “O número de países que apresentam resistência ao novo vírus em relação ao Oseltamivir tem aumentado. Além de Hong Kong, Japão e Dinamarca, o Canadá, especificamente na província de Quebec, registrou um caso de resistência nesta semana”, disse o diretor. De acordo com o Protocolo de Manejo Clínico e Vigilância Epidemiológica da Influenza do Ministério da Saúde, baseado em recomendações da Organização Mundial da Saúde, apenas os pacientes com agravamento do estado de saúde nas primeiras 48 horas, desde o início dos sintomas, e as pessoas com maior risco de apresentar quadro clínico grave serão medicadas com o fosfato de oseltamivir. O grupo de risco é composto por idosos, crianças menores de dois anos, gestantes, pessoas com diabetes, doença cardíaca, pulmonar ou renal crônica, deficiência imunológica (como pacientes com câncer, em tratamento para AIDS), pessoas com obesidade mórbida e também com doenças provocadas por alterações da hemoglobina, como anemia falciforme.

MS não recomenda adiar viagens para estados dentro do Brasil A recomendação do Ministério da Saúde é para que pessoas dos grupos de risco ou doenças crônicas pré-existentes, como diabetes, evitem viajar para países com transmissão sustentada, como Argentina, Chile, Reino Unido, Estados Unidos, e Canadá. Isso se deve ao fato de o governo federal não poder assegurar o tratamento fora do território nacional. Dentro do país, em qualquer estado, o cidadão tem o direito de ser atendido no Sistema Único de Saúde (SUS) e ter a conduta adotada no serviço de saúde de acordo com o protocolo do Ministério da Saúde. Cuidados para se prevenir da doença Alguns cuidados básicos de higiene podem ser tomados, como: lavar bem as mãos frequentemente com água e sabão, evitar tocar os olhos, boca e nariz após contato com superfícies, não compartilhar objetos de uso pessoal e cobrir a boca e o nariz com lenço descartável ao tossir ou espirrar. Recomendações para a volta às aulas O Ministério da Saúde e o Ministério da Educação recomendam que os estudantes brasileiros com sintomas de gripe sigam orientações médicas e evitem retornar às atividades escolares até estarem completamente restabelecidos. A orientação tem como objetivo reforçar a prevenção contra a nova gripe, evitando assim que alunos infectados contagiem colegas. Professores e diretores de escolas também devem ficar atentos e orientar estudantes com sintomas a retornar às suas casas. Pais e responsáveis devem levar seus filhos aos postos de saúde ao consultório médico de confiança ao perceberem os primeiros sinais de uma gripe, que são febre repentina, tosse, coriza, dores musculares, nas articulações e dor de cabeça.

Outras informações

Atendimento à Imprensa (61) 3315 3580 ou 3315 2351


disque saúde 0800 61 1997

Ministério da Saúde - Esplanada dos MinistériosBloco G - Brasilia / DF CEP: 70058-900 - Fone: 3315-2425 - contato@saude.gov.br

MINISTÉRIO DA SAÚDE - NOTA À IMPRENSA

27/07/2009 , às 19h30

O Ministério da Saúde informa que o Grupo Executivo Interministerial (GEI), integrado por representantes de 16 órgãos do Governo Federal, aprovou nesta segunda-feira (27) as recomendações do MS e do MEC (Ministério da Educação) para o período que marca o fim das férias escolares e o início do segundo semestre letivo no país: - O GEI recomenda que todos os alunos com sintomas de gripe evitem retornar às aulas até estarem totalmente recuperados. Esses estudantes devem ser acompanhados por um médico. - Eventuais alterações do calendário escolar ficam sob avaliação dos governos estaduais e municipais, observando as especificidades locais em comum acordo entre os Secretários Estaduais de Saúde e de Educação, o mesmo se aplicando a esfera municipal.

Atendimento à Imprensa (61) 3315-2351/3580

jornalismo@saude.gov.br

PREFEITURAS É OCUPADA POR AGRICULTORES

Agricultores de várias cidades do Sertão Central protestaram, ontem, pedindo o pagamento do Garantia Safra

Agricultoras acampados em frente ao prédio da Prefeitura do município de Canindé, Palácio Prefeito Joaquim Magalhães Filho (Foto: Antônio Carlos

Quixadá. Protestos, ocupação e possível interdição de rodovia federal. Trabalhadores rurais começam a se mobilizar no Interior do Estado exigindo o pagamento do Garantia Safra e alimentos para a categoria. O movimento teve início na madrugada de ontem com a ocupação da Prefeitura de Madalena, no Sertão Central. Pelo menos 500 agricultores invadiram o prédio público e só pretendem sair quando tiverem asseguradas cestas básicas e o cadastramento do município no plano emergencial de perda das lavouras. Mais de mil lavradores também foram à Canindé, distante 67km dali pela BR-020. Estão preocupados com a situação.

Segundo o líder dos trabalhadores rurais de Madalena, Leônidas Nascimento, além do Garantia Safra, aguardam indenização de R$ 2 mil para cada família, pelas perdas materiais nas enchentes e R$ 500, para compra de alimentos até o ressarcimento solicitado aos governos do Estado e Federal. Ele ainda informou ter feito a reivindicação por meio da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Ceará (Fetraece). Cerca de 3,6 mil sindicalizados foram cadastrados no Garantia Safra.
De acordo com lideranças da região, dentre eles o presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Quixadá, Eronilton Buriti, o governo ainda não incluiu nenhum dos municípios cearenses no programa. O pagamento da primeira parcela deverá sair no início de agosto, mas até agora não tem nenhuma garantia.
O secretário de Políticas Agrárias da Fetraece, José Militão de Almeida Neto, confirma o diagnóstico apresentado pelos sindicalistas. Segundo Militão, 100 municípios encaminharam a solicitação à Secretaria de Desenvolvimento Agrário do Estado (SDA). Até ontem, nenhum pedido havia sido homologado. Para ele, o percentual de perda apontado pelos órgãos oficiais também preocupa. Enquanto os técnicos do governo estimam a média de 50%, o milho passou dos 70% e o feijão, 90%.
Outros pedidos
Recuperação de estradas e passagens molhadas, aceleração na construção de cisternas previstas, aprovação e novos convênios, bem como a construção de um fogão ecológico, criação de crédito para recuperação de casas e renegociação do pagamento de parcelas da dívida dos assentamentos estaduais, também foram colocados nas negociações de ontem no prédio da Prefeitura de Canindé, na presença de autoridades ligadas ao município.
Representantes de nove municípios da região aguardavam, para a tarde de ontem, audiência com os prefeitos e também o secretário estadual de Desenvolvimento Agrário, Camilo Santana. O encontro foi marcado para o Centro Administrativo de Canindé. Segundo o articulador da Fetraece, a categoria está disposta a permanecer na cidade até a confirmação dos benefícios para os associados. Caberá a eles decidir se ocupam a Prefeitura e interditam a BR-020. A rodovia corta os dois municípios.
O gestor de Canindé, Cláudio Pessoa, disse que os agricultores pediram que ele servisse de elo entre eles e o governo estadual e prometeu levar as reivindicações ao governador Cid Gomes. Quanto ao prefeito de Madalena, Wilson de Pinho, não foi localizado.
O titular da SDA, Camilo Santana, informou não ter recebido qualquer comunicação das lideranças dos trabalhadores rurais acerca das mobilizações no Sertão Central. Quanto ao Garantia Safra, assegurou não haver nenhuma pendência. A assessoria esclareceu que o Governo do Estado aguarda apenas a data para o início do pagamento. Cabe ao Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), responsável pela liberação das verbas, definir o calendário. A Fetraece estima que no Ceará existem pelo menos 800 mil agricultores. Desse total, 300 mil optaram pelo Garantia Safra, mas 15 mil não foram incluídos.
FIQUE POR DENTRO
Renda mínima para sobrevivência
O Garantia Safra é uma ação do Pronaf, vinculado ao Ministério do Desenvolvimento Agrário. Seu objetivo é garantir renda mínima para a sobrevivência de agricultores de localidades atingidas por estiagem ou cheia. Os recursos para o pagamento do benefício são constituídos das contribuições dos próprios agricultores, dos municípios, dos estados e da União. Podem aderir os municípios das regiões Nordeste, norte de Minas Gerais e norte do estado do Espírito Santo, com maior probabilidade de ocorrência de secas, sujeitos à declaração de estado de calamidade pública ou situação de emergência, reconhecidos pelo Governo Federal. Os critérios para participação são: ser agricultor familiar, conforme definido no Pronaf; não ter renda familiar mensal superior a um e meio salário mínimo; a adesão deve ser antecedente ao início do plantio; no instrumento de adesão deve constar a área total a ser plantada com as culturas (feijão, milho, arroz, mandioca ou algodão), não podendo superar dez hectares. O benefício é de R$ 600 por ano, por família, pagos em até 5 parcelas mensais iguais.
Mais informações:
Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA)
(85) 3101.8002
Fetraece(85) 3231.5887
Alex Pimentel
Colaborador
FONTE: DIÁRIO DO NORDESTE

segunda-feira, 27 de julho de 2009

VII FESTIVAL DO FEIJÃO MOVIMENTA CIPÓ

ESTE FINAL DE SEMANA SERÁ MARCADO COM MAIS UM GRANDE FESTIVAL


Pres. do Sindicato Rural e o Primo Vice-prefeito Aiton Buriti no Festival (Foto: Edgardo Moraes)

QUIXADÁ - VII Festival do Feijão, tudo pronto, começa neste final de semana de 31 de Julho a 1º de Agosto Anjos. Como é de costume os agricultores que participam do evento chegam em uma grande cavalgada onde todas as localidades se fazem representar com seus moradores que colocam a melhor roupa e montam em seus cavalos, burros e até jumentos, não podem é deixar de participar os paus-de-arara trazem as crianças e as senhoras que participam das brincadeiras e de acontecimentos durante todo o dia.

O Comitê de Mobilização Territorial Permanente formado por lideranças da própria comunidade realizam a organização do Festival e com o apoio da Prefeitura Municipal que cuida da parte logística. Conforme o Vice-Prefeito que é filho natural do Cipó dos Anjos Airton Buriti é um grande momento esperado todos os anos pelos moradores e visitantes que participam desde os primeiros a sete aos atrás.

Neste sétimo ano contaremos com cursos de culinárias, novas receitas de Feijão e de alimentos alternativos. Palestras sobre sementes nativas, novas culturas e formas de desenvolver uma agricultura mais limpa de agrotóxicos. A Petrobras fará sobre as plantas oleaginosas para incentivar o cultivo para fornecimento para a usina de Biodisel. Os Bancos do Brasil e do Nordeste estará presente com palestras de Desenvolvimento Econômico e informações sobre os investimentos que tem disponível para os agricultores.

A Secretária de Agricultura Familiar e Desenvolvimento Rural, com seus técnicos para orientar os produtores em suas colheitas e como preparar os solos para terem uma plantação saudável e produtiva, a assistência prestada por estes técnicos e muito importante para assim os agricultores terem um maior aproveitamento do solo e consequentemente uma safra com qualidade.

A Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS) apóia o evento a Secretária Rosa Buriti comenta; “A administração municipal juntamente com toda a comunidade está organizado esse grande evento que é um momento de convivência comunitária e de agradecimento a Deus pela colheita e pelas chuvas, enfatizou Rosa”.

As festividades são esperadas como um momento de descontração de toda a comunidade, este ano contara com o festival de quadrilhas juninas local, desfile dos candidatos a rei e rainha, ação cidadã de embelezamento da população, apresentações culturais de cantores de viola e talentos da terra. Segue a programação , fechando as férias com um dos maiores eventos realizado no Distrito de Cipó dos
Confira a programação do Festival
31/7/2009
18h - Abertura: Cavalgada das Comunidades para sede
19h - Celebração da Santa Missa
20h - Fala das autoridades
21h - Festival de quadrilhas
22h – Desfile dos candidatos a rei e rainha
1/8/2009
8h – Hora de Brincar: brinquedos infláveis
9h – Ação cidadã: embelezamento
9h – Gincana juventude rural das comunidades
9h30min – Rodada de negócios
10h – Palestra informativa: BB/BNB/SINTACE/Sec.Agricultura/salas temáticas de feijões/Petrobras – Plantas oleaginosas
11h – Apresentações culturais: cantadores de viola
13h – Apresentações culturais: talentos da terrra
16h – Bingo de um ventilador, DVD e uma geladeira
17h – Resultado do rei e rainha
20h – Festa dançante com a banda Boneca Cobiçada
FONTE: PREFEITURA MUNICIPAL DE QUIXADÁ
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...